17/10/2013
Giandréa R. Strenzel
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
* Proporcionar condições de desenvolver o tato dos pequenos;
* Permitir que os bebês interajam com materiais diversificados;
* Explorar os espaços da instituição de Educação Infantil;
* Fotografar as atividades para fim de registro do trabalho pedagógico.
Essa atividade não exige conhecimento prévio, mas foi pensada para crianças que tenham entre seis e dezoito meses.
Destaca-se que o professor de Educação Infantil que trabalha com bebês deve planejar atividades que permitam que o contato das crianças com o mundo concreto seja expandido. Para isso, segue aqui sugestão de atividade que permite o (re)conhecimento do mundo a partir da manipulação de materiais e espaços diversificados.
Em se tratando de uma proposta de atividade para o berçário, o professor pode fazer uma atividade por dia, levando em consideração o tempo que os bebês conseguem participar de atividades coletivas e a rotina de cuidado específica da faixa-etária.
Material Utilizado:
* Tecidos coloridos e com texturas diversificadas;
* Tapete;
* Brinquedos de areia ou potes de sucata;
* Sagu cozido em água, sem açúcar ou corante;
* Papel celofane colorido para forrar o chão;
* Banheira ou piscina de plástico;
* CD com músicas tranquilas (Sugestão - Canções de Ninar "Palavra cantada").
1º. Momento - Brincando com tecidos (30 minutos)
O professor deve organizar um espaço aconchegante com fundo musical tranquilo, tapetes e tecidos coloridos. Depois pode ensinar os bebês a brincarem de se esconder com os tecidos, pode também esconder brinquedos entre os tecidos e o que mais sua imaginação permitir.
Fonte: http://sala-dos-bebes.blogspot.com.br/2013_01_01_archive.html
Fonte: http://sala-dos-bebes.blogspot.com.br/2013_01_01_archive.html
2º. Momento - Explorando a caixa de areia (30 minutos)
O professor deve levar os bebês até a caixa de areia da instituição de Educação Infantil. É importante que o professor avalie as condições objetivas do tempo e do espaço como por exemplo, avaliar se a areia está seca e limpa, se o dia está ensolarado e se o horário do sol é adequado aos bebês. Tendo visto tudo isso, pode-se levar brinquedos de areia como baldes, potes, pás, formas etc. Se a instituição não dispuser desses recursos, potes de sucatas podem ser utilizados.
.
Fonte: http://www.blogunimed.com.br/saude/caixa-de-areia-com-madeira-reaproveitada/
3º. Momento: Explorando o sagu (30 minutos)
Cozinhar o sagu só com água de preferência no dia anterior, para que o preparado esteja frio no momento do contato com o corpo das crianças. Sugerimos que a atividade seja desenvolvida dentro de uma banheira ou piscina de plástico. Se a instituição não dispuser desse recurso, o professor pode forrar o chão com papel celofane colorido, pois como o sagu cozido fica transparente, o papel celofane como base da atividade causa um efeito colorido e divertido!
Com o espaço preparado, o professor deve deixar os bebês só de fraldas, disponibilizar o sagu em potes e espalhar um pouco sobre o papel celofane para encorajar os bebês a tocarem nas "bolinhas melecadas". Durante o contato dos bebês com o material, o professor deve verbalizar para seu grupo o que estão experimentando, significando as ações e sensações que venham a surgir.
Aconselhamos o registro fotográfico de todos os momentos da aula, para fins de avaliação do trabalho pedagógico desenvolvido e a futura disponibilização das fotografias para as famílias.
Materiais necessários: sagu, panela, água, papel celofane, potes plásticos.
Modo de preparo: Fora de sala o professor cozinha o sagu, conforme as instruções na embalagem, usando apenas água.
Fonte: http://ceimemei.blogspot.com.br/2012/08/texturas-bercario-i.html
Fonte: http://ceimemei.blogspot.com.br/2012/08/texturas-bercario-i.html
CD: Canções de Ninar. Disponível em: http://www.vagalume.com.br/palavra-cantada/discografia/cancoes-de-ninar.html
Site: Sala dos bebés. Disponível em: http://sala-dos-bebes.blogspot.com.br/2013_01_01_archive.html
Site: 03 receitas de melecas para brincar. Disponível em: http://atividadesparamaternal.blogspot.com.br/2013/06/03-receitas-de-melecas-para-brincar.html
Aula do Portal: Pegadas divertidas: trabalhando a sensação com os pés. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22202
Aula do Portal: O olfato: odores, sensações e descobertas. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21207
Aula do Portal: Vamos experimentar diversas texturas pelo tato? Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37015
A avaliação na Educação Infantil deve ser processual. O professor é o responsável por pensar nela de forma intencional, mas pode também encontrar algumas respostas nas reações das crianças. Durante o desenvolvimento das atividades propostas o professor poderá avaliar vários aspectos, dentre eles se a aula proporcionou a oportunidade de desenvolvimento do tato; se os bebês experimentaram materiais diversificados; se exploraram os espaços da instituição e se foi possível registrar todo o processo. Além disso, é importante que o professor avalie como cada criança vivenciou as sensações com os tecidos, com a areia e com o sagu.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!