17/11/2013
Graziela Maria Beretta López
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
- Coordenar os diferentes movimentos do salto com relação ao espaço, aos objetos e observar os diferentes saltos dos colegas;
- Desenvolver a percepção do corpo em relação ao tempo/espaço.
Esta aula é indicada para crianças a partir dos 03 anos de idade.
http://www.soseducadorcristao.com.br/2010/08/proposta-para-o-dia-da-crianca.html
PRIMEIRA ETAPA- “Como podemos aprender a pular corda”.
Duração- Em torno de 30 minutos.
Material- Corda de aproximadamente 03 metros e uma máquina fotográfica para registro da atividade.
Local- No pátio ou parque da escola.
Proposta- O Professor reunirá o grupo de crianças em uma roda e comentará sobre uma maneira fácil de aprender a pular corda.
A partir dai ele demonstrará como proceder:
- Solicitará que duas crianças segurem nas extremidades da corda, de forma que a corda fique estendida sendo que a parte do meio da corda, entre as duas crianças, toque no chão;
- O professor se posicionará próximo da parte da corda que está tocando no chão, portanto no meio e de frente para uma das crianças e de costas para a outra criança.
Ao sinal do professor as crianças balançarão a corda de um lado para o outro, lentamente e sem que a corda se afaste muito do solo, com isto o professor deverá pular por cima da corda, a cada vez que a corda for balançada em direção as suas pernas. Esta ação se repetirá por algumas vezes e o professor solicitará que uma criança o substitua. Assim deverá se proceder até que todas as crianças experienciem este primeiro momento. Poderá ser solicitada a repetição por algumas vezes, bem como propor que as crianças pulem em dupla ou trincas.
http://www.ninha.bio.br/biologia/leao.html
SEGUNDA ETAPA- “Vamos pular do rabo do leão?”.
Duração- Em torno de uma hora.
Material- Uma corda fina, em torno de 04 metros, pedaços de retalhos de pano e duas meias finas femininas.
Local- No pátio ou parquinho da escola.
Proposta- O professor reunirá as crianças em uma roda e mostrará o rabo de leão (corda com os retalhos envolvidos por duas meias femininas finas, sobrepostas uma sob a outra e amarrada em uma das pontas da corda). Na sequencia o professor colocará o “rabo” na parte superior de sua veste (calça ou calção) e proporá que as crianças peguem o seu “ rabo”. Antes ele imitará o som de um leão “assustando” as crianças. Ao correr pelo pátio ou parquinho ele deverá fazer um percurso circular e bem amplo para que as crianças possam persegui-lo sem perigos de tropeços e esbarrões.
Uma vez pego o “rabo” uma criança deverá se transformar em um leão e as demais crianças deverão persegui-la para a retirada do rabo. Esta ação se repetirá até que o professor perceba o cansaço ou desinteresse das crianças. No momento seguinte, o professor organizará uma roda com as crianças. De posse do rabo, ele se posicionará no centro da roda e rodopiará o "rabo do leão" de forma que a ponta da corda com a meia passe próxima as pernas das crianças que ao perceberem este movimento deverão saltar não permitindo que a ponta do “rabo” toque suas pernas. Este movimento se repetirá e o professor deverá estar atento para que as crianças consigam saltar sobre a corda.
Foto 1: Crianças saltando por cima do “rabo do Leão” no pátio do NDI/UFSC.
Acervo pessoal do professor Gilberto Lerina NDI/UFSC.
TERCEIRA ETAPA- Pulando o rabo do Leão de outra forma.
Nesta atividade será necessária a participação de no mínimo dois adultos.
Duração- Em torno de trinta minutos.
Material- Corda com a meia e retalhos amarrados na ponta, máquina fotográfica se houver disponível para registro da atividade.
Local- No pátio ou parque da escola.
Proposta- Neste momento o professor reunirá o grupo em uma fila com um espaço aproximado de dois metros entre as crianças. O professor deverá segurar em uma das pontas do “rabo do leão” e na outra ponta o outro adulto. O professor deverá combinar com as crianças que o “rabo do leão” passará no sentido da frente para trás da fila formada e as crianças deverão saltar por cima do rabo ao perceberem que o mesmo se aproxima de suas pernas. Este movimento se repetirá até que o professor perceba que as crianças estão envolvidas e motivadas pelo desafio e poderá como alternativa, solicitar que as crianças que não conseguirem saltar a corda e/ou a mesma tocar a sua perna deverão aguardar fora da fila até que a última criança permaneça ao final do desafio, terminando assim esta atividade.
Aula do portal sobre saltos:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12936
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37019
O professor faz uma roda ao final da brincadeira e nela convida o grupo para um alongamento inspirado no espreguiçar dos animais, podendo se apoiar no espreguiçar de um gato ou um cão.
No decorrer dos alongamentos, o professor conversa sobre os saltos, os desafios de cada um em particular e do grupo como um todo.
Nos registros da aula, o professor avalia como as crianças reagiram diante do proposto: com coragem, com vergonha, com medo, etc. Conseguiram transpor diferentes saltos, como se relacionaram diante do espaço físico e dos materiais e como interagiram.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!