Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Porque muitos brasileiros se deslocam de uma região para outra?

 

19/10/2011

Ficha Técnica
Descrição

A coleção de aulas tem como objetivo indicar a origem e o motivo dos deslocamentos populacionais no Brasil. As aulas de 1 a 4 tratam do motivo do deslocamento dos portugueses para o Brasil, do movimento interno em direção a interiorização das regiões brasileiras para a exploração da riqueza natural. A aula 5 traz à tona a problemática da escravidão negra para trabalhar na cultura da cana-de-açúcar, e seu deslocamento para o interior do país como consequência do tráfico negreiro. A aula 6 problematiza o movimento indígena em diferentes momentos históricos em terras brasileiras. As aulas de 7 a 9 traz uma reflexão sobre o movimento populacional interno nos municípios brasileiros, dadas questões diversificadas. A aula 10 discute o motivo da migração populacional de uma região para outra, vinculado às questões de condições de vida e busca de oportunidades.

Autoria

Raimunda Porfirio Ribeiro - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN

Palavras-chave

deslocamentos populacionais, origem, motivos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial História Deslocamentos populacionais
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial História Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Lista de aulas da coleção (10 aulas)
# Aula Autoria
1 CHEGADA DOS PORTUGUESES NAS TERRAS TUPIS-GUARANIS.

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Analisar argumentos que defendem a chegada dos portugueses no Brasil com a finalidade de exploração do novo continente com intuito de obter ouro, escravos e especiarias, para elaborar um raciocínio sobre o fato; Coletar informações sobre os fatos para produzir textos explicati...

01/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 36795 acesso(s)

Regia Maria

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

2 OS PRIMEIROS HABITANTES DO BRASIL

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Descobrir como os primeiros habitantes eram chamados; Buscar e organizar informações para saber quais as tribos que habitavam o Brasil.

01/10/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 87736 acesso(s)

Regia Maria

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

3 CICLO DO PAU-BRASIL

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Compreender que a exploração do pau-brasil se constituiu em uma atividade comercial dos portugueses, que implicou no trabalho escravo dos índios; Discutir quais foram as relações estabelecidas entre colonizadores e colonizados, as lutas indígenas que expressaram a ação de inva...

01/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 21844 acesso(s)

Regia Maria

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

4 CICLO DO OURO

Ensino Fundamental Inicial | História

Organizar as informações para discutir a problemática relacionada às condições de trabalho, de pobreza e desvalorização do negro no Brasil.

01/10/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 44218 acesso(s)

Regia Maria

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

5 A travessia do Atlântico: o trafico de escravos africanos

Ensino Fundamental Inicial | História

Compreender a diversidade étnica, cultural e regional dos escravos capturados pelos traficantes europeus no continente africano. Analisar as precárias condições da travessia do Atlântico nos navios negreiros, pelos escravos africanos. Identificar formas de luta e de resistênci...

28/09/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 27676 acesso(s)

LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

6 CICLO DO AÇÚCAR

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Analisar imagens que retratam o ciclo da cana de açúcar para: Entender as relações estabelecidas no trabalho escravo; Compreender o modo de vida; o sistema escravo;  

01/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 23461 acesso(s)

Regia Maria

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

7 REGIÃO BRASILEIRA OCUPADA PELOS POVOS INDIGENAS

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Localizar em mapas do Brasil as regiões ocupadas pelos índios;  Relacionar as localidades com as diferentes tribos.  

01/10/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 32021 acesso(s)

Regia Maria

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

8 Conhecendo a origem dos moradores do município no presente

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

- construir noções temporais de ordenação, sequência, anterioridade e posterioridade, através da elaboração da linha do tempo da história dos alunos e seus responsáveis; - conhecer, a partir da história dos alunos e seus familiares, a origem dos moradores do município onde ele...

30/07/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 5678 acesso(s)

ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

9 A presença dos migrantes na história do município: semelhanças e diferenças entre o passado e o presente

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

- Buscar fontes históricas locais que tenham informações e dados relativos à origem dos migrantes que começaram a formação do município onde os alunos estudam/moram, os motivos de sua migração, as dificuldades encontradas por eles; - interpretar e analisar fontes históricas, c...

30/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6929 acesso(s)

ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

10 POVO NORDESTINO

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Compreender que a formação do povo nordestino se deu mediante a miscigenação das etnias básicas que formou o povo brasileiro          Fazer um levantamento para analisar a migração do nordestino para outras regiões dos pais;

13/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 9528 acesso(s)

Regia Maria

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 2774 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.