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Contos de Poe e análise por meio de mapa conceitual

 

21/10/2013

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Literatura Literatura de outras nacionalidades
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Discutir um conto de Poe que será referência à posteriori para a produção de um mapa conceitual.
  • Analisar e discutir a materialidade textual do conto eleito para o trabalho.
  • Elaborar mapas conceituais analíticos sobre um dos contos de Poe.
  • Apresentar os mapas conceituais elaborados e justificar suas ligações.
     
Duração das atividades
400 minutos ou 8 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Preferencialmente, metodologia de mapas conceituais.
  • Biografia de Edgar Allan Poe.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos:

  • projetor;
  • computador e internet;
  • contos impressos de Poe;
  • software para confecção de mapas conceituais ou cartolina/papel cartão para o mesmo fim.

 

 

Professor, essa proposta didática tem como base para atingir seu objetivo, que é a análise dos contos de Poe por meio da criação de mapas conceituais, um conto base que serve como exemplo/modelo para os alunos. Caso queira realizar as atividades abaixo com outro conto, sinta-se à vontade. Basta seguir, se achar pertinente, as orientações e propostas para o conto que por ora foi escolhido: "O gato preto".

 

Módulo 1

Atividade 1

O objetivo é ler e discutir um conto de Poe que será referência à posteriori para a produção de um mapa conceitual. Em linhas gerais, é permitir ao aluno melhor compreensão do enredo do conto.

 

O professor iniciará a aula lendo em voz alta e sob a luz de velas o conto "O gato preto", de Edgar Allan Poe.

Para saber mais sobre a leitura sob luz de velas, acessar a aula:

2

Fonte: arquivo pessoal.

 

Sugestão de versão:

  • POE, Edgar Allan. Contos de imaginação e mistério. Prefácio de Charles Baudelaire. Tradução de Cássio de Arantes Leite. São Paulo: Tordesilhas, 2012.

CONTOS DE IMAGINAÇÃO E MISTÉRIO

http://www.fnac.com.br/contos-de-imaginacao-e-misterio/p/607366?adType=pla&gclid=CLWr4Ou_pboCFc_ItAodzgsALA&prt=adwords_redirect Acesso em 19 out. 2013.

 

Após a leitura, incentivar os alunos a parafrasearem o conto lido. Para tanto, dispostos em círculo, cada aluno deverá elaborar um período e o aluno seguinte terá de dar continuidade ao enredo parafraseado.

Feita a paráfrase, os alunos a compararão oralmente com releituras animadas do conto:

a)

1

http://www.youtube.com/watch?v=po_T90CthjI Acesso em 19 out. 2013.

 

b)

2

http://www.youtube.com/watch?v=6uo6YRhzEOA Acesso em 19 out. 2013.

 

c)

3

http://www.youtube.com/watch?v=_lUyiuM4Q9w Acesso em 19 out. 2013.

 

Professor, a cada releitura animada, trabalhe com os alunos questões relativas aos vários modos de significação da língua: cores, imagens, planos de imagens, sons, músicas de fundo, foco etc. Deixe os alunos à vontade para comentarem sobre suas impressões e sentidos construídos.

 

 

Atividade 2

O objetivo dessa atividade é permitir que os alunos analisem e discutam a materialidade textual do conto.

 

Os alunos, ainda em círculo e com o conto impresso em mãos, terão que interagir com o professor na análise da materialidade linguística do conto. Em outras palavras, os alunos deverão tecer comentários, hipóteses, análises, conclusões sobre o enredo trabalhado a partir do texto escrito.

Essa atividade será fundamental para a construção do mapa conceitual analítico do conto. Portanto, é imprescindível "dissecar" tudo o que a materialidade textual permite.

Professor, oriente os alunos a destacarem partes do texto, de inserirem comentários no próprio texto, dentre outras técnicas para dar destaque ao que se quer.

Sugestão de como proceder à análise com os alunos a partir de alguns trechos do conto.

Todos os trechos abaixo foram retirados da versão sugerida acima.

 

  • Trecho 1

4

Nesse trecho, fica evidente que o narrador personagem é um prisioneiro que morrerá em breve: "Mas amanhã morrerei e hoje quero desafogar minha alma.". Isso possibilita algumas reflexões:

  • até que ponto acreditar em uma história contada por alguém atormentado pela culpa e pelo desespero ("algum intelecto mais calmo, mais lógico e muito menos excitável do que o meu")?
  • até que ponto acreditar em uma história contada por alguém que viveu os fatos ("nada mais do que uma ordinária sucessão de causas e efeitos perfeitamente naturais")?

 

  • Trecho 2

5

Nesse trecho é possível destacar o nome do gato: Pluto. Em uma breve pesquisa, Pluto, para a mitologia, é um Deus mitológico do submundo, lugar este por onde todos deverão passar antes de definir seu destino. Isso serve como elemento que confirma o macabro, que se relaciona ao fato de que o gato preto foi, de fato, a causa para a passagem do narrador ao submundo, foi seu decreto para mudança de conduta. De amável, doce e possuidor de afeto pelos animais, o narrador tornou-se dissimulado, assassino, perverso.

Para além do nome do gato, nesse trecho, é possível destacar a primeira mudança de caráter pela qual o narrador passa: "Tornei-me, a cada dia, mais taciturno, mais irritável, mais sem consideração pelos sentimentos alheios. Permitia-me o uso de uma linguagem destemperada com minha mulher. Por fim, cheguei até a ameaçá-la de violência física. Meus bichos, é claro, também sofreram com minha mudança de disposição. Eu não só os negligenciava, como também os maltratava.". Esse trecho evidencia o começo a perturbação pela qual o narrador vive.

Em trecho subsequente a esse, o narrador atribui sua mudança de comportamento ao álcool: "Mas a doença ganhou corpo em min - pois que doença se compara ao Álcool?". Isso nos leva a refletir: de fato foi o álcool o vilão ou simplesmente uma desculpa? Outra reflexão é quanto ao álcool presente tanto na vida do narrador personagem quanto na vida do próprio Poe, servindo, inclusive, para desnorteá-lo ainda mais.

 

  • Trecho 3

6

Esse trecho evidencia a tentativa do narrador de enganar a própria consciência quanto ao assassinato que praticou contra o gato: "e alguém ali devia ter cortado a forca e jogado o animal por uma janela aberta dentro do meu quarto. Isso provavelmente fora feito com o intuito de me despertar de meu sono."  Isso possibilita a tendência de conclusão de que o álcool, talvez, não fosse de fato a causa da mudança de comportamento. O que se teria, então, é um narrador perturbado, de caráter vil.

 

Ainda, esse trecho relata o encontro do narrador personagem com outro gato preto e possibilita a conclusão de que há uma tentativa de ocultar a culpa que sente, como se nada tivesse acontecido... basta, para isso, colocar outro gato preto no lugar do assassinado. Conforme diz o ditado popular é uma tentativa de "tampar o sol com a peneira".

 

  • Trecho 4

7

Esse trecho evidencia a segunda mudança de caráter pela qual passa o narrador personagem. De irritado, ele passa a ter ódio: "Meu temperamento habitualmente taciturno evolui num ódio por todas as coisas e por toda a espécie humana". Essa mudança de caráter é fundamental para a tomada de atitude do narrador: mata a esposa por causa fútil, o que confirma cada vez mais seu caráter vil e a não causalidade com o álcool.

 

Atividade 3

O objetivo dessa atividade é exibir o mapa conceitual do conto "O gato preto" a partir das análises feitas na materialidade textual.

 

O professor exibirá o mapa conceitual do conto e oralmente justificará as ligações estabelecidas.

Sugestão de um mapa conceitual:

8

Autoria: Walleska Bernardino Silva.

 

Professor, essa proposta será ainda mais exitosa, caso você já tenha trabalhado com os alunos a metodologia de mapas conceituais. Caso precise de mais ajuda para saber sobre a metodologia mapas conceituais, acesse:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1201 Acesso em 19 out. 2013.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mapa_conceitual Acesso em 19 out. 2013.

http://www.if.ufrgs.br/~moreira/mapasport.pdf Acesso em 19 out. 2013.

http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/mapas.htm Acesso em 19 out. 2013.

 

Módulo 2

Atividade 1

Essa atividade objetiva orientar os alunos para a produção do mapa conceitual sobre os contos de Poe.

 

Tendo terminada a etapa de preparação dos alunos para análise do conto, o professor demandará que os alunos (em duplas ou individualmente) elaborem mapas conceituais dos contos de Poe.

Professor, caso opte pela versão sugerida nessa proposta, "Contos de imaginação e mistério", há 21 contos disponíveis mais o conto "O gato preto". Sorteie entre os alunos os contos. Para a produção do mapa, é importante dizer aos alunos que eles devem seguir as etapas mostradas pelos professor, a saber:

  • leitura do conto;
  • visualização de releituras em movimento do conto;
  • análise da materialidade linguística do conto;
  • produção do mapa (haverá muitas versões do mapa até se chegar à versão final).

 

  • Sugestão de roteiro:
     

Roteiro para trabalho avaliativo

Análise dos contos de Edgar Allan Poe

 

                Conforme análise e estudos feitos acerca do conto “O gato preto”, de Edgar Allan Poe, essa proposta avaliativa tem por base a construção de uma análise (similar à realizada em sala de aula) de um dos contos do livro: “Contos de imaginação e mistério”, de Poe.

                Cada aluno individualmente analisará um conto dos 22 existentes no livro e essa análise deverá ser apresentada em forma de mapa conceitual, metodologia já trabalhada com os alunos. Esse mapa conceitual deverá ser apresentado à turma, conforme cronograma acertado em sala, por meio de explicações orais acerca de sua construção.

                O mapa conceitual poderá ser feito: 1) a mão, utilizando papel pardo e com letras grandes, para que seja visível a todos; 2) por meio do PREZI, editor de apresentações já trabalhado em sala; 3) por meio de slides no Power Point; 4) por meio de programa específico online: Cmap Tools, disponível em: http://cmap.ihmc.us/download/.Caso a opção seja pelo item 2, é preciso disponibilizar o link do prezi no grupo da sala no Facebook. Caso a opção seja pelos itens 3 ou 4, é preciso enviar o arquivo para o e-mail do professor ou disponibilizá-lo no grupo do Facebook e ainda imprimir o mapa e levá-lo no dia da apresentação.

Obs.:todos os alunos deverão ler todos os contos do livro de Poe, adotado esse trimestre, porque ao longo da apresentação dos mapas conceituais, os alunos serão indagados sobre o enredo dos contos.

Valor: ____pontos.

Data de entrega: _____________ , conforme ordem sorteada em sala.

Critérios avaliativos:1) Apresentação e exposição oral sobre a construção do mapa conceitual; 2) análise e organização coerente do mapa com o conto analisado; 3) pertinência da análise; 4) leitura de todos os contos do livro de Poe; 5) respeito à data combinada de entrega do trabalho.

Professor, se os alunos optarem pelo Cmpa Tools, eles poderão acessar um tutorial do programa disponível em: http://www.ufpel.edu.br/lpd/ferramentas/cmaptools.pdf  Acesso em 19 out. 2013.

 

Atividade 2

Apresentação dos mapas.

 

Os alunos devrão apresentar seus mapas conceituais à sala, explicando e justificando as ligações empreendidas. Após a apresentação, o professor deverá destinar um tempo para a a avaliação oral dos colegas bem como perguntas e ou esclarecimentos. Ao final de cada mapa e depois das intervenções discentes, o professor fará sua avaliação oral, destacando pontos positivos e pontos que precisam ser adequados.

Professor, caso sinta necessidade de algum aluno refazer o mapa, peça novo mapa e auxilie-o nessa refacção. É preciso ter o cuidado com as análises, porque pode acontecer de os alunos fazerem o mapa a partir de um resumo do enredo, deixando a análise de lado. Por isso, é aconselhável que já se tenha trabalhado a metodologia de mapas conceituais.

Ao final, os mapas poderão ser digitalizados e ou realocados no blogue da sala e ou expostos em murais da escola.

Exemplos de alguns mapas de alguns contos de alunos do 9º ano da Escola de Educação Básica da UFU (Eseba), no ano de 2013:

 

  • O coração denunciador, por Isabela Cristina Loiola.

9

 

  • Uma descida no Maelstrom, por Victor Ribeiro

10

 

  • O encontro marcado, por Amanda Cristina

11

 

  • O barril de amontillado, por Augusto Ramos

12

 

  • O coração denunciador, por Felipe Bessa

13

  • William Wilson, por Marks Marquez

14

 

  • O enterro prematuro, por João Victor Freitas

15

 

  • William Wilson, por João Pedro Correia

16

 

  • O barril de amontillado, por Caroline Martins

 

18

Recursos Complementares

Para leitura do professor:

 

Avaliação

A avaliação dessa proposta reside na observação do professor por ocasião da preparação, da elaboração e da apresentação do mapa conceitual referente ao conto de Poe escolhido para o trabalho. Como critérios para a avaliação, o professor pode pensar em:

  • criatividade.
  • interesse.
  • desinibição ao fazer a exposição oral.
  • justificativas das ligações estabelecidas.
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