Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Matemática: as medidas em nosso cotidiano

 

20/10/2013

Autor e Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Elaborar planejamento de um trabalho de campo;
  • Realizar observação;
  • Elaborar relatório;
  • Identificar o conceito de: altura, comprimento, comparação e profundidade;
  • Utilizar conceitos matemáticos aprendidos em atividades;
  • Reconhecer que a tecnologia auxilia no processo de alfabetização;
  • Desenvolver a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;
  • Respeitar diferentes pontos de vista, que as pessoas possuem sobre o assunto.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em:         <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 06 de out. 2013.

Esta aula tem como parâmetro a maciça presença da Matemática no cotidiano humano. Por mais que o aluno tenha dificuldades neste conteúdo, não há como “fugir” dela, pois, ela está por todo lado.  Particularmente, trabalharemos conceitos de: altura, comprimento, comparação de altura, largura e profundidade.

1º Momento: aproximadamente 60 minutos.

Trabalho de campo: brincando e aprendendo Matemática simultaneamente

Trabalho de campo

Blog: “Biologia Unifeso”. Disponível em: <http://biologiaunifeso.blogspot.com.br/p/trabalho-de-campo.html>. Acesso em: 05 de out. 2013.

Professor, para trabalhar os conceitos propostos acima, é conveniente que seus alunos vivenciem um momento especial de lazer. O ideal é programar um dia de lazer em um “Clube recreativo da cidade” e neste clube, possam: nadar, jogar futebol, vôlei, basquete e fazer uma caminhada ou corrida em uma pista de atletismo. Caso não seja possível, conduza-os a um “Parque da cidade” para poderem visualizar pessoas nestas práticas esportivas. Essa vivência, ou ao menos essa observação, será fundamental para que compreendam os conceitos a serem trabalhados.

Professor, para realizar um trabalho de campo, é necessário elaborar um planejamento. Este planejamento deve envolver os alunos em todas as etapas e algumas ações são fundamentais, tais como:

  • Deve-se atentar para agendar o local do trabalho de campo;
  • Estabelecer uma data e hora em que será realizado;
  • Listar os alunos que irão fazendo chamada na saída e no retorno do trabalho;
  • Solicitar o uso do uniforme para os alunos;
  • Organizar o meio de transporte;
  • Enviar uma solicitação para o clube ou parque que será visitado;
  • Solicitar a autorização dos pais;
  • Criar regras de conduta para os alunos, antes, durante e após o passeio;
  • Estipular os objetivos e uma metodologia: observação, registro, elaboração de relatório, dentre outras;
  • Levar câmera fotográfica digital ou o laptop Um Computador por Aluno - UCA, para registrar alguns momentos importantes;
  • Levar algumas fitas métricas ou trenas para alguns registros, caso seja necessário.

Fazendo isso, seu trabalho tem grandes chances de ser bem sucedido. 

Dicas extraídas do sítio Portal do Professor MEC, aula da professora Denize D. Campos Rizzotto. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27154>. Acesso em: 05 de out. 2013.

Professor, no dia do trabalho de campo, resgate com os alunos o objetivo do trabalho. Ressalte que não é apenas lazer, pois a partir das observações realizadas durante o trabalho, nós aprenderemos alguns conceitos matemáticos muito importantes para nossa vida, pois eles fazem parte de nosso cotidiano.

Durante a realização do trabalho de campo, entre uma atividade e outra, faça questionamentos sobre o que observaram.

Elaborando o relatório

Ao retornarem para escola, no dia seguinte, solicite aos alunos que elaborem um relatório para que não percam as observações. Façam o texto coletivamente, assim os alunos terão a oportunidade de participarem e com certeza o relatório ficará muito rico. Se possível revelem algumas fotos e ilustrem o texto, mas se preferir poderá solicitar que eles façam a ilustração: da piscina, pista de atletismo, quadras ou outros locais observados.

2º Momento: aproximadamente 60 minutos.

Como vou medir isso?

Professor, naturalmente, desde os primeiros tempos havia a necessidade de medir as coisas, seja em sua altura, largura, profundidade e outros. Em um tempo, relativamente recente, ainda se utilizava medidas como: a légua, milha, corrente, jarda, pé, polegada.

Certamente, no decorrer destes tempos até os dias atuais, essas unidades de medidas se aperfeiçoaram, principalmente porque as relações humanas ficaram mais complexas e passaram a exigir cada vez mais precisão em medir as coisas. O famoso “olhômetro” (maneira de medir os objetos utilizando apenas o olho nu) não atende mais as necessidades do homem moderno.

Professor, você pode utilizar a seguinte abordagem com seu aluno. Por exemplo: um colega de sua turma lhe pergunta qual é o tamanho do campo de futebol que vocês estavam jogando no 1º momento desta aula e você diz: “eu acho que tem o tamanho de um quarteirão (quadra em algumas regiões)”. Isso é utilizar o “olhômetro”, pois, disse uma medida em que apenas acha, mas não tem certeza.

Medidas de comprimento

Fita métrica

Sítio: “Turmas Normal Médio”. Disponível em: <http://turmasnormalmedio.pbworks.com/w/page/60283250/grandeza%20comprimento%20e%20suas%20medidas%20Marcella%20e%20Neuza>. Acesso em: 05 de out. 2013.

No sistema métrico decimal (maiores informações no item Recursos Complementares), a unidade fundamental para medir comprimentos é o metro, cuja abreviação é (m). Existem os múltiplos e os submúltiplos do metro. Os múltiplos do metro são utilizados para medir grandes distâncias, enquanto os submúltiplos, para pequenas distâncias. Para medidas milimétricas, em que se exige precisão veja na tabela: 

Metro e seus multiplos

Sítio: “Turmas Normal Médio. Quadro de unidades”. Disponível em: <http://turmasnormalmedio.pbworks.com/w/page/60283250/grandeza%20comprimento%20e%20suas%20medidas%20Marcella%20e%20Neuza>. Acesso em: 05 de out. 2013.

Professor, apresente a seus alunos outras unidades de medida que não pertencem ao sistema métrico decimal. Vejamos as relações entre algumas dessas unidades e as do sistema métrico decimal (lembrando que são valores aproximados.):

1 polegada = 25 milímetros (mm)
1 milha      = 1 609 metros (m)
1 légua      = 5 555 metros (m)
1 pé          = 30 centímetros (cm)

Veja algumas imagens correspondentes:

   Formas de medirFormas de medir

Sítio: “Turmas Normal Médio. Quadro de unidades”. Disponível em: <http://turmasnormalmedio.pbworks.com/w/page/60283250/grandeza%20comprimento%20e%20suas%20medidas%20Marcella%20e%20Neuza>. Acesso em: 05 de out. 2013.

Professor, pergunte aos seus alunos qual é mais fácil: medir o campo em que jogaram futebol no 1º momento desta aula com as unidades de medida acima citados ou utilizando o sistema métrico? Certamente optarão pelo sistema métrico, assim, desafie seus alunos a utilizarem o sistema métrico, por meio da seguinte atividade:

Aluna UCA

1) Utilizando o sistema métrico, verifique sua altura e a altura de mais cinco colegas de sua turma, anotando as medidas em seu caderno de Matemática, seguindo o seguinte modelo:

a) Meu nome é __________________. Minha altura é ______m e _____ cm.

b) A altura de meu/minha colega _______________ é ______m e _____ cm.

c) A altura de meu/minha colega _______________ é ______m e _____ cm.

d) A altura de meu/minha colega _______________ é ______m e _____ cm.

e) A altura de meu/minha colega _______________ é ______m e _____ cm.

f) A altura de meu/minha colega _______________ é ______m e _____ cm.

2) Faça um desenho do seu maior colega e outro do menor.

Maior: Meu/Minha colega de maior altura é o/a _________________________. Ele/a tem _____ anos e nasceu em ____/____/________.

 

 

 

 

 

 

Menor: Meu/Minha colega de menor altura é o/a _________________________. Ele/a tem _____ anos e nasceu em ____/____/________.

 

 

 

 

 

 

Professor, ao realizar esta atividade, você acabou de trabalhar “Comparação de tamanho” com seus alunos. Comparação, também conhecida por analogia, uma forma de comparar as coisas, descobrindo nelas suas semelhanças e suas diferenças. É fundamental que os alunos compreendam que um objeto é grande ou pequeno quando se pode compará-lo a outro ou a outros objetos.

Por exemplo, um bebê é pequeno se for comparado a uma criança de oito (8) anos, mas se for comparada a uma lata de refrigerante este bebê é grande. A criança de oito (8) anos é maior que um bebê (logo, grande), mas se comparada a um jogador de basquete profissional é menor (logo, pequena). Um jogador profissional de basquete é maior que uma criança de oito (8) anos (logo, grande), mas se for comparado a um prédio, é menor (logo, pequeno) e assim por diante.

BebeCriancaOscarPredio

Bebê – Imagem disponível em: <http://ultradownloads.com.br/papel-de-parede/Bebe-de-Olhos-Azuis/>. Acesso em: 06 de out. 2013.

Criança – Imagem disponível em: <http://www.birafitness.com/cuidados_com_sua_coluna.htm>. Acesso em: 06 de out. 2013.

Jogador de basquete – Imagem disponível em: <http://maumauexterminador.blogspot.com.br/2013/05/apos-duas-cirurgias-oscar-schmidt-luta.html>. Acesso em: 06 de out. 2013.

Prédio – Imagem disponível em: <http://xinguturismo.blogspot.com.br/2010/09/programa-de-indio-do-dia-implosao-de.html>. Acesso em: 06 de out. 2013.

3º Momento: aproximadamente 60 minutos.

Medidas de precisão

Precisao - exatidao

Imagem disponível em: <http://quimicoisas.blogspot.com.br/2013/04/diferenca-entre-exatidao-e-precisao.html>. Acesso em: 05 de out. 2013.

Professor, diga a seus alunos que existem objetos microscópicos e objetos absurdamente grandes. Como medi-los? Talvez algum aluno apressado poderia responder: “com a régua” (forma mais utilizada e eficiente na ambiente escolar). De fato é uma boa alternativa, mas existem objetos que são praticamente invisíveis a olho nu.

Professor, relembre os alunos do momento inicial em que seus alunos estavam jogando basquete. Um jogo de muito contato físico. Se algum aluno olhou despretensiosamente na cabeça do colega que está com piolho, devido ao seu pequeno tamanho, provavelmente não encontrou o causador de tanto desconforto.

Piolho

Sítio: “UOL”. Imagem disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/como-acabar-de-vez-com-os-piolhos/>. Acesso em: 05 de out. 2013.

Dica ao professor: ao acessar ao sitio acima, você encontrará algumas dicas preventivas contra os piolhos. Se for conveniente, trabalhe-as com seus alunos, pois, é comum crianças em idade escolar “pegar piolho”. Se for conveniente, utilizando um projetor multimídia, assista ao vídeo abaixo com seus alunos, e explore a música “Piolho” do grupo Cocoricó. Mas, se os alunos possuem o laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).

Piolho - musica

Música e letra completa disponível em: <http://letras.mus.br/cocorico/1635035/>. Acesso em: 05 de out. 2013.

Como alguns objetos são difíceis de enxergar a olho nu, seria assim necessário, um instrumento de medida de precisão, que satisfizesse a necessidade de medir objetos muito pequenos.  O telescópio é um aparelho que auxiliaria essa medição por meio de um submúltiplo do m, o milímetro (mm), que equivale a 1 m dividido por mil (1.000).

Telescopio

Sítio: “Orfury”. Imagem disponível em: <http://www.orfury.com.br/blog/11636/como-fazer-um-telescopio.html>. Acesso em: 05 de out. 2013.

Professor, tranquilize seu aluno, pois, ele não necessita dominar a divisão para fazer este cálculo, explique para ele que basta “caminhar” três casas para a esquerda do número que chegará a medida (em mm) do objeto desejado.

1m = 0,001. 

É como se a vírgula estivesse imediatamente após o número 1 (1,0 m). Para transformar este metro em mm, basta “caminhar” com a vírgula, três casas para a esquerda do número. Lembrando que à esquerda do número, preenchemos com o número de zeros (0) que for necessário. Veja o exemplo:

1 = metro (m)

0,1 = 1 casa = decímetro (dm)

0,01 = 2 casas = centímetro (cm)

0,001 = 3 casas = milímetro (mm)

Professor, proponha uma atividade lúdica que auxiliará seus alunos a fixarem seus conhecimentos sobre “Medidas de precisão”. 

Aluna UCA

a) Construa, em casa, com auxílio de seus pais, um telescópio utilizando as orientações disponíveis em: <http://www.orfury.com.br/blog/11636/como-fazer-um-telescopio.html>. Acesso em: 05 de out. 2013.

b) Em sua opinião, qual é a medida mais adequada para medir o piolho da cabeça de seu colega jogador de basquete?

b.1) (   ) metro

b.2) (   ) centímetro

b.3) (   ) milímetro

c) Complete:

c.1) Para transformar 1 m em dm, devemos caminhar com a vírgula ____ casas.

c.2) Para transformar 1 m em cm, devemos caminhar com a vírgula ____ casas.

c.3) Para transformar 1 m em mm, devemos caminhar com a vírgula ____ casas.

Grandes medidas

Professor, assim como existem objetos extremamente pequenos e difíceis de serem vistos a olho nu, também existe objetos extremamente grandes. Nossos alunos poderiam novamente perguntar: “como medir isso”? Certamente não com os mesmos instrumentos acima citados, pois, seriam ineficientes. Quais utilizar então? Para medir objetos grandes, o ideal é utilizar a medida quilômetro.

O quilômetro é representado pelo símbolo (km) e é uma unidade de medida de comprimento que deriva do metro e pertence ao Sistema Internacional de Unidades (SI). A palavra "quilômetro" resulta da combinação do prefixo quilo ("mil") com a palavra metro, razão por que um quilômetro equivale a mil metros. Conceito disponível no sítio: Wikipédia, a enciclopédia livre. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Quil%C3%B4metro>. Acesso em: 05 de out. 2013.

Professor, relembre seus alunos do momento em que corriam ou caminhavam pela pista de atletismo no 1º momento desta aula. Compare-o à quadra do basquete e pergunte qual é maior. Certamente falarão que é a pista, pois, de fato é.

Segundo a Federação Internacional de Basquete (FIBA), o comprimento de uma quadra de basquete deve ser de 28 m. Segue imagem com as principais medidas.

Quadra de basquete

Blog: “Esporte Castro Alves”. Imagem disponível em: <http://esportecastroalves.blogspot.com.br/2011/05/quadra-de-basquete.html>. Acesso em: 05 de out. 2013.

A quadra de basquete é muito maior do que o piolho (medido em mm), mas é bem menor do que a pista de atletismo que deve ser medida em km.

Veja a imagem da pista de atletismo da cidade de Maringá, situada no estado do Paraná. Como ela tem mais de mil (1.000) m, ela deve ser medida em km e com certeza tem mais de 1 km. 

Pista de atletismo

Blog: “O diário”. Imagem disponível em: <http://blogs.odiario.com/dinizneto/2010/05/31/pista-de-atletismo-de-maringa/>. Acesso em: 05 de out. 2013.

Professor, explique para seus alunos que para transformar metros em quilômetros, basta multiplicar por mil (1.000). Contudo, tranquilize-os, pois, eles não necessitarão dominar a multiplicação para fazer este cálculo, explique para eles que basta “caminhar” três casas para a direita do número que chegará a medida (em km) do objeto desejado.

1 km = 1.000m.

É como se a vírgula estivesse imediatamente após o número 1 (1,0 m). Para transformar este metro em km, basta “caminhar” com a vírgula, três casas para a direita do número. Lembrando que à direita do número, preenchemos com o número de zeros (0) que for necessário. Veja o exemplo:

1,0 = metro (m)

10, = 1 casa = 10 m = 1 (dam) decâmetro.

100, = 2 casas = 100m = 1 (hm) hectômetro.

1000, = 3 casas = 1000m = 1 (km) quilômetro.

Professor, proponha uma atividade lúdica que auxiliará seus alunos a fixarem seus conhecimentos sobre “Grandes medidas”. 

Aluna UCA

a) Desenhe em seu caderno de Matemática, uma grande pista de atletismo.

b) Em sua opinião, qual é a medida mais adequada para medir uma pista de atletismo ou uma estrada que liga uma cidade a outra?

b.1) (   ) metro (m)

b.2) (   ) centímetro (cm)

b.3) (   ) quilômetro (km)

4º Momento: aproximadamente 60 minutos.

Que altura tem isso? Qual a profundidade?

Professor, é natural que crianças pequenas fiquem impressionadas quando visualizam algo muito longo, comprido, largo, profundo ou alto, inclusive, algumas pessoas adultas lhes parecem verdadeiros “gigantes”. Como não possuem muito parâmetro, vivem se perguntando: que altura isso tem? Qual a profundidade disto? Para tentar responder a algumas dessas perguntas, ensine algumas unidades de medidas para que então, possam responder algumas dessas perguntas.

Que altura tem isso?

  1. Peso e altura média das crianças

Professor, como já falado anteriormente, as crianças vivem perguntando: “que altura isso tem?”. Como já dizia um velho sábio: “Existe respostas para todas as perguntas, mesmo que a resposta seja ‘Eu não sei”. Apresente a seus alunos o quadro de peso e altura média de crianças brasileiras. Esse quadro é significativo para trabalhar a altura e o peso de seus alunos, assim, pode ao mesmo tempo trabalhar alimentação saudável (lembrando que muitas crianças brasileiras em idade escolar estão acima do peso) e medição de altura dos alunos da turma e comparar as medidas obtidas.

Tabela de pesos e medidas

Sítio: “Bililo Baby”. Tabela disponível em: <http://www.bililobaby.com.br/noticias/tabela-de-peso-e-altura-da-crianca-para-cada-idade>. Acesso em: 06 de out. 2013.

Professor, ao término da atividade, se for conveniente, proponha um “Lanche comunitário” para ser realizado no horário do recreio de um dos dias que sucederam esta atividade. Nesta oportunidade, solicite que os alunos tragam apenas lanches saudáveis, sem muito açúcar, fritura ou gordura. Provavelmente gostarão mais de seus lanches habituais do que os saudáveis, contudo, fale da importância da alimentação saudável para a preservação da saúde.

Frutas

Sítio: “Apub Saúde”. Imagem disponível em: <http://apubsaude.com.br/?page_id=455>. Acesso em: 06 de out. 2013.

  1. Peso e altura média de adultos

Professor, para que o trabalho desenvolvido com as crianças dê frutos, é necessário fazer o mesmo com seus familiares, pois, como as crianças ainda não têm autonomia de escolher o que comer e nem distinguir o que faz bem ou mal para sua saúde, ela necessita do auxílio de seus pais. No entanto, podemos concluir que muitas crianças não se alimentam corretamente, porque seus pais também não o fazem e nem ao menos se preocupam com sua saúde ou com a de seus filhos. Assim, trabalhe a tabela de peso e de altura com os familiares de seus alunos. Para isso, cole a seguinte tabela no caderno de Matemática de seus alunos e proponha uma “Atividade de casa”.

Medias de peso e altura

Medias de peso e altura

Atividade para casa

1) Realize uma pesquisa com seus pais e escreva as respostas em seu caderno de Matemática.

a) Meu entrevistado é do sexo: (   ) masculino (   ) feminino

b) Qual é seu nome completo? _________________________________________

c) Qual é sua idade? _________________________________________________

d) Qual é sua altura? _________________________________________________

e) Qual é seu peso? __________________________________________________

f) Você considera ter uma alimentação saudável? Justifique. ________________________________________________________________________________________________________________________________

2) Após a entrevista, compare os dados coletados por você e com os dados da tabela acima, de acordo com o sexo, altura e peso. Veja se seu entrevistado está ou não cuidando de sua saúde.

Qual a Profundidade?

Professor, recorde com seus alunos o momento vivenciado na piscina. Abra uma roda de conversa e ouça as histórias que tem para contar: brincadeiras, diversão, sustos e outras coisas.

Após ouvi-los, solicite que observem a imagem abaixo e ouça o que gostariam de falar sobre ela. Provavelmente falarão que a piscina possui vários degraus e em cada área da piscina existe uma profundidade diferente. Utilize um projetor multimídia para projetá-la ou reproduza a imagem para eles colarem no caderno de Matemática e realizarem a atividade a seguir.

Piscina

Sitio: “Construdeia”. Imagem disponível em: <http://construdeia.com/profundidade-de-piscina/>. Acesso em: 06 de out. 2013.

Professor, contudo, amplie o conhecimento de seus alunos, explicando a eles que o termo profundidade é mais amplo do que isso, pois, além de se referir de uma medida da base ao topo de um objeto, significa também um atributo do que é profundo, quando se refere a um lançamento de longa distancia no sentido do campo do adversário e quando se refere a um efeito do desenho que cria a ilusão de espaço em três dimensões.

No entanto, não se tratará nesta aula de todas essas variações de significados, apenas no que diz respeito ao que a figura sugere: a medida da base ao topo. Vamos descobrir onde é a base e onde é o topo?

Base é o que apoia o objeto no chão. Já o topo é a parte de cima, a mais alta do objeto. Na figura abaixo, por exemplo, o número 01 representa a base (parte que apoia a pirâmide) e o número 04 representa o topo (parte de cima e mais alta da pirâmide).

Piramide

Sitio: “Meu bolso em dia”. Imagem disponível em: <http://www.meubolsoemdia.com.br/canais/dica/equilibrio-na-alimentacao-e-no-bolso>. Acesso em: 06 de out. 2013.

Professor, é importante dizer aos alunos que algumas profundidades podem ser medidas com as unidades do sistema métrico: mm, cm, m ou km (é o caso da piscina em que nadaram no início desta aula.). Contudo, algumas muito amplas, só podem ser medidas com equipamentos ou tecnologias mais avançadas, como a “Batimetria”, por exemplo, que mede a profundidade das águas dos rios, rios, lagos dentre outros.

Aplique uma atividade em que possa verificar o aprendizado dos alunos até este momento da aula.

Aluna UCA

1) Analise as assertivas e coloque nos parênteses, (V) para as alternativas corretas e (I) para as alternativas incorretas.

a) (   ) Em uma piscina, o lugar onde as pessoas apoiam os pés é a o topo.

b) (   ) Em uma piscina, o lugar onde as pessoas apoiam os pés é a base.

c) (   ) Em uma piscina, o lugar em que mais rápido as pessoas tem contato é a base.

d) (   ) Em uma piscina, o lugar em que mais rápido as pessoas tem contato é o topo.

2) Analise a imagem da piscina e responda. (Lembre-se que o metro é a unidade fundamental do sistema métrico de comprimentos. Acima dele, pode-se utilizar o km e abaixo, o cm). 

a) Qual é a profundidade máxima da piscina?__________________________________

b) Qual é a profundidade mínima da piscina? __________________________________

c) Ainda observando a figura da piscina, responda: em sua opinião, por que existem tamanhos e profundidades diferentes para as piscinas? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________

Recursos Complementares

Sugestões de sítios para o professor:

- “Sistema métrico”. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_m%C3%A9trico>. Acesso em: 05 de out. 2013.

- “Batimetria – Sistema de medida mais tecnológica”. Maiores informações disponíveis em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Batimetria>. Acesso em: 06 de out. 2013.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se aprenderam o conceito de altura, comprimento, comparação e profundidade; se reconheceram o avanço da tecnologia para calcular grandes extensões e profundidades; se desenvolver a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema; se desenvolveram atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.