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Migrações internas: espaço, cultura e território

 

16/10/2013

Autor e Coautor(es)
IZABEL CASTANHA GIL
imagem do usuário

ADAMANTINA - SP EUDECIO LUIZ VICENTE PROF ETE

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Organização e distribuição mundial da população
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar os principais fluxos migratórios do Brasil a partir do século XX, até os dias atuais.

- Reconhecer transformações espaciais e interações culturais provocadas pelas migrações no período estudado. 

Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Movimentos migratórios: definição

Migrações internas no Brasil: espacialização

Espaço e território: conceituação

Divisão territorial do trabalho: conceituação

Estratégias e recursos da aula

Aula indicada para a 2ª série do ensino médio.

 

Atividade 1: Passeio gastronômico pelo Brasil

 

O professor, após dividir a turma em três grandes grupos, deverá levar os alunos ao laboratório de informática para que desenvolvam as atividades propostas nos quadros 1, 2 e 3, respectivamente. Os temas propostos no quadro 1 serão distribuídos por sorteio. Observe que, em cada um deles, as informações estão dispostas no sentido vertical. Exemplo: Churrascaria gaúcha em cidades brasileiras (tema do grupo 1) aparece em Porto Alegre/RS, São Paulo/SP, Campo Grande/MS, Barreiras/BA, e Porto Velho/RO, representando todas as regiões do país. O mesmo acontece com o tema 2 (Buchada de bode em cidades brasileiras) e com o tema 3 (Forró em cidades brasileiras).

Inicialmente, os alunos de cada grupo deverão acessar os links sugeridos no quadro 1 e, após a visualização geral do conteúdo exibido em cada um deles, deverão responder as questões propostas no quadro 2.

Os alunos de cada grupo deverão acessar os links sugeridos no quadro respectivo, e, após a visualização geral do conteúdo exibido, deverão responder as questões propostas no quadro 2. 

Grupo 1: Churrascaria gaúcha em cidades brasileiras

Cultura1

http://galpaocrioulochurrascaria.blogspot.

com.br/2012/07/churrascaria-e-tradicao-

gaucha.html

Visualização geral das informações apresentadas nos sites, facilitando as respostas do quadro 2.

 

Grupo 2: Buchada de bode em cidades brasileiras

Cultura2

http://www.luizberto.com/2012/10/28

Visualização geral das informações apresentadas nos sites, facilitando as respostas do quadro 2.

 

 

 

Grupo 3: Forró  em cidades brasileiras

Cultura3

http://www.espacodanca.com/forro/

Visualização geral das informações apresentadas nos sites, facilitando as respostas do quadro 2.

 

 

 

Porto Alegre/RS

Vitrine gaúcha

http://www.vitrinegaucha.com.br/

A origem do churrasco

http://www.batelgrill.com.br/inicio/batel-grill/a-historia-do-churrasco

 

 

 

 

Fortaleza/CE

Buchada de bode é ícone da culinária local

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/turismo/fx16039822.htm

Origem da buchada de bode

http://papjerimum.blogspot.com.br/2011/10/um-prato-

de-sustanca-buchada-de-bode.html

 

 

 

João Pessoa/PB

Mapa do forró em João Pessoa

https://www.google.com.br/?gws_rd=cr&ei=9odUUvjZHZbK4AOz_oHYBA#

q=forr%C3%B3+em+joao+pessoa

Origem do forró

http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=429&Itemid=185

 

 

São Paulo/SP

Vento Haragano Churrascaria

http://www.ventoharagano.com.br/

 

São Paulo/SP

Buchada de bode

http://ctn.org.br/receita/buchada-de-bode/

 

São Paulo/SP

Mapa do forró em São Paulo

https://www.google.com.br/?gws_rd=cr&ei=9odUUvjZHZbK4AOz_oHYBA

#q=forr%C3%B3+em+sao+paulo

Campo Grande/MS

Gaúcho Gastão Churrascaria

http://www.tripadvisor.com.br/Restaurant_Review-g303369-d2347003-Reviews-Gaucho_Gastao-Campo_Grande_State_of_Mato_Grosso_do_Sul.html

 

 

Brasília/DF

Restaurante Bandeirante Box 13-15

http://www.amarelasinternet.com/br/brasilia/restaurante_

bandeirante_comida_tipica_nordestina_brasilia_comida_

nordestina_bandeirante_comida_

tipica_brasilia/restaurante_bandeirante_box_13_15.html

Brasília/DF

Mapa do forró em Brasília

https://www.google.com.br/?gws_rd=cr&ei=9odUUvjZHZbK4AOz_oHYBA#q

=forr%C3%B3+em+brasilia

 

Barreiras/BA

Churrascaria gaúcha em Barreiras

http://www.todentro.com/guia/state/BA/city/Barreiras/

categoria/Buffets+%7C%7C+Restaurantes/subcate

goria/Churrascaria+Gaucha

Rio Branco/AC

Buchada ou buchada de bode em Rio Branco

http://guialocal.dicaspraticas.com/Buchada_ou_Buchada_

de_bode_Rio_Branco_Acre-p1561692-Rio_branco_AC.html

Rio Branco/AC

Forró do Senadinho é levado aos bairros de Rio Branco

http://globotv.globo.com/rede-amazonica-ac/jornal-do-acre/v/forro-do-senadinho-e-levado-aos-bairros-de-rio-branco/2870601/

Porto Velho/RO

Churrascaria gaúcha

http://www.amarelasinternet.com/br/porto_velho/restaurante_

restaurantes_churrascaria_churrascarias/churrascaria_

gaucha297092.html

Rio de Janeiro/RJ

Barracão do aconchego

http://rioshow.oglobo.globo.com/gastronomia/

restaurantes/barracao-do-aconchego-2210.aspx

 

Rio de Janeiro/RJ

Agenda de forró

http://agendaforro.blogspot.com.br/

 

 

Quadro 1:Culinária e dança como manifestações culturais           GIL, Izabel Castanha, 2013 (Org.)

Para facilitar a compreensão, segue uma síntese do conteúdo apresentado em cada quadro.

O quadro 1 apresenta uma série de endereços eletrônicos para que o aluno faça uma viagem virtual a algumas cidades estrategicamente selecionadas para perceberem a presença de elementos culturais, como culinária e dança em todas as regiões brasileiras.

O quadro 2 apresenta um roteiro com questionamentos para serem respondidos, com base nas informações dos links relacionados no quadro 1. As respostas devem ser anotadas no caderno para socialização após a resolução das questões do quadro 4, ao final de todos os exercícios.

O quadro 3 apresenta um exercício visual. Completando as informações com imagens retiradas da internet, os alunos terão a oportunidade de perceber a uniformização do espaço provocada pelas técnicas e as desigualdades sociais, provocada pela distribuição desigual da riqueza. Nos exemplos selecionados, tratam-se da mecanização e da monocultura. A insignificante presença humana nas áreas rurais selecionadas contrasta com a profunda alteração do meio natural, enquanto a observação das concentrações populacionais nas periferias das grandes cidades permite visualizar a materialização da concentração de riqueza e consequentes desigualdades sociais.

O quadro 4 apresenta questionamentos para a interpretação das imagens.

Grupo 1: Churrascarias gaúchas em cidades brasileiras

1- Acesse os links sugeridos e identifique os elementos que caracterizam um típico churrasco gaúcho.

2- Investigue a história do churrasco e explique por que ele se caracteriza como um prato típico do sul brasileiro.

3- A presença de churrascarias gaúchas em todas as regiões brasileiras se explica pela popularidade do prato ou pela presença do gaúcho em todo o território nacional? Comente.

Grupo 2: Buchadas de bode em cidades brasileiras

1- Acesse os links sugeridos e identifique os elementos que caracterizam uma típica buchada de bode nordestina.

2- Investigue a história da buchada e explique por que ele se caracteriza como um prato típico do nordeste brasileiro.

3- A buchada de bode presente no cardápio de restaurantes de todas as regiões brasileiras se explica pela popularidade do prato ou pela presença do nordestino em todo o território nacional? Comente.

Grupo 3: Forró em cidades brasileiras

1- Acesse os links sugeridos e identifique os motivos que fazem do forró um ritmo musical tipicamente nordestino.

2- Investigue a história do forró e explique por que ele se caracteriza como um ritmo típico do nordeste brasileiro.

3- A prática do forró em todas as regiões brasileiras se explica pela popularidade do ritmo ou pela presença do nordestino em todo o território nacional? Comente.

Quadro 2: Culinária e dança como manifestação cultural. Interpretação do quadro 1  GIL, Izabel Gil, 2013 (Org.)

A próxima etapa consiste na realização de duas tarefas e cada grupo deverá preparar sua dinâmica da seguinte forma: 1ª) Preenchimento do quadro 3, com imagens retiradas da internet (lembrando sempre de citar a fonte); 2ª) Respostas às questões do quadro 4 .

A atividade seguinte (quadro 3) deverá ser respondida por todos os grupos. Assim, formar-se-ão três diferentes quadros de imagens. A projeção virtual dos mesmos numa tela facilitará a observação de semelhanças e diferenças na percepção dos alunos. 

Soja no Rio Grande do

Sul

 

 

 

 

 

Soja em Mato Grosso

 

 

 

 

 

 

Soja no Maranhão

 

 

 

 

 

 

Soja em Roraima

 

 

 

 

 

 

Soja na Bahia

 

 

 

 

 

 

Pastagem no interior de São Paulo

 

 

 

 

 

Pastagem em Mato Grosso do Sul

 

 

 

 

 

Pastagem no Pará

 

 

 

 

 

Pastagem na Bahia

 

 

 

 

 

Pastagem no Rio Grande do Sul

 

 

 

 

 

Queimadas na Amazônia

 

 

 

 

 

Queimadas no cerrado

 

 

 

 

 

Queimadas na mata Atlântica

 

 

 

 

 

Queimadas no Pantanal mato-grossense

 

 

 

 

Queimadas na caatinga

 

 

 

 

 

Favelas em São Paulo

 

 

 

 

 

Favelas em Goiânia

 

 

 

 

 

Favelas em Recife

 

 

 

 

 

Favelas em Manaus

 

 

 

 

 

Favelas em Curitiba

 

 

 

 

 

Quadro 3: A espacialização das técnicas, a concentração de riquezas, e a uniformização do espaço. Atividade visual     GIL, Izabel Gil, 2013 (Org.)

A partir do preenchimento do quadro com as imagens, ainda em grupo, os alunos deverão responder as questões propostas.

Responda as questões com base nas imagens que você colocou no quadro 3.

1- Originalmente, a soja é uma leguminosa cultivada em áreas temperadas. Como se explica o seu plantio nas latitudes tropicais do Brasil?

2- Quais grupos humanos brasileiros foram os principais responsáveis pelo seu plantio no Centro Oeste, Nordeste e Norte?

3- A partir de quando houve a tropicalização da soja no Brasil? Como isso foi possível?

4- As paisagens úmidas e sub úmidas tropicais caracterizam-se pela diversidade da flora e da fauna. A substituição da floresta e do cerrado pelas pastagens provoca a chamada monodiversidade. Identifique impactos positivos e negativos da expansão da pecuária e da monocultura da soja no Centro Oeste e no Norte brasileiro.

5- A partir de década de 1970, houve grande expansão da pecuária para essas regiões. Quais fatores contribuíram para isso?

6- Associe a expansão da pecuária e da soja com o fenômeno das migrações internas do último quartel do século XX.

7- Identifique cidades que se formaram com a expansão da soja e da pecuária nessa mesma época.

8- O fenômeno da metropolização de São Paulo e do Rio de Janeiro ocorreu a partir da década de 1950, tendo a industrialização como fator principal. A metropolização e a favelização dessas cidades ocorreram ao mesmo tempo. Estabeleça uma relação entre os fenômenos da industrialização, metropolização, favelização e migrações internas.

Quadro 4: Interpretação das imagens selecionadas para compor o quadro 3      GIL, Izabel Castanha, 2013 (Org.)

Para a socialização dessas atividades, o professor deverá organizar um debate com os alunos dispostos num grande círculo. Todos devem participar expondo o resultado de suas investigações e suas opiniões pessoais sobre as experiências vivenciadas. Até este momento, as observações estavam restritas aos grupos e as respostas haviam sido anotadas no caderno.

Para a realização desta atividade sugere-se que os alunos formem grupos de 4 ou 5 pessoas.

 

Atividade 2: Espacialização e territorialização das migrações internas

O professor deverá imprimir os mapas sugeridos na sequência, ou levar os alunos ao laboratório de informática para acesso virtual. A temática das migrações internas e suas representações cartográficas fazem parte do conteúdo programático do ensino médio, estando presentes nos livros didáticos de Geografia.

Para a realização desta atividade sugere-se que os alunos formem grupos de 4 ou 5 pessoas.

Cultura4

Cultura5

Quadro 5: Representação cartográfica dos fluxos migratórios brasileiros       GIL, Izabel Castanha, 2013 (Org.)

Mapa 1 (Esquerda):  (IBGE, Censos 1950-1980)  http://geografalando.blogspot.com.br/2013/06/migracoes-internas-no-brasil-os.html

Mapa 2 (Direita): Taxa líquida migratória, segundo os municípios – Brasil-2000 http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/reflexoes_deslocamentos/deslocamentos.pdf

 

Interprete os mapas representando os fluxos migratórios das décadas de 1950 a 1980 e acesse as fontes sugeridas para responder as questões propostas.

Links: Fluxos migratórios http://www.not1.com.br/fluxos-migratorios-migracao-nas-regioes-brasil-causas-e-informacoes/

Migração interna no Brasil http://www.brasilescola.com/brasil/migracao-interna-no-brasil.htm

Vídeo: Migrações internas http://www.youtube.com/watch?v=URSVxdYIK_g&feature=youtu.be

1- Identifique as principais motivações e as principais áreas de saída e as de destino de brasileiros nas décadas de

a) 1950-1960.

b) 1960-1970.

c) 1970-1980.

2- Identifique transformações espaciais provocadas por

a) Nordestinos em São Paulo e Rio de Janeiro.     d) Sulistas no Centro-Oeste.

b) Nordestinos em Brasília.                                   d) Sulistas na Amazônia.

c) Nordestinos na Amazônia.                                e) Sulistas no Nordeste.

3- Por que os nordestinos constituíram o maior número de migrantes ao longo do século XX?

4- Por que os sulistas migraram em maior número para o Centro Oeste e a Amazônia?

5- Por que Brasília recebeu tantos migrantes nas décadas de 1950 e 1960?

6- Identifique manifestações culturais que os migrantes podem receber e influenciar nos lugares onde se fixam.

Observe o mapa da direita (Taxa líquida migratória, segundo os municípios – Brasil-2000) para responder as questões propostas. O link para acesso ao mapa original é http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/reflexoes_deslocamentos/deslocamentos.pdf

 

7- Relacione estados brasileiros, que, no Censo demográfico do IBGE, de 2000, registraram

a) pouca saída de migrantes. Quais motivos explicam esse fato?

b) recepção de um número médio de migrantes. Quais motivos explicam esse fato?

c) recepção de um número grande de migrantes. Quais motivos explicam esse fato?

8- Baseando-se nas representações dos fluxos migratórios do mapa 1, use o mapa mudo abaixo para fazer a representação dos principais fluxos migratórios das décadas iniciais do século XXI.

Observações:

a) Aponte os motivos que explicam os atuais deslocamentos de brasileiros.

b) Caracterize os atuais fluxos migratórios.

c) Dê um título e coloque legenda no seu mapa.

Cultura6

 

 

Quadro 6: Interpretação de mapas e textos     GIL, Izabel Castanha, 2013 (Org.)

Para a socialização dos resultados, o professor deverá propor um debate, organizando a turma num grande círculo. Todos os alunos deverão apresentar suas respostas, enriquecendo a atividade com suas percepções pessoais e vivenciais sobre o tema pesquisado. Caso haja algum aluno migrante, ele deverá ser estimulado a expor sua experiência pessoal. Assim, além de compartilharem da história do colega, terão a oportunidade de exercitar o respeito à diversidade cultural e étnica.

O professor poderá fixar uma cartolina na parede da sala e estimular os alunos a registrarem sua opinião sobre a experiência vivenciada (em uma frase, no máximo). Sugere-se que o professor dê um título ao cartaz. Exemplo de título: Brasil – um país em movimento

 

Atividade 3: O tema em outras linguagens

 

O professor deverá orientar os alunos para garimparem questões de vestibular, ENEM e concursos públicos que abordam a temática das migrações. Essa coleta deverá ser feita em sites abertos, sendo relativamente fácil o acesso às questões e respostas. Cada aluno deverá garimpar três questões, sendo uma de cada modalidade sugerida anteriormente. Um aluno por grupo deverá receber as questões, eliminando as repetidas. Esse arquivo será enviado a um aluno voluntário da sala, que se encarregará de verificar a duplicidade de alguma questão, enviando o arquivo final ao professor. Este, por sua vez, poderá selecionar algumas questões para reforço conceitual e uso no momento formal de avaliação.  

Recursos Complementares
Avaliação

Participação, interesse, envolvimento, pontualidade, são aspectos comportamentais e atitudinais que o professor poderá considerar nesta aula. Além deles, é possível verificar o domínio conceitual expresso nos questionamentos e nos debates propostos. 

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