Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Processos de deslocamentos e fixação de populações

 

18/04/2011

Ficha Técnica
Descrição

A coleção está organizada de modo interdisciplinar, vinculando história, geografia e linguagem na busca da aprendizagem dos assuntos propostos. As aulas de números 1 a 3 abordam a migração a partir de histórias de vida relacionadas com o deslocamento dos familiares dos alunos do ensino fundamental inicial e a noção de tempo histórico; aula de número 4 diz respeito ao processo de povoamento vinculado a ampliação do vocabulário dos alunos e da linguagem escrita; as aulas de número 5 e 6 se referem à migração de pessoas de uma região para outra na busca de sobrevivência; as aulas de número 7 a 10 retratam a fixação de pessoas em um determinado lugar, relacionando os meios de subsistência às condições básicas de vida; a aula de número 11 discute o deslocamento de pessoas para lugares de risco, a busca de sobrevivência e os conflitos com os latifundiários articulando com lendas; a aula de número 12 propõe atividades para a compreensão dos fatores que contribuíram para que a região sudeste fosse a mais urbanizada e populosa no Brasil e discute as características das pessoas que compartilham o mesmo lugar.

Autoria

Regia Maria - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN

Palavras-chave

população, migração, deslocamento, fixação, região, lugar

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Deslocamentos populacionais
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Ensino Fundamental Inicial História Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Lista de aulas da coleção (12 aulas)
# Aula Autoria
1 A presença dos migrantes na história do município: dados do presente

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

- Levantar, a partir da história de vida dos alunos e de seus familiares, os motivos que levaram os habitantes de outras localidades a migrar para o município onde os alunos estudam/moram; - Descobrir, a partir da história de vida dos alunos e de seus familiares, as dificuldad...

30/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4010 acesso(s)

ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

2 A presença dos migrantes na história do município: semelhanças e diferenças entre o passado e o presente

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

- Buscar fontes históricas locais que tenham informações e dados relativos à origem dos migrantes que começaram a formação do município onde os alunos estudam/moram, os motivos de sua migração, as dificuldades encontradas por eles; - interpretar e analisar fontes históricas, c...

30/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6929 acesso(s)

ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

3 Conhecendo a origem dos moradores do município no presente

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

- construir noções temporais de ordenação, sequência, anterioridade e posterioridade, através da elaboração da linha do tempo da história dos alunos e seus responsáveis; - conhecer, a partir da história dos alunos e seus familiares, a origem dos moradores do município onde ele...

30/07/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 5678 acesso(s)

ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

4 O Brasil visto pelos olhos das crianças

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | História

• Compreender o processo histórico de povoamento do Brasil • Conhecer suas origens; • Conhecer a organização racial do Brasil • Conhecer e identificar a organização geográfica do Brasil; • Ampliar o vocabulário; • Melhorar a linguagem oral e escrita.

01/12/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 49999 acesso(s)

Núbia Silvia Guimaraes Paiva

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

5 POVO NORDESTINO

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Compreender que a formação do povo nordestino se deu mediante a miscigenação das etnias básicas que formou o povo brasileiro          Fazer um levantamento para analisar a migração do nordestino para outras regiões dos pais;

13/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 9528 acesso(s)

Regia Maria

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

6 MIGRAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA..

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Tomar conhecimento de que uma grande população da zona rural busca as cidades para fixar sua moradia; Entender que há um movimento de pessoas que se mudam de uma região para outra;  Refletir sobre a mudança da população de uma cidade para outra relacionando com situações natur...

13/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 31694 acesso(s)

Regia Maria

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

7 POPULAÇÕES QUE HABITAM A MARGEM DOS RIOS

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Entender que as populações que vivem às margens dos rios são chamada de ribeirinhas. Tomar conhecimento de que a pesca é a atividade principal de subsistência das populações ribeirinhas; Analisar textos para destacar as condições de saúde, de educação e moradia das populações ...

25/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 8125 acesso(s)

Regia Maria

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

8 POPULAÇÕES QUE HABITAM AS CIDADES

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Discutir as condições de vida da população urbana, tendo como elementos de análise; saúde, atividade, alimentação, educação e moradia.

24/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 5077 acesso(s)

Regia Maria

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

9 POPULAÇÕES QUE HABITAM NO LITORAL

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Observar fotos de pessoas pescando e descrever o que elas estão fazendo, para deduzir onde habitam; Discutir sobre a economia e o modo de vida das pessoas que moram no litoral;  Comparar os instrumentos de pesca do mundo atual e do passado;

13/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 5527 acesso(s)

Regia Maria

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

10 POPULAÇÕES QUE HABITAM NO CAMPO

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Entender a origem do vocabulário homem do campo; Estudar os aspectos culturais que geram o modo de vida das populações que habitam no campo; Discutir as condições de vida no campo vinculada ao trabalho assalariado e a agricultura de subsistência.

12/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 10980 acesso(s)

Regia Maria

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

11 POPULAÇÕES DAS FLORESTAS

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Entender que os índios são os habitantes originais da floresta;  Tomar conhecimento de que muitas famílias de agricultores e seringueiros vivem na floresta e enfrentam dificuldades e conflitos com os grandes proprietários de terra;    Ficar ciente das lendas que fazem parte da...

26/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 10180 acesso(s)

Regia Maria

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

12 Região Sudeste e seu povo

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Compreender os principais fatores que contribuíram para que a região sudeste fosse a mais urbanizada e populosa. Analisar dados específicos a respeito das características das pessoas que vivem na região sudeste.

07/10/2010 Três estrelas 1 comentário(s) 16676 acesso(s)

Mauricio Andrea Andrioli

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Meio Ambiente

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 4002 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.