18/04/2011
A coleção está organizada de modo interdisciplinar, vinculando história, geografia e linguagem na busca da aprendizagem dos assuntos propostos. As aulas de números 1 a 3 abordam a migração a partir de histórias de vida relacionadas com o deslocamento dos familiares dos alunos do ensino fundamental inicial e a noção de tempo histórico; aula de número 4 diz respeito ao processo de povoamento vinculado a ampliação do vocabulário dos alunos e da linguagem escrita; as aulas de número 5 e 6 se referem à migração de pessoas de uma região para outra na busca de sobrevivência; as aulas de número 7 a 10 retratam a fixação de pessoas em um determinado lugar, relacionando os meios de subsistência às condições básicas de vida; a aula de número 11 discute o deslocamento de pessoas para lugares de risco, a busca de sobrevivência e os conflitos com os latifundiários articulando com lendas; a aula de número 12 propõe atividades para a compreensão dos fatores que contribuíram para que a região sudeste fosse a mais urbanizada e populosa no Brasil e discute as características das pessoas que compartilham o mesmo lugar.
Regia Maria - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN
população, migração, deslocamento, fixação, região, lugar
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Deslocamentos populacionais |
Ensino Fundamental Inicial | História | Localidade |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
A presença dos migrantes na história do município: dados do presente
Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Levantar, a partir da história de vida dos alunos e de seus familiares, os motivos que levaram os habitantes de outras localidades a migrar para o município onde os alunos estudam/moram; - Descobrir, a partir da história de vida dos alunos e de seus familiares, as dificuldad... 30/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4127 acesso(s) |
ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
2 |
A presença dos migrantes na história do município: semelhanças e diferenças entre o passado e o presente
Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Buscar fontes históricas locais que tenham informações e dados relativos à origem dos migrantes que começaram a formação do município onde os alunos estudam/moram, os motivos de sua migração, as dificuldades encontradas por eles; - interpretar e analisar fontes históricas, c... 30/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7045 acesso(s) |
ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
3 |
Conhecendo a origem dos moradores do município no presente
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - construir noções temporais de ordenação, sequência, anterioridade e posterioridade, através da elaboração da linha do tempo da história dos alunos e seus responsáveis; - conhecer, a partir da história dos alunos e seus familiares, a origem dos moradores do município onde ele... 30/07/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 5795 acesso(s) |
ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
4 |
O Brasil visto pelos olhos das crianças
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | História • Compreender o processo histórico de povoamento do Brasil • Conhecer suas origens; • Conhecer a organização racial do Brasil • Conhecer e identificar a organização geográfica do Brasil; • Ampliar o vocabulário; • Melhorar a linguagem oral e escrita. 01/12/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 50174 acesso(s) |
Núbia Silvia Guimaraes Paiva Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
5 |
POVO NORDESTINO
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Compreender que a formação do povo nordestino se deu mediante a miscigenação das etnias básicas que formou o povo brasileiro Fazer um levantamento para analisar a migração do nordestino para outras regiões dos pais; 13/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 9676 acesso(s) |
Regia Maria NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
6 |
MIGRAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA..
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Tomar conhecimento de que uma grande população da zona rural busca as cidades para fixar sua moradia; Entender que há um movimento de pessoas que se mudam de uma região para outra; Refletir sobre a mudança da população de uma cidade para outra relacionando com situações natur... 13/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 31996 acesso(s) |
Regia Maria NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
7 |
POPULAÇÕES QUE HABITAM A MARGEM DOS RIOS
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Entender que as populações que vivem às margens dos rios são chamada de ribeirinhas. Tomar conhecimento de que a pesca é a atividade principal de subsistência das populações ribeirinhas; Analisar textos para destacar as condições de saúde, de educação e moradia das populações ... 25/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 8297 acesso(s) |
Regia Maria NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
8 |
POPULAÇÕES QUE HABITAM AS CIDADES
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Discutir as condições de vida da população urbana, tendo como elementos de análise; saúde, atividade, alimentação, educação e moradia. 24/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 5191 acesso(s) |
Regia Maria NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
9 |
POPULAÇÕES QUE HABITAM NO LITORAL
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Observar fotos de pessoas pescando e descrever o que elas estão fazendo, para deduzir onde habitam; Discutir sobre a economia e o modo de vida das pessoas que moram no litoral; Comparar os instrumentos de pesca do mundo atual e do passado; 13/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 5726 acesso(s) |
Regia Maria NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
10 |
POPULAÇÕES QUE HABITAM NO CAMPO
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Entender a origem do vocabulário homem do campo; Estudar os aspectos culturais que geram o modo de vida das populações que habitam no campo; Discutir as condições de vida no campo vinculada ao trabalho assalariado e a agricultura de subsistência. 12/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 11181 acesso(s) |
Regia Maria NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
11 |
POPULAÇÕES DAS FLORESTAS
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Entender que os índios são os habitantes originais da floresta; Tomar conhecimento de que muitas famílias de agricultores e seringueiros vivem na floresta e enfrentam dificuldades e conflitos com os grandes proprietários de terra; Ficar ciente das lendas que fazem parte da... 26/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 10329 acesso(s) |
Regia Maria NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
12 |
Região Sudeste e seu povo
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Compreender os principais fatores que contribuíram para que a região sudeste fosse a mais urbanizada e populosa. Analisar dados específicos a respeito das características das pessoas que vivem na região sudeste. 07/10/2010 Três estrelas 1 comentário(s) 16966 acesso(s) |
Mauricio Andrea Andrioli Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Meio Ambiente |
Sem estrelas 0 classificações - 4090 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!