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Inventando jogos: siga as instruções e divirta-se

 

22/09/2013

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer diferentes jogos que envolvam leitura e escrita;
  • Compreender a importância do trabalho: individual, em dupla, em grupo e coletivo;
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Refletir sobre o sistema alfabético de escrita;
  • Aprender a criar jogos;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto Um Computador por aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
  • Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.
Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Jogos em sala de aula!

 

Professor, o trabalho com a criação de jogos em sala de aula é uma proposta pedagógica que inclui o aluno na sua condição ativa e participativa. Propomos que quanto mais o aluno possa refletir sobre os processos que participam da escrita, mais condições e recursos ele terá para analisar sua própria produção e seu percurso de aprendizagem. Vamos lá!

 

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Informações ao professor

 

Professor, a presente aula está em consonância com o programa de formação do MEC denominado Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Para isso, exploramos nossas vivências com os anos iniciais do Ensino Fundamental e trazemos aqui práticas pedagógicas direcionadas à aprendizagem e desenvolvimento dos alunos.

 

Você sabia? Os jogos e as atividades lúdicas são recursos fundamentais para favorecer a reflexão sobre o sistema alfabético de escrita, tendo em vista os segmentos linguísticos menores, tais como sílabas e fonemas. (BRASIL, 2012.).

 

Fonte: MAGALHÃES, Luciane Manera; et. al. Planejamento do ensino: alfabetização e ensino/aprendizagem do componente curricular - Língua Portuguesa. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Planejamento escolar: alfabetização e ensino da Língua Portuguesa. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 2, p. 06-16, 2012. Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf>. Acesso em: 4 de set. 2013.

Sugerimos a aula do Portal do Professor “O uso dos jogos para a reflexão fonológica no processo de alfabetização” a qual socializa alguns jogos pedagógicos de apoio à alfabetização enviado pelo Ministério da Educação. Disponível em:<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49126>. Acesso em: 4 de set. 2013.

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Procure saber dos alunos os jogos que eles conhecem e quais eles mais gostam. Se possível explore os jogos da sala de aula, principalmente aqueles disponibilizados pelo MEC. Converse com os alunos sobre alguns aspectos dos jogos:

  • Tipo de material;
  • Quantidade de jogadores;
  • Objetivo do jogo;
  • Tempo aproximado de jogo;
  • Regras do jogo.

Após o diálogo, construa com a turma uma lista de jogos já conhecidos pelos alunos. Afixe a lista no mural da sala de aula para que os alunos possam consultar e trocar ideias sobre aqueles que já conhecem e também sobre os jogos que gostariam de jogar.

Agora, instigue os alunos sobre as possibilidades de confeccionarem e criarem os próprios jogos. Se achar interessante, faça uma lista com as dicas de jogos dos alunos e também os materiais que irão utilizar. Para a presente aula, sugerimos nas próximas atividades, alguns jogos que podem ser apropriados para o processo de aprendizagem da leitura e da escrita. O mais importante neste trabalho é:

  • Favorecer o trabalho em grupo;
  • Possibilitar a reflexão sobre o sistema alfabético de escrita;
  • Instigar o diálogo e a participação de todos.

 

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Criando nosso jogo

Professor, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos.

Disponibilize uma cartolina branca ou outra cor para cada grupo, bem como revistas ou panfletos para recorte.

Em seguida, solicite que cada grupo encontre uma quantidade máxima de 30 figuras que possam ser coladas de forma aleatória na cartolina.

Aproveite para incentivar o trabalho em grupo e a participação de todos.

Depois que os grupos colarem as imagens encontradas, entregue uma folha de papel com uma tabela em branco, em que a quantidade de linhas seja igual à quantidade de figuras encontrada. Peça para que os alunos escrevam os nomes das figuras.

Assim que concluírem esta etapa, cole as tabelas em uma folha de papel cartão, para que fique mais firme para o jogo. Se achar interessante, poderá também plastificá-las.

Com o jogo pronto, dê um nome para o mesmo. Para isso, faça uma consulta coletiva e decida pelo voto, o nome do jogo.

Converse com a turma sobre as possibilidades de jogarem o mesmo.

Registre as ideias dos alunos e busque fazê-los pensar sobre:

  • Número de participantes;
  • Regras do jogo;
  • Terá vencedor?
  • O tempo aproximado de jogo.

Após elaborarem uma forma de jogar, deixe que joguem e explorem o que foi legal e o que precisam mudar.

Em seguida proponha a seguinte forma de jogar:

Jogando com os familiares

Organize com os alunos, para que cada dia da semana um aluno tenha a oportunidade de levar o jogo para casa e jogar com seus familiares. Como atividade de casa os alunos poderão recriar as regras com seus familiares, ou mesmo jogar com as regras criadas em sala de aula e ouvir dos familiares a opinião sobre o mesmo.

Jogo no recreio

Professor, proponha a construção de um cantinho do jogo no momento do recreio. Auxilie os alunos a convidarem os alunos de outras turmas para jogar.

 

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Criando nosso jogo: informações gerais

Professor, ao final de cada jogo criado pela turma, sugerimos que a turma crie as regras do jogo para serem registradas e colocada para consulta junto com o jogo confeccionado. Para isso, auxilie os alunos a pensarem sobre os elementos que compõe o texto instrucional de regras. Fique atento aos seguintes elementos:

  • Nome do jogo;
  • Objetivo do jogo;
  • Número de participantes;
  • Materiais necessários;
  • Como jogar?
  • Haverá vencedor?
  • Faixa etária.

Faça a escrita coletiva das regras do jogo na lousa, recorrendo à participação de todos os alunos. Solicite que cada aluno registre as regras criadas pela turma em uma folha de papel em branco e em seguida coloque a mesma junto ao jogo. Explore as características deste gênero textual (texto instrucional): Que tipo de estrutura ele tem? Quais informações devemos colocar?

 

O nome do nosso jogo!

Professor, também sugerimos que seja criado um título com a turma para cada jogo confeccionado. Esta etapa poderá ser realizada com o jogo já construído para que os alunos possam ter inspiração para criar. Ouça todas as sugestões e se achar necessário, faça uma votação para a escolha do título final.

 

Divulgando nossos jogos

Professor, construa com a turma um Blog, com o intuito de divulgar os jogos criados pela turma a toda comunidade escolar e também para outras pessoas que se interessarem.

Desta forma, o conhecimento cumpre seu papel de socialização e os alunos poderão interagir com outros colegas e ouvir a opinião sobre os jogos criados. Sendo assim convide a turma a criar um Blog, utilizando para isso, a atividade “Vamos criar um Blog da turma?”, acessada no sítio do Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391>. Acesso em: 04 de set. 2013.

Com a aula proposta acima, os alunos terão oportunidade de realizar passo a passo uma sequência de atividades que culminarão com a construção de um Blog. O mais importante é que percebam a função do Blog e a sua importância para o registro e divulgação do conhecimento. É interessante também ressaltar, que os alunos deverão acompanhar as postagens no Blog de possíveis usuários, bem como responder e interagir com outras pessoas, com o acompanhamento e orientação do professor. Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, eles poderão utilizar seus laptops Classmate, mas poderão também agendar alguns horários no Laboratório de Informática para desenvolverem esta atividade.

Professor, você poderá auxiliar os alunos a registrarem por meio de fotos os jogos confeccionados para postarem no Blog. Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, para fotografar utilize a Câmera do Laptop Classmate (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam) ou (Área de Trabalho > Câmera).O botão “máquina de retrato” tira uma foto através da Webcam, oriente os alunos a tirarem uma foto de cada vez e em momentos diversos. Mas, se a sua escola não participa do Projeto UCA, solicite que utilizem câmaras digitais.

 

Os alunos também poderão registrar suas opiniões sobre os jogos e as regras dos mesmos, utilizando o laptop Classmate, a partir do programa KWord, acessado pelo ícone da área de trabalho ou (Metasys > Aplicativos > KWord) , ou outro editor de texto também presente no tablet. Após digitarem, os alunos poderão postar no Blog favorecendo informações relevantes sobre os jogos.

Jogo: A imagem e a palavra

Professor, para a confecção deste jogo, providencie o material abaixo, em quantidade suficiente para cinco grupos, o que irá variar pela quantidade de aluno, podendo ser confeccionado com os alunos organizados em grupos de quatro ou cinco alunos. Divida igualmente os pedaços de cartolina em cinco colunas e cinco linhas. Providencie revistas para recorte.

Cada aluno deverá receber um pedaço de cartolina, dividida conforme as especificações acima e revistas para recorte.

Com os alunos organizados em grupos de quatro ou cinco alunos, sugira que encontrem nas revistas, imagens de coisas cuja palavra que a nomeia seja formada por no máximo quatro sílabas. Para esta atividade, sugerimos que você vá até a lousa e dê exemplos de algumas palavras com esta quantidade de sílabas:

 

Aula31_Set_2013

CA

SA

 

 

Aula3.2_set_2013

SA

PA

TO

 

Aula3.3_set_2013

A

VI

ÃO

 

Aula3.4_set_2013

PAS

SA

RI

NHO

Fonte das imagens disponível em: <http://www.colorirgratis.com/desenhos-de-casas-para-colorir.html>. Acesso em: 01 de set.  2013.

Sugestões

 

1) Professor, se preferir, os alunos poderão fazer o próprio desenho no sítio sugerido abaixo:

Sítio: “Colorir Grátis.” Disponível em: <http://www.colorirgratis.com/desenho-de-desenha-gratis-online-para-criancas_0.html>. Acesso em: 01 de set.  2013.

2) Outra possibilidade é utilizar o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint). Esta atividade também poderá ser realizada no Laboratório de Informática.

3) Os alunos poderão pesquisar imagens na internet, copiar e colar no programa KWord.

Nas três sugestões acima, os alunos poderão escolher o que irão desenhar ou mesmo as imagens na internet. Após o trabalho realizado, imprima as atividades e peça para que recortem e colem sobre a ficha.

Agora, chegou a outra etapa da atividade. Entregue pedaços de cartolina de aproximadamente 2 cm x 4 cm e  peça para que os alunos escrevam as sílabas que formam a palavra referente à imagem da cartela. Neste momento, auxilie os alunos na formação das sílabas, lembrando que a sílaba corresponde a um pedacinho da palavra e que juntas elas formam a palavra.

Quando todos terminarem, solicite que troquem as fichas com outros grupos, de forma que cada aluno receba a ficha de outro colega. Explique que terão como desafio formar a palavra referente a cada imagem. Vocês poderão combinar que o vencedor será o grupo que conseguir completar todas as fichas com as palavras ou mesmo quem conseguir completar o maior número de palavras corretas. Quando o jogo terminar, troque novamente as fichas entre os grupos, até que a ficha construída por cada aluno retorne para ele.

Jogo: Quebra-cabeça

Professor, para este jogo providencie revistas para recorte, bem como cartolinas brancas.

  • Divida a cartolina em seis pedaços iguais e distribua um pedaço para cada aluno e também revistas para recorte.
  • Solicite que cada aluno escolha uma imagem na revista para ser colada no pedaço de cartolina.
  • Em seguida, peça para que construam uma frase sobre a imagem, utilizando o verso da cartolina em que foi colada a imagem.
  • Agora, peça para que os alunos recortem cada palavra da frase, de forma que a imagem também será recortada.
  • Auxilie os alunos na confecção de um envelope de papel para guardar os pedaços que formaram o quebra-cabeça. Veja a sugestão abaixo:

 

Aula35_Set_2013

Fonte: Sítio: “You Tube.” Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=5O5yooqjiq8>. Acesso em: 01 de set.  2013.

 

Depois, de tudo pronto, faça um momento em que cada aluno tente montar o quebra-cabeça. Para isso, você pode pedir que fixem apenas na frase e posteriormente montem o quebra-cabeça a partir da imagem.

Agora, que tal trocarem os jogos com um colega e montar o quebra-cabeça confeccionado pelo colega? Lembre-se de instigar os alunos a lerem as frases dos colegas e também observarem as imagens.

 

Socializando

Ao final do trabalho, faça uma roda de conversa e questione os alunos sobre o que aprenderam. Ouça a opinião de cada um e instigue aqueles que têm mais dificuldade em expressar suas ideias. Faça uma sugestão de convidar outras turmas para que possam brincar com os jogos criados pela turma. Agende um horário com as outras turmas e organize os jogos ou em cantinhos, de acordo com o tipo de jogo, ou mesmo em grupos, em que cada um poderá ficar com todos os jogos confeccionados e criados e brincar com os colegas de outras turmas. 

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

Sítio: “Escola Games”. Disponível em: <http://www.escolagames.com.br/jogos/brincandoVogais/>. Acesso em: 01 de set. 2013.

 

Sugestões de links para professores:

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O Brinquedo na Educação Considerações Históricas. Disponível em: <http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_07_p039-045_c.pdf>. Acesso em: 01 de set. 2013.

Avaliação

Professor, a avaliação constitui a essência do trabalho voltado para a aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos. Nesta fase, é fundamental que todo o processo seja planejado e orientado mediante a avaliação da aprendizagem do aluno. Pela observação de cada aluno em sua singularidade, durante a realização de toda e qualquer atividade, você poderá ter elementos fundamentais para repensar a prática pedagógica. Para isso, sugerimos que você registre as considerações sobre cada aluno em sala de aula, exercendo uma prática reflexiva de seu próprio trabalho em prol do desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. Além da observação, também é fundamental no processo de avaliação os diálogos com os alunos e a análise de suas produções. Verifique se os alunos descobriram a importância dos jogos para a aprendizagem da leitura e da escrita e se ampliaram o vocabulário; bem como utilizaram de forma correta os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

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