19/10/2011
A coleção de aulas tem como objetivo indicar a origem e o motivo dos deslocamentos populacionais no Brasil. As aulas de 1 a 4 tratam do motivo do deslocamento dos portugueses para o Brasil, do movimento interno em direção a interiorização das regiões brasileiras para a exploração da riqueza natural. A aula 5 traz à tona a problemática da escravidão negra para trabalhar na cultura da cana-de-açúcar, e seu deslocamento para o interior do país como consequência do tráfico negreiro. A aula 6 problematiza o movimento indígena em diferentes momentos históricos em terras brasileiras. As aulas de 7 a 9 traz uma reflexão sobre o movimento populacional interno nos municípios brasileiros, dadas questões diversificadas. A aula 10 discute o motivo da migração populacional de uma região para outra, vinculado às questões de condições de vida e busca de oportunidades.
Raimunda Porfirio Ribeiro - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN
deslocamentos populacionais, origem, motivos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | História | Deslocamentos populacionais |
Ensino Fundamental Inicial | História | Localidade |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
CHEGADA DOS PORTUGUESES NAS TERRAS TUPIS-GUARANIS.
Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Analisar argumentos que defendem a chegada dos portugueses no Brasil com a finalidade de exploração do novo continente com intuito de obter ouro, escravos e especiarias, para elaborar um raciocínio sobre o fato; Coletar informações sobre os fatos para produzir textos explicati... 01/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 37230 acesso(s) |
Regia Maria NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
2 |
OS PRIMEIROS HABITANTES DO BRASIL
Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Descobrir como os primeiros habitantes eram chamados; Buscar e organizar informações para saber quais as tribos que habitavam o Brasil. 01/10/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 88615 acesso(s) |
Regia Maria NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
3 |
CICLO DO PAU-BRASIL
Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Compreender que a exploração do pau-brasil se constituiu em uma atividade comercial dos portugueses, que implicou no trabalho escravo dos índios; Discutir quais foram as relações estabelecidas entre colonizadores e colonizados, as lutas indígenas que expressaram a ação de inva... 01/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 22099 acesso(s) |
Regia Maria NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
4 |
CICLO DO OURO
Ensino Fundamental Inicial | História Organizar as informações para discutir a problemática relacionada às condições de trabalho, de pobreza e desvalorização do negro no Brasil. 01/10/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 44675 acesso(s) |
Regia Maria NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
5 |
A travessia do Atlântico: o trafico de escravos africanos
Ensino Fundamental Inicial | História Compreender a diversidade étnica, cultural e regional dos escravos capturados pelos traficantes europeus no continente africano. Analisar as precárias condições da travessia do Atlântico nos navios negreiros, pelos escravos africanos. Identificar formas de luta e de resistênci... 28/09/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 27922 acesso(s) |
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
6 |
CICLO DO AÇÚCAR
Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Analisar imagens que retratam o ciclo da cana de açúcar para: Entender as relações estabelecidas no trabalho escravo; Compreender o modo de vida; o sistema escravo; 01/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 23650 acesso(s) |
Regia Maria NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
7 |
REGIÃO BRASILEIRA OCUPADA PELOS POVOS INDIGENAS
Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Localizar em mapas do Brasil as regiões ocupadas pelos índios; Relacionar as localidades com as diferentes tribos. 01/10/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 32202 acesso(s) |
Regia Maria NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
8 |
Conhecendo a origem dos moradores do município no presente
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - construir noções temporais de ordenação, sequência, anterioridade e posterioridade, através da elaboração da linha do tempo da história dos alunos e seus responsáveis; - conhecer, a partir da história dos alunos e seus familiares, a origem dos moradores do município onde ele... 30/07/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 5795 acesso(s) |
ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
9 |
A presença dos migrantes na história do município: semelhanças e diferenças entre o passado e o presente
Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Buscar fontes históricas locais que tenham informações e dados relativos à origem dos migrantes que começaram a formação do município onde os alunos estudam/moram, os motivos de sua migração, as dificuldades encontradas por eles; - interpretar e analisar fontes históricas, c... 30/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7045 acesso(s) |
ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
10 |
POVO NORDESTINO
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Compreender que a formação do povo nordestino se deu mediante a miscigenação das etnias básicas que formou o povo brasileiro Fazer um levantamento para analisar a migração do nordestino para outras regiões dos pais; 13/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 9676 acesso(s) |
Regia Maria NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
Sem estrelas 0 classificações - 2856 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!