Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Descobrindo os gêneros textuais na biblioteca da escola. TV Escola - Série: Letra Viva

 

20/10/2013

Autor e Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Produzir pequenos textos;
  • Ler e interpretar diferentes gêneros textuais;
  • Perceber e comparar finalidade de um texto;
  • Elaborar textos coletivos, utilizando diversos recursos;
  • Elaborar um jornal com produções coletivas da turma;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos. 
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenha sido trabalhado com o aluno algumas habilidades de leitura, através de diferentes estratégias, a fim de que ele seja capaz de ler, de interpretar ilustrações, pequenos textos e histórias. Além da utilização dos recursos das TICs como: tablet, laptop, máquina fotográfica. 

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo desenvolver uma proposta de trabalho, reflexão e prática relacionada ao programa da TV Escola – Escrita também é coisa de criança. Série: Letra Viva. Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=4276>.  Acesso em: 08 de out. 2013. 

Cabe a você professor, de acordo com os recursos de sua escola discutir com sua equipe de trabalho e/ou seu coordenador pedagógico a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

Professor, antes mesmo dos alunos conhecerem as letras e dominarem a escrita, eles são capazes de contar: um fato, uma noticia, uma história real ou imaginária e cantar músicas. Cada um de acordo com a sua rotina produz um texto oral. E a essas estruturas com que se compõem um texto oral ou escrito damos o nome de Gêneros textuais, no qual, procuramos atingir intenções comunicativas semelhantes e ocorrem em situações específicas. Gênero Textual ou Gênero de Texto se refere às diferentes formas de expressão textual.

Professor, de acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: O último ano do ciclo de alfabetização: Consolidando os conhecimentos, Brasília: MEC, SEB, 2012), as atividades de leituras devem ser fluentes na prática do professor. É necessário o manuseio de diversos gêneros literários, sejam eles curtos ou não. “leitura livre ou em pequenos grupos com gêneros diversos, em que a professora pode organizar um cantinho de leitura, com variados textos (histórias em quadrinhos, livros de histórias, jornais, revistas científicas)”. 

A prática de leitura deve estar dentro da rotina da sala de aula que seja um horário disponibilizado, de maneira que esta prática faça parte do dia a dia dos jovens leitores.

(BRASIL, 2012, p. 14.).

Para a presente aula, sugerimos que você providencie uma diversidade de textos (jornal, livros: de história e de poesias, fábulas, conto, receitas, cartas, advinhas, bula de remédios, gibis dentre outros) para a turma. Organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos e distribua o material aleatoriamente para cada grupo. Peça aos alunos que explorem os materiais e façam uma leitura deleite. 

Posteriormente, questione os alunos:

  • Vocês conhecem esses textos?
  • Qual desses textos vocês mais utilizam?
  • Vocês sabem qual a função de cada texto?
  • Qual ou quais desses textos vocês acharam mais interessante? 

Professor, converse com a turma sobre a função de cada texto:

  • Textos literários (contos, poemas, história em quadrinhos);
  •  Jornalísticos (notícias);
  •  Epistolares (cartas, bilhetes, cartões, convites);
  •  Publicitários (anúncios, propagandas);
  •  Instrucionais (receitas, listagens, manuais de instrução);
  •  Textos não verbais, mistos e humorísticos (rótulos, logotipos, placas). 

Disponibilize várias caixas para a organização dos mesmos de acordo com a função de cada um. Quando todos os alunos terminarem, faça um momento de socialização e em seguida, organize um grande painel de acordo com a seleção dos grupos. 

Como registro, proponha aos alunos para preencherem a tabela de acordo com o painel elaborado pelos alunos no caderno de Língua Portuguesa. 

 tabela

Fonte da imagem: Acervo da própria autora. 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, dialogue com a turma sobre as diversas situações do dia a dia em que usamos os diferentes gêneros textuais. Prepare fichas para apresentar aos alunos ou leve para a sala de aula objetos que representam os gêneros e explique suas funções.

GUIA DE RUAS: para saber como chegar a um endereço desconhecido.

JORNAL: para pesquisar algum assunto ou ler noticia da sua cidade e região.

CARTA: para escrever para pessoas que estão longe ou até mesmo perto. Para compartilhar fatos do nosso cotidiano com amigos e familiares que não se encontram ao nosso redor.

PIADAS: para descontrair com os amigos.

CONTO DE FADA: para entrar em contato com o mundo da fantasia.

RECEITA: para produzir.


Em todas as situações acima, usamos diferentes gêneros de texto (a definição de texto, aliás, é um enunciado verbal que faz sentido em para alguém em determinada situação.). Situações diversas, finalidades diversas, diferentes gêneros.

Professor, organize os alunos em equipes para visitar a biblioteca da escola. Solicite que o grupo analise os gêneros textuais que existem na biblioteca da sua escola. Separe-os e escreva em uma ficha os nomes: dos gêneros textuais e dos títulos e a quantidade existente.

 Como forma de registro peça que preencham a tabela abaixo: 

 

NOME DO GÊNERO

TÍTULO

QUANTIDADE

Contos de Fadas

Branca de Neve

05

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte da imagem: Acervo da própria autora.

Fotografando os Gêneros Textuais existentes na biblioteca

Oriente os alunos a utilizarem: Webcam, máquina digital, MP3, dentre outros recursos tecnológicos para registro de imagens, para fazerem as imagens dos gêneros textuais disponíveis na biblioteca da sua escola. Depois, com as fotos construa um mural para ser divulgado para toda a comunidade escolar.

Logo após, a pesquisa converse com os alunos levantando alguns questionamentos: 

  • Quantos gêneros textuais vocês encontraram?
  • O que mais lhes chamaram atenção?
  • Qual dos gêneros textuais vocês mais gostaram?
  • Vocês já conheciam algum dos gêneros pesquisados? Qual/is? 

Como forma de registro, organize os alunos em duplas e providencie as atividades abaixo no caderno de Língua Portuguesa. 

ATIVIDADE: 

Redijam dois gêneros textuais que vocês mais gostaram de ler na biblioteca. 

Professor, no momento das produções em grupos você deverá orientar os alunos quanto a escrita. Faça revisões dos textos coletivos em roda, destacando os elementos que exigem maior atenção.

Converse com os alunos, sobre o que sentiram dificuldade e facilidade e principalmente como os colegas se ajudaram mutuamente. É importante que você prepare o ambiente da sala de aula para que os alunos possam compartilhar suas ideias e contar sobre os gêneros que mais lhe chamaram atenção.

3ª Atividade:  aproximadamente 60 minutos.

Professor, utilize as fotos tiradas pelos alunos na visita à biblioteca da escola e confeccione com eles um “Jogo da memória” dos diversos gêneros textuais. Para isso, providencie alguns materiais: cartolina, cola, tesoura, canetinha, lápis de cor. Construa o jogo com os alunos na sala de aula.

JOGO DA MEMÓRIA

  1. Construa 6 pares de cartas em uma ficha e cole a foto na outra. Cole a palavra escrita referente à gravura. Veja a sugestão:

  tabela2

  Fonte da imagem: Acervo da própria autora.

  1. Organize grupos. Solicite que os alunos coloquem as fichas viradas para baixo sobre a mesa e embaralhe. Peça que decidam a ordem de jogar, tirando par e ímpar.
  2. Cada um na sua vez deverá desvirar duas cartas. Se as cartas forem a escrita e a imagem, forma-se um par. O aluno joga novamente. Mas, se as cartas forem diferentes e não formar o par. O aluno deixa as cartas viradas para baixo no mesmo lugar e passa a vez para o próximo.
  3. Ganha quem formar o maior número de pares.

 

QUE TAL CRIAR UMA CAMPANHA LITERÁRIA?

Converse com o/a bibliotecário/a da sua escola e apresente o levantamento da quantidade de obras literárias existentes na sua escola feito pela sua turma. Em seguida, promova uma “Campanha” para arrecadar obras de diversos gêneros textuais. É importante envolver toda a comunidade escolar, para isso crie cartazes e outdoor, divulgue na rádio, no Blog ou página da internet  se a escola possuir.

Professor, caso sua escola possua os laptops, você poderá sugerir que os alunos façam seus cartazes utilizando o programa KWord seguindo os passos:  KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos). Imprima o material digitado pelos alunos e coloque no mural da escola para apreciação de todos.

QUE TAL PRODUZIR UM JORNAL DA TURMA? 

Professor, disponibilize o texto abaixo para discussão em sala de aula com os alunos sobre a estrutura de um jornal e suas seções.

 jornal

Sítio: “Ajudinha Básica. Gêneros Textuais”. Disponível em:<http://conectmar.blogspot.com/2011/05/generos-textuais_09.html>. Neste sítio você encontrará sugestões de diferentes gêneros textuais para se trabalhar em sala de aula e uma sugestão de trabalhar com a construção de um jornal em sala de aula, veja as produções dos alunos. Acesso em: 03 de out. 2013. 

Não esqueça de que seu objetivo é divertir os leitores com histórias criativas. Para isso, leia as seguintes orientações: 

  • Reúna-se com os colegas e prepare as equipes de trabalho;
  • Escolha um tema para o Jornal: “Noticias da semana”;
  • Escolha, em equipe, os gêneros textuais para as produções;
  • Pense nas características e na estrutura do texto. 

As produções coletivas vão ser lidas por colegas, professores e comunidade escolar, portanto, verifique se precisa de ajustes. Siga as dicas:

  • Releia os textos várias vezes;
  • Veja se é preciso acrescentar mais informações;
  • Observe se escreveu o título;
  • Verifique se usou letra maiúscula no começo das frases;
  • Pesquise a escrita de palavras que despertaram dúvidas;
  • Verifique se noticia pode ser compreendida pelo leitor.

Por fim, analise o texto que o seu grupo escreveu, veja se apresenta as informações de forma clara e objetiva. 

Prepare um momento para os grupos apresentarem suas produções aos colegas, providencie fantoches para os grupos contarem ou dramatizarem uma de suas histórias. 

Professor, como os alunos ainda estão no processo de alfabetização e não dominam a escrita ortográfica, faça uma leitura dos textos criados pelos grupos e realize a reescrita com eles. Sabemos que não é fácil fazer isto com todos os grupos em um mesmo dia, por isso, faça ao longo da semana para que eles possam rever a forma que escreveram antes de publicarem o jornal.

Se os alunos possuírem laptop Classmate do Projeto UCA, você poderá sugerir que façam as ilustrações utilizando o programa Tux Paint, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Lembre-os para criarem um título para a ilustração. Você poderá sugerir: “Noticias da Turma”.

Os alunos poderão realizar uma busca de imagens no sítio <www.google.com.br>, acesso em: 13 de out. 2013 e inserir no trabalho. O trabalho poderá ser impresso e afixado no mural da sala de aula.

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Professor, crie um Blog para divulgar as produções dos alunos, faça uma pesquisa prévia nos sítios abaixo para auxiliar na construção de Blog. 

Você também poderá utilizar os sítios abaixo para criar um Blog. Selecione aquele/s que corresponde/m ao nível dos seus alunos.

Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com sua turma a forma de divulgação das produções de textos.

Recursos Complementares

Sugestões de links para os alunos:

Sítio: “Colorir e Aprender: Parlendas, Adivinhas e Cantigas. Brincando com Textos”. Disponível em: <http://colorireaprender.blogspot.com/2009/02/parlendas-cantigas-e-adivinhas.html>. Neste sítio você encontrará sugestões de parlendas, cantigas e adivinhas para ler e se encantar. Acesso em: 10 de out. 2013.

 Sugestões de links para os professores:

Sítio: “TV Escola – Escrita também é coisa de criança. Série: Letra Viva”. Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=comzoo&view=item&itemid=4276>. Neste vídeo você terá informações da importância de se trabalhar com a leitura e escrita, com atividades diversificadas e com vários gêneros de textos. Acesso em: 08 de out. 2013. 

Sítio: “Alfabetização e Cia. Sugestões de Atividades - O Carteiro Chegou”. Disponível em: <http://alfabetizacaoecia.blogspot.com/2010/03/sugestoes-de-atividades-livro-o.html>. Neste sítio você encontrará sugestões de atividades com os gêneros textuais a partir de uma história “O carteiro Chegou”. Acesso em: 10 de out. 2013.

Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; produzir pequenos textos; ler e interpretar diferentes gêneros textuais; perceber e comparar finalidade de um texto; elaborar textos coletivos, utilizando diversos recursos; elaborar um jornal com produções coletivas da turma; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Sônia Melo, Escola Municipal de Tartaruga , Bahia - disse:
    slf39_5@hotmail.com

    14/06/2014

    Cinco estrelas

    Parabéns! Excelente sequência didática. Criativa e abrangente a várias competências e habilidades.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.