18/10/2013
Dalânea Cristina Flôr
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Cuidados do corpo |
- Reconhecer a importância da água para a saúde das pessoas;
- Aprender que o papelão pode ser um recurso importante para oportunizar o brincar criativo;
- Compartilhar o espaço e as brincadeiras com outras crianças e adultos, ampliando o seu universo cultural e vivencial;
- Aprender a esperar a vez de participar, ouvir e escutar, respeitar e ser respeitado, possibilitar trocas de conhecimentos.
Considera-se importante que o professor propicie a discussão do tema com as crianças, antes de aplicar a aula. Faixa etária das crianças para esta aula: entre 03 (três) e 05 (cinco) anos.
PRIMEIRA ETAPA: “Conhecendo o corpo humano e suas necessidades”.
Duração: Em torno de 30 minutos.
Material: Papel higiênico, máquina fotográfica.
Local: No pátio ou parque da Instituição.
Proposta: O professor reunirá o grupo em uma roda e iniciará um alongamento esticando o corpo e se espreguiçando. Ao final combinará com as crianças que ele colocará um pedaço de papel higiênico de aproximadamente 2 a 3 metros na parte superior de sua roupa dando a impressão que o professor tem um rabo. Feito isto ele instigará as crianças a correrem atrás dele para pegar o rabo ou um pedaço dele. Quem pegar o rabo primeiro colocará em si e correrá para que os colegas tentem novamente pegar o “rabo” e assim a brincadeira continuará enquanto parecer interessante às crianças. É importante que o professor, anteriormente à atividade, tenha averiguado o espaço onde as crianças transitarão, visando a segurança.
Ao final de algumas corridas atrás dos rabinhos, o professor solicitará que as crianças coloquem a mão direita sob o coração e sintam o seu batimento. Comentará sobre as reações do corpo ao estímulo da corrida, do esporte, entre outras atividades e, ao final, falará sobre a importância de ingerirmos água para a saúde.
Na sequência oferecerá um copo de água para cada criança solicitando que tomem lentamente de forma que possam saboreá-la.
SEGUNDA ETAPA: “Vamos construir um boneco de papelão para ver como água percorre o corpo humano?”.
Duração: Em torno de 30 minutos.
Material: Um aparelho para reprodução de um vídeo, um pedaço de papelão grande (em torno de um metro e meio), tesoura, caneta hidrocor, giz de cera, garrafas PET de tamanhos variados (02 pequenas iguais), 04 metros de mangueira de meia polegada de diâmetro transparente, uma agulha de costura grossa, um fio de aproximadamente 05 metros de comprimento e com o diâmetro apropriado para esta agulha.
Local: Na sala de aula ou lugar onde as crianças possam assistir o vídeo sentadas em tapetes ou almofadas.
Proposta: O professor convidará as crianças para sentarem em uma roda e iniciar uma conversa sobre o percurso dos líquidos pelo corpo humano, disponível em:
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-se-forma-o-xixi
Ao final o professor convidará as crianças para juntos fazerem um boneco de papelão e construírem o caminho que os líquidos percorrem no corpo humano, com ajuda dos materiais que ele trouxe, e ressaltará sobre a importância de se aproveitar os materiais reutilizáveis. O convite às crianças deverá ser feito de forma a cativá-las a participarem da proposta.
O professor convidará uma das crianças para ser o modelo do boneco (a) este deverá deitar no papelão e as demais crianças deverão, com o auxílio do giz de cera, contornar o corpo do suposto boneco.
Na sequência, a criança que serviu de modelo retorna para a roda junto às outras e inicia-se a montagem do boneco. O professor iniciará a fixação do tubo de mangueira transparente partindo da região da garganta do boneco, descendo pelo tubo digestivo, passando pelo estômago, indo para os rins, bexiga e finalmente saindo pelo aparelho excretor urinário. No lugar onde representará o estômago, rins e bexiga, o professor utilizará as garrafas PET, sendo que as duas menores representarão os rins, uma de um litro representará o estômago, a uma de 600 ml a bexiga.
TERCEIRA ETAPA: “Então vamos experimentar o caminho das águas!”.
Duração: Em torno de 30 minutos
Material: O boneco anteriormente construído, uma máquina fotográfica, uma jarra de água, um reservatório (balde/ bacia) com água suficiente para que todos possam participar da experiência proposta, um funil e uma garrafa PET pequena.
Local:Na sala de aula
Proposta: O professor reunirá o grupo em uma roda propondo um alongamento, podendo apoiar-se em: http://www.youtube.com/watch?v=mt4jsXPcMts
Na sequência posicionará o grupo em forma de um ”U” sendo o boneco posicionado em pé no centro, possibilitando que todas as crianças possam ver o que vai acontecer.
Uma criança de cada vez será chamada para levar um pouco de água para colocar no funil que estará na parte mais alta da mangueira, supostamente a boca do boneco. Poderá ser providenciado um banco para que as crianças alcancem na parte mais alta com mais segurança e facilidade, uma vez que o boneco é de papelão e, portanto, instável nesta posição em pé. O professor deverá intervir somente se for necessário.
Foto 1 : Boneco em madeira representando o corpo humano e o percurso dos líquidos.
Acervo Institucional do NDI. Autor: Elfy Margrit Goering Weiss
Sobre o caminho dos alimentos no corpo humano:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15623
Ao final, o professor fará uma roda e abrirá espaço para a fala das crianças a respeito da importância da água para a saúde dos seres humanos, sobre a importância do aproveitamento dos recursos reutilizáveis para brincadeiras e a importância das rodas de conversas. O professor deverá ficar atento a todo o processo de relacionamento entre as crianças e fazer um registro com uma análise reflexiva do processo educacional com as crianças do seu grupo.
Quatro estrelas 1 classificações
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23/10/2015
Quatro estrelasAchei esta aula muito criativa e instigante. A atividade é desenvolvida de forma lúdica e com a participação da criança, facilitando a aprendizagem. Nesta proposta não se trabalha apenas o percurso da água no corpo humano, como também de sua finalidade e importância para o organismo, bem como sobre a importância da reutilização de materiais.