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Imperialismo neocolonialista e expansão do capitalismo entre os séculos XIX e XX

 

17/10/2013

Autor e Coautor(es)
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Atividades produtivas e as relações sociais
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio Sociologia Poder, política e Estado Moderno
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Ensino Médio História Trabalho
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender os conceitos de imperialismo e neocolonialismo como práticas relacionadas à expansão do capitalismo a partir do século XIX.
  • Explicar as razões que levaram as potências capitalistas à adoção de uma política imperialista e neocolonialista no período em questão.
  • Apontar as principais características do imperialismo neocolonialista praticado pelas potências capitalistas na África, na Ásia e na Oceania, entre os séculos XIX e XX.
Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A Revolução Industrial e a expansão mundial do capitalismo.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • Leitura e interpretação de fontes escritas.
  • Leitura e interpretação de charges e mapas.
  • Reprodução, análise e debate de vídeos.
  • Produção de esquema e mapa conceitual.
  • Produção de texto descritivo.
  • Produção de texto dissertativo.

 

Recursos:

  • Computador e internet.
  • Data Show.
  • TV/DVD.
  • Programa Power Point ou similar.

 

 

 I- Imperialismo, neocolonialismo e expansão capitalista a partir do século XIX

 

A proposta para este módulo é o trabalho com os conceitos de IMPERIALISMO e NEOCOLONIALISMO relacionados ao contexto histórico mundial dos séculos XIX e XX. A partir das atividades desenvolvidas, os alunos serão capazes de conceituar o imperialismo e o neocolonialismo e poderão apontar as diferenças fundamentais entre as práticas de dominação/colonização realizadas pelas potências capitalistas entre os séculos XV e XVII e aquelas que ocorreram a partir do século XIX.

 

Atividade 1

Leitura de textos e produção de esquema

Dinâmica: Trabalho em trio e discussão coletiva    

 Orientações para a atividade:

a. Divida os alunos em trios. Cada trio deverá fazer a leitura e interpretação dos textos sugeridos abaixo. A primeira leitura deverá ser individual. Uma segunda leitura deverá ser feita pelo grupo, para que as ideias centrais dos textos sejam destacadas e comentadas.

1. Qual é a diferença entre Neocolonialismo e Imperialismo?

 "O Imperialismo é um conceito mais amplo que abrange o conceito mais específico de Neocolonialismo. Denomina-se de Imperialismo a fase na qual o sistema capitalista torna-se industrialmente mais tecnológico, utiliza-se de métodos mais agressivos na busca de mercados, adquire uma abrangência mundial e passa a ser conduzido e manipulado por empresas multinacionais e por grandes bancos. Dois dos componentes fundamentais do Imperialismo são o capitalismo monopolista e o capitalismo oligopolista (...). Nessa busca desenfreada por novos mercados consumidores de industrializados, pelo fornecimento de matérias-primas e de combustíveis, e por locais para novos investimentos é que as potências europeias passam a conquistar novas colônias na África, Ásia e Oceania. O Neocolonialismo, portanto, é o terceiro componente do Imperialismo, ou seja, um desdobramento da evolução do capitalismo contemporâneo."

Por Antônio Carlos Güttler

Texto completo disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/pergunte-professor/historia-imperialismo-728385.shtml

2. Imperialismo

"Fenômeno típico do século XIX, o Imperialismo ou Neocolonialismo demarcou o processo de expansão do capitalismo industrial pela Europa.(...) Diferente da colonização desenvolvida na Idade Moderna, os neocolonialistas não tinham a obtenção de gêneros tropicais e metais preciosos entre seus maiores interesses. Os neocolonialistas pretendiam transformar a população local em um mercado consumidor regular de seus produtos e fornecedor de matérias-primas que estivessem ligadas à expansão dos maiores setores industriais e o desenvolvimento de novas tecnologias que reduzissem os custos de produção."

Por Rainer Gonçalves Sousa.

Texto completo disponível em: http://www.mundoeducacao.com/historiageral/imperialismo.htm

3. Neocolonialismo

"O neocolonialismo foi a principal expressão do imperialismo, forma assumida pelo capitalismo a partir da Segunda Revolução Industrial. Foi incrementado a partir de 1880, e tinha por base uma nova divisão econômica e política do mundo pelas potências capitalistas em ascensão. Na segunda metade do século XIX, países europeus como a Inglaterra, França, Alemanha, Bélgica e Itália, eram considerados grandes potências industriais. Na América, eram os Estados Unidos quem apresentavam um grande desenvolvimento no campo industrial."

Portal PasseiWeb

Texto completo disponível em: http://www.passeiweb.com/saiba_mais/fatos_historicos/geral/neocolonialismo

Todos os textos foram acessados em 12/10/2013

 

b. Após a leitura e interpretação dos textos, os trios devem esquematizar as ideias centrais dos mesmos.  

No link: http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/lp/fazer_esquema.htm, os alunos encontrarão orientações de como fazer um esquema, seja utilizando setas, chaves, mapa conceitual ou outros formatos.

Confira também as orientações contidas na aula publicada no seguinte endereço web: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=48914 (Acesso em: 12/10/2013)

 

c. Após a elaboração dos esquemas, os alunos estarão preparados para debater as ideias centrais do texto, em discussão coletiva, coordenada pelo professor.

O que é fundamental destacar na discussão coletiva a partir dos textos trabalhados:

Texto 1:

  • Quais as diferenças básicas entre os conceitos de imperialismo e colonialismo?
  • O que diferencia o colonialismo e o neocolonialismo?
  •  Qual a relação entre o imperialismo neocolonialista do século XIX e a chamada "Segunda Revolução Industrial"?

 

Texto 2:

  • Qual a relação entre o neocolonialismo e o processo de expansão do capitalismo industrial?
  • Quais os principais interesses dos países imperialistas nas regiões dominadas da África, Ásia e Oceania?
  • Qual a justificativa ideológica utilizada pelos países imperialistas no processo de colonização?

 

Texto 3:

  • Quais eram as grandes potências capitalistas industriais do século XIX?
  • Quais as principais características do processo de exploração implementado pelos países imperialistas nas regiões colonizadas?
  • O que significou o processo de colonização para as populações dominadas?

                                                                     

 d. Promova a socialização dos esquemas produzidos pelos trios, orientando os alunos a observarem aqueles que melhor representaram as ideias centrais de cada texto. Incentive os trios a reelaborarem seus esquemas, caso seja necessário.

 

 

Atividade 2

Leitura e interpretação de charges sobre os conceitos de IMPERIALISMO e NEOCOLONIALISMO

Dinâmica:  Trabalho em dupla e discussão coletiva sob a coordenação do professor

  

Charge 1 Charge 2

 

 http://historiandod3.wordpress.com/2012/05/27/imperialismo/

 

http://www.geografiaparatodos.com.br/index.php?pag=capitulo_1_capitalismo_e_espaco_geografico

Orientações para a atividade:

 Charge 1:

a. Os alunos, divididos em duplas, devem observar atentamente  a charge e, em seguida, fazer a descrição, por escrito, de todos os elementos observados e recursos utilizados pelo autor.

b. Proceder ao trabalho de interpretação da charge situando-a em seu contexto social e político. Levantar hipóteses acerca da ideia central da charge, tendo como referência os textos trabalhados na atividade 1:

É possível estabelecer alguma relação entre a charge e o conceito de Imperialismo? De que maneira a representação produzida pelo autor (o homem polvo e os seus tentáculos) pode ser relacionada à política imperialista desenvolvida pelas potências capitalistas a partir do século XIX?

Que país é destacado na charge, a partir da metáfora do polvo, como grande representante da política imperialista europeia no período em questão? Por quê? 

Charge 2:

a. Os alunos devem fazer a descrição, por escrito, de todos os elementos observados e recursos utilizados pelo autor na charge 2.

b. Proceder ao trabalho de interpretação da charge situando-a em seu contexto social e político, levantando hipóteses acerca da ideia central da charge, tendo como referência os textos trabalhados na atividade 1:

Qual a relação entre a ideia central da charge e o neocolonialismo praticado pelas potências capitalistas no final do século XIX?

Que continente é destacado na charge como uma das grandes "vítimas" da política neocolonialista? Por quê?

Qual a relação entre a metáfora do bolo com a política neocolonialista implementada pelos países capitalistas industrializados no século XIX?

Após o trabalho de leitura e interpretação realizado pelas duplas, proponha a discussão coletiva das respostas.

   

 

Atividade 3

 Reprodução, análise e debate de vídeo

Dinâmica: Discussão coletiva

 Video 1

Telecurso. História. Ensino Médio. Aula 44

Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=wiAWJmBHG6A

Acesso em 12/10/2013

 

Orientações para a atividade:

a. Proponha aos alunos a análise e o debate do vídeo indicado acima. Caso a escola tenha uma sala de vídeo onde os alunos possam assistir juntos, o professor deverá escolher esta opção, utilizando computador e data show ou TV e DVD. Ou se achar melhor, os alunos também poderão acessar o vídeo pelo computador, conectados à internet.

b. Como é um vídeo de curta duração, o professor pode, a qualquer momento, pausar a reprodução e fazer a discussão das questões abordadas.

c. Oriente os alunos a assistirem ao vídeo observando atentamente as questões propostas e respondidas na teleaula:

O que significa "Imperialismo"? O que significa dizer que um país é imperialista?

Como e por que o imperialismo se intensifica entre os países europeus, a partir da segunda metade do século XIX?

Que regiões foram dominadas pelos países imperialistas?

Como países não europeus como Japão e Estados Unidos tornaram-se imperialistas?

d. Realize um debate entre os alunos acerca das ideias centrais do vídeo. O professor deve ser o coordenador do debate, controlando o tempo das falas, levantando questões que devem ser priorizadas na discussão e anotando questões que devem ser retomadas para esclarecimentos ao final da dinâmica. 

e. Oriente os alunos a registrarem as suas conclusões, por escrito, no caderno.

 

 

Atividade 4

Colonialismo do século XV/XVII e neocolonialismo do século XIX/XX

Produção de quadro comparativo

Dinâmica: Trabalho em trio e apresentação oral

Orientações para a atividade: 

 a. A partir das leituras realizadas e atividades anteriormente desenvolvidas, os alunos devem ser capazes de produzir um quadro comparativo acerca das diferenças entre o colonialismo praticado entre os séculos XV/XVII e o neocolonialismo praticado entre os séculos XIX/XX, como no exemplo abaixo:

Colonialismo e Neocolonialismo

Colonialismo dos séculos XV/XVII

Características

Neocolonialismo dos séculos XIX/XX

Características

1. Principal região dominada: América

2. Capitalismo comercial

1. Regiões dominadas: África, Ásia e Oceania

2. Capitalismo industrial

 b. Os alunos devem completar o quadro com as principais diferenças entre os dois processos ocorridos em períodos distintos.

Para auxiliar na elaboração do quadro, sugira aos alunos a consulta às seguintes fontes:

1. Vídeo: Colonialismo e neocolonialismo. Por Eduardo Duique. http://www.youtube.com/watch?v=zSCYYD_kqDE

2. Slides. Por Elton Zanoni. Neocolonialismo.

http://www.slideshare.net/efzanoni/neocolonialismo-11950072

 c. Os trios devem reproduzir o quadro elaborado em um slide, utilizando o programa Power Point ou similar, e fazer a apresentação do mesmo aos colegas da turma. Dúvidas e questionamentos devem ser mediados pelo professor.

  

 II- Imperialismo neocolonialista na África

No módulo I os alunos puderam compreender os conceitos de imperialismo e neocolonialismo e diferenciar o processo colonial ocorrido entre os séculos XV e XVII daquele ocorrido a partir do século XIX. O objetivo deste módulo é possibilitar a compreensão sobre as razões que levaram as potências capitalistas, a partir do século XIX,  a adotarem uma política imperialista na África, apontando as principais características do neocolonialismo praticado no continente africano, no período em questão. Para tanto, os alunos deverão trabalhar com fontes escritas e imagéticas sobre o tema.

 

 

Atividade 1

Leitura e interpretação de charge

Dinâmica: Discussão coletiva sob a coordenação do professor   

 

 

Imagem disponível em: http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/05/imperialismo-africa-419x550.jpg

Acesso em 12/10/2013

 

Orientações para a atividade:

a. Inicie as reflexões do módulo II propondo aos alunos a leitura e interpretação da charge acima.

b. Peça a alguns alunos, escolhidos aleatoriamente, que façam a descrição de todos os elementos observados na charge.

c. Em seguida, levante os seguintes questionamentos:

  • Quais os recursos utilizados pelo autor da charge para representar a política imperialista dos países europeus em relação ao continente africano? Explique.
  • O autor deu o seguinte título à charge: "The mad scramble for Africa". Faça a tradução para o português e responda: o título é coerente com a representação feita na charge? Por quê?

d. Após a discussão coletiva das questões, os alunos devem anotar as suas conclusões no caderno.

 

Atividade 2

Trabalho com textos: leitura, interpretação e produção de mapa conceitual

Dinâmica: Atividade em dupla e apresentação oral   

Orientações para a atividade:

a. Divida os alunos da turma em duplas. Metade das duplas ficará responsável pelo trabalho de leitura, interpretação e produção do mapa conceitual do texto 1 e a outra metade ficará responsável pelo texto 2.

 

Textos de referência para o estudo do tema: "Imperialismo neocolonialista na África":

Texto 1. Imperialismo na África. Por Rainer Sousa.

http://www.mundoeducacao.com/historiageral/imperialismo-na-africa.htm

Ideias centrais:

O processo de ocupação imperialista na África e a Conferência de Berlim.         

Texto 2. Imperialismo na África. Por Antônio Gasparetto Junior.

http://www.infoescola.com/historia/imperialismo-na-africa/

 A intervenção europeia no continente africano até o século XIX.

A dominação do continente africano pelas potências capitalistas europeias a partir do século XIX.

 Os textos foram acessados em 12/10/2013

 

Lembre-se:

Mapas conceituais são representações gráficas do conhecimento organizado. O conhecimento organizado é composto por uma estrutura de proposições; estas são afirmações compostas por conceitos e palavras de ligação.

O mapa conceitual exige uma seleção de conceitos, daqueles que são julgados os mais importantes, de modo a resumir as ideias principais.

Ele pode servir a dois objetivos:

a) o de compreensão de um texto, ao nos levar a determinar os principais conceitos do texto e sua interligação;

b) uma vez feito o mapa conceitual de um texto, servir de um resumo dele.

 

Waldyr Azevedo Junior. Mapas conceituais: instrumentos para a compreensão de textos.

http://www.slideshare.net/computacaoufjf/mapas-conceituais-4828386. Acesso em: 12/07/2013

Os alunos podem conferir orientações para a elaboração do mapa conceitual no link indicado acima. 

b. As duplas devem produzir os mapas conceituais utilizando o Power Point ou outro programa, como o CmapTools,que é uma ferramenta específica para a criação de mapas conceituais, é gratuito e pode ser facilmente localizado na internet para download. Confira o tutorial para o CmapTools no link: http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm

c. As duplas devem apresentar para os demais colegas os mapas conceituais elaborados. Oriente os alunos a observarem as semelhanças e diferenças entre os mapas conceituais produzidos pelas duplas de cada grupo, verificando se destacaram conceitos semelhantes, se fizeram ligações parecidas entre os conceitos etc. Ao final, o professor deve propor uma discussão a respeito das diferenças ocorridas, chamando a atenção para os mapas que melhor representaram as ideias principais e secundárias de cada texto trabalhado. Os mapas conceituais produzidos podem ser compartilhados entre os alunos, através da utilização de pendrives ou e-mail.

 

 

Atividade 3

Trabalhando com mapa: a dominação neocolonialista na África

Dinâmica: Atividade em grupo e discussão coletiva   

 

 

Os colonizadores da África. Ilustração Japs

Mapa disponível no link: http://revistaescola.abril.com.br/historia/fundamentos/historia-colonizadores-africa-450594.shtml.

Acesso em 12/10/2013

 Orientações para a atividade:

a. Reproduza o mapa acima para os alunos ou peça que eles o acessem no link indicado, utilizando computadores com internet.

b. Divida os alunos em grupos e proponha as seguintes questões para discussão:

  • Cite os países europeus que colonizaram a África a partir do século XIX.
  • De acordo com o mapa, qual país europeu colonizou o maior número de países africanos? E o segundo? A que se pode atribuir a hegemonia desses dois países europeus no continente africano?
  • As regiões da Etiópia e Libéria estão coloridas no mapa como países "independentes". Explique.
  • Com a dominação imperialista na África, o que aconteceu aos países colonizados? Quais foram as principais consequências da colonização? (Para responder à questão proposta, além dos textos já trabalhados na atividade 2, sugira aos alunos a leitura do texto "As consequências do imperialismo" no link: http://www.mundoeducacao.com/historiageral/as-consequencias-imperialismo.htm )

 

c. Após a discussão nos grupos, as respostas devem ser socializadas entre todos os alunos.

 

III- Imperialismo neocolonialista na Ásia e Oceania

Neste módulo, a partir das atividades desenvolvidas, os alunos poderão compreender o processo de dominação neocolonialista praticado pelas potências capitalistas na Ásia e na Oceania, a partir do século XIX. Confira, abaixo, as sugestões de atividades para o estudo do tema. 

 

Atividade 1

Leitura e interpretação de texto

Dinâmica: Trabalho em dupla e discussão coletiva

 

 

Texto: Imperialismo na Ásia e Oceania

 

Texto completo disponível em: http://www.mundoeducacao.com/historiageral/imperialismo-na-asia.htm

Orientações para a atividade:

a. Cada aluno da dupla deve fazer uma leitura atenta e individual do texto.

b. Após a leitura individual, a dupla deve esquematizar as ideias centrais do texto, de acordo com as orientações feitas na atividade 1 do módulo I.

c. Na discussão coletiva do texto, as ideias centrais devem ser apresentadas pelas duplas e debatidas por toda a turma. A partir da leitura, será possível refletir sobre:

  •  A relação existente entre a Ásia e o mundo ocidental antes do século XIX.
  • O processo de dominação da Índia e da China a partir do século XIX.
  • O processo de dominação de outras regiões da Ásia e Oceania no período em questão.
 
d. O professor deverá recolher o esquema elaborado para avaliação.

 

 

  

Atividade 2

Leitura e interpretação de charge

Dinâmica: Trabalho em trio e discussão coletiva

 

 

http://commons.wikimedia.org/wiki/File:China_imperialism_cartoon.jpg

 Orientações para a atividade:

 

a. Os alunos, divididos em trios, devem observar atentamente a charge e, em seguida, descrever, por escrito, todos os elementos observados.

b. Proceder ao trabalho de interpretação da charge situando-a em seu contexto social e político. Oriente os alunos a levantarem hipóteses acerca da ideia central da charge, tendo como referência o texto trabalhado na atividade 1. Levante questões para auxiliar no trabalho de interpretação:

  • As cinco pessoas debruçadas sobre a "pizza" onde se lê "Chine" representam quais países imperialistas? É possível levantar hipóteses a partir da aparência/vestimenta das mesmas?
  • E o homem que está de pé, que país ele representa? O que indica a expressão dele em relação à ação de "cortar a pizza", praticada pelos demais?
  • Qual a relação entre a metáfora da pizza e a política imperialista neocolonialista praticada na China?

Confira uma interpretação para a charge em: http://estudosavancadosinterdisciplinares.blogspot.com.br/2012/03/charge-sobre-o-imperialismo-na.html

 c. O trabalho de interpretação da charge, realizado por cada trio de alunos, deverá ser socializado na turma.

 

Atividade 3

Interpretação de mapa e produção de texto descritivo

Dinâmica: Trabalho em dupla

 

Mapa imperialismo na Ásia

Confira o mapa em melhor definição clicando sobre a imagem no link: http://historiapensante.blogspot.com/2010/06/imperialismo-na-asia.html

 

Orientações para a atividade:

a. Reproduza o mapa acima para os alunos ou peça que eles o acessem no link indicado, utilizando computadores com internet.

b. Divida os alunos em duplas. Cada dupla deve fazer uma leitura atenta do mapa. Oriente os alunos a observarem bem os dados fornecidos no título, na legenda e no rodapé do mapa.

c. Cada dupla deverá produzir um texto descritivo a partir das informações contidas no mapa: países que participaram da dominação neocolonialista da Ásia e da Oceania; regiões que, embora não tenham sido ocupadas, se tornaram áreas de influência de países capitalistas imperialistas; países da própria Ásia que colonizaram países vizinhos ou os transformaram em áreas sob sua influência; territórios asiáticos mais cobiçados pelos países imperialistas etc.

 Professor, para auxiliar os alunos na produção do texto descritivo, peça a colaboração do professor de Português e leia o texto "Os tipos textuais - leitura e reflexão", disponível no link do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50179

d. Promova a socialização dos textos produzidos entre os alunos.  

 

IV- Significados e implicações do imperialismo neocolonialista na África, Ásia e Oceania

 

Produção de Texto Dissertativo

 

Para concluir as atividades dessa aula, oriente os alunos a elaborarem um texto dissertativo com o titulo: Significados e implicações do imperialismo neocolonialista na África, Ásia e Oceania.

 

Sugestão de leituras para auxiliar os alunos na reflexão sobre o tema:

As consequências do Imperialismo. http://www.mundoeducacao.com/historiageral/as-consequencias-imperialismo.htm

O colonialismo europeu mudou radicalmente a história do mundo? http://cafehistoria.ning.com/group/colonialismo-e-imperialismo/forum/topics/o-colonialismo-europeu-mudou-radicalmente-a-hist-ria-do-mundo

 

Para rememorar as discussões já realizadas em aulas de Língua Portuguesa e de História acerca das características de um texto dissertativo, indique aos alunos a leitura do texto que se encontra disponível no link: http://www.brasilescola.com/redacao/dissertacao.htm, o qual discute: o que é dissertar?

Proponha também a leitura do texto "Como fazer uma boa dissertação?", disponível no link: http://www.brasilescola.com/redacao/como-fazer-uma-boa-dissertacao.htm

  

Os textos produzidos devem circular entre os alunos por meio de pendrives ou e-mail. Em data previamente marcada pelo professor, dúvidas e conclusões devem ser socializadas em discussão coletiva. 

Recursos Complementares

Para os alunos:

A ideologia imperialista. Brasil Escola. Por Rainer Sousa. http://www.brasilescola.com/historiag/a-ideologia-imperialista.htm

A partilha da África e da Ásia. Por Paulo Henrique Matos de Jesus. http://cafehistoria.ning.com/profiles/blogs/1980410:BlogPost:50813

Neocolonialismo. Portal Brasil Escola. http://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/neocolonialismo.htm

Para os professores:

Imperialismo e globalização. Café Historia. Por Samir Amin. http://cafehistoria.ning.com/group/colonialismo-e-imperialismo

Todos os links foram acessados em 12/10/2013

Avaliação

O professor deve observar se os objetivos propostos na aula foram efetivamente alcançados pelos alunos, tendo em vista as estratégias desenvolvidas e os recursos utilizados. Assim, poderá avaliar os alunos nas atividades trabalhadas em cada módulo, como: leitura e interpretação de fontes escritas; leitura e interpretação de charges e mapas; reprodução, análise e debate de vídeos; produção de esquema e de mapa conceitual; produção de texto descritivo e dissertativo.

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