Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Vamos ao supermercado aprender Matemática?

 

20/10/2013

Autor e Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer as cédulas e as moedas do sistema monetário brasileiro;
  • Planejar um trabalho de campo;
  • Elaborar solicitação/autorização;
  • Produzir relatório a partir de uma situação vivenciada;
  • Aprender as operações matemáticas: adição e subtração;
  • Reconhecer que a tecnologia auxilia no processo de alfabetização;
  • Desenvolver a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;
  • Respeitar diferentes pontos de vista, que as pessoas possuem sobre o assunto.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – 5 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em:         <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em “Cadernos de Formação”. Acesso em: 06 de out. 2013.

Esta aula tem como parâmetro a maciça presença da Matemática no cotidiano humano. Por mais que o aluno tenha dificuldades neste conteúdo, não há como “fugir” dela, pois, ela está por todo lado.  Particularmente nesta aula, trabalharemos as operações matemáticas da adição e da subtração, necessárias para fazer compras em um supermercado. Lembrando que para isso, é necessário conhecer as cédulas do dinheiro brasileiro.

1º Momento: aproximadamente 60 minutos.

Observando a Matemática dentro do supermercado

Professor, a disciplina de Matemática é muito amada por muitos alunos, pois, é desafiadora e estimulante, pois, o aluno percebe a necessidade de dominá-la para viver bem em nossa sociedade, que é materialista e capitalista. No entanto, muitos alunos odeiam essa disciplina, por possuírem muitas dificuldades de aprendê-la. Inconscientemente, criam uma verdadeira “muralha/barreira” e por considerá-la intransponível, apenas com muito sacrifício conseguem derrubá-la.

Para auxiliá-los a transpor essa barreira, crie mecanismos prazerosos para auxiliá-los a vencer o medo da Matemática. Sugerimos uma atividade prática: um trabalho de campo ao supermercado com papai, mamãe ou outro familiar.

Antes desta atividade, abra uma roda de conversa e motive seus alunos sobre a vivência que eles possuem de supermercado. Sugira as seguintes perguntas:

a) Você já foi a um supermercado?

b) Com que frequência vai ao supermercado com seus pais?

c) Gosta de ir ao supermercado? Por quê?

d) O que mais lhe chama a atenção em um supermercado?

Supermercado - criancas

Sítio: “Novo Milênio”. Imagem disponível em: <http://www.novomilenio.inf.br/ano01/0102d003.htm>. Acesso em: 08 de out. 2013.

Professor, para concluir este momento, proponha a seguinte atividade:

Aluna UCA

1) Observe seus pais em relação aos seguintes aspectos:

a) Fizeram compras para abastecer a casa durante o mês: (   ) sim; (   ) não

b) Fizeram compras para abastecer a casa durante 15 dias ou menos: (   ) sim; (   ) não

c) Procuraram comprar os produtos que estavam na promoção: (   ) sim; (   ) não

d) Pagaram de que maneira: (   ) cartão de crédito/débito; (   ) dinheiro; (   ) outra

e) Se pagaram com dinheiro, sobrou troco? Quanto? ____________________________

f) Peça o cupom fiscal para os pais, faça uma cópia dele, o cole em seu caderno de Matemática. 

Professor, leia para seus alunos a reportagem abaixo e aproveite a oportunidade para trabalhar direitos e deveres do cidadão.

Cupom fiscal

Sítio: “3A Tecnologia”. Notícia disponível em: <http://www.3atecnologia.com.br/noticias.php?codigo=168>. Acesso em: 08 de out. 2013.

2º Momento: aproximadamente 60 minutos.

Planejando o Trabalho de Campo ao supermercado:

Professor, para realizar um trabalho de campo, é importante elaborar um planejamento. Este planejamento deve envolver os alunos em todas as etapas e algumas ações são fundamentais, tais como:

  • Discutir sobre o objetivo do trabalho: Observar as mercadorias e os preços praticados pelo supermercado;
  • Listar algumas mercadorias que deverão ser observadas: arroz, feijão, óleo, leite, pão, carne, dentre outras;
  • Solicitar a participação dos pais ou outro familiar;
  • Estipular os objetivos e uma metodologia: observação, registro, elaboração de relatório, dentre outras;
  • Solicitar que levem câmera fotográfica digital ou o laptop Um Computador por Aluno - UCA, para registrarem a forma como as mercadorias são expostas nas prateleiras.

Dicas extraídas do sítio Portal do Professor MEC, aula da professora Denize Donizete Campos Rizzotto. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27154>. Acesso em: 05 de out. 2013.

Elaborando o relatório

No dia seguinte, solicite aos seus alunos que elaborem um relatório para que não percam as observações. Façam o texto coletivamente, assim os alunos terão a oportunidade de participarem e com certeza o relatório ficará muito rico. Se possível solicite que revelem algumas fotos e ilustrem o texto, mas se preferir poderá solicitar que eles façam a ilustração do supermercado.

Sobre como planejar um trabalho de campo acesse a aula: “Desenvolvendo competências a partir de um trabalho de campo” no Sítio: “Portal do Professor” Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27154>. Acesso em: 02 de out. 2013.

3º Momento: aproximadamente 60 minutos.

Construindo” as mercadorias presentes no cupom fiscal de suas compras

Professor, esta aula se iniciou na sala de aula, mas as atividades que seguirão abaixo serão motivadas pelo trabalho de campo realizado pelos alunos ao supermercado na atividade anterior. O objetivo do trabalho de campo foi despertar nos alunos o interesse em aprender Matemática para poderem conquistar “certa” independência.

Agora, novamente na sala de aula e de posse do cupom fiscal que está colado no caderno de Matemática, proponha uma atividade de reproduzir parte do supermercado na sala de aula. Para isso, organize a sala de aula da maneira que possa lembrar os corredores de um supermercado. Lembre-se de disponibilizar as mesas dos alunos (carteiras em alguns locais) para que eles façam delas, as estantes do supermercado. Dê uma rápida explicação de como confeccionar cartões para que possam desenhar os produtos. Disponibilize o papel, cola, lápis de cor e tesoura.

Outra opção seria pedir que os alunos tragam de casa embalagens vazias de produtos para serem expostos para compra no “Supermercado Faz de Conta”, na sala de aula.

Aluna UCA

1) Desenhe o carrinho ou a cesta que utilizaram para realizar as compras.

2) Confira o cupom fiscal e anote em seu caderno o valor de cada mercadoria presente nele, de acordo com o quadro abaixo:

PRODUTO

QUANTIDADE

VALOR UNITÁRIO (DO PACOTE, CARTELA OU KG)

VALOR TOTAL (SOMA DOS PACOTES OU CARTELAS)

Arroz

01 pacote de 5kg

X

X

Feijão

02 pacotes de 1 kg

X

X + 2

Iogurte

03 cartelas com 06 unidades

X

X + 3

Carne

04 Kg

X

X + 4

3) Construa cartões e desenhe neles, os produtos que comprou no supermercado. Coloque-os nas “prateleiras” preparadas por seu professor.

4º Momento: aproximadamente 60 minutos.

Conhecendo as cédulas do dinheiro brasileiro

Professor, qualquer criança, por menor que seja já sabe que para comprar, é preciso ter dinheiro. Algumas, pela pequena idade e mais ainda pela inexperiência, cometem o engano de pensar e sugerir aos pais: “não tem dinheiro, passe no cartão” como se no dia estabelecido, não houvesse a necessidade de pagar e com dinheiro a fatura do cartão. Independente do equívoco, o certo é que tem plena consciência que as coisas não são gratuitas e que é necessário de alguma forma, pagar para levar algum produto para casa.

No entanto, a maioria delas não conhece as cédulas de nosso dinheiro, nem tão pouco os símbolos que as compõem: o rosto e os animais estampados nas cédulas, o tamanho diferenciado nas notas e outros. Assim, aproveite a oportunidade e faça essa demonstração por meio das figuras abaixo: a primeira apresentará as antigas cédulas tanto de papel, quanto as moedas. Na sequência, as novas cédulas. Para isso, conduza os alunos ao Laboratório de Informática ou projete o vídeo em um projetor multimídia. Mas, se os alunos possuem o laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).

As cédulas antigas

Cedulas antigas

Sítio: “Folha de São Paulo”. Imagem disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u75299.shtml>. Acesso em: 08 de out. 2013.

As novas cédulas

Cedulas novas

Blog “Que acham?” Imagem disponível em: <http://queacham.blogspot.com.br/2013/05/o-que-acham-do-significado-do-rosto-nas.html>. Acesso em: 08 de out. 2013.

No Blog onde está localizada a figura acima e no sítio Folha de São Paulo, contêm todas as informações que necessitará. Trabalhe-as com seus alunos da maneira que considerar conveniente e oportuno.

Professor, outra opção é solicitar que os alunos comprem nas lojas populares o “dinheirinho” para colarem no caderno.

Para concluir este momento, solicite que os alunos realizem a seguinte atividade:

Aluna UCA

1) Escreva por extenso o valor de cada nota:

a) Vinte reais - cedula ___________________________________

b) Dois reais ___________________________________

c) Cinquenta reais ___________________________________

Sítios e imagens disponíveis em:

a) Sitio: “Em.com.br”. Imagem disponível em: <http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2012/02/15/internas_economia,278133/mp-encara-polemica-sobre-inscricao-deus-seja-louvado-nas-cedulas-de-real.shtml>. Acesso em: 08 de out. 2013.

b) Sítio: “Super Notícia”. Disponível em: <http://www.otempo.com.br/super-noticia/frases-ser%C3%A3o-mantidas-1.92747>. Acesso em: 08 de out. 2013.

c) Sítio: “Correio 24 h”. Imagem disponível em: <http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/deputado-acredita-em-piada-sobre-nome-de-lula-em-cedulas-e-comete-gafe/>. Acesso em: 08 de out. 2013.

2) Escreva em seu caderno, a frase presente em todas as cédulas do dinheiro brasileiro que indica que o Brasil é oficialmente um país cristão: ______________________________________________________________________________________________________________________________________________

3) Qual o nome da “pessoa” que tem seu rosto estampado nas cédulas de dinheiro brasileiro? Explique. ______________________________________________________________________________________________________________________________________________

4) A 3ª questão deverá ser realizada em casa com o auxílio de um adulto, de preferência da pessoa com quem foi fazer as compras no supermercado.

Atividades de casa - aluno UCA

Pesquise e escreva em seu caderno de Matemática, o nome dos animais que estão estampados nas cédulas do dinheiro brasileiro e fale um pouco sobre este animal: nome, nome científico, de qual região este animal é originário, se você já viu este animal de perto e outras informações que julgar necessárias.

Professor, providencie cédulas do dinheiro brasileiro (sem valor), muito encontradas em alguns jogos de tabuleiro, conforme o modelo abaixo. Caso considere mais estimulantes para os alunos, construa juntamente com eles, os protótipos das cédulas que serão utilizadas no próximo momento desta aula.

Um real - cédula

Sítio: Educacional. Imagem disponível em: <http://www.educacional.com.br/reportagens/dinheiro/feito.asp>. Acesso em: 08 de out. 2013.

5º Momento: aproximadamente 60 minutos.

Trabalhando as operações de adição e subtração

Professor, este momento em que o “Laboratório” (local que lembra um supermercado) está montado e os alunos estão cheios de “Dinheiro”, está propício para trabalhar as operações de adição e de subtração com seus alunos.

Aluna UCA

A motivação é: passear pelo “supermercado” e comprar a quantidade de produtos que o dinheiro que possuem permitir. Após as “compras”, o aluno deverá somar os valores dos produtos para passar os produtos no caixa. Um aluno (que se candidatar ou que você escolher) fará o papel do funcionário do caixa e ficará responsável por receber dos “clientes” e devolver o troco se preciso for. Oriente-os levar ao “supermercado” papel (o próprio caderno de Matemática) e lápis para fazer os cálculos. Você poderá também utilizar um rodízio, para que vários alunos vivenciem a função de “caixa”. Fique por perto e faça as interferências que forem necessárias, mas combine com eles antecipadamente.

Crianca no supermercado

Sítio: “Mundo das Tribos”. Disponível em: <http://www.mundodastribos.com/como-fazer-com-que-seu-filho-se-comporte-no-supermercado.html>. Acesso em: 08 de out. 2013.

Os alunos ficam proibidos de utilizarem calculadora, o que os obrigarão a realizar os cálculos. Deverão armar a operação e efetuá-las para chegar ao resultado.

É importante que registre não apenas a operação, mas a situação problema, por exemplo:

  • Fui ao supermercado “Faz de Conta” e comprei 1 pacote de sabão em pó por R$5,40 e uma pasta de dente por R$2,90. Paguei com R$10,00. Quanto sobrou de troco?
Recursos Complementares

Sugestões de sítios para o professor:

- Sítio: “Mundo das Tribos. Comportamento de crianças em supermercados”. Disponível em: <http://www.mundodastribos.com/como-fazer-com-que-seu-filho-se-comporte-no-supermercado.html>. Acesso em: 08 de out. 2013.

- Sítio: “3A Tecnologia. Sobre Cidadania. Notícia”. Disponível em: <http://www.3atecnologia.com.br/noticias.php?codigo=168>. Acesso em: 08 de out. 2013.

- Sítio: “Nova Escola. Sobre adição e subtração”. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/roteiro-didatico-adicao-subtracao-1-2-3-ano-matematica-637802.shtml>. Acesso em: 08 de out. 2013.

- Sítio: “Folha de São Paulo. Sobre as antigas cédulas do dinheiro brasileiro”. Imagem disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u75299.shtml>. Acesso em: 08 de out. 2013.

- Blog: “Que acham? Sobre as novas cédulas do dinheiro brasileiro”. Disponível em: <http://queacham.blogspot.com.br/2013/05/o-que-acham-do-significado-do-rosto-nas.html>. Acesso em: 08 de out. 2013.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se conheceram as cédulas e moedas do dinheiro brasileiro; se aprenderam e exercitaram além da cidadania, as operações matemáticas da adição e da subtração; se desenvolveram a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema; se desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.