20/10/2013
Antomar Araújo Ferreira; Angela Cristina dos Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
A fim de desenvolver as competências da área 2 da matriz do ENEM que é utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela são propostos para essa aula o seguinte objetivo:
Professor (a), o Superlogo é uma linguagem de programação LOGO desenvolvida em meados dos anos 60 no Massachusetts Instituto de Tecnologia, nos EUA, por Seymour Papert e colaboradores, com o objetivo de utilizá-la para fins educacionais. Por ser um software educativo sem fins lucrativos pode ser baixado em vários sites como, por exemplo, a versão 3.0 está disponível em http://projetologo.webs.com/slogo.html (Acesso em 15 de outubro de 2013). Para mais informações acesse o link http://wwwp.fc.unesp.br/~mauri/Logo/Superlogo.pdf (Acesso em 15 de outubro de 2013).
Antes de colocar em prática o planejamento dessa aula, acesse a aula intitulada “Construindo polígonos regulares utilizando o software Superlogo e conceitos de ângulos internos e externos” disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=52246 (Acesso em 15 de outubro de 2013), pois a presente proposta é continuidade do trabalho já publicado no Portal do Professor.
Inicie a aula lembrando os alunos de que no Superlogo, para traçar desenhos, usa o ângulo existente entre o eixo de simetria da tartaruga e o lado da figura, ou seja, o ângulo externo do polígono, conforme ilustra a figura 1.
Figura 1: Exemplo do ângulo percorrido pela tartaruga entre o eixo de simetria e o lado do triângulo equilátero
Fonte: Imagem do próprio autor
Em seguida, distribua para os alunos a tabela de cores (Figura 2) ou projete utilizando o computador e o datashow. É importante lembrá-los de que caso desejem mudar a espessura do lápis é só digitar mudeel [1 5] ou mudeel [1 10] e que para alterar a cor da linha basta digitar mudecl nº.
Figura 2: Tabela de cores
Fonte: Imagem disponível em http://wwwp.fc.unesp.br/~mauri/Logo/Superlogo.pdf. Acesso em 16 de setembro de 2013.
No laboratório de informática com acesso ao software Superlogo e à internet, com possibilidade de projeção utilizando o aparelho data show, proponha que os alunos realizem as atividades abaixo:
1- Quais seriam os comandos necessários para traçar:
a) Um pentágono regular?
b) Um hexágono regular?
c) Um octógono regular?
d) Um eneágono regular?
e) Um decágono regular?
2- Preencha o interior de cada polígono com uma cor disponível na tabela de cores.
Permita que os alunos apresentem diferentes estratégias para construir os polígonos no Superlogo e, com certeza, aparecerão sequências de comandos diferentes. Assim, teste com os alunos se as propostas apresentadas por eles são suficientes para realização da atividade e socialize com a turma as diferentes possibilidades.
Segue a seguir uma sequência de exemplos de possíveis respostas que podem ser apresentadas pelos alunos.
a) um pentágono regular
Figura 3: Exemplo da atividade realizada
Fonte: Print screen da interface da atividade realizada
Sugestão de Comando:
mudeel [1 5] mudecl 5 pf 200 pe 72 pf 200 pe 72 pf 200 pe 72 pf 200 pe 72 pf 200 pe 72
ou mudeel [1 5] mudecl 5 repita 5 [pf 200 pd 72]
Figura 4: Exemplo da atividade realizada
Fonte: Print screen da interface da atividade realizada
Sugestão de Comando:
un pe 45 (para a tartaruga caminhar em direção ao interior da figura)
pf 20 (para a tartaruga entrar no interior da figura)
mudecp 13 (preenchimento com a cor 13)
pinte (muda a cor do preenchimento do interior)
b) Um hexágono regular
Figura 5: Exemplo da atividade realizada
Fonte: Print screen da interface da atividade realizada
Sugestão de Comando:
mudeel [1 5] mudecl 0 pf 200 pe 60 pf 200 pe 60 pf 200 pe 60 pf 200 pe 60 pf 200 pe 60 pf 200 pe 60
ou mudeel [1 5] mudecl 0 repita 6 [pf 200 pd 60]
Figura 6: Exemplo da atividade realizada
Fonte: Print screen da interface da atividade realizada
Sugestão de Comando:
un pe 45 (para a tartaruga caminhar em direção ao interior da figura)
pf 20 (para a tartaruga entrar no interior da figura)
mudecp 9 (preenchimento com a cor 9)
pinte (muda a cor do preenchimento do interior)
c) Um octógono regular
Figura 7: Exemplo da atividade realizada
Fonte: Print screen da interface da atividade realizada
Sugestão de Comando:
mudeel [1 5] mudecl 0 pf 150 pe 45 pf 150 pe 45 pf 150 pe 45 pf 150 pe 45 pf 150 pe 45 pf 150 pe 45 pf 150 pe 45 pf 150 pe 45
ou mudeel [1 5] mudecl 0 repita 8 [pf 150 pe 45]
Figura 8: Exemplo da atividade realizada
Fonte: Print screen da interface da atividade realizada
Sugestão de Comando:
un pe 45 (para a tartaruga caminhar em direção ao interior da figura)
pf 20 (para a tartaruga entrar no interior da figura)
mudecp 13 (preenchimento com a cor 13)
pinte (muda a cor do preenchimento do interior)
d) Um eneágono regular
Figura 9: Exemplo da atividade realizada
Fonte: Print screen da interface da atividade realizada
Sugestão de Comando:
mudeel [1 5] mudecl 0 pf 150 pe 40 pf 150 pe 40 pf 150 pe 40 pf 150 pe 40 pf 150 pe 40 pf 150 pe 40 pf 150 pe 40 pf 150 pe 40 pf 150 pe 40
ou mudeel [1 5] mudecl 0 repita 9 [pf 150 pe 40]
Figura 10: Exemplo da atividade realizada
Fonte: Print screen da interface da atividade realizada
Sugestão de Comando:
un pe 45 (para a tartaruga caminhar em direção ao interior da figura)
pf 20 (para a tartaruga entrar no interior da figura)
mudecp 4 (preenchimento com a cor 4)
pinte (muda a cor do preenchimento do interior)
e) Um decágono regular
Figura 11: Exemplo da atividade realizada
Fonte: Print screen da interface da atividade realizada
Sugestão de Comando:
mudeel [1 5] mudecl 0 pf 150 pe 36 pf 150 pe 36 pf 150 pe 36 pf 150 pe 36 pf 150 pe 36 pf 150 pe 36 pf 150 pe 36 pf 150 pe 36 pf 150 pe 360 pf 150 pe 36
ou mudeel [1 5] mudecl 0 repita 10 [pf 150 pe 36]
Figura 12: Exemplo da atividade realizada
Fonte: Print screen da interface da atividade realizada
Sugestão de Comando:
un pe 45 (para a tartaruga caminhar em direção ao interior da figura)
pf 20 (para a tartaruga entrar no interior da figura)
mudecp 6 (preenchimento com a cor 6)
pinte (muda a cor do preenchimento do interior)
Professor(a) sugiro que você acesse os links a seguir:
Brincando com o logo:
https://docs.google.com/presentation/d/1DTQtrF62hdWG7WC59ITMEQImYCerjIxKEI0mzdk-5jY/edit?pli=1#slide=id.i6. Acesso em 14 de agosto de 2013.
Geometria da tartaruga: Contribuições do Superlogo ao ensino de geometria
Fonte: Disponível em http://www.pucminas.br/imagedb/documento/DOC_DSC_NOME_ARQUI20120827154305.pdf?PHPSESSID=fdb6d12870c8aaf4688b74f0ad0dd734. Acesso em 14 de agosto de 2013.
Geometria e tecnologia nos anos iniciais: algumas propostas com o software Superlogo
Fonte: Disponível em http://sbem.bruc.com.br/XIENEM/pdf/2804_1686_ID.pdf. Acesso em 14 de agosto de 2013.
Tutorial Superlogo
Fonte: Disponível em http://www.slideshare.net/chedas/super-logo-comandos-para-movimentar-a-tartaruga. Acesso em 14 de agosto de 2013.
Professor (a), avalie se cada participante está envolvido com a proposta e também avalie se os alunos estão realizando as atividades propostas no laboratório de informática conforme orientação e solicite que eles entreguem uma folha contendo a sequência de comandos para construção de cada uma das figuras planas regulares solicitadas.
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