21/10/2013
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Não há necessidade de conhecimentos prévios sobre a temática.
Atividade 01 – Conhecendo as parlendas.
1 - Nos últimos anos é comum perceber entre as crianças um grande apelo ao consumo de brinquedos industrializados. Cada vez mais, a mídia incentiva a compra desses brinquedos, contribuindo para um consumo exagerado e desnecessário indo na contramão da sustentabilidade tão discutida nos últimos anos. Diante dessas questões percebemos que cada vez mais as crianças têm desconhecido brincadeiras da cultura popular, nesse sentido essa aula tem como objetivo geral resgatar com as crianças algumas brincadeiras populares através das parlendas.
2 - Para iniciar faça uma roda de conversa com os alunos e questione: Quais são as suas brincadeiras favoritas? Você irá perceber que muitas delas estão relacionadas aos desenhos televisivos, a personagens da Disney ou mesmo bonecos do mercado industrializado. Sendo assim, amplie a conversa questionando:
Será que existem brincadeiras que podemos brincar, mas que não necessitam de comprar nenhum brinquedo?
Sugestão: Professor esses questionamentos são para nortear a conversa, caso haja outros no momento da conversa, vá construindo o diálogo com o grupo e ampliando as discussões.
3 - Após a conversa diga para eles que você conhece algumas brincadeiras que podem ser realizadas sem brinquedos e sim com os próprios colegas. Selecione algumas parlendas, as mais conhecidas, pois irão auxiliar que os alunos se interessem por elas e traga-as em cartazes com ilustrações. Veja os exemplos abaixo:
LÁ EM CIMA DO PIANO
TEM UM COPO DE VENENO
QUEM BEBEU, MORREU,
O AZAR FOI SEU.
Fonte: Imagem retirada do site: http://sp9.fotolog.com/photo/9/60/126/lottlott/1212110021_f.jpg. Acesso em 14 de outubro de 2013.
CORRE COTIA
DE NOITE E DE DIA
DEBAIXO DA CAMA
DA SUA TIA
CORRE CIPÓ
NA CASA DA AVÓ
LENCINHO NA MÃO
CAIU NO CHÃO
MOCINHA BONITA
DO MEU CORAÇÃO
Fonte: Imagem retirada do site: http://www.vamosbrincarlafora.com.br/fmanager/kylyh/brincadeira_7_-_corre_cotia.png. Acesso em 14 de outubro de 2013.
BALANÇA, CAIXÃO!
BALANÇA VOCÊ!
DÁ UM TAPA NO BUMBUM
E VAI SE ESCONDER!
Fonte: Imagem retirada do site: http://farm5.staticflickr.com/4121/4746928437_3821011e38_z.jpg. Acesso em 14 de outubro de 2013.
4 - Depois que mostrar os cartazes instigue os alunos a lerem o que está escrito nos cartazes, auxilie dizendo que através das figuras podemos saber o que esta escrito nas frases. Interprete as ilustrações com os alunos, e questione se eles conhecem algum versinho que fala sobre o que esta acontecendo nas imagens. Observe a estrutura da escrita e conte para os alunos que se trata de parlendas. Questione se sabem o que são parlendas. Leia as parlendas com eles apontando o dedo para as palavras pronunciadas, esse procedimento de análise aproxima os alunos do código alfabético.
Observações: As parlendas são versinhos com temática infantil que são recitados em brincadeiras de crianças. São usadas por adultos também para embalar, entreter e distrair as crianças. Possuem uma rima fácil e, por isso, são populares entre as crianças. Muitas parlendas são usadas em jogos para melhorar o relacionamento entre os participantes ou apenas por diversão. Muitas parlendas são antigas e, algumas delas, foram criadas há décadas. Elas fazem parte do folclore brasileiro, pois representam uma importante tradição cultural do nosso povo. Informações retiradas do site: http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/parlendas.htm. Acesso em 14 de outubro de 2013.
Atividade 02 – Vamos brincar com as parlendas?
1 - Professor, os cartazes produzidos anteriormente serão usados durante todas as atividades dessa aula, por isso deixe-os afixados na parede para que os alunos tenham contato com eles o tempo todo.
2 - Leve os alunos para o Laboratório de Informática para apresentar a eles vídeos que mostram como essas parlendas podem ser usadas em brincadeiras. Sugerimos para isso os vídeos abaixo:
Vídeo 1 – Quintal da cultura - "Corre cotia". Duração: 07min46seg. Disponível no site: http://www.youtube.com/watch?v=NjVsyDeuLV0. Acesso em 14 de outubro de 2013.
Fonte: Imagem retirada do site: http://www.youtube.com/watch?v=NjVsyDeuLV0. Acesso em 14 de outubro de 2013.
Vídeo 2 – Quintal da Cultura – Ai você tá tão mórbido! Duração: 5min40seg. Disponível no site: http://www.youtube.com/watch?v=6rlA3UbuVLk. Acesso em 14 de outubro de 2013.
Fonte: Imagem retirada do site: http://www.youtube.com/watch?v=6rlA3UbuVLk. Acesso em 14 de outubro de 2013.
3 - Logo depois de apresentar os vídeos convide os alunos para brincarem com essas parlendas. Sugerimos um lugar amplo para realizar as brincadeiras, pode ser no pátio ou na quadra de esportes da sua escola.
Atividade 03 – Vamos lembrar as palavras das parlendas?
1 - Para finalizar essa aula proponha atividades de registro onde os alunos terão que lembrar as principais palavras das parlendas e fazer a tentativa de escrita das mesmas. Para isso retome as parlendas nos cartazes e interprete as palavras com os alunos: E
x.: Piano começa com que letra? Começa com a mesma letra do nome de alguém aqui da sala? Onde está escrito piano aqui nessa parlenda? Faça isso com as próximas parlendas.2 - Depois de analisar e identificar as principais palavras das parlendas instigue os alunos a pensar em estratégias para lembrar as palavras das parlendas. Podem surgir estratégias que não serão possíveis de ser realizadas, mas é papel do professor focar a discussão para o rumo que deseja e deixar bem claro para os alunos que essas dicas serão usadas por eles mesmos.
Observação: Para alunos dessa faixa etária, os quais ainda não conquistaram a base alfabética, ao trabalhar com textos curtos de fácil memorização, com imagens e outros símbolos para ler, auxilia o processo de compreensão do nosso sistema alfabético. Logo depois apresente as atividades de registro (exemplo abaixo) para que os alunos completem as palavras faltantes e façam a tentativa de escrita das mesmas.
ESTAMOS AMPLIANDO NOSSO REPERTÓRIO DE BRINCADEIRAS ATRAVÉS DAS PARLENDAS. JÁ SABEMOS ALGUMAS PARLENDAS. AGORA VAMOS FAZER A TENTATIVA DE ESCRITA DAS PALAVRAS FALTANTES NAS PARLENDAS ABAIXO?
LÁ EM CIMA DO __________
TEM UM COPO DE VENENO
QUEM BEBEU, MORREU,
O AZAR FOI SEU.
Fonte: Imagem retirada do site: http://sp9.fotolog.com/photo/9/60/126/lottlott/1212110021_f.jpg. Acesso em 14 de outubro de 2013.
CORRE _____________
DE NOITE E DE DIA
DEBAIXO DA CAMA
DA SUA TIA
CORRE CIPÓ
NA CASA DA AVÓ
LENCINHO NA MÃO
CAIU NO CHÃO
MOCINHA BONITA
DO MEU CORAÇÃO
Fonte: Imagem retirada do site: http://www.vamosbrincarlafora.com.br/fmanager/kylyh/brincadeira_7_-_corre_cotia.png. Acesso em 14 de outubro de 2013.
BALANÇA, ___________!
BALANÇA VOCÊ!
DÁ UM TAPA NO BUMBUM
E VAI SE ESCONDER!
Fonte: Imagem retirada do site: http://farm5.staticflickr.com/4121/4746928437_3821011e38_z.jpg. Acesso em 14 de outubro de 2013.
Observações: Professor, o trabalho com parlendas proporciona muitas possibilidades e estratégias de ensino aprendizagem, sugerimos nessa aula uma vertente para se trabalhar com essa temática, mas você poderá trabalhar com outras parlendas privilegiando outras estratégias e outras linguagens. Veja por exemplo uma possibilidade de se trabalhar sequência numérica através de parlendas nessa aula publicada no portal de TEIXEIRA, Priscila Gervásio. Como trabalhar cantigas e parlendas, a fim de desenvolver a sequência numérica recitando e cantando cantigas e participando de brincadeiras que incluem diferentes formas de contagem? Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=34643. Acesso em 15 de outubro de 2013.
Atividade 4 – Aprendendo parlendas com os nossos familiares.
1 - Professor para finalizar essa aula, envie uma tarefa para casa, pedindo ajuda aos familiares para contribuir e ampliar o repertório de parlendas dos alunos. Veja o exemplo abaixo:
TAREFA DE CASA
NOS ÚLTIMOS ANOS É COMUM PERCEBER ENTRE AS CRIANÇAS UM GRANDE APELO AO CONSUMO DE BRINQUEDOS INDUSTRIALIZADOS. CADA VEZ MAIS, A MÍDIA INCENTIVA À COMPRA DESSES BRINQUEDOS, CONTRIBUINDO PARA UM CONSUMO EXAGERADO E DESNECESSÁRIO E INDO NA CONTRAMÃO DA SUSTENTABILIDADE TÃO DISCUTIDA NOS ÚLTIMOS ANOS. DIANTE DESSAS QUESTÕES PERCEBEMOS QUE CADA VEZ MAIS AS CRIANÇAS TÊM DESCONHECIDO BRINCADEIRAS DA CULTURA POPULAR E NA INTENÇÃO DE DESCONSTRUIR ESSA IMPOSIÇÃO MIDIÁTICA, NESSA SEMANA, A NOSSA TURMA CONHECEU E EXPLOROU AS PARLENDAS: CORRE COTIA, LÁ EM CIMA DO PIANO E BALANÇA CAIXÃO. AS PARLENDAS SÃO VERSINHOS COM TEMÁTICA INFANTIL QUE SÃO RECITADOS EM BRINCADEIRAS DE CRIANÇAS. SÃO USADAS POR ADULTOS TAMBÉM PARA EMBALAR, ENTRETER E DISTRAIR AS CRIANÇAS. POSSUEM UMA RIMA FÁCIL E, POR ISSO, SÃO POPULARES ENTRE AS CRIANÇAS. MUITAS PARLENDAS SÃO USADAS EM JOGOS PARA MELHORAR O RELACIONAMENTO ENTRE OS PARTICIPANTES OU APENAS POR DIVERSÃO. MUITAS PARLENDAS SÃO ANTIGAS E, ALGUMAS DELAS, FORAM CRIADAS HÁ DÉCADAS. ELAS FAZEM PARTE DO FOLCLORE BRASILEIRO, POIS REPRESENTAM UMA IMPORTANTE TRADIÇÃO CULTURAL DO NOSSO POVO. INFORMAÇÕES RETIRADAS DO SITE: HTTP://WWW.SUAPESQUISA.COM/FOLCLOREBRASILEIRO/PARLENDAS.HTM. ACESSO EM 14 DE OUTUBRO DE 2013.
LOGO, GOSTARÍAMOS DE CONTAR COM A CONTRIBUIÇÃO DA FAMÍLIA PARA AMPLIAR O REPERTÓRIO DE BRINCADEIRAS POPULARES DE NOSSAS CRIANÇAS. ENTÃO, CONTE E CANTE PARLENDAS PARA SEU FILHO (A) QUE FIZERAM PARTE DA SUA INFÂNCIA. NA SEQUÊNCIA, REGISTRE ESSA PARLENDA ABAIXO E PEÇA A CRIANÇA PARA FAZER UM DESENHO. DESSE MODO, PODERÁ COMPARTILHAR O QUE APRENDEU COM VOCÊS JUNTO AS DEMAIS CRIANÇAS.
2 - Após o retorno da tarefa, convide os alunos a mostrar e cantar as parlendas aprendidas com seus familiares. Após ouvir todas, socialize no mural da escola as parlendas com os desenhos dos alunos.
Sugestões de links para professores:
Professor o trabalho com parlendas pode se estender para outras séries do Ensino Fundamental, veja na proposta da nova escola como trabalhar a "Leitura de parlendas na alfabetização inicial." Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/leitura-parlendas-alfabetizacao-inicial-607749.shtml. Acesso em 15 de outubro de 2013.
Professor você pode encontrar mais exemplos de parlendas para serem trabalhadas com os alunos - "Coletânea de parlendas e quadras populares”. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/coletanea-parlendas-quadras-populares-634266.shtml. Acesso em 15 de outubro de 2013.
Sugestão de aula do portal:
SILVA, Walleska Bernardino. Parlendas: texto que diverte. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22889. Acesso em 15 de outubro de 2013.
O objetivo principal para a avaliação desta aula é se os alunos avançaram no processo de leitura e escrita, utilizando o recuso das parlendas. Para isso sugerimos algumas perguntas norteadoras:
Professor as atividades de registro poderão contribuir para a avaliação individual de cada aluno.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
22/02/2016
Cinco estrelasbem estruturado