Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Descobrindo o Brasil e Conhecendo os Meios de Transporte.

 

22/09/2013

Autor e Coautor(es)
PAMELA FARIA OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer, ler e interpretar o gênero textual: Música.
  • Aprender sobre a história do descobrimento do Brasil de maneira prazerosa e significativa.
  • Conhecer os diversos meios de transporte.
  • Trabalhar a importância da preservação do meio ambiente através da reutilização de materiais.
  • Mostrar e possibilitar o contato dos alunos com mapa mundo. 
Duração das atividades
04 aulas de uma hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios sobre a temática. 

Estratégias e recursos da aula

Atividade 01- Cantando e aprendendo sobre a história do descobrimento do Brasil.

 1- Na educação infantil é importante trabalhar os fatos históricos de uma maneira lúdica e contextualizada, proporcionando assim que os alunos participem, interagem e questionem, ampliando seus conhecimentos. Para isso, traga para a sala de aula a música: “Peixinhos do Mar”, de Milton Nascimento. Você encontra o vídeo e a letra da musica disponível no link: http://www.vagalume.com.br/milton-nascimento/peixinhos-do-mar.html.   Acesso em 14 de setembro de 2013. Esta música menciona aspectos da história do descobrimento do Brasil de forma lúdica. 

PEIXINHOS DO MAR

MILTON NASCIMENTO

 QUEM ME ENSINOU A NADAR
QUEM ME ENSINOU A NADAR
FOI, FOI MARINHEIRO
FOI OS PEIXINHOS DO MAR
EI NÓS, QUE VIEMOS
DE OUTRAS TERRAS, DE OUTRO MAR
TEMOS POLVÓRA, CHUMBO E BALA
NÓS QUEREMOS É GUERREAR
EI NÓS, QUE VIEMOS
DE OUTRAS TERRAS, DE OUTRO MAR
TEMOS POLVÓRA, CHUMBO E BALA
NÓS QUEREMOS É GUERREAR

Letra retirada do site: http://www.vagalume.com.br/milton-nascimento/peixinhos-do-mar.html#ixzz2eucbdeil. Acesso em 14 de setembro de 2013.

2 - Ouça com os alunos a música. Depois a disponibilize por escrito para que eles acompanhem a letra. Nesse momento trabalhe as características da música, estrofes, rimas, palavras que se repetem etc., para que os alunos se familiarizem com o gênero textual: música.

3- Após cantar e observar as suas características, interprete a música com os alunos. Para isso, sugerimos alguns questionamentos: 

  • A música fala sobre o que?
  • Quem são os povos de outras terras, de outro mar?
  • Quem queria guerrear?

Atividade 02- Descobrindo o Brasil com Pedro Álvares Cabral.

1- Na atividade anterior, você irá perceber que os alunos irão se atentar mais para os aspectos da música relacionados ao marinheiro e aos peixinhos do mar. Sendo assim, é necessário ampliar a interpretação da música dizendo sobre esses outros povos de outras terras, de outro mar, que queriam guerrear. Para aprofundar nesses questionamentos trabalhe a história do descobrimento do Brasil. Para contar a história o professor pode pesquisar imagens sobre o descobrimento do Brasil para ilustrar esse momento.

Conte aos alunos que o Brasil foi descoberto em 22 de abril de 1500, por portugueses que vieram de um país chamado Portugal, em uma expedição de 13 caravelas lideradas por Pedro Álvares Cabral, quando aqui chegou vários nomes foram dados ao nosso país como Monte Pascoal, Ilha de Vera Cruz, Terra de Santa Cruz. Somente depois da descoberta do pau-brasil, nosso país passou a ser chamado pelo nome que conhecemos hoje: Brasil. Nesse período os portugueses começaram a explorar a nossa Mata Atlântica e a mão de obra dos índios que aqui moravam para a retirada do pau Brasil. E levavam o nosso pau Brasil para sua terra de navio pelo mar. Informações retiradas no site: http://www.historiadobrasil.net/descobrimento/. Acesso em 14 de setembro de 2013.

2- Após contar a história para os alunos traga um mapa mundo, para identificar os países (Brasil, Portugal, Índia) bem como representar no mapa, o percurso feito pelos navegantes até a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil.  

mapa

Rota seguida por Cabral para a Índia em 1500 (em vermelho) e a rota de retorno (em azul). Imagem retirada do site: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/c/ca/Cabral_voyage_1500_PT.png/300px-Cabral_voyage_1500_PT.png. Acesso em 14 de setembro de 2013.  

mapa mapa

Observando o mapa mundo. Turma: 1º período “B” 2013- ESEBA/UFU. Fonte: Imagens da própria autora. 

3 - Permita que todos os alunos, um a um, acompanhem com o dedo todo percurso, e ao terminar, proponha que representem, através de um desenho, o mapa mundo, o trajeto feito por Cabral utilizando can etin h a  preta e pintura com aquarela para colorir.  

mapa

Alunos fazendo a representação do mapa mundo. Turma: 1º período “B” 2013- ESEBA/UFU. Fonte: Imagens da própria autora. 

 

Atividade 03 - Conhecendo as caravelas e outros meios de transporte.

1- Traga imagens de caravelas para serem trabalhadas e observadas com os alunos. Conte a eles que as caravelas eram embarcações rápidas de ser manobradas, criadas pelos portugueses, e que com esse tipo de embarcação que Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil em 1500.  

caravela

Caravela Vera Cruz. Imagem retirada do site: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/a/a2/Caravela_Vera_Cruz_no_rio_Tejo.jpg/200px-Caravela_Vera_Cruz_no_rio_Tejo.jpg. Acesso em 15 de setembro de 2013. 

caravela

 Caravela Latina. Imagem retirada do site: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/c/c4/Caravela_Latina_-_Museu_Arte_Antiga.jpg/250px-Caravela_Latina_-_Museu_Arte_Antiga.jpg. Acesso em 15 de setembro de 2013. 

Trabalhe a origem da palavra caravela: “O vocábulo parece ter origem em cáravo ou cárabo, aportuguesamento do grego κάραβος, um barco ligeiro usado no mediterrâneo.  Segundo alguns historiadores, o vocábulo é de origem árabe carib ou "qârib" (embarcação de porte médio e de velas triangulares — velame latino). Há historiadores que defendem que a origem da palavra seria carvalho, a madeira usada para construir as embarcações. Para obter mais informações acesse o link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Caravela. Acesso em 15 de setembro de 2013.

Trabalhe a descrição das caravelas: “A caravela foi aperfeiçoada durante os séculos XV e XVI. Tinha inicialmente pouco mais de 20 tripulantes. Era uma embarcação rápida, de fácil manobra, capaz de bolinar e que, em caso de necessidade, podia ser movida a remos. Com cerca de 25 m de comprimento, 7 m de boca (largura) e 3 m de calado deslocava cerca de 50 toneladas, tinha 2 ou 3 mastros, convés único e popa sobrelevada. As velas latinas (triangulares) permitiam-lhe bolinar (navegar em ziguezague contra o vento). Gil Eanes utilizou um barco de vela redonda, mas seria numa caravela (tipo carraca) que Bartolomeu Dias dobraria o Cabo da Boa Esperança em 1488. Para maiores informações acesse o link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Caravela. Acesso em 15 de setembro de 2013. 

Trabalhe os tipos de caravelas: “Há que considerar dois tipos de caravelas, a Caravela Latina e a Caravela Redonda, invenção dos portugueses. A Caravela Latina é a original, relativamente à qual não há unanimidade na proveniência. Para maiores informações acesse os links:

 Wikipédia. Caravela. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Caravela. Acesso em 15 de setembro de 2013.

 Pesquisa. Caravela. Disponível em: http://www.suapesquisa.com/pesquisa/caravelas.htm. Acesso em 15 de setembro de 2013.   

2 - Logo após apresentar as caravelas, questione aos alunos:

  • Será que naquela época o único meio de transporte era as caravelas? 

Informe aos alunos sobre outras possibilidades de transporte daquela época como os de tração animal por exemplo. Converse sobre os tipos de transporte que eles conhecem.

Divida nas seguintes categorias: transportes por tração animal; transporte por tração humana; transportes fluviais e marítimos; transportes ferroviários; transportes terrestres; transportes aéreos.

O professor pode encontrar as descrições dessas categorias de transporte no link: http://www.rtp.pt/wportal/sites/tv/brincar/programas/tema3.htm. Acesso em 15 de setembro de 2013.   

 

3- Após a conversa, disponibilize revistas para que os alunos encontrem figuras de meio de transporte e colem em um cartaz, organizando e categorizando-as conforme as categorias elencadas acima.  

Atividade 04- Construindo caravelas.  

1 - Para finalizar a aula, proponha aos alunos uma oficina de construção de caravelas. Utilize material reutilizado como papelão e canudos. Antes de iniciar a oficina seria interessante conversar sobre a reutilização de materiais e a importância disso para o meio ambiente. Para saber mais sobre como trabalhar o tema de reutilização de matérias com os alunos acesse o blog 3Rs na Eseba, disponível em: http://3rsnaescola.blogspot.com.br/. Acesso em 15 de setembro de 2013.

2 - Para construir a caravela com os alunos será necessário: 

Materiais:

  • Papelão
  • Canudos
  • Papel
  • Canetinha vermelha
  • Lápis para furar a base
  • Tinta guache vermelha
  • Cola
  • Furador

Confecção:  

  • Corte os papelões em um molde, utilizando a base de um ferro de passar roupa por exemplo.  Disponibilize esses moldes já cortados para os alunos e peçam que colem três moldes para fazer a base.
  • Depois peça que pintem a base de vermelho.
  • Após secar, fure em três pontos a base com um lápis.
  • Disponibilize os canudos para serem colocados. Você pode reutilizar aqueles canudos de caixinha de suco que são bebidos pelos próprios alunos na hora do lanche. É só lavar e reaproveitar.
  • Depois disponibilize quadrados de papel e canetinha vermelha para que os alunos desenhem a Cruz de Malta.
  • Fure os papeis, coloque nos canudos e encaixe nos furos da base.
  • Para finalizar, corte bandeirinhas, peça para os alunos colorirem de vermelho e colar no alto dos canudos.      

caravela 

Modelo para confecção de caravelas. Imagem retirada do site http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/97/artigo213674-2.asp. Acesso em 15 de setembro de 2013.

  3 - Para finalizar, faça uma exposição das caravelas construídas, convide as famílias e as outras turmas da escola para prestigiar o trabalho. Peça aos alunos para recontar a história para os visitantes.  

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores: 

LAMBERT, Júlia. Pegue carona na nossa caravela. Disponível em: http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/97/artigo213674-2.asp. Acesso em 15 de setembro de 2013. 

GOMES, Cristina. Descobrimento do Brasil. Disponível em: http://www.infoescola.com/historia/descobrimento-do-brasil/. Acesso em 15 de setembro de 2013. 

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

STARLING, Bruno Pimenta. Descobrimento do Brasil. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28898. Acesso em 15 de setembro de 2013.

CARLETO, Eliana Aparecida. Meios de transporte: dos tempos do bonde ao avião UCA/ Metodologia Científica. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=43459. Acesso em 15 de setembro de 2013.  

Avaliação

A avaliação será feita ao longo de todo o processo tendo como norteador as observações do envolvimento significativo dos alunos nas atividades desenvolvidas. As observações devem ser registradas no momento da realização das atividades, com anotações individuais de cada criança e do grupo como um todo.

Avalie também se através das atividades propostas os alunos conseguiram:

  • Interpretar a música “Peixinhos do Mar”, bem como perceber sua estrutura.
  • Ampliar o seu conhecimento sobre a história do descobrimento do Brasil.
  • Contribuir no momento da roda de conversa sobre as caravelas e os meios de transporte.
  • Ampliar o seu conhecimento sobre os vários tipos de meios de transporte.
  • Construir o cartaz e categorizar as imagens encontradas (meios de transporte).
  • Construir as caravelas.  
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.