16/10/2013
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Organização e distribuição mundial da população |
- Identificar os principais fluxos migratórios do Brasil a partir do século XX, até os dias atuais.
- Reconhecer transformações espaciais e interações culturais provocadas pelas migrações no período estudado.
Movimentos migratórios: definição
Migrações internas no Brasil: espacialização
Espaço e território: conceituação
Divisão territorial do trabalho: conceituação
Aula indicada para a 2ª série do ensino médio.
O professor, após dividir a turma em três grandes grupos, deverá levar os alunos ao laboratório de informática para que desenvolvam as atividades propostas nos quadros 1, 2 e 3, respectivamente. Os temas propostos no quadro 1 serão distribuídos por sorteio. Observe que, em cada um deles, as informações estão dispostas no sentido vertical. Exemplo: Churrascaria gaúcha em cidades brasileiras (tema do grupo 1) aparece em Porto Alegre/RS, São Paulo/SP, Campo Grande/MS, Barreiras/BA, e Porto Velho/RO, representando todas as regiões do país. O mesmo acontece com o tema 2 (Buchada de bode em cidades brasileiras) e com o tema 3 (Forró em cidades brasileiras).
Inicialmente, os alunos de cada grupo deverão acessar os links sugeridos no quadro 1 e, após a visualização geral do conteúdo exibido em cada um deles, deverão responder as questões propostas no quadro 2.
Os alunos de cada grupo deverão acessar os links sugeridos no quadro respectivo, e, após a visualização geral do conteúdo exibido, deverão responder as questões propostas no quadro 2.
Grupo 1: Churrascaria gaúcha em cidades brasileiras http://galpaocrioulochurrascaria.blogspot. com.br/2012/07/churrascaria-e-tradicao- Visualização geral das informações apresentadas nos sites, facilitando as respostas do quadro 2.
|
Grupo 2: Buchada de bode em cidades brasileiras http://www.luizberto.com/2012/10/28 Visualização geral das informações apresentadas nos sites, facilitando as respostas do quadro 2.
|
Grupo 3: Forró em cidades brasileiras http://www.espacodanca.com/forro/ Visualização geral das informações apresentadas nos sites, facilitando as respostas do quadro 2.
|
Porto Alegre/RS Vitrine gaúcha http://www.vitrinegaucha.com.br/ A origem do churrasco http://www.batelgrill.com.br/inicio/batel-grill/a-historia-do-churrasco
|
Fortaleza/CE Buchada de bode é ícone da culinária local http://www1.folha.uol.com.br/fsp/turismo/fx16039822.htm Origem da buchada de bode http://papjerimum.blogspot.com.br/2011/10/um-prato- de-sustanca-buchada-de-bode.html
|
João Pessoa/PB Mapa do forró em João Pessoa https://www.google.com.br/?gws_rd=cr&ei=9odUUvjZHZbK4AOz_oHYBA# Origem do forró
|
São Paulo/SP Vento Haragano Churrascaria http://www.ventoharagano.com.br/
|
São Paulo/SP Buchada de bode http://ctn.org.br/receita/buchada-de-bode/
|
São Paulo/SP Mapa do forró em São Paulo https://www.google.com.br/?gws_rd=cr&ei=9odUUvjZHZbK4AOz_oHYBA |
Campo Grande/MS Gaúcho Gastão Churrascaria
|
Brasília/DF Restaurante Bandeirante Box 13-15 http://www.amarelasinternet.com/br/brasilia/restaurante_ bandeirante_comida_tipica_nordestina_brasilia_comida_ |
Brasília/DF Mapa do forró em Brasília https://www.google.com.br/?gws_rd=cr&ei=9odUUvjZHZbK4AOz_oHYBA#q
|
Barreiras/BA Churrascaria gaúcha em Barreiras http://www.todentro.com/guia/state/BA/city/Barreiras/ |
Rio Branco/AC Buchada ou buchada de bode em Rio Branco |
Rio Branco/AC Forró do Senadinho é levado aos bairros de Rio Branco http://globotv.globo.com/rede-amazonica-ac/jornal-do-acre/v/forro-do-senadinho-e-levado-aos-bairros-de-rio-branco/2870601/ |
Porto Velho/RO Churrascaria gaúcha http://www.amarelasinternet.com/br/porto_velho/restaurante_ |
Rio de Janeiro/RJ Barracão do aconchego http://rioshow.oglobo.globo.com/gastronomia/ restaurantes/barracao-do-aconchego-2210.aspx
|
Rio de Janeiro/RJ Agenda de forró http://agendaforro.blogspot.com.br/
|
Quadro 1:Culinária e dança como manifestações culturais GIL, Izabel Castanha, 2013 (Org.)
Para facilitar a compreensão, segue uma síntese do conteúdo apresentado em cada quadro.
O quadro 1 apresenta uma série de endereços eletrônicos para que o aluno faça uma viagem virtual a algumas cidades estrategicamente selecionadas para perceberem a presença de elementos culturais, como culinária e dança em todas as regiões brasileiras.
O quadro 2 apresenta um roteiro com questionamentos para serem respondidos, com base nas informações dos links relacionados no quadro 1. As respostas devem ser anotadas no caderno para socialização após a resolução das questões do quadro 4, ao final de todos os exercícios.
O quadro 3 apresenta um exercício visual. Completando as informações com imagens retiradas da internet, os alunos terão a oportunidade de perceber a uniformização do espaço provocada pelas técnicas e as desigualdades sociais, provocada pela distribuição desigual da riqueza. Nos exemplos selecionados, tratam-se da mecanização e da monocultura. A insignificante presença humana nas áreas rurais selecionadas contrasta com a profunda alteração do meio natural, enquanto a observação das concentrações populacionais nas periferias das grandes cidades permite visualizar a materialização da concentração de riqueza e consequentes desigualdades sociais.
O quadro 4 apresenta questionamentos para a interpretação das imagens.
Grupo 1: Churrascarias gaúchas em cidades brasileiras 1- Acesse os links sugeridos e identifique os elementos que caracterizam um típico churrasco gaúcho. 2- Investigue a história do churrasco e explique por que ele se caracteriza como um prato típico do sul brasileiro. 3- A presença de churrascarias gaúchas em todas as regiões brasileiras se explica pela popularidade do prato ou pela presença do gaúcho em todo o território nacional? Comente. |
Grupo 2: Buchadas de bode em cidades brasileiras 1- Acesse os links sugeridos e identifique os elementos que caracterizam uma típica buchada de bode nordestina. 2- Investigue a história da buchada e explique por que ele se caracteriza como um prato típico do nordeste brasileiro. 3- A buchada de bode presente no cardápio de restaurantes de todas as regiões brasileiras se explica pela popularidade do prato ou pela presença do nordestino em todo o território nacional? Comente. |
Grupo 3: Forró em cidades brasileiras 1- Acesse os links sugeridos e identifique os motivos que fazem do forró um ritmo musical tipicamente nordestino. 2- Investigue a história do forró e explique por que ele se caracteriza como um ritmo típico do nordeste brasileiro. 3- A prática do forró em todas as regiões brasileiras se explica pela popularidade do ritmo ou pela presença do nordestino em todo o território nacional? Comente. |
Quadro 2: Culinária e dança como manifestação cultural. Interpretação do quadro 1 GIL, Izabel Gil, 2013 (Org.)
A próxima etapa consiste na realização de duas tarefas e cada grupo deverá preparar sua dinâmica da seguinte forma: 1ª) Preenchimento do quadro 3, com imagens retiradas da internet (lembrando sempre de citar a fonte); 2ª) Respostas às questões do quadro 4 .
A atividade seguinte (quadro 3) deverá ser respondida por todos os grupos. Assim, formar-se-ão três diferentes quadros de imagens. A projeção virtual dos mesmos numa tela facilitará a observação de semelhanças e diferenças na percepção dos alunos.
Soja no Rio Grande do Sul
|
Soja em Mato Grosso
|
Soja no Maranhão
|
Soja em Roraima
|
Soja na Bahia
|
Pastagem no interior de São Paulo
|
Pastagem em Mato Grosso do Sul
|
Pastagem no Pará
|
Pastagem na Bahia
|
Pastagem no Rio Grande do Sul
|
Queimadas na Amazônia
|
Queimadas no cerrado
|
Queimadas na mata Atlântica
|
Queimadas no Pantanal mato-grossense
|
Queimadas na caatinga
|
Favelas em São Paulo
|
Favelas em Goiânia
|
Favelas em Recife
|
Favelas em Manaus
|
Favelas em Curitiba
|
Quadro 3: A espacialização das técnicas, a concentração de riquezas, e a uniformização do espaço. Atividade visual GIL, Izabel Gil, 2013 (Org.)
A partir do preenchimento do quadro com as imagens, ainda em grupo, os alunos deverão responder as questões propostas.
Responda as questões com base nas imagens que você colocou no quadro 3. 1- Originalmente, a soja é uma leguminosa cultivada em áreas temperadas. Como se explica o seu plantio nas latitudes tropicais do Brasil? 2- Quais grupos humanos brasileiros foram os principais responsáveis pelo seu plantio no Centro Oeste, Nordeste e Norte? 3- A partir de quando houve a tropicalização da soja no Brasil? Como isso foi possível? |
4- As paisagens úmidas e sub úmidas tropicais caracterizam-se pela diversidade da flora e da fauna. A substituição da floresta e do cerrado pelas pastagens provoca a chamada monodiversidade. Identifique impactos positivos e negativos da expansão da pecuária e da monocultura da soja no Centro Oeste e no Norte brasileiro. 5- A partir de década de 1970, houve grande expansão da pecuária para essas regiões. Quais fatores contribuíram para isso? 6- Associe a expansão da pecuária e da soja com o fenômeno das migrações internas do último quartel do século XX. |
7- Identifique cidades que se formaram com a expansão da soja e da pecuária nessa mesma época. 8- O fenômeno da metropolização de São Paulo e do Rio de Janeiro ocorreu a partir da década de 1950, tendo a industrialização como fator principal. A metropolização e a favelização dessas cidades ocorreram ao mesmo tempo. Estabeleça uma relação entre os fenômenos da industrialização, metropolização, favelização e migrações internas. |
Quadro 4: Interpretação das imagens selecionadas para compor o quadro 3 GIL, Izabel Castanha, 2013 (Org.)
Para a socialização dessas atividades, o professor deverá organizar um debate com os alunos dispostos num grande círculo. Todos devem participar expondo o resultado de suas investigações e suas opiniões pessoais sobre as experiências vivenciadas. Até este momento, as observações estavam restritas aos grupos e as respostas haviam sido anotadas no caderno.
Para a realização desta atividade sugere-se que os alunos formem grupos de 4 ou 5 pessoas.
O professor deverá imprimir os mapas sugeridos na sequência, ou levar os alunos ao laboratório de informática para acesso virtual. A temática das migrações internas e suas representações cartográficas fazem parte do conteúdo programático do ensino médio, estando presentes nos livros didáticos de Geografia.
Para a realização desta atividade sugere-se que os alunos formem grupos de 4 ou 5 pessoas.
|
|
Quadro 5: Representação cartográfica dos fluxos migratórios brasileiros GIL, Izabel Castanha, 2013 (Org.)
Mapa 1 (Esquerda): (IBGE, Censos 1950-1980) http://geografalando.blogspot.com.br/2013/06/migracoes-internas-no-brasil-os.html
Mapa 2 (Direita): Taxa líquida migratória, segundo os municípios – Brasil-2000 http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/reflexoes_deslocamentos/deslocamentos.pdf
Interprete os mapas representando os fluxos migratórios das décadas de 1950 a 1980 e acesse as fontes sugeridas para responder as questões propostas. Links: Fluxos migratórios http://www.not1.com.br/fluxos-migratorios-migracao-nas-regioes-brasil-causas-e-informacoes/ Migração interna no Brasil http://www.brasilescola.com/brasil/migracao-interna-no-brasil.htm Vídeo: Migrações internas http://www.youtube.com/watch?v=URSVxdYIK_g&feature=youtu.be 1- Identifique as principais motivações e as principais áreas de saída e as de destino de brasileiros nas décadas de a) 1950-1960. b) 1960-1970. c) 1970-1980. 2- Identifique transformações espaciais provocadas por a) Nordestinos em São Paulo e Rio de Janeiro. d) Sulistas no Centro-Oeste. b) Nordestinos em Brasília. d) Sulistas na Amazônia. c) Nordestinos na Amazônia. e) Sulistas no Nordeste. 3- Por que os nordestinos constituíram o maior número de migrantes ao longo do século XX? 4- Por que os sulistas migraram em maior número para o Centro Oeste e a Amazônia? 5- Por que Brasília recebeu tantos migrantes nas décadas de 1950 e 1960? 6- Identifique manifestações culturais que os migrantes podem receber e influenciar nos lugares onde se fixam. Observe o mapa da direita (Taxa líquida migratória, segundo os municípios – Brasil-2000) para responder as questões propostas. O link para acesso ao mapa original é http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/reflexoes_deslocamentos/deslocamentos.pdf
7- Relacione estados brasileiros, que, no Censo demográfico do IBGE, de 2000, registraram a) pouca saída de migrantes. Quais motivos explicam esse fato? b) recepção de um número médio de migrantes. Quais motivos explicam esse fato? c) recepção de um número grande de migrantes. Quais motivos explicam esse fato? 8- Baseando-se nas representações dos fluxos migratórios do mapa 1, use o mapa mudo abaixo para fazer a representação dos principais fluxos migratórios das décadas iniciais do século XXI. Observações: a) Aponte os motivos que explicam os atuais deslocamentos de brasileiros. b) Caracterize os atuais fluxos migratórios. c) Dê um título e coloque legenda no seu mapa.
|
Quadro 6: Interpretação de mapas e textos GIL, Izabel Castanha, 2013 (Org.)
Para a socialização dos resultados, o professor deverá propor um debate, organizando a turma num grande círculo. Todos os alunos deverão apresentar suas respostas, enriquecendo a atividade com suas percepções pessoais e vivenciais sobre o tema pesquisado. Caso haja algum aluno migrante, ele deverá ser estimulado a expor sua experiência pessoal. Assim, além de compartilharem da história do colega, terão a oportunidade de exercitar o respeito à diversidade cultural e étnica.
O professor poderá fixar uma cartolina na parede da sala e estimular os alunos a registrarem sua opinião sobre a experiência vivenciada (em uma frase, no máximo). Sugere-se que o professor dê um título ao cartaz. Exemplo de título: Brasil – um país em movimento.
O professor deverá orientar os alunos para garimparem questões de vestibular, ENEM e concursos públicos que abordam a temática das migrações. Essa coleta deverá ser feita em sites abertos, sendo relativamente fácil o acesso às questões e respostas. Cada aluno deverá garimpar três questões, sendo uma de cada modalidade sugerida anteriormente. Um aluno por grupo deverá receber as questões, eliminando as repetidas. Esse arquivo será enviado a um aluno voluntário da sala, que se encarregará de verificar a duplicidade de alguma questão, enviando o arquivo final ao professor. Este, por sua vez, poderá selecionar algumas questões para reforço conceitual e uso no momento formal de avaliação.
Migrações internas no Brasil – pesquisa http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=42313
Os fluxos migratórios no Brasil http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/gente-chega-gente-sai-488822.shtml
Painéis sobre migrações http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/paineis-migracao-488779.shtml
Participação, interesse, envolvimento, pontualidade, são aspectos comportamentais e atitudinais que o professor poderá considerar nesta aula. Além deles, é possível verificar o domínio conceitual expresso nos questionamentos e nos debates propostos.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
16/10/2013
Cinco estrelasMuito bom