20/10/2013
Graziela Maria Beretta Lopez.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
• Avançar em seu processo de desenvolvimento das diferentes dimensões humanas;
• Ter noções iniciais de algumas leis de trânsito;
• Perceber que é preciso ter cuidado consigo e com o outro no trânsito;
• Desfrutar de momentos lúdicos e imaginativos;
• Compreender a arte como saber cultural e estético, gerador de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade.
Esta aula busca ampliar o conhecimento a respeito das noções de trânsito já tratado na aula anterior: "Trânsito: Vamos aprender brincando?"
Primeiras Considerações
Essa proposta é a continuação da aula "Trânsito: Vamos aprender brincando?" Foi pensada para crianças de 3 e 4 anos, no intuito de contribuir para o desenvolvimento de questões relativas a educação no trânsito, desde a infância. Um aspecto relevante a ser considerado é a importância da repetição de estratégias e recursos para uma maior apropriação do conhecimento pelas crianças. Desta forma, esta proposta apresenta alguns recursos que se diferenciam e outros que são semelhantes ao da aula anterior
Primeiro Momento: Conversando sobre o trânsito
Materiais: Televisão, tapete, almofadas, aparelho de DVD.
Duração: aproximadamente 30 minutos.
Prepare um ambiente acolhedor e agradável, com tapetes, almofadas, aparelho de dvd ou data show, e depois convide as crianças a assistirem pequenos filmes que falam sobre o trânsito. Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=RMZ3bsrtJZ0 (6 minutos)
https://www.youtube.com/watch?v=Uhi0Mwwar_k (1 minuto e meio)
https://www.youtube.com/watch?v=1ntk268YKks (8 minutos)
https://www.youtube.com/watch?v=MKqeik3WdtY (8 minutos)
Depois de assistirem aos filmes, converse com as crianças sobre suas impressões. Como a aula é indicada para crianças de 3 e 4 anos, faça perguntas simples como:_ Em qual banco do carro as crianças precisam sentar? _ Os adultos podem dirigir sem cinto? _O que querem dizer os semáforos? Qual o significado das cores verde, amarelo e vermelho nos semáforos? _Como devemos atravessar a rua? Etc. Deixe que as crianças comentem sobre àquilo que já sabem e o que aprenderam com os filmes, e vá conduzindo a conversa de maneira a trazer mais elementos para o aprendizado das crianças em relação a esse tema. Ao final da conversa proponha para o grupo a confecção de um volante, feito com prato de papelão, para brincarem de dirigir pela escola.
Segundo Momento: Confeccionando os volantes
Materiais: papel cartão vermelho, amarelo e verde, 3 palitos de picolé, fita adesiva, um prato de papelão grande ou médio para cada criança, tinta guache, pincel e estilete (que será usado pelo professor).
Duração: aproximadamente 40 minutos.
Faça alguns cortes no prato de papelão, de modo que fique parecido com um volante, conforme ilustração. Depois organize uma mesa com tintas e pincéis e ofereça os pratinhos às crianças para que possam pintá-los, de acordo com seus gostos. Explique também que no dia seguinte poderão brincar de dirigir com ele.
Fonte: Fotos, arquivo institucional do NDI -2013
Fotografia: Roseli Cunha
Enquanto as crianças pintam, o professor poderá confeccionar semáforos para a brincadeira do dia seguinte, e já ir explicando para que servem, conforme ilustração. Desenhe um círculo vermelho, verde e amarelo, no o papel cartão, recorte e cole o palito de picolé com fita adesiva.
Fonte: Foto, arquivo institucional do NDI -2013
Fotografia: Roseli Cunha
Terceiro Momento: Preparando a brincadeira
Materiais: os volantes confeccionados pelas crianças, os semáforos e placas de trânsito.
Duração: aproximadamente 40 minutos.
Escolha um local externo da escola, ou fora dela, para propor a brincadeira. Organize o percurso da brincadeira com algumas placas, disponível em http://www.placarsinalizacao.com.br/placas_de_transito.htm. Em nossa experiência selecionamos as placas de siga em frente, proibido estacionar, não ultrapasse e estacionar. Ampliamos a fonte, imprimimos e colamos no percurso antes de começarmos a brincadeira. Outra possibilidade é desenhar essas placas.
Quarto Momento: Brincando com os volantes
Materiais: os volantes confeccionados pelas crianças, as placas e os semáforos.
Duração: aproximadamente 40 minutos.
Faça uma roda com as crianças e explique que vão sair para um passeio, cada um dirigindo o seu carro (volante). Explique que durante o percurso terão placas que precisarão ser observadas, para saber como se conduzir na "estrada". Combine com o grupo que você irá à frente, mostrando as plaquinhas do semáforo (verde, amarelo e vermelho), e não poderá ser ultrapassado. O professor então, estimulando a imaginação das crianças, deve convidá-las à ligar o carro e engatar a marcha, fazendo movimentos e sons característicos. E assim, deverá conduzir a brincadeira, instigando as crianças a entender o significado das placas, e trazendo elementos imaginativos para a brincadeira, como por ex: Está chovendo, vamos ligar o para-brisas? Após percorrerem o local é hora de estacionar, mas não em qualquer lugar. Então sugerirá que procurem uma placa que indique onde possam estacionar. Depois de estacionarem, deixe que as crianças brinquem livremente, e na hora de voltar para a escola, peguem seus volantes de volta e repitam a brincadeira até a sala.
Fonte: Fotos, arquivo institucional do NDI -2013
Fotografia: Roseli Cunha
Quinto Momento: Confeccionando um jogo de memória com as placas de trânsito
Materiais: papel cartão, tesoura, cola, imagem de placas de trânsito, disponível em http://www.placarsinalizacao.com.br/placas_de_transito.htm.
Duração: aproximadamente 1 hora.
Selecione algumas imagens de placas de trânsito, amplie a fonte para aproximadamente 4 cm de largura e 4 cm de altura, recorte e cole num papel cartão. Está pronto um jogo de memória. Caso essa proposta seja realizada com crianças maiores, o jogo pode ser confeccionado com a ajuda das crianças.
Desenhos animados relacionados ao tema
http://www.youtube.com/watch?v=RMZ3bsrtJZ0
https://www.youtube.com/watch?v=Uhi0Mwwar_k
https://www.youtube.com/watch?v=1ntk268YKks
https://www.youtube.com/watch?v=MKqeik3WdtY
Aprendendo "O que é trânsito" na Educação Infantil
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40973
Trânsito: Vamos aprender brincando?
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=51946
Placas de trânsito
A avaliação se dará de forma contínua e processual, procurando acompanhar o desenvolvimento integral da criança e do grupo. Para tanto, serão realizados observações e registros que auxiliarão o professor, a avaliar se, e o quanto a criança se envolveu nas atividades propostas: quais os momentos que mais participou; como se relacionou com os colegas; interessou-se pelos filmes expostos; evidenciou ter desenvolvido noções iniciais de algumas leis de trânsito. Outro aspecto a ser avaliado pelo professor, diz respeito a novas brincadeiras desencadeadas à partir dos elementos disponíveis na brincadeira proposta com os volantes. Se esses elementos influenciaram nos processos criativos e imaginativos das crianças. Estes registros servirão ainda de subsídios para o encaminhamento de futuros planejamentos, fornecendo dados e pistas para o professor avaliar, também, sua prática pedagógica.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!