20/10/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno algumas habilidades de leitura, através de diferentes estratégias, a fim de que o aluno seja capaz de localizar informações em histórias, textos informativos e vídeos. Além da utilização dos recursos das TICs como: tablet, laptop, máquina fotográfica e filmadora.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo desenvolver uma proposta de trabalho, reflexão e prática relacionada ao programa da TV Escola. De onde vem o leite. Série: DE ONDE VEM? Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=2411>. Acesso em: 08 de out. 2013.
Cabe a você professor, de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico e ou sua equipe de trabalho, a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, para a presente aula, sugerimos que você apresente o livro com a história “A VACA que botou um OVO” ou se preferir acesse o sítio abaixo e conte online, de forma criativa utilizando fantoches ou dramatizando. Utilize data show ou leve os alunos ao Laboratório de Informática.
É importante ressaltar que o incentivo a leitura é fundamental para que o aluno avance em seu processo de alfabetização.
Professor, disponibilize a história aos alunos e explore a linguagem escrita. Em seguida, prepare algumas questões para serem discutidas após a leitura da história.
Posteriormente, questione os alunos:
Após o diálogo com os alunos, peça para conversarem sobre a importância de cada animal na fazenda e o que cada um fornece de alimento ao homem.
DE OLHO NA HISTÓRIA: FICHA LITERÁRIA
Professor, sugerimos que você organize um diálogo com a turma. Instigue os alunos a descobrirem o título da história e a autora. Peça para destacarem no texto estas informações, além da parte que mais lhes chamou atenção. Como registro proponha a realização da atividade abaixo no caderno de Língua Portuguesa.
Escola de Educação Básica da UFU Professora: Priscila Gervásio Teixeira Aluno:_______________________________________________ Data:____/___/____ _____________________________________________________________________ Hoje ouvimos uma história “A Vaca que botou um OVO”, uma vaquinha se sentia triste por não fazer nada que considerava importante. Mas, suas amigas galinhas ouviram e tentaram ajudar fazendo... Agora, resolva as questões abaixo: ______________________________________________________________ 2. Descreva a parte da história, que você considera interessante. ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 3. Responda: O que as outras vacas faziam que a Mimosa não conseguia fazer? ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 4. Imagine se você encontrasse uma vaca que botasse ovos. O que você faria? Escreva e ilustre sua resposta. ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________
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Fonte da imagem: Acervo da própria autora.
Se os alunos possuírem laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, você poderá sugerir que façam seus desenhos para ilustrar a história, oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo o caminho: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Lembre-os para que não se esqueçam de criar um título para a ilustração. Você poderá sugerir: “A VACA que botou um OVO”.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Que tal investigar a origem do leite?
O leite é usado para fazer várias receitas: doces, molhos, remédios naturais e muitas outras coisas. A menininha Kika vai mostrar como é a fabricação dele.
Professor, prepare o ambiente e apresente o vídeo: DE ONDE VEM O LEITE? De acordo com os recursos tecnológicos disponíveis em sua escola.
EXPLORANDO O VÍDEO
Professor, sugerimos que você organize um diálogo com a turma antes do vídeo. Registre na lousa algumas indagações para a observação dos alunos. Ao assistirem o vídeo peça a eles que façam anotações e respondam as questões, além de registrarem outras considerações que acharem fundamentais.
Depois dessa conversa, apresente o vídeo aos alunos ou auxilie-os a pesquisarem acessando no tablet ou no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido abaixo:
Fonte: Sítio: “TV Escola o Canal da Educação: De onde vem o leite?” Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=2411>. Neste sítio você encontrará informações de onde vem o leite. Acesso em: 08 de out. de 2013.
Como registro, proponha aos alunos que em duplas, elaborem um texto descrevendo o trajeto do leite até chegar a sua casa.
Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que representem o trajeto com desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).
Professor, o trabalho a ser realizado após o vídeo é importante para consolidar os conhecimentos adquiridos, a partir do seu conteúdo. Dessa forma, converse sobre as considerações feitas pelos alunos.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
CONHECENDO OS TIPOS DE LEITE
Professor, leve para a sala de aula diferentes formas de como o leite é comercializado (caixinha, saquinho e também vendido diretamente por fazendeiros). Os alunos poderão estar em grupos ou mesmo em uma roda de conversa e explorar as características de cada um. Assim, poderão perceber as informações contidas em cada um e a forma como são industrializados. Providencie rótulos/caixinhas de diversos tipos de leite e apresente aos alunos. Se preferir utilize data show ou retroprojetor.
Fonte: Sítio: “Calu todos os produtos”. Disponível em: <http://www.calu.com.br/produtos/index/pag/2/>. Neste sítio você encontrará vários produtos derivados do leite. Acesso em: 09 de out. 2013.
Quando vamos ao supermercado encontramos o leite integral e o leite desnatado, mas você sabe a diferença entre eles?
VISITA AO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
Professor, caso sua escola possua Laboratório de Informática prepare um momento onde os alunos possam pesquisar sobre A origem e os diferentes tipos de leite, ou solicite que acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido. Também poderá ser utilizado o tablet.
Veja algumas sugestões:
Solicite que explorem o sítio abaixo e descubram a origem da comercialização do leite e também a forma como ele é industrializado.
Professor, é importante investigar se existe algum aluno com intolerância a lactose, converse com os alunos sobre o assunto. Existem pessoas que ingerem outros leites em sua alimentação, o leite de soja ou leite de cabra.
O trabalho com textos online requer de você, professor, uma leitura prévia dos mesmos, para que possa conhecê-los e criar estratégias pedagógicas direcionadas ao conteúdo trabalhado. Se preferir, faça uma montagem com as principais informações obtidas nos sítios acima recomendados.
Como forma de registro, organize a turma em equipes e solicite que cada grupo seja responsável por um tipo de leite, elaborem pequenas frases comentando as informações do leite escolhido.
Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que façam desenho para ilustrar a frase, oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo o caminho: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Lembre-os para que não se esqueçam de criar um título para a ilustração.
Professor, é fundamental que os alunos apresentem suas produções aos colegas. Portanto, organize o espaço e converse sobre a forma das apresentações de suas observações, socializando suas descobertas.
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, providencie a receita: “O Doce de Leite”, para os alunos ou projete na sala de aula, de maneira que todos consigam ver. Utilize data show ou retroprojetor.
Disponibilize uma cópia aos alunos para a leitura e a discussão da receita.
Doce de Leite
INGREDIENTES:
MODO DE PREPARO
Fonte: Sítio: “Tudo Gostoso. Doce de Leite Caseiro”. Disponível em: <http://www.tudogostoso.com.br/receita/4865-doce-de-leite-caseiro.html>. Neste sítio você encontrará várias receitas salgadas e doces. Acesso em: 09 de out. 2013.
Professor, registre a receita no caderno de Português. Depois, que tal preparar o doce de leite na cozinha da escola com a ajuda dos alunos? Para isso, providencie os ingredientes e agende com as cozinheiras o dia e o horário.
5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, proponha um trabalho de campo em uma fazenda ou mesmo em um local da sua cidade com animais como (vaca ou mesmo cabra) para que os alunos possam ver a origem do leite. Para isso, você precisa de autorização dos pais dos alunos e da direção da escola.
Para realizar um trabalho de campo, é necessário elaborar um planejamento. Este planejamento deve envolver os alunos em todas as etapas e algumas ações são fundamentais, tais como:
Dicas extraídas do sítio Portal do Professor MEC, aula: desenvolvendo competências a partir de um trabalho de campo, da professora Denize D. Campos Rizzotto. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27154. Acesso em: 05 de Out. 2013.
Professor, cabe a você de acordo com a sua realidade, utilizar os recursos tecnológicos disponíveis em sua escola, como máquina fotográfica, filmadora e tablet, para registrar o trabalho de campo por meio de fotos e construir um mural para ser divulgado para toda a comunidade escolar.
Elaborando o relatório
É importante que você prepare o ambiente da sala de aula ao retornar, para que os alunos possam compartilhar suas ideias e observações feitas durante a atividade. Elaborem um relatório para que não percam as observações. Façam o texto coletivamente, assim os alunos terão a oportunidade de participar e com certeza o relatório ficará muito rico. Se possível revelem algumas fotos e ilustrem o texto, mas se preferir poderá solicitar que eles façam a ilustração do local observado.
Sugestões de links para os alunos:
Sugestões de links para os professores:
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; produzir pequenos textos; ler e interpretar diferentes gêneros textuais: história e receitas; perceber e comparar finalidade de um texto; analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.
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