Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Descobrindo a origem do leite. TV escola. Série: de onde vem?

 

20/10/2013

Autor e Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Saúde Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Produzir pequenos textos;
  • Descobrir a origem do leite;
  • Ler e interpretar diferentes gêneros textuais: história, poema, receitas;
  • Perceber e comparar a finalidade de um texto;
  • Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – 5 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno algumas habilidades de leitura, através de diferentes estratégias, a fim de que o aluno seja capaz de localizar informações em histórias, textos informativos e vídeos. Além da utilização dos recursos das TICs como: tablet, laptop, máquina fotográfica e filmadora.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo desenvolver uma proposta de trabalho, reflexão e prática relacionada ao programa da TV Escola. De onde vem o leite. Série: DE ONDE VEM? Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=2411>. Acesso em: 08 de out. 2013.

Cabe a você professor, de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico e ou sua equipe de trabalho, a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, para a presente aula, sugerimos que você apresente o livro com a história “A VACA que botou um OVO” ou se preferir acesse o sítio abaixo e conte online, de forma criativa utilizando fantoches ou dramatizando. Utilize data show ou leve os alunos ao Laboratório de Informática.

Livro 

É importante ressaltar que o incentivo a leitura é fundamental para que o aluno avance em seu processo de alfabetização.

Professor, disponibilize a história aos alunos e explore a linguagem escrita. Em seguida, prepare algumas questões para serem discutidas após a leitura da história.

Posteriormente, questione os alunos:

  • Por que a vaca se sentia triste e deprimida?
  • Quais os animais que aparecem na história?
  • Você já ficou triste por não fazer algo que considera importante?
  • Você conhece alguns animais da fazenda? Quais?
  • Para você a vaca botou um ovo?
  • O que a vaca nos fornece de alimentos?

Após o diálogo com os alunos, peça para conversarem sobre a importância de cada animal na fazenda e o que cada um fornece de alimento ao homem. 

DE OLHO NA HISTÓRIA: FICHA LITERÁRIA

Professor, sugerimos que você organize um diálogo com a turma. Instigue os alunos a descobrirem o título da história e a autora. Peça para destacarem no texto estas informações, além da parte que mais lhes chamou atenção. Como registro proponha a realização da atividade abaixo no caderno de Língua Portuguesa.

 

Escola de Educação Básica da UFU

Professora: Priscila Gervásio Teixeira

Aluno:_______________________________________________ Data:____/___/____

_____________________________________________________________________

Hoje ouvimos uma história “A Vaca que botou um OVO”, uma vaquinha se sentia triste por

não fazer nada que considerava importante. Mas, suas amigas galinhas ouviram e tentaram

ajudar fazendo...

Agora, resolva as questões abaixo:


1. Escreva o título da história.

______________________________________________________________

2. Descreva a parte da história, que você considera interessante.

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

3. Responda: O que as outras vacas faziam que a Mimosa não conseguia fazer?

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

4. Imagine se você encontrasse uma vaca que botasse ovos. O que você faria? Escreva e

ilustre sua resposta.

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

 

 

 


Fonte da imagem: Acervo da própria autora.

Se os alunos possuírem laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, você poderá sugerir que façam seus desenhos para ilustrar a história, oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo o caminho: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Lembre-os para que não se esqueçam de criar um título para a ilustração. Você poderá sugerir: “A VACA que botou um OVO”.

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Que tal investigar a origem do leite?

O leite é usado para fazer várias receitas: doces, molhos, remédios naturais e muitas outras coisas. A menininha Kika vai mostrar como é a fabricação dele.

Professor, prepare o ambiente e apresente o vídeo: DE ONDE VEM O LEITE? De acordo com os recursos tecnológicos disponíveis em sua escola.

EXPLORANDO O VÍDEO

Professor, sugerimos que você organize um diálogo com a turma antes do vídeo. Registre na lousa algumas indagações para a observação dos alunos. Ao assistirem o vídeo peça a eles que façam anotações e respondam as questões, além de registrarem outras considerações que acharem fundamentais.

  • O que você achou do vídeo?
  • O que levou Kika a investigar de onde vem o leite?
  • De onde vem o leite que consumimos?
  • O que é a pasteurização?
  • O que você gostou de descobrir sobre a origem do leite? 

Depois dessa conversa, apresente o vídeo aos alunos ou auxilie-os a pesquisarem acessando no tablet ou no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido abaixo:

video

Fonte: Sítio: “TV Escola o Canal da Educação: De onde vem o leite?” Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=2411>. Neste sítio você encontrará informações de onde vem o leite. Acesso em: 08 de out. de 2013.

Como registro, proponha aos alunos que em duplas, elaborem um texto descrevendo o trajeto do leite até chegar a sua casa.

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que representem o trajeto com desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).

Professor, o trabalho a ser realizado após o vídeo é importante para consolidar os conhecimentos adquiridos, a partir do seu conteúdo. Dessa forma, converse sobre as considerações feitas pelos alunos.

3ª Atividade:  aproximadamente 60 minutos.

CONHECENDO OS TIPOS DE LEITE

Professor, leve para a sala de aula diferentes formas de como o leite é comercializado (caixinha, saquinho e também vendido diretamente por fazendeiros). Os alunos poderão estar em grupos ou mesmo em uma roda de conversa e explorar as características de cada um. Assim, poderão perceber as informações contidas em cada um e a forma como são industrializados. Providencie rótulos/caixinhas de diversos tipos de leite e apresente aos alunos. Se preferir utilize data show ou retroprojetor.

 tipos de leite

Fonte: Sítio: “Calu todos os produtos”. Disponível em: <http://www.calu.com.br/produtos/index/pag/2/>. Neste sítio você encontrará vários produtos derivados do leite. Acesso em: 09 de out. 2013.

Quando vamos ao supermercado encontramos o leite integral e o leite desnatado, mas você sabe a diferença entre eles?

VISITA AO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

Professor, caso sua escola possua Laboratório de Informática prepare um momento onde os alunos possam pesquisar sobre A origem e os diferentes tipos de leite, ou solicite que acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido. Também poderá ser utilizado o tablet.

Veja algumas sugestões:

Solicite que explorem o sítio abaixo e descubram a origem da comercialização do leite e também a forma como ele é industrializado.

 

 

  • Sítio: “Calu: Todos os produtos”. Disponível em: <http://www.calu.com.br/produtos>. Neste sítio você encontrará informações sobre os tipos de leite e seus derivados. Acesso em: 09 de out. de 2013.

 

Professor, é importante investigar se existe algum aluno com intolerância a lactose, converse com os alunos sobre o assunto. Existem pessoas que ingerem outros leites em sua alimentação, o leite de soja ou leite de cabra.

O trabalho com textos online requer de você, professor, uma leitura prévia dos mesmos, para que possa conhecê-los e criar estratégias pedagógicas direcionadas ao conteúdo trabalhado. Se preferir, faça uma montagem com as principais informações obtidas nos sítios acima recomendados.

Como forma de registro, organize a turma em equipes e solicite que cada grupo seja responsável por um tipo de leite, elaborem pequenas frases comentando as informações do leite escolhido.

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que façam desenho para ilustrar a frase, oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo o caminho: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Lembre-os para que não se esqueçam de criar um título para a ilustração.

Professor, é fundamental que os alunos apresentem suas produções aos colegas. Portanto, organize o espaço e converse sobre a forma das apresentações de suas observações, socializando suas descobertas.

4ª Atividade:  aproximadamente 60 minutos.

Professor, providencie a receita: “O Doce de Leite”, para os alunos ou projete na sala de aula, de maneira que todos consigam ver. Utilize data show ou retroprojetor.

Disponibilize uma cópia aos alunos para a leitura e a discussão da receita.

Doce de Leite

INGREDIENTES:

  • 2 litros de leite.
  • 4 xícaras de açúcar (750 g).

MODO DE PREPARO

  1. Coloque o leite e o açúcar em uma panela grande de fundo largo.
  2. Leve ao fogo médio, mexendo sempre com uma colher de pau, até ferver (cerca de 15 minutos).
  3. Diminua o fogo e continue mexendo até obter um doce marrom claro de consistência cremosa (cerca de 45 minutos).
  4. Passe o doce para um refratário, deixe esfriar bem e sirva às colheradas em pratos de sobremesa.
  5. Dica: Para obter um doce com textura bem delicada e cremosa é preciso mexer o leite sem parar.

 

Fonte: Sítio: “Tudo Gostoso. Doce de Leite Caseiro”. Disponível em: <http://www.tudogostoso.com.br/receita/4865-doce-de-leite-caseiro.html>. Neste sítio você encontrará várias receitas salgadas e doces. Acesso em: 09 de out. 2013.

Professor, registre a receita no caderno de Português. Depois, que tal preparar o doce de leite na cozinha da escola com a ajuda dos alunos? Para isso, providencie os ingredientes e agende com as cozinheiras o dia e o horário.

5ª Atividade:  aproximadamente 60 minutos.

Professor, proponha um trabalho de campo em uma fazenda ou mesmo em um local da sua cidade com animais como (vaca ou mesmo cabra) para que os alunos possam ver a origem do leite. Para isso, você precisa de autorização dos pais dos alunos e da direção da escola.

Para realizar um trabalho de campo, é necessário elaborar um planejamento. Este planejamento deve envolver os alunos em todas as etapas e algumas ações são fundamentais, tais como:

  • Deve-se atentar para agendar o local do trabalho de campo;
  • Estabelecer uma data e hora em que será realizado;
  • Listar os alunos que irão fazendo chamada na saída e no retorno do trabalho;
  • Solicitar o uso do uniforme para os alunos;
  • Organizar o meio de transporte;
  • Enviar uma solicitação para o proprietário da fazenda ou local que será visitado;
  • Solicitar a autorização dos pais;
  • Criar regras de conduta para os alunos, antes, durante e após o passeio;
  • Estipular os objetivos e uma metodologia: observação, registro, elaboração de relatório, dentre outras;
  • Elabore um roteiro de observações com perguntas e curiosidades sobre o leite.
  • Levar câmera fotográfica digital ou o laptop UCA, para registrarem alguns momentos importantes;

Dicas extraídas do sítio Portal do Professor MEC, aula: desenvolvendo competências a partir de um trabalho de campo, da professora Denize D. Campos Rizzotto. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27154. Acesso em: 05 de Out. 2013.

Professor, cabe a você de acordo com a sua realidade, utilizar os recursos tecnológicos disponíveis em sua escola, como máquina fotográfica, filmadora e tablet, para registrar o trabalho de campo  por meio de fotos e construir um mural para ser divulgado para toda a comunidade escolar.

Elaborando o relatório

É importante que você prepare o ambiente da sala de aula ao retornar, para que os alunos possam compartilhar suas ideias e observações feitas durante a atividade. Elaborem um relatório para que não percam as observações. Façam o texto coletivamente, assim os alunos terão a oportunidade de participar e com certeza o relatório ficará muito rico. Se possível revelem algumas fotos e ilustrem o texto, mas se preferir poderá solicitar que eles façam a ilustração do local observado.

Recursos Complementares

Sugestões de links para os alunos:

  • Sítio: “Escola Kids. Leite: Texto informativo”. Disponível em:<http://www.escolakids.com/leite.htm>. Neste sítio você encontrará informações sobre os tipos de leite e as diferenças entre eles. Acesso em: 09 de out. 2013.

Sugestões de links para os professores:

Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; produzir pequenos textos; ler e interpretar diferentes gêneros textuais: história e receitas; perceber e comparar finalidade de um texto; analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.