20/10/2013
Graziela Maria Beretta López.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
• Avançar em seu processo de desenvolvimento das diferentes dimensões humanas;
• Ouvir histórias e manipular livros de literatura infantil;
• Desenvolver atenção concentração e coordenação;
• identificar e nomear algumas formas geométricas;
• identificar e nomear os números de 0 a 9;
• identificar e nomear letras;
• identificar o seu e o nome dos colegas.
Não há necessidade de conhecimentos prévios
Essa proposta é indicada para crianças de 3 a 4 anos. A ideia central dessa aula é a confecção, em parceria com as crianças, de um painel para trabalhar, as formas geométricas, as cores, números e letras.
Primeiro Momento: Ouvindo a História das Três Partes
Materiais: Livro da história das três partes, tapete e almofadas.
Duração: 30 minutos.
Organize a sala com tapete e almofadas, de maneira acolhedora e convidativa para uma história. Sente-se em roda com as crianças e mostre a história escolhida: As três partes. Este livro conta a história de uma casa que decidiu não ser mais casa e, por isso, dividiu-se em três figuras geométricas que podiam se transformar em várias coisas, como um pássaro, um barco, um peixe. Assim, elas puderam viajar e conhecer o mundo. Um dia, as três peças encontraram algumas crianças e passaram a brincar de formar figuras com elas. Como gostaram muito da avó das crianças, resolveram realizar o grande desejo da vida dela... Após a contação, as crianças poderão fazer comentários sobre a história; e a professora, em meio a conversa perguntará se sabem os nomes daquelas formas que aparecem na história. Em seguida mostrará para o grupo algumas formas geométricas (círculo, triângulo, quadrado e retângulo), confeccionadas em papel cartão e convidará o grupo para, assim como as três formas do livro, brincarem de formar figuras com elas.
Fonte: Foto, arquivo institucional NDI-2013
Fotografia:Roseli Cunha
Segundo Momento: Brincando de formar figuras com as formas geométricas
Materiais: formas geométricas (círculo, triângulo, quadrado e retângulo), recortadas em papel cartão, de cores variadas, folhas A3 e cola.
Duração: 30 minutos.
Organize uma mesa contendo os materiais e convide as crianças para a brincadeira. Cada criança receberá uma folha A3 e algumas formas geométricas (círculo, triângulo, quadrado e retângulo), recortadas em papel cartão, de cores variadas. O professor também deverá sentar-se com o grupo e ter sua própria folha e formas para brincar junto com elas. E assim, instigar o grupo a formar figuras variadas com as formas. Após explorarem bastante as formas, deverá ser proposto que escolham a figura que mais gostaram de formar e a colem na folha, conforme ilustração.
Fonte: Foto, arquivo institucional NDI-2013
Fotografia:Roseli Cunha
Terceiro Momento: Confeccionado um painel para brincar com as formas
Materiais: 1 metro quadrado de tecido cru, velcro, cola quente, caneta de tecido, placa de PVC, ou papelão bem duro, papel contact colorido.
Duração: aproximadamente 40 minutos.
Esse painel, além de possibilitar o contado das crianças com formas geométricas, também, possibilitará o manuseio e a brincadeira com letras, números e cores. A primeira etapa da confecção do painel deve ser feita pelo professor. Faça uma bainha larga de uns 10cm em um dos lados do tecido, para que depois de pronto, possa ser passado por ela, uma vareta para pendurar o painel, possibilitando assim, que as crianças brinquem com ele. Depois desenhe no tecido as formas geométricas, organizadas conforme ilustração (numa parte do painel somente círculos, em outra somente os quadrados, numa terceira, somente os triângulos e, por último, as três formas juntas). Ou organizadas de outra maneira , se preferir. Sugerimos que nos círculos escreva os números de 0 a 9; nos triângulos o alfabeto, nos quadrados, os nomes das crianças; e nas formas variadas (na parte do painel onde estarão as três formas geométricas misturadas) pinte cada uma delas com cores diferentes.
Fonte: Foto, arquivo institucional NDI-2013
Fotografia:Roseli Cunha
Com um estilete, que deverá ser manuseado pelo professor, corte o PVC ou papelão no formato, tamanhos e quantidade das formas geométricas que foram desenhadas no tecido. Depois, com cola quente, cole um pedacinho de velcro num dos lados de cada forma geométrica. No outro lado dos círculos cole os números, que poderão ser feitos em papel contact.
Fonte: Foto, arquivo institucional NDI-2013
Fotografia:Roseli Cunha
No outro lado dos triângulos, as letras do alfabeto, que poderão também ser feitos em papel contact.
Fonte: Foto, arquivo institucional NDI-2013
Fotografia:Roseli Cunha
No outro lado das formas variadas, se forem feitas em PVC, forre-as com papel contact de cores variadas; se forem feitas de papelão poderão ser pintadas. No outro lado dos quadrados, cole uma fotografia de cada criança em cada quadrado.
Fonte: Foto, arquivo institucional NDI-2013
Fotografia:Roseli Cunha
Quarto Momento: Dando o toque das crianças ao painel
Materiais: O tecido com as formas geométricas já desenhadas, tinta para tecido e pincéis
Duração: aproximadamente 40 minutos.
Organize uma mesa com os materiais. Depois explique para as crianças que para realizarem àquela atividade precisarão se dividir em 4 grupos de no máximo 5 crianças. Um grupo ficará encarregado de pintar os círculos, o outro os quadrados, o terceiro os triângulos e o último as formas variadas. As formas variadas podem ser pintadas com cores mais escuras, mas os círculos, os triângulos e os quadrados, devem ser pintados com cores claras já que, em cima dessa pintura, serão escritos os números, as letras e os nomes das crianças com caneta para tecido.
Fonte: Fotos, arquivo institucional NDI-2013
Fotografia:Roseli Cunha
Quinto Momento: Brincando com o painel
Materiais: o painel
Duração: aproximadamente 40 minutos.
Pendure o painel em determinado local e convide as crianças para explorá-lo. Como será a primeira vez que brincarão com ele, e não será possível todas brincarem juntas ao mesmo tempo, sugerimos que o professor ofereça esse material na recepção das crianças. Assim, conforme forem chegando na escola poderão brincar com o painel, e depois cedendo a vez para os colegas que chegarem posteriormente. É importante que o professor faça a mediação desse primeiro momento com o novo material, explicando para as crianças qual a lógica da brincadeira (fixar as formas nos locais indicados). Contudo é importante deixar também que as crianças utilizem o material de acordo com sua criatividade, criando novas possibilidades, que partam de sua imaginação e autoria. O painel poderá ficar pendurado na sala, por tempo indeterminado. Depois pode ser fixado em locais coletivos, para que outros grupos possam também brincar com ele.
História das três Partes digitalizada.
http://www.youtube.com/watch?v=w6JoQxJgb3Y
As formas geométricas: é brincando que se aprende.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=4607
Turma da Mônica e as formas geométricas.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20312
A avaliação se dará de forma contínua e processual, procurando acompanhar o desenvolvimento integral da criança e do grupo. Para tanto, serão realizados observações e registros que auxiliarão o professor a avaliar alguns aspectos relacionados aos objetivos dessa aula: quais os momentos que mais participou, como se relacionou com os colegas, quais suas dificuldades e avanços em relação a atenção, concentração, coordenação e criatividade. A criança conseguiu, a partir da atividade realizada, reconhecer e nomear algumas formas geométricas, cores, números e letras. Outro aspecto a ser avaliado pelo professor diz respeito as brincadeiras desencadeadas à partir do novo elemento disponível no espaço escolar (o painel das formas), se esse elemento influenciou nos processos criativos e imaginativos das crianças. Estes registros servirão, ainda, como subsídios para o encaminhamento de futuros planejamentos, fornecendo dados e pistas para o professor avaliar, também, sua prática pedagógica.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!