Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Vamos desfraldar as bonecas?

 

20/10/2013

Autor e Coautor(es)
Carolina Shimomura Spinelli
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Graziela M. Beretta López

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Enriquecer o repertório de brincadeiras;
  •  Trabalhar a questão cultural e histórica que envolve o uso do banheiro;
  •  Desenvolver o respeito e o cuidado em relação ao seu corpo e dos amigos;
  •  Ampliar o repertório de histórias das crianças;
  •  Desenvolver hábitos de higiene corporal.
Duração das atividades
Cada momento poderá durar 15 minutos ou o tempo em que a criança se manter envolvida na proposta.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

O desfralde é um momento importante e delicado que acontece na vida das crianças e as instituições de educação podem participar ativamente desse processo. A retirada das fraldas é uma ocasião fundamental no desenvolvimento das crianças e indica que elas estão adquirindo mais independência em relação aos cuidados com seu corpo e tendo possibilidade de controlar seus esfíncteres. Para contribuir no processo de desfralde das crianças a professora poderá organizar esta proposta, para que as crianças brinquem de desfraldar as bonecas antes de iniciar seu próprio processo. Essa aula foi pensada para crianças de 1,5 a 2,5 anos, mas ela também poderá acontecer com crianças de outras faixas etárias como uma ampliação do repertório de brincadeiras de papéis sociais presentes no grupo.

1º MOMENTO -  Preparar o espaço e os elementos para a brincadeira

Sabemos que o ato de trocar as fraldas é influenciado pela cultura na qual a criança está inserida. A maneira de realizar as trocas e os elementos utilizados para auxiliarem nesse processo variam de acordo com o local e o tempo em que a criança está inserida. Por esse motivo é interessante que a professora pergunte ao grupo o que é preciso para trocar as fraldas de um bebê. A professora irá anotar a fala das crianças e trará para a brincadeira objetos que representem o que as crianças citaram.  É importante compreender que estas perguntas têm como objetivo ressaltar o que as crianças já sabem a esse respeito, mas a mediação do adulto deve estar posta, com o intuito de ampliar o repertório de experiências das crianças, sobretudo porque se tratam de crianças bem pequenas.

Exemplos de elementos utilizados na troca de fraldas: fraldas descartáveis ou de pano, algodão, água, lenço umedecido, pomada para assaduras, talco etc. Para representar esses elementos a professora poderá utilizar sucata ou pedir às famílias que tragam embalagens vazias dos produtos utilizados em casa para esse fim. Como as embalagens vazias são frágeis para as crianças manipularem durante a brincadeira, a professora  poderá encher as embalagens com jornal ou outro material que não deixe os objetos muito pesados (as crianças também poderão ajudar) e lacrar adequadamente, sempre observando a segurança das crianças e lembrando que, nessa faixa etária, é comum levarem objetos à boca. É interessante confeccionar mais unidades de cada produto para que mais crianças possam brincar.

2º MOMENTO -   Trocar as fraldas

Cada criança ou cada dupla de crianças deverá ter uma boneca e uma fralda. A professora poderá pedir a contribuição da instituição ou dos pais para obter as fraldas para a brincadeira. Caso não seja possível, poderá confeccionar fraldas de brinquedo (ver recursos complementares) ou, ainda, substituí-las por lenços ou retalhos de tecidos. 

A professora irá organizar o grupo para que observem como trocar a fralda da boneca. Na sequência, a professora irá fazer com as bonecas o mesmo processo que realiza com as crianças do grupo quando há a necessidade de troca de fraldas. Durante esse momento, é importante que converse com as crianças sobre o que está fazendo e, ao mesmo tempo, fazer perguntas ao grupo, de modo que estimule as crianças a perceberem o processo que envolve a troca de fraldas.

    bonecas

Acervo Institucional NDI/CED/UFSC

Foto: Giseli Day - 2010

 

Em seguida, disponibilizará às crianças os objetos confeccionados para brincarem de trocar a fralda das suas bonecas.

bonecasbonecas

bonecas

Acervo Institucional NDI/CED/UFSC

Foto: Giseli Day - 2010.

3º MOMENTO -   Desfralde das bonecas

Seguindo a proposta do momento anterior, a professora irá utilizar brinquedos e objetos confeccionados com material reciclado com o objetivo de mostrar ao grupo como fazer para não usar mais as fraldas e introduzir o uso do banheiro, contribuindo nesse processo de transição. Para isso, sugere-se que a professora organize na sala um espaço para ser o banheiro das bonecas. Poderão ser providenciadas privadas de brinquedo ou penicos para crianças com formato de privadas (para facilitar o uso pelas crianças). Caso não seja possível adquirir esse material, pode-se confeccionar a privada e demais mobiliários do banheiro com caixas de leites e outros materiais recicláveis. As crianças poderão contribuir no processo de confecção deste ambiente, enchendo as caixas de leite com jornal amassado e, posteriormente, pintando as caixas com as tintas disponíveis na escola, sugere-se a tinta guache. Exemplo:

bonecas

Fonte: http://educacaoinfantilespa.wordpress.com/projetos/ii-feira-cultural-que-a-saude-se-difunda-sobre-a-terra/

 

A professora irá mostrar ao grupo como a boneca fará suas necessidades no vaso sanitário. Para isso irá lembrar cada detalhe do processo, como dar descarga, limpar-se com o papel higiênico e lavar as mãos. Também poderá utilizar alguns recursos usados com as crianças, como "dar tchau" para o cocô e xixi antes da descarga, representar a boneca fazendo xixi na roupa e explicando que não tem problema, que isso poderá acontecer até que ela aprenda a fazer suas necessidades no banheiro (ver nos recursos complementares dicas sobre o desfralde, que poderão ser usadas nas brincadeiras). Quando a professora terminar de mostrar algumas possibilidades de brincar com as bonecas e o uso das privadas, oferecerá ao grupo a possibilidade de brincar e aproveitará para observar como as crianças utilizam esses materiais e como se envolvem na brincadeira. Ressaltando a necessidade do envolvimento da professora na brincadeira como referência do grupo.

bonecas

bonecas

bonecas

bonecas

Acervo Institucional NDI/CED/UFSC

Foto: Giseli Day 2009

 

4º MOMENTO -  Contação de Histórias

Para enriquecer a possibilidade de brincadeiras relacionadas ao desfralde e ao uso do banheiro, bem como para oferecer mais conhecimento a cerca desse processo, a professora poderá preparar uma Contação de histórias para o grupo utilizando livros que possuem uma temática relacionada. Sugestões:

bonecas

Fontes:http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=40538#/8/

http://4.bp.blogspot.com/-2iSbOVwTMoA/UDt7cnylxRI/AAAAAAAACHw/6P_jsnnXNTI/s1600/o-que-tem-dentro-da-sua-fralda.jpg

 

Para finalizar, é importante enfatizarmos que a repetição das proposições realizadas com as crianças são importantes e necessárias para o desenvolvimento infantil, principalmente nesta faixa etária. Por esse motivo a aula poderá ser repetida em diferentes momentos. Outra possibilidade de trabalhar esta temática com as crianças poderá ser encontrada neste link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=52011

Recursos Complementares
Avaliação

A professora poderá avaliar se: a criança se envolveu na atividade proposta; ampliou suas possibilidades de brincadeira, enriquecendo seu repertório; participou da Contação de histórias;  ampliou seu conhecimento sobre o próprio corpo e sua higiene e como  interagiu com os amigos.

 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.