Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Migrações internas no Brasil - Pesquisa

 

23/08/2012

Autor e Coautor(es)
LUCIMAR DIVINA ALVARENGA PRATA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Trabalho
Ensino Fundamental Final História Relações de trabalho
Ensino Fundamental Final História Relações sociais, a natureza e a terra
Ensino Fundamental Final Geografia Conquista do lugar como conquista da cidadania
Ensino Médio História Caracteristicas e transformações das estruturas produtivas
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A partir das atividades de pesquisa desenvolvidas nesta aula, o aluno poderá:

Compreender as principais causas do processo migratório no Brasil, nas últimas décadas.

Identificar os principais polos regionais de entrada e de saída de pessoas no Brasil, no período em foco.

Refletir sobre o que o processo migratório representa/representou para os grupos sociais envolvidos e também para a configuração atual das regiões brasileiras.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário que o aluno tenha conhecimentos prévios sobre a temática.

Estratégias e recursos da aula

 

Proposta de Pesquisa

Nesta proposta os alunos serão estimulados a desenvolver uma pesquisa sobre o processo de deslocamento de pessoas entre regiões ou dentro de uma mesma região no Brasil, buscando compreender suas principais causas e consequências. A partir da pesquisa, os alunos poderão identificar os principais polos regionais de saída e entrada de pessoas e verificar se os fluxos migratórios possuem motivações diferentes ou semelhantes e o que esse processo representa/representou para os grupos sociais envolvidos.

ATIVIDADE I - Instigando os alunos para a pesquisa

 

1. Trabalhando com música

a. Inicie as atividades da aula propondo aos alunos a audição e interpretação das duas músicas indicadas abaixo:

 

Fotografia 3X4

Belchior

Eu me lembro muito bem do dia em que eu cheguei
Jovem que desce do norte pra cidade grande
Os pés cansados e feridos de andar légua tirana...nana
E lágrima nos olhos de ler o Pessoa
e de ver o verde da cana
Em cada esquina que eu passava
um guarda me parava, pedia os meus documentos e depois
sorria, examinando o três por quatro da fotografia
e estranhando o nome do lugar de onde eu vinha.
Pois o que pesa no norte, pela lei da gravidade,
disso Newton já sabia! Cai no sul grande cidade
São Paulo violento, Corre o rio que me engana
Copacabana, zona norte
e os cabarés da Lapa onde eu morei
Mesmo vivendo assim, não me esqueci de amar
que o homem é pra mulher e o coração pra gente dar,
mas a mulher, a mulher que eu amei
não pode me seguir não
esses casos de família e de dinheiro eu nunca entendi bem
Veloso o sol não é tão bonito pra quem vem
do norte e vai viver na rua
A noite fria me ensinou a amar mais o meu dia
e pela dor eu descobri o poder da alegria
e a certeza de que tenho coisas novas
coisas novas pra dizer
a minha história é ... talvez
é talvez igual a tua, jovem que desceu do norte
que no sul viveu na rua
e que ficou desnorteado, como é comum no seu tempo
e que ficou desapontado, como é comum no seu tempo
e que ficou apaixonado e violento como, como você
Eu sou como você. Eu sou como você. Eu sou como você
que me ouve agora. Eu sou como você. Como Você.

Fonte: http://letras.mus.br/belchior/132598

Encontros e despedidas

Maria Rita

Mande notícias do mundo de lá
Diz quem fica
Me dê um abraço, venha me apertar
Tô chegando
Coisa que gosto é poder partir
Sem ter planos
Melhor ainda é poder voltar
Quando quero

Todos os dias é um vai e vem
A vida se repete na estação
Tem gente que chega pra ficar
Tem gente que vai pra nunca mais
Tem gente que vem e quer voltar
Tem gente que vai e quer ficar
Tem gente que veio só olhar
Tem gente a sorrir e a chorar
E assim, chegar e partir

São só dois lados
Da mesma viagem
O trem que chega
É o mesmo trem da partida
A hora do encontro
É também de despedida
A plataforma dessa estação
É a vida desse meu lugar
É a vida desse meu lugar
É a vida

 

 

Fonte:http://letras.mus.br/maria-rita/73647/

 

b. As duas músicas devem ser reproduzidas para todos os alunos em aparelho de som. Não entregue nenhum material impresso neste momento. Apenas oriente os alunos a ouvirem com atenção, procurando compreender bem a letra de cada canção.

c. Após a audição, entregue as letras impressas das músicas. Cada aluno deverá fazer, individualmente, uma leitura atenta e silenciosa. Em seguida, deverá responder no caderno suas respostas para os seguintes questionamentos:

I- Qual é o tema/assunto central da música "Fotografia 3x4"?

II- Como você interpreta a letra da música "Fotografia 3x4"? (Quem fala, sobre o que fala, como fala)

III- Repita as mesmas questões para a música "Encontros e despedidas".

IV- É possível estabelecer alguma relação entre as duas letras? Justifique sua resposta.

d. Após o término da interpretação, por escrito, das letras das músicas, promova um debate entre os alunos a respeito das suas conclusões.

 

debate

e. Para o debate é importante que os alunos estejam sentados em círculo.

f. Inicialmente faça o sorteio de um aluno que fará a sua interpretação sobre a letra da música "Fotografia 3x4" e outro que fará a interpretação da música "Encontros e despedidas". Eles podem ler, se quiserem, suas respostas, contudo seria interessante propor que consultem o caderno, mas tentem expor as suas conclusões de forma espontânea.

g. Em seguida, os demais colegas devem colocar as suas próprias conclusões, apontando se concordam ou não com a interpretação dos  colegas.

h. As letras podem contribuir para uma reflexão a respeito da migração, as razões que motivam as partidas, as expectativas e frustrações de quem migra. Caso o professor entenda que algumas questões importantes poderiam ser suscitadas a partir da música e não foram abordadas, deve trazer para o debate essas questões.

 

2. Para o aprofundamento das questões que foram apenas pontuadas na atividade com música, proponha aos alunos a leitura dos dois textos abaixo. Divida a sala em dois grupos, sendo que um grupo deve receber o texto 1 e o outro grupo deve receber o texto 2.

 

Texto 1 - Migração interna no Brasil

Migração consiste no ato da população deslocar-se espacialmente, ou seja, pode se referir à troca de país, estado, região, município ou até de domicílio. As migrações podem ser desencadeadas por fatores religiosos, psicológicos, sociais, econômicos, políticos e ambientais.

A migração interna corresponde ao deslocamento de pessoas dentro de um mesmo território, dessa forma pode ser entre regiões, estados e municípios. Tal deslocamento não provoca modificações no número total de habitantes de um país, porém, altera as regiões envolvidas nesse processo.

Fonte: http://www.brasilescola.com/brasil/migracao-interna-no-brasil.htm Acesso em 10/08/2012

 

Texto 2 - Movimentos inter e intra-regionais

(...) Os movimentos populacionais estão mais intensos dentro do próprio estado ou da região de origem. Contribuem para isso: (a) a falta de oportunidades de emprego no Sudeste, o que causa o retorno de parte dos migrantes às regiões de onde vieram, e (b) o surgimento de novos polos de desenvolvimento, o que atrai mão de obra de outras regiões.
Segundo os números da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios) de 2006, realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 40% da população brasileira (ou 74.935 milhões) não vive no município onde nasceu. Além disso, 16% (ou 29.892 milhões) da população não é natural do estado em que reside. (...)

Fonte: http://educacao.uol.com.br/geografia/migracoes.jhtm Acesso em 10/08/2012

 

Roteiro para o trabalho com os textos:

a. O professor deve orientar os alunos para que, individualmente, façam uma leitura atenta do texto que receberam.

b. Em seguida, os alunos devem anotar no caderno:

  • As ideias centrais
  • As dúvidas suscitadas pela leitura (Para que essas dúvidas possam ser compartilhadas entre todos, antes do debate que deverá ser realizado para a discussão dos textos, os alunos devem enviá-las para o e-mail de cada membro do seu grupo, incluindo o professor. Caso algum aluno não tenha e-mail, o professor deve orientá-lo para a criação de um endereço eletrônico gratuito).

 

b. Antes do debate o professor deve orientar os alunos sobre como podem esclarecer as suas dúvidas (seja com novas leituras, seja com explicações dele próprio). O professor pode também propor que os alunos levem as suas dúvidas para o debate, para que as questões possam ser ouvidas e discutidas por todos.

c. No dia do debate, a proposta é que inicialmente um grupo exponha as ideias centrais do seu texto e, em seguida, o outro grupo apresente as ideias centrais do texto pelo qual ficou responsável.

d. Durante as apresentações, os colegas que estão assistindo devem anotar suas dúvidas ou ideias que consideram importante ressaltar no debate.

e. Inicia-se o debate no qual as dúvidas e conclusões de todos os alunos são discutidas.

 

ATIVIDADE II - Organizando o projeto de pesquisa 

Ao final da atividade com música e interpretação de textos, proponha aos alunos que aprofundem as suas reflexões a partir do desenvolvimento de uma pesquisa sobre o tema. Inicialmente, converse com os alunos sobre como se elabora um projeto de pesquisa e os itens que ele deve apresentar:

Pesquisa

 

1. O tema de pesquisa.

2. A justificativa da pesquisa.

3. Os objetivos e questões da pesquisa.

4. As fontes e procedimentos para a realização da pesquisa.

5. O cronograma para a realização da pesquisa.

 

O tema da pesquisa

Movimentos migratórios no Brasil

A partir do desenvolvimento da pesquisa, com maior clareza a respeito do tema trabalhado, os alunos poderão elaborar um título mais original, condizente com o objeto central de investigação, no âmbito do tema geral.  

 

A justificativa da pesquisa

 Por que queremos fazer uma pesquisa sobre o tema/assunto escolhido?  Quais razões explicam a escolha do tema? É uma pesquisa relevante? A pesquisa pode trazer contribuições? Quais? Partindo dessas indagações os alunos devem elaborar a justificativa para a realização da pesquisa. 

 

Os objetivos e questões da pesquisa  Os

 Inicie as atividades sobre o tema explicando aos alunos que, para definir os objetivos da pesquisa, é preciso ter clareza do que queremos saber a respeito do tema. Quais perguntas/questões os alunos querem responder a partir da pesquisa? Lembre a eles que uma verdadeira questão de pesquisa exige que o pesquisador selecione e interprete diversas fontes, aprofunde seus estudos lendo uma bibliografia sobre o assunto, fazendo entrevistas quando necessário, analisando cuidadosamente todo o material selecionado. Não basta uma consulta rápida a um sistema de busca na internet! 

 Incentive os alunos a levantarem questões suscitadas no desenvolvimento da primeira atividade, a respeito das migrações internas no Brasil. Quando os próprios alunos são incentivados a criarem as questões de pesquisa, o tema investigado passa a ter uma maior relevância e significado para eles. O professor poderá colaborar nesse processo, orientando os alunos a definirem as suas questões a partir de eixos fundamentais relativos ao tema geral, como por exemplo:

  e, par

As principais causas do processo de deslocamento de pessoas no Brasil, nas últimas décadas.

Os principais polos regionais de entrada e de saída de pessoas no Brasil, no período em foco.

O que o processo migratório representa/representou para os grupos sociais envolvidos e para as regiões brasileiras.

 

As fontes e os procedimentos para a realização da pesquisa

Oriente os alunos no processo de definição das fontes e dos procedimentos para a realização da pesquisa. Inicialmente, discuta com os alunos a respeito dos diferentes tipos de fontes que eles podem utilizar na pesquisa: fontes orais, escritas, imagéticas ou iconográficas, materiais, arquitetônicas. 

Para auxiliar neste trabalho de rememoração dos diferentes tipos de fontes históricas, tema já discutido com os alunos em anos anteriores, proponha a consulta a links que tratam da temática, como por exemplo: 

Aula "Fontes históricas: diferentes tipos": http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28832

Texto "As fontes históricas": http://conviteahistoria.webnode.com.br/ahistoria/as-fontes-historicas/

 

O Cronograma para a realização da pesquisa

Os alunos devem organizar um cronograma para o desenvolvimento das atividades de pesquisa, apontando o tempo previsto para cada uma delas: 

 

cronograma

1. Elaboração do Projeto de Pesquisa 

2. Levantamento das fontes e definição dos procedimentos de pesquisa

3. Análise do material selecionado a partir das questões de pesquisa

4. Escrita do texto de conclusão da pesquisa

5.  Apresentação dos resultados da pesquisa                                                  

 

ATIVIDADE III - Desenvolvendo a pesquisa

Caracterização dos movimentos migratórios nas últimas décadas no Brasil

1. Vídeo: Movimentos Migratórios

a. Para iniciar as atividades de pesquisa, proponha aos alunos que assistam ao vídeo abaixo indicado. Caso a escola tenha uma sala de vídeo onde os alunos possam assistir juntos, o professor deverá escolher esta opção. Ou se achar melhor, os alunos também poderão acessar o vídeo pelo computador, conectados à internet.

Video Migrações

http://www.youtube.com/watch?v=URSVxdYIK_g&feature=youtu.be

 

b. Antes da projeção do vídeo retome com os alunos os conceitos e questões que foram abordados durante o desenvolvimento da atividade I. Em seguida, oriente-os para que assistam ao vídeo buscando:

  • Aprofundar os conceitos de migração, migrante, emigrante e imigrante.
  • Entender as causas mais frequentes de atração e repulsão de migrantes nas diferentes regiões do Brasil.
  • Refletir sobre a dinâmica dos movimentos migratórios entre regiões e entre estados de uma mesma região.

 

c. Após a projeção do vídeo, na íntegra, o professor pode retomar algumas imagens (esquemas, mapas etc.) congelando-as no pause do aparelho, para que os alunos possam discuti-las, esclarecendo dúvidas e expondo conclusões.

d. Em seguida, os alunos devem registrar, no caderno, as principais conclusões sobre o tema de pesquisa, obtidas a partir do trabalho com o vídeo.

 

2. O IBGE, em Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios em 2009, apontou os números relativos aos imigrantes e emigrantes no Brasil, por região. Oriente os alunos a acessarem o link abaixo, para acesso ao mapa:

Mapa Migraçõesos alun

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2011/07/15/centro-oeste-e-a-regiao-que-mais-retem-imigrantes-aponta-ibge.htm

Orientações para a atividade:

a. Após observação atenta, os alunos devem anotar no caderno:

  • As regiões cujo número de imigrantes foi maior que o de emigrantes.
  • As regiões cujo número de emigrantes foi maior que o de imigrantes.
  • Para cada região, apontar a diferença entre o número de pessoas que saíram da região (emigrante) e o número de pessoas que entraram na região (imigrante)
  • A partir da diferença anotada, pergunte: em qual região houve maior retenção de imigrantes, ou seja, em qual região houve maior entrada de pessoas (imigrantes) em relação ao número de saída de pessoas (emigrantes)?

 

b. Oriente os alunos a buscarem no texto, que pode ser acessado no link indicado acima, as razões que explicam por que a região mencionada na questão anterior foi a que mais reteve imigrantes.

 

3. Prossiga as atividades orientando os alunos a reunirem material sobre o tema de pesquisa em diversas fontes. Abaixo, algumas indicações:

 

Reflexões sobre os deslocamentos regionais do Brasil. IBGE. http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/reflexoes_deslocamentos/deslocamentos.pdf   

Volume de migrações entre as regiões. IBGE. http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=1928&id_pagina=1

Número de migrantes cai em 14 anos, aponta estudo do IPEA. http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/08/numero-de-migrantes-cai-em-14-anos-aponta-estudo-do-ipea.html

Migrantes são 30% da população do Centro-Oeste, diz IBGE.  http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL771850-5598,00-MIGRANTES+SAO+DA+POPULACAO+DO+CENTROOESTE+DIZ+IBGE.html

Livro: VALIM, Ana. Migrações: Da perda da terra à exclusão social. SP: Atual, 1996.

 

Roteiro para o trabalho com as fontes de pesquisa selecionadas:

a. Dividir os alunos em grupos de quatro pessoas, para que possam trabalhar de forma cooperativa no desenvolvimento da pesquisa.

b. Oriente-os a fazerem uma leitura atenta dos textos indicados e a anotarem, em fichamento, as ideias centrais dos textos selecionados em diferentes fontes.

c. Confira as dicas para um bom fichamento no link abaixo:

FICHAMENTO

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/16230/index.html?sequence=10

 

No link, os alunos poderão selecionar as três opções disponíveis

  • Quando utilizar os fichamentos
  • Como elaborar fichamentos
  • Tipos de fichamentos: diferenças

 

d. Depois de elaborado o fichamento, os alunos devem socializar as suas anotações com os colegas do grupo e verificar, com a orientação do professor, se identificaram de fato as ideias mais importantes dos textos.

e. As anotações feitas nos fichamentos serão fundamentais para subsidiar as apresentações finais e para a elaboração do relatório de pesquisa.

 

4. O que marca a trajetória do seu município? A entrada ou a saída de pessoas?

 A partir das discussões já realizadas, os alunos podem buscar compreender a questão do fluxo migratório dentro do seu próprio município.

 

Roteiro de Atividades:

 a. Em agosto de 2009 a revista Nova Escola, em sua edição 224, publicou um artigo com o título "Gente que chega, gente que sai". Peça aos alunos que acessem o link <http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/gente-chega-gente-sai-488822.shtml> e que façam a leitura silenciosa e individual do artigo.

b. Na publicação acima referida se encontra o mapa abaixo. Os alunos devem observá-lo bem, buscando compreender o que o título do mesmo propõe: os "principais fluxos migratórios por grandes regiões do Brasil, de 1999 a 2004". Clicando sobre o mapa, no link, a imagem é ampliada.

 

Fluxo migratório

http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/gente-chega-gente-sai-488822.shtml

c. O mapa traz as informações utilizando números, setas, representação de pessoas, cores. Os alunos devem ser desafiados a traduzir, no formato texto escrito, as informações contidas no mapa.

d. Em seguida, os alunos devem socializar com os colegas os textos construídos a partir do mapa.

e. Na sequência, os alunos devem observar as imagens presentes no artigo. Elas revelam as interações culturais ocorridas a partir das migrações que ocorrem no país. Confira:

 

Migrantes centro oeste

Migrantes norte

Migrantes 3

Migrantes 4

http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/gente-chega-gente-sai-488822.shtml

 

f. Agora, o desafio é que os alunos pesquisem sobre as interações culturais do seu município oriundas dos processos migratórios. Para tanto, questione os alunos:

a. Você e sua família são deste município ou vieram de outros municípios, estados, países? E seus amigos? E os vizinhos?

b. O que leva uma pessoa ou uma família a abandonar o lugar onde vive? O que buscam?

c. O que marca a história do seu município, a chegada ou a partida de pessoas?

d. Quais as interações culturais ocorridas em função dos fluxos migratórios relacionados ao seu município?

e. Há apenas interação ou há também exclusão, discriminação e preconceito em relação aos imigrantes?

 

g. Inicialmente os alunos devem reunir dados a partir da sua própria história, da sua própria família. Oriente-os a buscar essas informações junto aos familiares, conversando com pais, avós, tios, a respeito dos deslocamentos vivenciados pela família. Os alunos devem perguntar de onde vieram, por que vieram, quando, em quais condições. Os alunos cujas famílias não vivenciaram experiências de deslocamentos podem buscar essas informações junto aos amigos, por exemplo.

h. Os dados obtidos na investigação devem ser organizados. Os alunos podem pedir a orientação do professor de Matemática para tabular os dados que possam ser quantificados, os quais tenham como variáveis, por exemplo, o número de pessoas e o lugar de origem e de destino. Os gráficos podem ser construídos manualmente ou utilizando o computador. Os alunos devem escolher o formato de gráfico mais apropriado para a organização dos dados, entre os vários modelos existentes: gráfico de colunas, de barras, de linha, de setores etc.

Uma boa dica: para a realização desta atividade, assista com o professor de Matemática e com os seus alunos o vídeo abaixo, disponível no Portal do Professor.

Acesse: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=32980

 

 

 

 

 

Objetivo: Apresentar diferentes tipos de gráficos; Mostrar que cada tipo de gráfico pode ser utilizado para determinado fim.

i. Após a projeção do vídeo, você e o professor de Matemática poderão discutir as ideias centrais com os alunos. Em seguida, os alunos devem ser orientados a escolher o(s) tipo(s) de gráfico(s) que utilizarão para a organização dos dados reunidos. 

j. Com os gráficos prontos, promova entre os alunos um debate acerca dos resultados obtidos.

k. Em seguida, os alunos devem apresentar outros dados que não foram para os gráficos, como, por exemplo, as causas e as dificuldades inerentes aos deslocamentos.

l. Em um segundo momento os alunos devem buscar informações com um grupo mais abrangente. Neste sentido:

  • Oriente uma pesquisa de campo sobre a interação cultural na cidade. Acompanhe a turma na busca por placas com nome de ruas, avenidas e praças que revelem a influência de imigrantes, além de estabelecimentos que vendam produtos típicos de outras localidades e centros culturais regionalistas. Cada achado deve ser fotografado e registrado por escrito.
     
  • Em grupos, os estudantes devem entrevistar os imigrantes da cidade, levantando itens como nome, região onde mora, ocupação, lugar de origem, ano e motivo da migração. Já sofreram discriminação? Organizam encontros e festas para constituir ou restabelecer seus laços sociais e culturais? Depois, devem falar com os que não são migrantes para saber qual a relação eles têm com quem vem de fora e se incorporam seus traços culturais.

 

Sugestão extraída de: http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/paineis-migracao-488779.shtml

  

PAINEL

 

M. Para a conclusão de todas as atividades de pesquisa relacionadas ao item 4, proponha aos alunos que confeccionem um painel onde exponham as fotografias, os textos e gráficos produzidos durante o processo. O painel poderá ser exposto em lugar apropriado na escola, para que a comunidade escolar possa ter acesso ao trabalho desenvolvido pelos alunos.

Para esta atividade é importante contar com a colaboração do professor de  Artes, o qual poderá orientar os alunos na produção do painel.

 

ATIVIDADE IV - Apresentando os resultados da pesquisa

a. A pesquisa foi desenvolvida por grupos de quatro alunos. Cada grupo deverá preparar a apresentação para o restante da turma e poderá utilizar o aplicativo de apresentação de slides correspondente ao sistema operacional do computador ao qual terá acesso.  

b. Na organização da apresentação por meio da produção de slides, cada grupo poderá elaborar gráficos, tabelas, quadros e utilizar dados numéricos e/ou estatísticos, além de áudio, vídeos, etc. As ideias centrais contidas nas fontes pesquisadas, bem como as conclusões do grupo, ficarão mais claras (e mais interessantes) para a turma se recursos e procedimentos variados forem utilizados. 

c. É fundamental que durante a apresentação de cada grupo seja reservado um tempo para que os demais colegas levantem questões e considerações acerca das ideias apresentadas.

d. Cada grupo poderá enviar a apresentação produzida para o email do professor e dos colegas, para que seja salva em arquivo de computador e acessada sempre que necessário.

RELATÓRIO DE PESQUISA

 

1. Oriente os alunos a elaborarem um relatório de pesquisa no qual organizem as fontes, os procedimentos, os dados e as conclusões sobre o tema pesquisado.

a. Os alunos devem descrever as atividades desenvolvidas durante a pesquisa, o que inclui  o passo a passo para a elaboração do projeto e, por conseguinte, a definição dos procedimentos de pesquisa e as conclusões obtidas durante a análise e discussão das fontes.

É importante que os alunos apresentem no Relatório as suas conclusões sobre as questões de pesquisa.

b. O texto deve conter introdução, desenvolvimento e conclusão.

 

Para auxiliar os alunos na organização do Relatório de Pesquisa, sugira a seguinte leitura: RELATÓRIO DE PESQUISA: O QUE É E COMO SE FAZ.

 http://www.ronaldomartins.pro.br/materiais/didaticos/RelatoriodePesquisa.pdf

 

Nesta etapa de elaboração do Relatório de Pesquisa é importante contar com a colaboração do professor de Português, o qual poderá orientar os alunos na redação do texto final.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Cada gráfico no seu galho Vídeo
Recursos Complementares

Sugestão de links para alunos e professores:

Migração. http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/migracao.htm Acesso em 10/08/2012

Fluxo migratório no Brasil caiu 37% nos últimos 15 anos, diz IBGE. http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2011/07/15/fluxo-migratorio-no-brasil-caiu-37-nos-ultimos-15-anos-diz-ibge.htm  Acesso em 10/08/2012

Muda o perfil do migrante no Brasil. http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=2721:muda-o-perfil-do-migrante-no-brasil&catid=10:disoc&Itemid=9 Acesso em 10/08/2012

Filme: Migrantes (1972), João Batista de Andrade. Disponível na íntegra em: http://www.youtube.com/watch?v=CBKGXNVisNE

 

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento da aula: 

Aulas:

Movimentos migratórios. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15165

Migração da população brasileira. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26505

Migrações pendulares e transportes. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25571

O tema das migrações no Brasil em "A hora da estrela". http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40828

Coleções:

Por que muitos brasileiros se deslocam de uma região para outra? http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=522

Processos de deslocamentos e fixação de populações. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=115

Avaliação

A ação avaliativa deve permear toda a prática pedagógica do professor dando-lhe constantemente elementos que lhe possibilitem auxiliar o estudante no seu desenvolvimento. Desta maneira, o professor poderá avaliar os alunos a cada etapa do trabalho de pesquisa, a partir das atividades desenvolvidas e dos recursos utilizados: atividades de interpretação de artigos, músicas, mapas e vídeos; debates, fichamento, elaboração de gráficos, produção de painel, relatório de pesquisa, entre outros. A avaliação deve permitir ao professor observar se os objetivos propostos na pesquisa foram efetivamente alcançados pelos alunos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Simone Nascimento, Universidade Estadual do Rio de Janeiro , Rio de Janeiro - disse:
    symonynas@hotmail.com

    24/02/2013

    Cinco estrelas

    Estava pesquisando sobre o tema: Migração no Brasil e encontrei este material. Achei muito interessante como foi abordado o tema. Parabéns!!


  • ENAIR REGINA MARTINS, ESC.MUNICIPAL NOSSA SENHORA APARECIDA , Mato Grosso - disse:
    martinsncea@hotmail.com

    05/12/2012

    Quatro estrelas

    Parabéns Professora pelo plano de aula mto criativo e trabalha bem o plano proposto pois leva o aluno a refletir sobre a migração interna no Brasil. A sugestão de aula nos permite avaliar o aluno a cada etapa do trabalho desenvolvido.


  • Daniela Ortiz Martins , COLEGIO ESTADUAL TOLENTINA BARCELOS GONCALVES , Rio Grande do Sul - disse:
    profdeinformatic@gmail.com

    13/10/2012

    Cinco estrelas

    Vai ser a inspiração para nosso trabalho na minha escola. :)


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.