17/10/2013
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Atividades produtivas e as relações sociais |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Ensino Médio | Sociologia | Poder, política e Estado Moderno |
Ensino Médio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
Ensino Médio | História | Trabalho |
Ensino Médio | História | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
A Revolução Industrial e a expansão mundial do capitalismo.
Estratégias:
Recursos:
I- Imperialismo, neocolonialismo e expansão capitalista a partir do século XIX |
A proposta para este módulo é o trabalho com os conceitos de IMPERIALISMO e NEOCOLONIALISMO relacionados ao contexto histórico mundial dos séculos XIX e XX. A partir das atividades desenvolvidas, os alunos serão capazes de conceituar o imperialismo e o neocolonialismo e poderão apontar as diferenças fundamentais entre as práticas de dominação/colonização realizadas pelas potências capitalistas entre os séculos XV e XVII e aquelas que ocorreram a partir do século XIX.
Atividade 1 |
Leitura de textos e produção de esquema Dinâmica: Trabalho em trio e discussão coletiva |
Orientações para a atividade:
a. Divida os alunos em trios. Cada trio deverá fazer a leitura e interpretação dos textos sugeridos abaixo. A primeira leitura deverá ser individual. Uma segunda leitura deverá ser feita pelo grupo, para que as ideias centrais dos textos sejam destacadas e comentadas.
1. Qual é a diferença entre Neocolonialismo e Imperialismo? "O Imperialismo é um conceito mais amplo que abrange o conceito mais específico de Neocolonialismo. Denomina-se de Imperialismo a fase na qual o sistema capitalista torna-se industrialmente mais tecnológico, utiliza-se de métodos mais agressivos na busca de mercados, adquire uma abrangência mundial e passa a ser conduzido e manipulado por empresas multinacionais e por grandes bancos. Dois dos componentes fundamentais do Imperialismo são o capitalismo monopolista e o capitalismo oligopolista (...). Nessa busca desenfreada por novos mercados consumidores de industrializados, pelo fornecimento de matérias-primas e de combustíveis, e por locais para novos investimentos é que as potências europeias passam a conquistar novas colônias na África, Ásia e Oceania. O Neocolonialismo, portanto, é o terceiro componente do Imperialismo, ou seja, um desdobramento da evolução do capitalismo contemporâneo." Por Antônio Carlos Güttler Texto completo disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/pergunte-professor/historia-imperialismo-728385.shtml |
2. Imperialismo "Fenômeno típico do século XIX, o Imperialismo ou Neocolonialismo demarcou o processo de expansão do capitalismo industrial pela Europa.(...) Diferente da colonização desenvolvida na Idade Moderna, os neocolonialistas não tinham a obtenção de gêneros tropicais e metais preciosos entre seus maiores interesses. Os neocolonialistas pretendiam transformar a população local em um mercado consumidor regular de seus produtos e fornecedor de matérias-primas que estivessem ligadas à expansão dos maiores setores industriais e o desenvolvimento de novas tecnologias que reduzissem os custos de produção." Por Rainer Gonçalves Sousa. Texto completo disponível em: http://www.mundoeducacao.com/historiageral/imperialismo.htm |
3. Neocolonialismo "O neocolonialismo foi a principal expressão do imperialismo, forma assumida pelo capitalismo a partir da Segunda Revolução Industrial. Foi incrementado a partir de 1880, e tinha por base uma nova divisão econômica e política do mundo pelas potências capitalistas em ascensão. Na segunda metade do século XIX, países europeus como a Inglaterra, França, Alemanha, Bélgica e Itália, eram considerados grandes potências industriais. Na América, eram os Estados Unidos quem apresentavam um grande desenvolvimento no campo industrial." Portal PasseiWeb Texto completo disponível em: http://www.passeiweb.com/saiba_mais/fatos_historicos/geral/neocolonialismo |
Todos os textos foram acessados em 12/10/2013 |
b. Após a leitura e interpretação dos textos, os trios devem esquematizar as ideias centrais dos mesmos.
No link: http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/lp/fazer_esquema.htm, os alunos encontrarão orientações de como fazer um esquema, seja utilizando setas, chaves, mapa conceitual ou outros formatos. Confira também as orientações contidas na aula publicada no seguinte endereço web: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=48914 (Acesso em: 12/10/2013) |
c. Após a elaboração dos esquemas, os alunos estarão preparados para debater as ideias centrais do texto, em discussão coletiva, coordenada pelo professor.
O que é fundamental destacar na discussão coletiva a partir dos textos trabalhados: Texto 1:
Texto 2:
Texto 3:
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d. Promova a socialização dos esquemas produzidos pelos trios, orientando os alunos a observarem aqueles que melhor representaram as ideias centrais de cada texto. Incentive os trios a reelaborarem seus esquemas, caso seja necessário.
Atividade 2 |
Leitura e interpretação de charges sobre os conceitos de IMPERIALISMO e NEOCOLONIALISMO Dinâmica: Trabalho em dupla e discussão coletiva sob a coordenação do professor |
Charge 1 | Charge 2 |
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http://www.geografiaparatodos.com.br/index.php?pag=capitulo_1_capitalismo_e_espaco_geografico |
Orientações para a atividade: | |
Charge 1: a. Os alunos, divididos em duplas, devem observar atentamente a charge e, em seguida, fazer a descrição, por escrito, de todos os elementos observados e recursos utilizados pelo autor. b. Proceder ao trabalho de interpretação da charge situando-a em seu contexto social e político. Levantar hipóteses acerca da ideia central da charge, tendo como referência os textos trabalhados na atividade 1: É possível estabelecer alguma relação entre a charge e o conceito de Imperialismo? De que maneira a representação produzida pelo autor (o homem polvo e os seus tentáculos) pode ser relacionada à política imperialista desenvolvida pelas potências capitalistas a partir do século XIX? Que país é destacado na charge, a partir da metáfora do polvo, como grande representante da política imperialista europeia no período em questão? Por quê? |
Charge 2: a. Os alunos devem fazer a descrição, por escrito, de todos os elementos observados e recursos utilizados pelo autor na charge 2. b. Proceder ao trabalho de interpretação da charge situando-a em seu contexto social e político, levantando hipóteses acerca da ideia central da charge, tendo como referência os textos trabalhados na atividade 1: Qual a relação entre a ideia central da charge e o neocolonialismo praticado pelas potências capitalistas no final do século XIX? Que continente é destacado na charge como uma das grandes "vítimas" da política neocolonialista? Por quê? Qual a relação entre a metáfora do bolo com a política neocolonialista implementada pelos países capitalistas industrializados no século XIX? |
Após o trabalho de leitura e interpretação realizado pelas duplas, proponha a discussão coletiva das respostas. |
Atividade 3 |
Reprodução, análise e debate de vídeo Dinâmica: Discussão coletiva |
Telecurso. História. Ensino Médio. Aula 44
Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=wiAWJmBHG6A
Acesso em 12/10/2013
Orientações para a atividade: a. Proponha aos alunos a análise e o debate do vídeo indicado acima. Caso a escola tenha uma sala de vídeo onde os alunos possam assistir juntos, o professor deverá escolher esta opção, utilizando computador e data show ou TV e DVD. Ou se achar melhor, os alunos também poderão acessar o vídeo pelo computador, conectados à internet. b. Como é um vídeo de curta duração, o professor pode, a qualquer momento, pausar a reprodução e fazer a discussão das questões abordadas. c. Oriente os alunos a assistirem ao vídeo observando atentamente as questões propostas e respondidas na teleaula:
d. Realize um debate entre os alunos acerca das ideias centrais do vídeo. O professor deve ser o coordenador do debate, controlando o tempo das falas, levantando questões que devem ser priorizadas na discussão e anotando questões que devem ser retomadas para esclarecimentos ao final da dinâmica. e. Oriente os alunos a registrarem as suas conclusões, por escrito, no caderno. |
Atividade 4 |
Colonialismo do século XV/XVII e neocolonialismo do século XIX/XX Produção de quadro comparativo Dinâmica: Trabalho em trio e apresentação oral |
Orientações para a atividade:
a. A partir das leituras realizadas e atividades anteriormente desenvolvidas, os alunos devem ser capazes de produzir um quadro comparativo acerca das diferenças entre o colonialismo praticado entre os séculos XV/XVII e o neocolonialismo praticado entre os séculos XIX/XX, como no exemplo abaixo:
Colonialismo e Neocolonialismo |
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Colonialismo dos séculos XV/XVII Características |
Neocolonialismo dos séculos XIX/XX Características |
1. Principal região dominada: América 2. Capitalismo comercial |
1. Regiões dominadas: África, Ásia e Oceania 2. Capitalismo industrial |
b. Os alunos devem completar o quadro com as principais diferenças entre os dois processos ocorridos em períodos distintos.
Para auxiliar na elaboração do quadro, sugira aos alunos a consulta às seguintes fontes: 1. Vídeo: Colonialismo e neocolonialismo. Por Eduardo Duique. http://www.youtube.com/watch?v=zSCYYD_kqDE 2. Slides. Por Elton Zanoni. Neocolonialismo. |
c. Os trios devem reproduzir o quadro elaborado em um slide, utilizando o programa Power Point ou similar, e fazer a apresentação do mesmo aos colegas da turma. Dúvidas e questionamentos devem ser mediados pelo professor.
II- Imperialismo neocolonialista na África |
No módulo I os alunos puderam compreender os conceitos de imperialismo e neocolonialismo e diferenciar o processo colonial ocorrido entre os séculos XV e XVII daquele ocorrido a partir do século XIX. O objetivo deste módulo é possibilitar a compreensão sobre as razões que levaram as potências capitalistas, a partir do século XIX, a adotarem uma política imperialista na África, apontando as principais características do neocolonialismo praticado no continente africano, no período em questão. Para tanto, os alunos deverão trabalhar com fontes escritas e imagéticas sobre o tema.
Atividade 1 |
Leitura e interpretação de charge Dinâmica: Discussão coletiva sob a coordenação do professor |
Imagem disponível em: http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/05/imperialismo-africa-419x550.jpg
Acesso em 12/10/2013
Orientações para a atividade:
a. Inicie as reflexões do módulo II propondo aos alunos a leitura e interpretação da charge acima.
b. Peça a alguns alunos, escolhidos aleatoriamente, que façam a descrição de todos os elementos observados na charge.
c. Em seguida, levante os seguintes questionamentos:
d. Após a discussão coletiva das questões, os alunos devem anotar as suas conclusões no caderno.
Atividade 2 |
Trabalho com textos: leitura, interpretação e produção de mapa conceitual Dinâmica: Atividade em dupla e apresentação oral |
Orientações para a atividade:
a. Divida os alunos da turma em duplas. Metade das duplas ficará responsável pelo trabalho de leitura, interpretação e produção do mapa conceitual do texto 1 e a outra metade ficará responsável pelo texto 2.
Textos de referência para o estudo do tema: "Imperialismo neocolonialista na África": | |
Texto 1. Imperialismo na África. Por Rainer Sousa. http://www.mundoeducacao.com/historiageral/imperialismo-na-africa.htm |
Ideias centrais: O processo de ocupação imperialista na África e a Conferência de Berlim. |
Texto 2. Imperialismo na África. Por Antônio Gasparetto Junior. |
A intervenção europeia no continente africano até o século XIX. A dominação do continente africano pelas potências capitalistas europeias a partir do século XIX. |
Os textos foram acessados em 12/10/2013
Lembre-se: Mapas conceituais são representações gráficas do conhecimento organizado. O conhecimento organizado é composto por uma estrutura de proposições; estas são afirmações compostas por conceitos e palavras de ligação. O mapa conceitual exige uma seleção de conceitos, daqueles que são julgados os mais importantes, de modo a resumir as ideias principais. Ele pode servir a dois objetivos: a) o de compreensão de um texto, ao nos levar a determinar os principais conceitos do texto e sua interligação; b) uma vez feito o mapa conceitual de um texto, servir de um resumo dele.
Waldyr Azevedo Junior. Mapas conceituais: instrumentos para a compreensão de textos. http://www.slideshare.net/computacaoufjf/mapas-conceituais-4828386. Acesso em: 12/07/2013 Os alunos podem conferir orientações para a elaboração do mapa conceitual no link indicado acima. |
b. As duplas devem produzir os mapas conceituais utilizando o Power Point ou outro programa, como o CmapTools,que é uma ferramenta específica para a criação de mapas conceituais, é gratuito e pode ser facilmente localizado na internet para download. Confira o tutorial para o CmapTools no link: http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm
c. As duplas devem apresentar para os demais colegas os mapas conceituais elaborados. Oriente os alunos a observarem as semelhanças e diferenças entre os mapas conceituais produzidos pelas duplas de cada grupo, verificando se destacaram conceitos semelhantes, se fizeram ligações parecidas entre os conceitos etc. Ao final, o professor deve propor uma discussão a respeito das diferenças ocorridas, chamando a atenção para os mapas que melhor representaram as ideias principais e secundárias de cada texto trabalhado. Os mapas conceituais produzidos podem ser compartilhados entre os alunos, através da utilização de pendrives ou e-mail.
Atividade 3 |
Trabalhando com mapa: a dominação neocolonialista na África Dinâmica: Atividade em grupo e discussão coletiva |
Mapa disponível no link: http://revistaescola.abril.com.br/historia/fundamentos/historia-colonizadores-africa-450594.shtml.
Acesso em 12/10/2013
Orientações para a atividade:
a. Reproduza o mapa acima para os alunos ou peça que eles o acessem no link indicado, utilizando computadores com internet.
b. Divida os alunos em grupos e proponha as seguintes questões para discussão:
c. Após a discussão nos grupos, as respostas devem ser socializadas entre todos os alunos.
III- Imperialismo neocolonialista na Ásia e Oceania |
Neste módulo, a partir das atividades desenvolvidas, os alunos poderão compreender o processo de dominação neocolonialista praticado pelas potências capitalistas na Ásia e na Oceania, a partir do século XIX. Confira, abaixo, as sugestões de atividades para o estudo do tema.
Atividade 1 |
Leitura e interpretação de texto Dinâmica: Trabalho em dupla e discussão coletiva |
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Atividade 2 |
Leitura e interpretação de charge Dinâmica: Trabalho em trio e discussão coletiva |
http://commons.wikimedia.org/wiki/File:China_imperialism_cartoon.jpg
Orientações para a atividade:
a. Os alunos, divididos em trios, devem observar atentamente a charge e, em seguida, descrever, por escrito, todos os elementos observados.
b. Proceder ao trabalho de interpretação da charge situando-a em seu contexto social e político. Oriente os alunos a levantarem hipóteses acerca da ideia central da charge, tendo como referência o texto trabalhado na atividade 1. Levante questões para auxiliar no trabalho de interpretação:
Confira uma interpretação para a charge em: http://estudosavancadosinterdisciplinares.blogspot.com.br/2012/03/charge-sobre-o-imperialismo-na.html
c. O trabalho de interpretação da charge, realizado por cada trio de alunos, deverá ser socializado na turma.
Atividade 3 |
Interpretação de mapa e produção de texto descritivo Dinâmica: Trabalho em dupla |
Confira o mapa em melhor definição clicando sobre a imagem no link: http://historiapensante.blogspot.com/2010/06/imperialismo-na-asia.html
Orientações para a atividade:
a. Reproduza o mapa acima para os alunos ou peça que eles o acessem no link indicado, utilizando computadores com internet.
b. Divida os alunos em duplas. Cada dupla deve fazer uma leitura atenta do mapa. Oriente os alunos a observarem bem os dados fornecidos no título, na legenda e no rodapé do mapa.
c. Cada dupla deverá produzir um texto descritivo a partir das informações contidas no mapa: países que participaram da dominação neocolonialista da Ásia e da Oceania; regiões que, embora não tenham sido ocupadas, se tornaram áreas de influência de países capitalistas imperialistas; países da própria Ásia que colonizaram países vizinhos ou os transformaram em áreas sob sua influência; territórios asiáticos mais cobiçados pelos países imperialistas etc.
Professor, para auxiliar os alunos na produção do texto descritivo, peça a colaboração do professor de Português e leia o texto "Os tipos textuais - leitura e reflexão", disponível no link do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50179
d. Promova a socialização dos textos produzidos entre os alunos.
IV- Significados e implicações do imperialismo neocolonialista na África, Ásia e Oceania |
Para concluir as atividades dessa aula, oriente os alunos a elaborarem um texto dissertativo com o titulo: Significados e implicações do imperialismo neocolonialista na África, Ásia e Oceania.
Sugestão de leituras para auxiliar os alunos na reflexão sobre o tema:
As consequências do Imperialismo. http://www.mundoeducacao.com/historiageral/as-consequencias-imperialismo.htm
O colonialismo europeu mudou radicalmente a história do mundo? http://cafehistoria.ning.com/group/colonialismo-e-imperialismo/forum/topics/o-colonialismo-europeu-mudou-radicalmente-a-hist-ria-do-mundo
Para rememorar as discussões já realizadas em aulas de Língua Portuguesa e de História acerca das características de um texto dissertativo, indique aos alunos a leitura do texto que se encontra disponível no link: http://www.brasilescola.com/redacao/dissertacao.htm, o qual discute: o que é dissertar? Proponha também a leitura do texto "Como fazer uma boa dissertação?", disponível no link: http://www.brasilescola.com/redacao/como-fazer-uma-boa-dissertacao.htm |
Os textos produzidos devem circular entre os alunos por meio de pendrives ou e-mail. Em data previamente marcada pelo professor, dúvidas e conclusões devem ser socializadas em discussão coletiva.
Para os alunos:
A ideologia imperialista. Brasil Escola. Por Rainer Sousa. http://www.brasilescola.com/historiag/a-ideologia-imperialista.htm
A partilha da África e da Ásia. Por Paulo Henrique Matos de Jesus. http://cafehistoria.ning.com/profiles/blogs/1980410:BlogPost:50813
Neocolonialismo. Portal Brasil Escola. http://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/neocolonialismo.htm
Para os professores:
Imperialismo e globalização. Café Historia. Por Samir Amin. http://cafehistoria.ning.com/group/colonialismo-e-imperialismo
Todos os links foram acessados em 12/10/2013
O professor deve observar se os objetivos propostos na aula foram efetivamente alcançados pelos alunos, tendo em vista as estratégias desenvolvidas e os recursos utilizados. Assim, poderá avaliar os alunos nas atividades trabalhadas em cada módulo, como: leitura e interpretação de fontes escritas; leitura e interpretação de charges e mapas; reprodução, análise e debate de vídeos; produção de esquema e de mapa conceitual; produção de texto descritivo e dissertativo.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/02/2014
Quatro estrelasAdorei essa aula. Parabéns!
22/02/2014
Cinco estrelasSão informações que ajudam muito a quem está estudando sobre este assunto.
22/11/2013
Três estrelasmuito interessante!!!