09/10/2013
Anielle Glória Vaz Coelho; Angela Cristina dos Santos; Antomar Araújo Ferreira; Valmir Machado dos Santos; Vítor Martins dos Santos
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
A fim de desenvolver as competências da área 2 da matriz do ENEM, que é utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e representação da realidade e agir sobre ela, bem como resolver situação-problema que envolva conhecimentos geométricos de espaço e forma (H8), são propostos para essa aula os seguintes objetivos:
Folha de papel A4 com fotocópia das atividades
Computador com acesso à internet
Datashow
Lousa
Professor (a), antes de iniciar, acesse a aula intitulada “Construção do conceito de área e sua utilização na elaboração da planta baixa de uma casa popular” disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49903(Acesso em 01 de outubro de 2013) e a aula intitulada “O revestimento de um ambiente e o cálculo de área” disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49872(Acesso em 01 de outubro de 2013) para visualizar duas propostas de como proceder para construir o conceito de área de uma região retangular com seus alunos.
Peça que os alunos se organizem com os mesmos integrantes do grupo da aula anterior e entregue para cada grupo a fotocópia da atividade 1, 2 e 3 seguir:
Para retornar a aula anterior, questione os alunos, utilizando a as questões da atividade proposta:
1- Suponha que na aula anterior, fora da sala de aula, o grupo construiu um retângulo de área 6m², quantas estacas vocês utilizaram? Justifique.
2- Existem outras possibilidades para construção desta área? Se sim, quais?
3- Suponha que o grupo irá construir áreas de 4m², 8m², 9m², 12m², 36m². Complete a tabela:
Área construída |
Comprimento |
Largura |
Números de possibilidades para construção da área |
Número de estacas utilizadas |
Perímetro da região |
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Comentário: Permita que cada grupo responda um item das atividades anteriores para os demais alunos da sala e faça intervenções quando for necessário.
Após a atividade anterior, informe os alunos que, de acordo com engenheiros e estudiosos, o número de pessoas que cabem em 1 m², em um local com grande concentração de pessoas, é de no máximo 7 pessoas. Isso com as pessoas se espremendo umas nas outras. E, segundo a Folha de São Paulo, é mais objetivo levar em consideração um número de 3 a 4 pessoas, mas este número ainda pode variar.
Em seguida, utilizando um computador conectado à internet, acesse o link http://www.rastro101.com.br/noticia/650/ (Acesso 03 de outubro de 2013) para reproduzir o vídeo que está disponível (Figura 1), pois o mesmo contém uma reportagem que explica como são feitos os cálculos para estimar o número de pessoas presentes em um evento.
Figura 1: Imagem do vídeo que contém a explicação sobre cálculo de multidões realizado pela equipe da Folha de São Paulo
Fonte: Vídeo disponível em http://www.rastro101.com.br/noticia/650/. Acesso 03 de outubro de 2013.
Ainda na mesma página da internet (disponível em http://www.rastro101.com.br/noticia/650/. Acesso 03 de outubro de 2013.), focalize a figura 2e comente com os alunos como é feito o cálculo aproximado de pessoas que cabem por m² em um grande evento.
Figura 2: Imagem que explica como é feito o cálculo aproximado de pessoas que cabem por m²
Fonte: Imagem disponível em http://www.rastro101.com.br/noticia/650/. Acesso 03 de outubro de 2013.
Considerando uma média de 7 pessoas por m², peça aos alunos que façam os cálculos, utilizando a calculadora, para verificarem quantas pessoas cabem na Esplanada dos Ministérios (área de 328 000m²), na Praça dos Três Poderes (área de 75 800 m²) e na Praia de Copacabana (área de 403 500 m²).
Entregue para cada grupo a fotocópia da atividade 4, 5 e 6, depois faça a correção na lousa, sempre intervindo quando necessário para esclarecer as dúvidas dos alunos.
Atividades propostas:
4- Com base nas informações apresentadas na reportagem apresentada em vídeo, complete a tabela:
Área |
Quantas pessoas cabem em |
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3 pessoas por m² |
4 pessoas por m² |
7 pessoas por m² |
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4 m² |
12 pessoas |
16 pessoas |
28 pessoas |
9 m² |
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85 000 cm² |
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12 m² |
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360 000 cm² |
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100 m² |
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5- Observe os dados da revista Época do mês de setembro de 2013, disponível em http://epoca.globo.com/vida/noticia/2013/09/os-bbairros-mais-desejadosb-do-brasil.html(Acesso disponível em 2013), onde são dispostos os preços de construção por metro quadrado mais cobiçados do Brasil (Figura 3):
Figura 3: Imagem da Reportagem “Bairros mais desejados do Brasil”
Fonte: Reportagem da Revista Época disponível em http://epoca.globo.com/vida/noticia/2013/09/os-bbairros-mais-desejadosb-do-brasil.html(Acesso disponível em 2013)
Suponha que você irá comprar uma casa em Botafogo, Rio de Janeiro. A casa, de formato retangular, tem as seguintes dimensões:
Cômodo |
Largura (m) |
Comprimento (m) |
Quarto 1 |
3,10 |
3,20 |
Quarto 2 |
3,10 |
3,20 |
Banheiro |
1,20 |
2,20 |
Sala |
3,55 |
3,20 |
Cozinha |
2,70 |
3,20 |
Área de serviço |
1,00 |
2,20 |
Garagem |
1,50 |
3,35 |
a) Quanto você irá pagar, sabendo que o preço do metro quadrado é R$ 13520,00?
b) E se o preço do metro quadrado fosse R$ 3000,00 quanto você iria pagar?
6- Quanto você irá pagar pela casa em cada bairro abaixo? Complete a tabela:
Bairros |
Preço do metro quadrado (consulte a fonte acima) |
Operação utilizada |
Valor da casa |
Jardim Paulista |
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Paraíso |
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Bela Vista |
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Pinheiros |
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Noroeste |
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Aclimação |
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Centro |
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Barra da Tijuca |
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Comentário: Oriente os alunos a utilizarem a calculadora para fazer os cálculos e, quando eles concluírem a atividade, faça a correção na lousa de todas as questões, ressaltando com os alunos que compreender a área de uma região retangular é muito útil em diversas situações do cotidiano, como as trabalhadas nessa aula.
Professor(a) sugiro que você acesse o link abaixo:
Plano de trabalho docente
Fonte: Disponível em http://daisycandido.blogspot.com.br/2012/12/ptd-plano-de-trabalho-docente.html Acesso em 06 jun 2013.
Professor (a) sugiro que você leia os livros a seguir:
BIEMBENGUT, Maria Salett. HEIN, Nelson. Modelagem matemática no ensino. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2005.
MACHADO, N.J. Medindo comprimentos. Editora Scipione, 2000. (Coleção Vivendo a Matemática).
Professor (a), avalie o desempenho de cada grupo durante a realização do estudo dirigido. Faça questionamentos durante a correção das atividades e verifique se, a partir das respostas dos alunos, houve aprendizagem e se os objetivos propostos para essa aula foram cumpridos.
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