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Construindo polígonos regulares utilizando o software Superlogo e conceitos de ângulos internos e externos – parte 2

 

20/10/2013

Autor e Coautor(es)
MARIANA MARTINS PEREIRA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira; Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A fim de desenvolver as competências da área 2 da matriz do ENEM que é utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela são propostos para essa aula o seguinte objetivo:

  • Criar estratégias para construir polígonos regulares utilizando o Superlogo;
  • Aplicar os conceitos de ângulos internos e externos de um polígono regular.
Duração das atividades
2 horas/aula (50 minutos cada)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Ângulos internos e externos de um polígono regular;
  • Polígonos regulares;
  • Comandos básicos do Software Superlogo.
Estratégias e recursos da aula
  • Computador e data show com acesso à internet;
  • Cópias das atividades sugeridas;
  • Laboratório de informática com acesso ao software Superlogo.

 

Professor (a), o Superlogo é uma linguagem de programação LOGO desenvolvida em meados dos anos 60 no Massachusetts Instituto de Tecnologia, nos EUA, por Seymour Papert e colaboradores, com o objetivo de utilizá-la para fins educacionais. Por ser um software educativo sem fins lucrativos pode ser baixado em vários sites como, por exemplo, a versão 3.0 está disponível em http://projetologo.webs.com/slogo.html  (Acesso em 15 de outubro de 2013). Para mais informações acesse o link http://wwwp.fc.unesp.br/~mauri/Logo/Superlogo.pdf (Acesso em 15 de outubro de 2013).

Antes de colocar em prática o planejamento dessa aula, acesse a aula intitulada Construindo polígonos regulares utilizando o software Superlogo e conceitos de ângulos internos e externos” disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=52246 (Acesso em 15 de outubro de 2013), pois a presente proposta é continuidade do trabalho já publicado no Portal do Professor.

Inicie a aula lembrando os alunos de que no Superlogo,  para traçar desenhos, usa o ângulo existente entre o eixo de simetria da tartaruga e o lado da figura, ou seja, o ângulo externo do polígono, conforme ilustra a figura 1.

Figura 1: Exemplo do ângulo percorrido pela tartaruga entre o eixo de simetria e o lado do triângulo equilátero

Figura 1: Exemplo do ângulo percorrido pela tartaruga entre o eixo de simetria e o lado do triângulo equilátero

Fonte: Imagem do próprio autor

Em seguida, distribua para os alunos a tabela de cores (Figura 2) ou projete utilizando o computador e o datashow. É importante lembrá-los de que caso desejem mudar a espessura do lápis é só digitar mudeel [1 5] ou mudeel [1 10] e que para alterar a cor da linha basta digitar mudecl nº. 

Figura 2: Tabela de cores

Figura 2: Tabela de cores

Fonte: Imagem disponível em http://wwwp.fc.unesp.br/~mauri/Logo/Superlogo.pdf. Acesso em 16 de setembro de 2013.

 

No laboratório de informática com acesso ao software Superlogo e à internet, com possibilidade de projeção utilizando o aparelho data show, proponha que os alunos realizem as atividades abaixo:

1- Quais seriam os comandos necessários para traçar:

a) Um pentágono regular?

b) Um hexágono regular?

c) Um octógono regular?

d) Um eneágono regular?

e) Um decágono regular?

 

2- Preencha o interior de cada polígono com uma cor disponível na tabela de cores.

 

Permita que os alunos apresentem diferentes estratégias para construir os polígonos no Superlogo e, com certeza, aparecerão sequências de comandos diferentes. Assim, teste com os alunos se as propostas apresentadas por eles são suficientes para realização da atividade e socialize com a turma as diferentes possibilidades.

Segue a seguir uma sequência de exemplos de possíveis respostas  que podem ser apresentadas pelos alunos.

a) um pentágono regular

Figura 3: Exemplo da atividade realizada

Figura 3: Exemplo da atividade realizada

Fonte: Print screen da interface da atividade realizada

Sugestão de Comando:

mudeel [1 5] mudecl 5  pf 200 pe 72 pf 200 pe 72 pf 200 pe 72 pf 200 pe 72 pf 200 pe 72

ou mudeel [1 5] mudecl 5  repita 5 [pf 200 pd 72]

Figura 4: Exemplo da atividade realizada

Figura 4: Exemplo da atividade realizada

Fonte: Print screen da interface da atividade realizada

Sugestão de Comando:

un pe 45  (para a tartaruga caminhar em direção ao interior da figura)

pf 20 (para a tartaruga entrar no interior da figura)

mudecp 13 (preenchimento com a cor 13)

pinte (muda a cor do preenchimento do interior)

 

b) Um hexágono regular

Figura 5: Exemplo da atividade realizada

Figura 5: Exemplo da atividade realizada

Fonte: Print screen da interface da atividade realizada

Sugestão de Comando:

mudeel [1 5] mudecl 0  pf 200 pe 60 pf 200 pe 60 pf 200 pe 60 pf 200 pe 60 pf 200 pe 60 pf 200 pe 60

ou  mudeel [1 5] mudecl 0  repita 6 [pf 200 pd 60]

Figura 6: Exemplo da atividade realizada

Figura 6: Exemplo da atividade realizada

Fonte: Print screen da interface da atividade realizada

Sugestão de Comando:

un pe 45  (para a tartaruga caminhar em direção ao interior da figura)

pf 20 (para a tartaruga entrar no interior da figura)

mudecp 9 (preenchimento com a cor 9)

pinte (muda a cor do preenchimento do interior)

 

c) Um octógono regular

Figura 7: Exemplo da atividade realizada

Figura 7: Exemplo da atividade realizada

Fonte: Print screen da interface da atividade realizada

 

Sugestão de Comando:

mudeel [1 5] mudecl 0  pf 150 pe 45 pf 150 pe 45 pf 150 pe 45 pf 150 pe 45 pf 150 pe 45 pf 150 pe 45 pf 150 pe 45 pf 150 pe 45

ou mudeel [1 5] mudecl 0  repita 8 [pf 150 pe 45]

Figura 8: Exemplo da atividade realizada

Figura 8: Exemplo da atividade realizada

Fonte: Print screen da interface da atividade realizada

Sugestão de Comando:

un pe 45  (para a tartaruga caminhar em direção ao interior da figura)

pf 20 (para a tartaruga entrar no interior da figura)

mudecp 13 (preenchimento com a cor 13)

pinte (muda a cor do preenchimento do interior)

 

d) Um eneágono regular

Figura 9: Exemplo da atividade realizada

Figura 9: Exemplo da atividade realizada

Fonte: Print screen da interface da atividade realizada

Sugestão de Comando:

mudeel [1 5] mudecl 0  pf 150 pe 40 pf 150 pe 40 pf 150 pe 40 pf 150 pe 40 pf 150 pe 40 pf 150 pe 40 pf 150 pe 40 pf 150 pe 40 pf 150 pe 40

ou mudeel [1 5] mudecl 0  repita 9 [pf 150 pe 40]

Figura 10: Exemplo da atividade realizada

Figura 10: Exemplo da atividade realizada

Fonte: Print screen da interface da atividade realizada

Sugestão de Comando:

un pe 45  (para a tartaruga caminhar em direção ao interior da figura)

pf 20 (para a tartaruga entrar no interior da figura)

mudecp 4 (preenchimento com a cor 4)

pinte (muda a cor do preenchimento do interior)

 

e) Um decágono regular

Figura 11: Exemplo da atividade realizada

Figura 11: Exemplo da atividade realizada

Fonte: Print screen da interface da atividade realizada

Sugestão de Comando:

mudeel [1 5] mudecl 0  pf 150 pe 36 pf 150 pe 36 pf 150 pe 36 pf 150 pe 36 pf 150 pe 36 pf 150 pe 36 pf 150 pe 36 pf 150 pe 36 pf 150 pe 360 pf 150 pe 36

ou mudeel [1 5] mudecl 0  repita 10 [pf 150 pe 36]

Figura 12: Exemplo da atividade realizada

Figura 12: Exemplo da atividade realizada

Fonte: Print screen da interface da atividade realizada

Sugestão de Comando:

un pe 45  (para a tartaruga caminhar em direção ao interior da figura)

pf 20 (para a tartaruga entrar no interior da figura)

mudecp 6 (preenchimento com a cor 6)

pinte (muda a cor do preenchimento do interior)

Recursos Complementares

Professor(a) sugiro que você acesse os links a seguir:

Brincando com o logo:

https://docs.google.com/presentation/d/1DTQtrF62hdWG7WC59ITMEQImYCerjIxKEI0mzdk-5jY/edit?pli=1#slide=id.i6. Acesso em 14 de agosto de 2013.

 

Geometria da tartaruga: Contribuições do Superlogo ao ensino de geometria

Fonte: Disponível em  http://www.pucminas.br/imagedb/documento/DOC_DSC_NOME_ARQUI20120827154305.pdf?PHPSESSID=fdb6d12870c8aaf4688b74f0ad0dd734. Acesso em 14 de agosto de 2013.

 

Geometria e tecnologia nos anos iniciais: algumas propostas com o software Superlogo

Fonte: Disponível em http://sbem.bruc.com.br/XIENEM/pdf/2804_1686_ID.pdf. Acesso em 14 de agosto de 2013.

 

Tutorial Superlogo

Fonte: Disponível em http://www.slideshare.net/chedas/super-logo-comandos-para-movimentar-a-tartaruga. Acesso em 14 de agosto de 2013.

Avaliação

Professor (a), avalie se cada participante está envolvido com a proposta e também avalie se os alunos estão realizando as atividades propostas no laboratório de informática conforme orientação e solicite que eles entreguem uma folha contendo a sequência de comandos para construção de cada uma das figuras planas regulares solicitadas.

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