Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como brincar de saltos de uma forma divertida e desafiadora.

 

17/11/2013

Autor e Coautor(es)
GILBERTO LOPES LERINA
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Graziela Maria Beretta López

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Movimento Coordenação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

- Coordenar os diferentes movimentos do salto com relação ao espaço, aos objetos e observar os diferentes saltos dos colegas;

 

- Desenvolver a percepção do corpo em relação ao tempo/espaço.

Duração das atividades
A atividade deverá ser dividida em três etapas que podem durar entre trinta minutos a uma hora. A proposta poderá ser feita em dias alternados.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula é indicada para crianças a partir dos 03 anos de idade.

 

Estratégias e recursos da aula

crianças pulando 1

http://www.soseducadorcristao.com.br/2010/08/proposta-para-o-dia-da-crianca.html

 

 

PRIMEIRA ETAPA- “Como podemos aprender a pular corda”.

 

Duração- Em torno de 30 minutos.

 

Material- Corda de aproximadamente 03 metros e uma máquina fotográfica para registro da atividade.

 

Local- No pátio ou parque da escola.

 

Proposta- O Professor reunirá o grupo de crianças em uma roda e comentará sobre uma maneira fácil de aprender a pular corda.

 A partir dai ele demonstrará como proceder:

- Solicitará que duas crianças segurem nas extremidades da corda, de forma que a corda fique estendida sendo que a parte do meio da corda, entre as duas crianças, toque no chão;

- O professor se posicionará próximo da parte da corda que está tocando no chão, portanto no meio e de frente para uma das crianças e de costas para a outra criança.

 Ao sinal do professor as crianças balançarão a corda de um lado para o outro, lentamente e sem que a corda se afaste muito do solo, com isto o professor deverá pular por cima da corda, a cada vez que a corda for balançada em direção as suas pernas. Esta ação se repetirá por algumas vezes e o professor solicitará que uma criança o substitua. Assim deverá se proceder até que todas as crianças experienciem este primeiro momento. Poderá ser solicitada a repetição por algumas vezes, bem como propor que as crianças pulem em dupla ou trincas.

 

 

 

 

leão

http://www.ninha.bio.br/biologia/leao.html

 

 

 

 

 

SEGUNDA ETAPA- “Vamos pular do rabo do leão?”.

 

Duração- Em torno de uma hora.

 

Material- Uma corda fina, em torno de 04 metros, pedaços de retalhos de pano e duas meias finas femininas.

 

Local- No pátio ou parquinho da escola.

 

Proposta- O professor reunirá as crianças em uma roda e mostrará o rabo de leão (corda com os retalhos envolvidos por duas meias femininas finas, sobrepostas uma sob a outra e amarrada em uma das pontas da corda). Na sequencia o professor colocará o “rabo” na parte superior de sua veste (calça ou calção) e proporá que as crianças peguem o seu “ rabo”. Antes ele imitará o som de um leão “assustando” as crianças. Ao correr pelo pátio ou parquinho ele deverá fazer um percurso circular e bem amplo para que as crianças possam persegui-lo sem perigos de tropeços e esbarrões.

Uma vez pego o “rabo” uma criança deverá se transformar em um leão e as demais crianças deverão persegui-la para a retirada do rabo. Esta ação se repetirá até que o professor perceba o cansaço ou desinteresse das crianças. No momento seguinte, o professor organizará uma roda com as crianças. De posse do rabo, ele se posicionará no centro da roda e rodopiará o "rabo do leão" de forma que a ponta da corda com a meia passe próxima as pernas das crianças que ao perceberem este movimento deverão saltar não permitindo que a ponta do “rabo” toque suas pernas. Este movimento se repetirá e o professor deverá estar atento para que as crianças consigam saltar sobre a corda.

 

 

 

crianças saltando

 

Foto 1: Crianças saltando por cima do “rabo do Leão” no pátio do NDI/UFSC.

Acervo pessoal do professor Gilberto Lerina NDI/UFSC.

 

 

 

 

TERCEIRA ETAPA- Pulando o rabo do Leão de outra forma.

Nesta atividade será necessária a participação de no mínimo dois adultos.

 

Duração- Em torno de trinta minutos.

 

Material- Corda com a meia e retalhos amarrados na ponta, máquina fotográfica se houver disponível para registro da atividade.

 

Local- No pátio ou parque da escola.

 

Proposta- Neste momento o professor reunirá o grupo em uma fila com um espaço aproximado de dois metros entre as crianças. O professor deverá segurar em uma das pontas do “rabo do leão” e na outra ponta o outro adulto. O professor deverá combinar com as crianças que o “rabo do leão” passará no sentido da frente para trás da fila formada e as crianças deverão saltar por cima do rabo ao perceberem que o mesmo se aproxima de suas pernas. Este movimento se repetirá até que o professor perceba que as crianças estão envolvidas e motivadas pelo desafio e poderá como alternativa, solicitar que as crianças que não conseguirem saltar a corda e/ou a mesma tocar a sua perna deverão aguardar fora da fila até que a última criança permaneça ao final do desafio, terminando assim esta atividade.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor faz uma roda ao final da brincadeira e nela convida o grupo para um alongamento inspirado no espreguiçar dos animais, podendo se apoiar no espreguiçar de um gato ou um cão.

No decorrer dos alongamentos, o professor conversa sobre os saltos, os desafios de cada um em particular e do grupo como um todo.

 Nos registros da aula, o professor avalia como as crianças reagiram diante do proposto: com coragem, com vergonha, com medo, etc. Conseguiram transpor diferentes saltos, como se relacionaram diante do espaço físico e dos materiais e como interagiram.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.