22/09/2013
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Não há necessidade de conhecimentos prévios sobre a temática.
Atividade 01- Cantando e aprendendo sobre a história do descobrimento do Brasil.
1- Na educação infantil é importante trabalhar os fatos históricos de uma maneira lúdica e contextualizada, proporcionando assim que os alunos participem, interagem e questionem, ampliando seus conhecimentos. Para isso, traga para a sala de aula a música: “Peixinhos do Mar”, de Milton Nascimento. Você encontra o vídeo e a letra da musica disponível no link: http://www.vagalume.com.br/milton-nascimento/peixinhos-do-mar.html. Acesso em 14 de setembro de 2013. Esta música menciona aspectos da história do descobrimento do Brasil de forma lúdica.
PEIXINHOS DO MAR
MILTON NASCIMENTO
QUEM ME ENSINOU A NADAR
QUEM ME ENSINOU A NADAR
FOI, FOI MARINHEIRO
FOI OS PEIXINHOS DO MAR
EI NÓS, QUE VIEMOS
DE OUTRAS TERRAS, DE OUTRO MAR
TEMOS POLVÓRA, CHUMBO E BALA
NÓS QUEREMOS É GUERREAR
EI NÓS, QUE VIEMOS
DE OUTRAS TERRAS, DE OUTRO MAR
TEMOS POLVÓRA, CHUMBO E BALA
NÓS QUEREMOS É GUERREAR
Letra retirada do site: http://www.vagalume.com.br/milton-nascimento/peixinhos-do-mar.html#ixzz2eucbdeil. Acesso em 14 de setembro de 2013.
2 - Ouça com os alunos a música. Depois a disponibilize por escrito para que eles acompanhem a letra. Nesse momento trabalhe as características da música, estrofes, rimas, palavras que se repetem etc., para que os alunos se familiarizem com o gênero textual: música.
3- Após cantar e observar as suas características, interprete a música com os alunos. Para isso, sugerimos alguns questionamentos:
Atividade 02- Descobrindo o Brasil com Pedro Álvares Cabral.
1- Na atividade anterior, você irá perceber que os alunos irão se atentar mais para os aspectos da música relacionados ao marinheiro e aos peixinhos do mar. Sendo assim, é necessário ampliar a interpretação da música dizendo sobre esses outros povos de outras terras, de outro mar, que queriam guerrear. Para aprofundar nesses questionamentos trabalhe a história do descobrimento do Brasil. Para contar a história o professor pode pesquisar imagens sobre o descobrimento do Brasil para ilustrar esse momento.
Conte aos alunos que o Brasil foi descoberto em 22 de abril de 1500, por portugueses que vieram de um país chamado Portugal, em uma expedição de 13 caravelas lideradas por Pedro Álvares Cabral, quando aqui chegou vários nomes foram dados ao nosso país como Monte Pascoal, Ilha de Vera Cruz, Terra de Santa Cruz. Somente depois da descoberta do pau-brasil, nosso país passou a ser chamado pelo nome que conhecemos hoje: Brasil. Nesse período os portugueses começaram a explorar a nossa Mata Atlântica e a mão de obra dos índios que aqui moravam para a retirada do pau Brasil. E levavam o nosso pau Brasil para sua terra de navio pelo mar. Informações retiradas no site: http://www.historiadobrasil.net/descobrimento/. Acesso em 14 de setembro de 2013.
2- Após contar a história para os alunos traga um mapa mundo, para identificar os países (Brasil, Portugal, Índia) bem como representar no mapa, o percurso feito pelos navegantes até a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil.
Rota seguida por Cabral para a Índia em 1500 (em vermelho) e a rota de retorno (em azul). Imagem retirada do site: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/c/ca/Cabral_voyage_1500_PT.png/300px-Cabral_voyage_1500_PT.png. Acesso em 14 de setembro de 2013.
Observando o mapa mundo. Turma: 1º período “B” 2013- ESEBA/UFU. Fonte: Imagens da própria autora.
3 - Permita que todos os alunos, um a um, acompanhem com o dedo todo percurso, e ao terminar, proponha que representem, através de um desenho, o mapa mundo, o trajeto feito por Cabral utilizando can
etin h a preta e pintura com aquarela para colorir.
Alunos fazendo a representação do mapa mundo. Turma: 1º período “B” 2013- ESEBA/UFU. Fonte: Imagens da própria autora.
Atividade 03 - Conhecendo as caravelas e outros meios de transporte.
1- Traga imagens de caravelas para serem trabalhadas e observadas com os alunos. Conte a eles que as caravelas eram embarcações rápidas de ser manobradas, criadas pelos portugueses, e que com esse tipo de embarcação que Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil em 1500.
Caravela Vera Cruz. Imagem retirada do site: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/a/a2/Caravela_Vera_Cruz_no_rio_Tejo.jpg/200px-Caravela_Vera_Cruz_no_rio_Tejo.jpg. Acesso em 15 de setembro de 2013.
Caravela Latina. Imagem retirada do site: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/c/c4/Caravela_Latina_-_Museu_Arte_Antiga.jpg/250px-Caravela_Latina_-_Museu_Arte_Antiga.jpg. Acesso em 15 de setembro de 2013.
Trabalhe a origem da palavra caravela: “O vocábulo parece ter origem em cáravo ou cárabo, aportuguesamento do grego κάραβος, um barco ligeiro usado no mediterrâneo. Segundo alguns historiadores, o vocábulo é de origem árabe carib ou "qârib" (embarcação de porte médio e de velas triangulares — velame latino). Há historiadores que defendem que a origem da palavra seria carvalho, a madeira usada para construir as embarcações. Para obter mais informações acesse o link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Caravela. Acesso em 15 de setembro de 2013.
Trabalhe a descrição das caravelas: “A caravela foi aperfeiçoada durante os séculos XV e XVI. Tinha inicialmente pouco mais de 20 tripulantes. Era uma embarcação rápida, de fácil manobra, capaz de bolinar e que, em caso de necessidade, podia ser movida a remos. Com cerca de 25 m de comprimento, 7 m de boca (largura) e 3 m de calado deslocava cerca de 50 toneladas, tinha 2 ou 3 mastros, convés único e popa sobrelevada. As velas latinas (triangulares) permitiam-lhe bolinar (navegar em ziguezague contra o vento). Gil Eanes utilizou um barco de vela redonda, mas seria numa caravela (tipo carraca) que Bartolomeu Dias dobraria o Cabo da Boa Esperança em 1488. Para maiores informações acesse o link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Caravela. Acesso em 15 de setembro de 2013.
Trabalhe os tipos de caravelas: “Há que considerar dois tipos de caravelas, a Caravela Latina e a Caravela Redonda, invenção dos portugueses. A Caravela Latina é a original, relativamente à qual não há unanimidade na proveniência. Para maiores informações acesse os links:
Wikipédia. Caravela. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Caravela. Acesso em 15 de setembro de 2013.
Pesquisa. Caravela. Disponível em: http://www.suapesquisa.com/pesquisa/caravelas.htm. Acesso em 15 de setembro de 2013.
2 - Logo após apresentar as caravelas, questione aos alunos:
Informe aos alunos sobre outras possibilidades de transporte daquela época como os de tração animal por exemplo. Converse sobre os tipos de transporte que eles conhecem.
Divida nas seguintes categorias: transportes por tração animal; transporte por tração humana; transportes fluviais e marítimos; transportes ferroviários; transportes terrestres; transportes aéreos.
O professor pode encontrar as descrições dessas categorias de transporte no link: http://www.rtp.pt/wportal/sites/tv/brincar/programas/tema3.htm. Acesso em 15 de setembro de 2013.
3- Após a conversa, disponibilize revistas para que os alunos encontrem figuras de meio de transporte e colem em um cartaz, organizando e categorizando-as conforme as categorias elencadas acima.
Atividade 04- Construindo caravelas.
1 - Para finalizar a aula, proponha aos alunos uma oficina de construção de caravelas. Utilize material reutilizado como papelão e canudos. Antes de iniciar a oficina seria interessante conversar sobre a reutilização de materiais e a importância disso para o meio ambiente. Para saber mais sobre como trabalhar o tema de reutilização de matérias com os alunos acesse o blog 3Rs na Eseba, disponível em: http://3rsnaescola.blogspot.com.br/. Acesso em 15 de setembro de 2013.
2 - Para construir a caravela com os alunos será necessário:
Materiais:
Confecção:
Modelo para confecção de caravelas. Imagem retirada do site http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/97/artigo213674-2.asp. Acesso em 15 de setembro de 2013.
3 - Para finalizar, faça uma exposição das caravelas construídas, convide as famílias e as outras turmas da escola para prestigiar o trabalho. Peça aos alunos para recontar a história para os visitantes.
Sugestões de links para professores:
LAMBERT, Júlia. Pegue carona na nossa caravela. Disponível em: http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/97/artigo213674-2.asp. Acesso em 15 de setembro de 2013.
GOMES, Cristina. Descobrimento do Brasil. Disponível em: http://www.infoescola.com/historia/descobrimento-do-brasil/. Acesso em 15 de setembro de 2013.
Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:
STARLING, Bruno Pimenta. Descobrimento do Brasil. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28898. Acesso em 15 de setembro de 2013.
CARLETO, Eliana Aparecida. Meios de transporte: dos tempos do bonde ao avião UCA/ Metodologia Científica. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=43459. Acesso em 15 de setembro de 2013.
A avaliação será feita ao longo de todo o processo tendo como norteador as observações do envolvimento significativo dos alunos nas atividades desenvolvidas. As observações devem ser registradas no momento da realização das atividades, com anotações individuais de cada criança e do grupo como um todo.
Avalie também se através das atividades propostas os alunos conseguiram:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!