Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Vamos brincar com formas, nomes, letras e números?

 

20/10/2013

Autor y Coautor(es)
Roseli Iolanda da Cunha
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Graziela Maria Beretta López.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Avançar em seu processo de desenvolvimento das diferentes dimensões humanas;

• Ouvir histórias e manipular livros de literatura infantil;

• Desenvolver atenção  concentração e coordenação;

• identificar e nomear algumas formas geométricas;

• identificar e nomear os números de 0 a 9;

• identificar e nomear letras;

• identificar o seu e o nome dos colegas.

Duração das atividades
As atividades ocorrerão em 5 momentos de aproximadamente 40 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula
Primeiras considerações:

Essa proposta é indicada para crianças de 3 a 4 anos. A ideia central dessa aula é a confecção, em parceria com as crianças, de um painel para trabalhar, as formas geométricas, as cores, números e letras. 

 

Primeiro Momento: Ouvindo a História das Três Partes

Materiais: Livro da história das três partes, tapete e almofadas.

Duração: 30 minutos.

Organize a sala com tapete e almofadas, de maneira acolhedora e convidativa para uma história. Sente-se em roda com as crianças e mostre a história escolhida: As três partes. Este livro conta a história de uma casa que decidiu não ser mais casa e, por isso, dividiu-se em três figuras geométricas que podiam se transformar em várias coisas, como um pássaro, um barco, um peixe. Assim, elas puderam viajar e conhecer o mundo. Um dia, as três peças encontraram algumas crianças e passaram a brincar de formar figuras com elas. Como gostaram muito da avó das crianças, resolveram realizar o grande desejo da vida dela... Após a contação, as crianças poderão fazer comentários sobre a história; e a professora, em meio a conversa perguntará se sabem os nomes daquelas formas que aparecem na história. Em seguida mostrará para o grupo algumas formas geométricas (círculo, triângulo, quadrado e retângulo), confeccionadas em papel cartão e convidará o grupo para, assim como as três formas do livro, brincarem de formar figuras com elas.

 

formas geometricas

Fonte: Foto, arquivo institucional NDI-2013

Fotografia:Roseli Cunha



Segundo Momento: Brincando de formar figuras com as formas geométricas

Materiais: formas geométricas (círculo, triângulo, quadrado e retângulo), recortadas em papel cartão, de cores variadas, folhas A3 e cola.

Duração: 30 minutos.

Organize uma mesa contendo os materiais e convide as crianças para a brincadeira. Cada criança receberá uma folha A3 e algumas formas geométricas (círculo, triângulo, quadrado e retângulo), recortadas em papel cartão, de cores variadas. O professor também deverá sentar-se com o grupo e ter sua própria folha e formas para brincar junto com elas. E assim, instigar o grupo a formar figuras variadas com as formas. Após explorarem bastante as formas, deverá ser proposto que escolham a figura que mais gostaram de formar e a colem na folha, conforme ilustração. 

 

formas geometricas

Fonte: Foto, arquivo institucional NDI-2013

Fotografia:Roseli Cunha



Terceiro Momento: Confeccionado um painel para brincar com as formas

Materiais: 1 metro quadrado de tecido cru, velcro, cola quente, caneta de tecido, placa de PVC, ou papelão bem duro, papel contact colorido.
                 
Duração: aproximadamente 40 minutos.

Esse painel, além de possibilitar o contado das crianças com formas geométricas, também, possibilitará o manuseio e a brincadeira com letras, números e cores. A primeira etapa da confecção do painel deve ser feita pelo professor. Faça uma bainha larga de uns 10cm em um dos lados do tecido, para que depois de pronto, possa ser passado por ela, uma vareta para pendurar o painel, possibilitando assim, que as crianças brinquem com ele. Depois desenhe no tecido as formas geométricas, organizadas conforme ilustração (numa parte do painel somente círculos, em outra somente os quadrados, numa terceira, somente os triângulos e, por último, as três formas juntas). Ou organizadas de outra maneira , se preferir. Sugerimos que nos círculos escreva os números de 0 a 9; nos triângulos o alfabeto, nos quadrados, os nomes das crianças; e nas formas variadas (na parte do painel onde estarão as três formas geométricas misturadas) pinte cada uma delas com cores diferentes.

 

formas geometricas  formas geometricas

Fonte: Foto, arquivo institucional NDI-2013

Fotografia:Roseli Cunha

 

 

Com um estilete, que deverá ser manuseado pelo professor, corte o PVC ou papelão no formato, tamanhos e quantidade das formas geométricas que foram desenhadas no tecido. Depois, com cola quente, cole um pedacinho de velcro num dos lados de cada forma geométrica. No outro lado dos círculos cole os números, que poderão ser feitos em papel contact.

 

formas geometricas

Fonte: Foto, arquivo institucional NDI-2013

Fotografia:Roseli Cunha

No outro lado dos triângulos, as letras do alfabeto, que poderão também ser feitos em papel contact.

 

formas geometricas

Fonte: Foto, arquivo institucional NDI-2013

Fotografia:Roseli Cunha

No outro lado das formas variadas, se forem feitas em PVC, forre-as com papel contact de cores variadas; se forem feitas de papelão poderão ser pintadas. No outro lado dos quadrados, cole uma fotografia de cada criança em cada quadrado.

 

formas geometricas

Fonte: Foto, arquivo institucional NDI-2013

Fotografia:Roseli Cunha

 

Quarto Momento: Dando o toque das crianças ao painel


Materiais: O tecido com as formas geométricas já desenhadas, tinta para tecido e pincéis
                 
Duração: aproximadamente 40 minutos.

Organize uma mesa com os materiais. Depois explique para as crianças que para realizarem àquela atividade precisarão se dividir em 4 grupos de no máximo 5 crianças. Um grupo ficará encarregado de pintar os círculos, o outro os quadrados, o terceiro os triângulos e o último as formas variadas. As formas variadas podem ser pintadas com cores mais escuras, mas os círculos, os triângulos e os quadrados, devem ser pintados com cores claras já que, em cima dessa pintura, serão escritos os números, as letras e os nomes das crianças com caneta para tecido. 

 

formas geometricas
Fonte: Fotos, arquivo institucional NDI-2013

Fotografia:Roseli Cunha

 

 

Quinto Momento: Brincando com o painel

Materiais: o painel
                 
Duração: aproximadamente 40 minutos.

Pendure o painel em determinado local e convide as crianças para explorá-lo. Como será a primeira vez que brincarão com ele, e não será possível todas brincarem juntas ao mesmo tempo, sugerimos que o professor ofereça esse material na recepção das crianças. Assim, conforme forem chegando na escola poderão brincar com o painel, e depois cedendo a vez para os colegas que chegarem posteriormente. É importante que o professor faça a mediação desse primeiro momento com o novo material, explicando para as crianças qual a lógica da brincadeira (fixar as formas nos locais indicados). Contudo é importante deixar também que as crianças utilizem o material de acordo com sua criatividade, criando novas possibilidades, que partam de sua imaginação e autoria. O painel poderá ficar pendurado na sala, por tempo indeterminado. Depois pode ser fixado em locais coletivos, para que outros grupos possam também brincar com ele.

     

Recursos Complementares

História das três Partes digitalizada.

http://www.youtube.com/watch?v=w6JoQxJgb3Y

As formas geométricas: é brincando que se aprende.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=4607

Turma da Mônica e as formas geométricas.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20312

Avaliação

A avaliação se dará de forma contínua e processual, procurando acompanhar o desenvolvimento integral da criança e do grupo. Para tanto, serão realizados observações e registros que auxiliarão o professor a avaliar alguns aspectos relacionados aos objetivos dessa aula: quais os momentos que mais participou, como se relacionou com os colegas, quais suas dificuldades e avanços em relação a atenção, concentração, coordenação e criatividade. A criança conseguiu, a partir da atividade realizada, reconhecer e nomear algumas formas geométricas, cores, números e letras. Outro aspecto a ser avaliado pelo professor diz respeito as brincadeiras desencadeadas à partir do novo elemento disponível no espaço escolar (o painel das formas),  se esse elemento influenciou nos processos criativos e imaginativos das crianças.  Estes registros servirão, ainda, como subsídios para o encaminhamento de futuros planejamentos, fornecendo dados e pistas para o professor avaliar, também, sua prática pedagógica.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.