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Dança – uma forma de expressar

 

21/10/2013

Autor e Coautor(es)
CLEBER GARCIA CASAGRANDE
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Thaís Cristina de Oliveira, Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Artes Dança: Dançar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Definir o que é dança.
  2. Conhecer seus movimentos corporais.
  3. Identificar e criar diferentes formas de dançar.
  4. Vivenciar diferentes percepções e sensações em relação a si e ao outro durante a dança.
  5. Socializar com os colegas suas percepções, respeitando suas opiniões. 
Duração das atividades
8 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula poderá ser desenvolvida com alunos de 06 a 08 anos de idade, que estejam no processo de alfabetização, mas que já tenham certo domínio da leitura e escrita de frases simples.

Estratégias e recursos da aula

Aulas 1, 2 e 3 – O que é dançar?

 

cri dançando

Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_D5cTzycr7-0/S9xgkmlwqVI/AAAAAAAAAC8/vx1yUwAWy2I/s1600/meu+blog.png. Acesso em 13 de outubro de 2013.

 

1ª. Atividade

Professor para se instrumentalizar assista ao vídeo da TV Escola - Salto para o Futuro - Dança na Escola: Arte e Ensino - Pgm.2 - Linguagem da Dança: Arte e Ensino. Duração 50 minutos. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=11710. Acesso 09 de outubro de 2013.

 

Sinopse

A série tem como objetivo debater, na perspectiva da diversidade e da multiplicidade de propostas, ações que caracterizam o mundo contemporâneo, através de um olhar mais crítico sobre a dança na escola. A escola deve dialogar com a sociedade em transformação e representa um lugar privilegiado para que o ensino de dança se processe com qualidade, compromisso e responsabilidade. As relações que se processam entre corpo, dança e sociedade são fundamentais para a compreensão e a eventual transformação da realidade social. A dança, enquanto arte tem o potencial de trabalhar a capacidade de criação, imaginação, sensação e percepção, integrando o conhecimento corporal ao intelectual.

Professor encaminhe os alunos para um local amplo e mais silencioso (exemplo: uma sala sem cadeiras e mesas ou pátio), solicite que façam uma roda e inicie a conversa com algumas questões norteadoras. Exemplo:

- O que é dança?

- Como se dança?

- O que precisa fazer para dançar?

- O que você sente quando dança?

- Por que as pessoas dançam?

 

Explique para a turma que a dança é a arte de mexer o corpo, através de um ritmo de movimentos criando uma harmonia própria. Não é somente através do som de uma música que se pode dançar, pois os movimentos podem acontecer independentes do som que se ouve, e até mesmo sem ele.

Além disso, a dança pode oportunizar “sensação” de alegria; de movimentar-se livremente através da expressão de movimentos; de combinar movimento e ritmo; de dominar o espaço e tempo; de criar novos movimentos; de expressar sentimentos por meio dos movimentos, de se expressar corporalmente.

 

2ª. Atividade

Professor prepare todo o ambiente para que os alunos se sintam confortáveis para expressarem seus sentimentos e movimentos. Organize, primeiramente, todo o material de som para que no momento da atividade não haja nenhuma intercorrência. Convide os alunos para sentar e comunique que durante a atividade todos devem se atentar para:

1° Fechar os olhos.

2° Ouvir o som que será passado.

3° Sentir o som mantendo seus olhos fechados.

Professor para esse momento escolha músicas apenas instrumentais para que os alunos se concentrem no som. As músicas selecionadas devem ser de diferentes estilos musicais conforme sua disponibilidade e opção. Sugestão: rock, samba, valsa, clássica, forró, jazz, blues, pop, músicas andinas, indígenas e africanas dentre outras.

A cada estilo de música oferecida, os alunos devem vivenciar estes 3 momentos: fechar os olhos, ouvir o som, sentir o som. Para isso converse com a turma de modo que todos tenham liberdade de expressão para dizer do seu sentimento ao ouvir os diferentes estilos musicais.  

Após a realização de cada etapa, reserve um momento para conversar com os alunos sobre:

1° O que sentiu quando ouviu o som?

2° O que você sentiu vontade de fazer?

3° Quais as partes do corpo você movimentou ou sentiu vontade de movimentar?

4º. O que você lembrou quando ouviu o som?

 

Converse com os alunos sobre a importância da música como cultura para a sociedade, como arte de se expressar e de se comunicar por meio da linguagem corporal.

A dança trás também benefícios no campo da emoção, ajuda na autoconfiança, na interação com o outro e desperta o interesse por outras culturas.

Oportunize esse momento para que os alunos possam expressar verbalmente suas opiniões de modo que todos respeitem as falas e as opiniões dos colegas.

3ª. Atividade

Professor, utilizando diferentes estilos musicais, convide aos alunos a se movimentar a cada som que é reproduzido, com apenas uma parte do corpo, como por exemplo: durante essa música movimentar apenas os braços, apenas as pernas, apenas a cabeça e assim, para cada som diferente, utilizar uma parte do corpo diferente.

Em seguida questione os alunos: Como se sentiram movimentando apenas partes do corpo a cada momento e a cada tipo de som?

 

4ª. Atividade

Professor proponha que os alunos continuem se movimentando com as partes do corpo em diferentes posições: sentado, deitado (com a barriga para cima, com a barriga para baixo, de lado), em pé se equilibrando em apenas uma das pernas, agachados e outras variações. Converse com os alunos sobre as dificuldades encontradas durante essa atividade. Questione se já haviam vivenciado estes tipos de desafios e o que tiveram que fazer para superá-los.

 

 

coreog

Imagem disponível em: http://comps.canstockphoto.com/can-stock-photo_csp4814945.jpg. Acesso em 17 de outubro de 2013.

5ª. Atividade

Pergunte aos alunos,

1° Esses momentos vivenciados por vocês anteriormente, podem ser considerados uma forma de dançar?

- Se sim, porquê?

- Se não porquê?  

2° Nas atividades vivenciadas, você percebeu que poderia criar uma dança?

3° Como sentiu criando sua própria dança?

Observações: As perguntas feitas anteriormente servem somente para direcionar o trabalho do professor, mas lembre-se que é importante dar voz aos alunos para que eles se expressem espontaneamente. Nesse sentido, se outros questionamentos surgirem, ouça com atenção e vá construindo com eles o diálogo sobre a dança enquanto arte, com potencial de trabalhar a capacidade de criação, imaginação, sensação e percepção, integrando o conhecimento corporal ao intelectual.

Professor, para registrar esse momento poderá escolher opções como filmar as falas dos alunos, solicitar que eles mesmos registrem ou registrar em um cartaz de modo que todos possam  ler coletivamente.

 

Aulas 4, 5, 6, 7 e 8: Criando nossas próprias danças

1ª. Atividade

Explique aos alunos que nesse momento todos deverão sentir o som que ouvem e criar uma sequência de movimentos com um objeto. Disponibilize a maior quantidade e diversidade de objetos e materiais para essa atividade, por exemplo: bola, arco, cone, corda, pneu, fitas coloridas, balões etc.

Marque um tempo para que os alunos explorem os objetos. Explique que todos os alunos terão oportunidade de criar seus movimentos com todos os objetos disponíveis e que para isso, serão necessárias várias aulas. 

Estimule para que, de forma espontânea, os alunos desenvolvam seus próprios movimentos - sua linguagem corporal.

Ofereça vários estilos musicais para que os alunos possam vivenciar diferentes sons com o mesmo objeto. Durante a atividade, converse com os alunos sobre as possibilidades de utilizar o objeto escolhido, associando-o aos seus movimentos corporais, além de expressar seus sentimentos ao sentir o som.

 

dançando

Imagem disponível em: http://imgs.sapo.pt/bebe2012/site_imgs/atualidade/noticias/danca_criativa__1235538.jpg. Acesso em 13 de outubro de 2013.

 

Sempre que for necessário, faça intervenções conversando com os alunos sobre as possibilidades de movimento com o seu corpo durante essa música.

2ª. Atividade

Oportunize um momento de conversa com os alunos sobre a experiência de criar uma sequencia de movimentos com diferentes objetos e as sensações vivenciadas neste processo.

Na sequência, entregue uma folha de papel e lápis de cor para que os alunos façam desenhos sobre essa vivência e escrevam frases para auxiliar na explicação do que desenharam.

Nessa atividade auxilie os alunos na construção das frases, caso seja necessário.

 

3ª. Atividade

Proponha aos alunos que se organizem em grupos de 4 a 6 meninos e meninas. Solicite que cada grupo escolha um estilo musical, realize uma pesquisa sobre ele e depois crie uma coreografia simples, utilizando diferentes objetos.

Para pesquisar sobre o estilo musical, os alunos poderão ser encaminhados para o Laboratório de Informática e orientados a pesquisar sobre seu nome e origem, como é seu ritmo, quais músicas foram escolhidas, quais são os principais movimentos, curiosidades deste estilo.

 

4ª. Atividade

 

Terminada a pesquisa, cada grupo se reunirá para iniciar a criação dos movimentos de sua coreografia. Disponibilize para os grupos os materiais que foram utilizados nas aulas anteriores e um aparelho de som para ser utilizado durante esse processo.

Organizar uma apresentação de todas as coreografias para que cada grupo conheça o trabalho do outro, inclusive, com uma pequena fala dos componentes de cada grupo sobre informações a respeito do estilo musical apresentado.

As apresentações podem ser gravadas pelo grupo que não está se apresentando no momento. Na próxima aula exibir, o professor deve exibir o vídeo para que todos possam dialogar respeitosamente sobre o trabalho e percepções de cada grupo. Não esquecer a importância do respeito à diversidade cultural, sem preconceito, garantindo sempre o direito de todos  falarem e serem ouvidos.

Recursos Complementares

Sugestões de leitura: 

 

JOROSKY, Narda Helena. Dança educativa no ambiente escolar a luz da proposta de Rudolf Laban. Revista Hórus, v. 4, n. 1. Disponível em: http://portal.estacio.br/media/3702693/5.pdf. Acesso 09 de outubro de 2013.

 

VARANDA, Sidinei Barbosa. Corpos e expressão em movimento. A dança e a educação. Por que ensinar dança na escola? Linguagem Acadêmica, Batatais, v. 2, n. 1, p. 121-145, jan./jun. 2012. Disponível em: http://sm.claretiano.edu.br/upload/4/revistas/sumario/pdf/79.pdf. Acesso em 09 de outubro de 2013.

 

ARAÚJO, Paulo. Dança na escola: uma educação pra lá de física. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-fisica/pratica-pedagogica/danca-escola-educacao-pra-la-fisica-424014.shtml.  Acesso em 09 de outubro de 2013.

 

Aula – Portal do Professor. MELO, Rutilene Santos de Sousa. Conhecendo e vivenciando a dança na educação infantil. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7746. Acesso em 14 de outubro de 2013.

 

Aula- Portal do Professor. ALVES, Tiago Soares. Dança: movimento para o conhecimento. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50427. Acesso em 14 de outubro de 2013.

Avaliação

Observar a participação e envolvimento dos alunos durante a criação e vivência dos movimentos corporais nos diferentes estilos musicais, bem como as posturas, percepções e sensações em relação a si e ao outro e, principalmente, durante os registros pictográficos e escritos.

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