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Utilizando o conceito de área para fazer estimativa do número de pessoas que cabem em 1m² e calcular o preço de imóveis

 

09/10/2013

Autor e Coautor(es)
MARIANA MARTINS PEREIRA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Anielle Glória Vaz Coelho; Angela Cristina dos Santos; Antomar Araújo Ferreira; Valmir Machado dos Santos; Vítor Martins dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A fim de desenvolver as competências da área 2 da matriz do ENEM, que é utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e representação da realidade e agir sobre ela, bem como resolver situação-problema que envolva conhecimentos geométricos de espaço e forma (H8), são propostos para essa aula os seguintes objetivos:

  • Fazer estimativa do número de pessoas que cabem em 1m²;
  • Identificar a utilização do conceito de área no contexto diário;
  • Resolver problemas que evidenciem para os alunos a necessidade de usar o conceito de área.
Duração das atividades
2 horas/aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Área de uma região retangular
  • Unidade de medida padrão de área
  • Operações envolvendo números decimais
Estratégias e recursos da aula

Folha de papel A4 com fotocópia das atividades

Computador com acesso à internet

Datashow

Lousa

Professor (a), antes de iniciar, acesse a aula intitulada “Construção do conceito de área e sua utilização na elaboração da planta baixa de uma casa popular” disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49903(Acesso em 01 de outubro de 2013) e a aula intitulada “O revestimento de um ambiente e o cálculo de área” disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49872(Acesso em 01 de outubro de 2013) para visualizar duas propostas de como proceder para construir o conceito de área de uma região retangular com seus alunos.

Peça que os alunos se organizem com os mesmos integrantes do grupo da aula anterior e entregue para cada grupo a fotocópia da atividade 1, 2 e 3 seguir:

Para retornar a aula anterior, questione os alunos, utilizando a as questões da atividade proposta:

1- Suponha que na aula anterior, fora da sala de aula, o grupo construiu um retângulo de área 6m², quantas estacas vocês utilizaram? Justifique.

2- Existem outras possibilidades para construção desta área? Se sim, quais?

3- Suponha que o grupo irá construir áreas de 4m², 8m², 9m², 12m², 36m². Complete a tabela:

Área construída

Comprimento

Largura

Números de possibilidades para construção da área

Número de estacas utilizadas

Perímetro da região

 

 

 

 

 

 

Comentário: Permita que cada grupo responda um item das atividades anteriores para os demais alunos da sala e faça intervenções quando for necessário.

Após a atividade anterior, informe os alunos que, de acordo com engenheiros e estudiosos, o número de pessoas que cabem em 1 m², em um local com grande concentração de pessoas, é de no máximo 7 pessoas. Isso com as pessoas se espremendo umas nas outras. E, segundo a Folha de São Paulo, é mais objetivo levar em consideração um número de 3 a 4 pessoas, mas este número ainda pode variar.

Em seguida, utilizando um computador conectado à internet, acesse o link http://www.rastro101.com.br/noticia/650/ (Acesso 03 de outubro de 2013) para reproduzir o vídeo que está disponível (Figura 1), pois o mesmo contém uma reportagem que explica como são feitos os cálculos para estimar o número de pessoas presentes em um evento.

Figura 1: Imagem do vídeo que contém a explicação sobre cálculo de multidões realizado pela equipe da Folha de São Paulo

Figura 1: Imagem do vídeo que contém a explicação sobre cálculo de multidões realizado pela equipe da Folha de São Paulo

Fonte: Vídeo disponível em http://www.rastro101.com.br/noticia/650/. Acesso 03 de outubro de 2013.

Ainda na mesma página da internet (disponível em http://www.rastro101.com.br/noticia/650/. Acesso 03 de outubro de 2013.), focalize a figura 2e comente com os alunos como é feito o cálculo aproximado de pessoas que cabem por m² em um grande evento.

Figura 2: Imagem que explica como é feito o cálculo aproximado de pessoas que cabem por m²

Figura 2: Imagem que explica como é feito o cálculo aproximado de pessoas que cabem por m²

Fonte: Imagem disponível em http://www.rastro101.com.br/noticia/650/. Acesso 03 de outubro de 2013.

Considerando uma média de 7 pessoas por m², peça aos alunos que façam os cálculos, utilizando a calculadora, para verificarem quantas pessoas cabem na Esplanada dos Ministérios (área de 328 000m²), na Praça dos Três Poderes (área de 75 800 m²) e na Praia de Copacabana (área de 403 500 m²).

Entregue para cada grupo a fotocópia da atividade 4, 5 e 6, depois faça a correção na lousa, sempre intervindo  quando necessário para esclarecer as dúvidas dos alunos.

Atividades propostas:

4- Com base nas informações apresentadas na reportagem apresentada em vídeo, complete a tabela:

Área

Quantas pessoas cabem em

3 pessoas por m²

4 pessoas por m²

7 pessoas por m²

4 m²

12 pessoas

16 pessoas

28 pessoas

9 m²

 

 

 

85 000 cm²

 

 

 

12 m²

 

 

 

360 000 cm²

 

 

 

100 m²

 

 

 

5- Observe os dados da revista Época do mês de setembro de 2013, disponível em http://epoca.globo.com/vida/noticia/2013/09/os-bbairros-mais-desejadosb-do-brasil.html(Acesso disponível em 2013), onde são dispostos os preços de construção por metro quadrado mais cobiçados do Brasil (Figura 3):

Figura 3: Imagem da Reportagem “Bairros mais desejados do Brasil”

Figura 3: Imagem da Reportagem “Bairros mais desejados do Brasil”

Fonte: Reportagem da Revista Época disponível em http://epoca.globo.com/vida/noticia/2013/09/os-bbairros-mais-desejadosb-do-brasil.html(Acesso disponível em 2013)

Suponha que você irá comprar uma casa em Botafogo, Rio de Janeiro. A casa, de formato retangular, tem as seguintes dimensões:

Cômodo

Largura (m)

Comprimento (m)

Quarto 1

3,10

3,20

Quarto 2

3,10

3,20

Banheiro

1,20

2,20

Sala

3,55

3,20

Cozinha

2,70

3,20

Área de serviço

1,00

2,20

Garagem

1,50

3,35

a) Quanto você irá pagar, sabendo que o preço do metro quadrado é R$ 13520,00?

b) E se o preço do metro quadrado fosse R$ 3000,00 quanto você iria pagar?

 

6- Quanto você irá pagar pela casa em cada bairro abaixo? Complete a tabela:

Bairros

Preço do metro quadrado (consulte a fonte acima)

Operação utilizada

Valor da casa

Jardim Paulista

 

 

 

Paraíso

 

 

 

Bela Vista

 

 

 

Pinheiros

 

 

 

Noroeste

 

 

 

Aclimação

 

 

 

Centro

 

 

 

Barra da Tijuca

 

 

 

Comentário: Oriente os alunos a utilizarem a calculadora para fazer os cálculos e, quando eles concluírem a atividade, faça a correção na lousa de todas as questões, ressaltando com os alunos que compreender a área de uma região retangular é muito útil em diversas situações do cotidiano, como as trabalhadas nessa aula.

Recursos Complementares

Professor(a) sugiro que você acesse o link abaixo:

Plano de trabalho docente

Fonte: Disponível em http://daisycandido.blogspot.com.br/2012/12/ptd-plano-de-trabalho-docente.html  Acesso em 06 jun 2013.

 

Professor (a) sugiro que você leia os livros a seguir:

BIEMBENGUT, Maria Salett. HEIN, Nelson. Modelagem matemática no ensino. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2005.

MACHADO, N.J. Medindo comprimentos. Editora Scipione, 2000. (Coleção Vivendo a Matemática).

Avaliação

Professor (a), avalie o desempenho de cada grupo durante a realização do estudo dirigido. Faça questionamentos durante a correção das atividades e verifique se, a partir das respostas dos alunos, houve aprendizagem e se os objetivos propostos para essa aula foram cumpridos.

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