Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Construindo uma caixa de histórias: "Era uma vez..."

 

03/12/2013

Autor e Coautor(es)
SASKYA CAROLYNE BODENMULLER
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Graziela Maria Beretta Lopez

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Movimento Coordenação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Desenvolver a capacidade de ouvir o outro;

- Manusear e conhecer diferentes materiais e texturas;

- Exercitar a imaginação e criatividade;

- Ampliar o repertório de histórias;

- Ampliar a inserção e interação social;

- Perceber novas possibilidades de contação de histórias e criação;

- Exercitar a oralidade.

Duração das atividades
Três momentos com 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de trabalhar conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

A aula elaborada abaixo foi pensada para crianças de 3 a 6 anos, com o intuito de incentivar a criatividade, a imaginação e exercitar a motricidade fina. Além de praticar a oralidade, as crianças deverão estabelecer relações de parceria com os demais durante a criação das histórias.

Primeiro momento: Construção e papietagem da caixa de histórias

Materiais necessários: caixa de sapato, jornal, cola ou grude.

Duração: 30 minutos

No primeiro momento as crianças serão orientadas pela professora para trazer caixas de sapato para o dia da atividade, cada uma terá a sua própria caixa. Essa caixa deverá ter tampa, para que em seguida seja fechada e corresponda às necessidades do grupo. A professora deverá organizar o espaço para que as crianças façam a papietagem de suas caixas. Para dar início à atividade as crianças farão o grude: 2 xícaras de chá de água, 2 colheres de sopa de farinha de trigo, 1 colher de sopa de vinagre branco. Em seguida as crianças farão a papietagem com jornais e grude: colarão pequenos pedaços rasgadaos de jornais com grude na caixa, fazendo várias camadas. Após secar, a caixa deverá ser totalmente isolada e um buraco pequeno deve ser aberto na tampa possibilitando a entrada das mãos das crianças, para fazer o sorteio das dobraduras. No link abaixo a professora poderá conhecer mais sobre a papietagem.

Aula sobre papietagem:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37796

 

Segundo momento: Produção das dobraduras

Materiais necessários: papéis coloridos, tesoura.

Duração: 30 minutos

Para iniciar este momento a professora deve organizar mesas com os materiais, tendo no mínimo um adulto por grupo para auxiliar nesta atividade. O que deve ser pensado junto com as crianças é quais serão as dobraduras priorizadas, pensando as que são mais comuns nas histórias: animais, casa, barco, entre outros. É importante que as crianças que tiverem facilidade com as dobraduras ajudem os demais, numa relação de parceria. O ideal seria que cada criança tivesse, pelo menos, cinco dobraduras para que possam ter elementos para criar histórias individualmente, tanto na instituição de educação infantil, quanto em outros espaços. No link abaixo a professora poderá mostrar vídeos de várias dobraduras, fazendo passo a passo para facilitar: http://www.comofazerorigami.com.br

Fonte: http://ciasabiascenas.blogspot.com.br/2010_11_01_archive.html

 

Terceiro momento: Contação e criação de histórias

Materiais necessários: caixa e dobraduras feitas anteriormente.

Duração: 30 minutos

A partir das dobraduras feitas em sala, que estarão dentro da caixa, cada criança criará uma história, utilizando sua imaginação para contar aos amigos. Assim, a professora escolherá uma criança por vez para que escolha cinco dobraduras, aleatoriamente, da caixa e a partir delas desenvolva uma história. Neste momento, se a professora perceber que as crianças não estão à vontade, poderá propor que a proposta seja feita em pequenos grupos, em que a história também poderá ser apresentada na forma de teatro. Desta maneira as crianças exercitarão a memória e criatividade para contar histórias diferentes, com elementos que deverão prender a atenção dos colegas. É importante considerar a idade das crianças para decidir quanto tempo cada grupo tem para criar e contar a história, levando em consideração o tempo de concentração.

Recursos Complementares

Aula do Portal do Professor com tema relacionado: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28100

Site que indica como fazer dobraduras a partir de vídeos: http://www.comofazerorigami.com.br

Avaliação

Com base nos objetivos propostos a professora deverá avaliar se as crianças se envolveram na atividade e estabeleceram relações de apoio e solidariedade com o grupo, sobretudo no momento de criar e inventar histórias a partir das dobraduras sorteadas. É importante observar se as crianças demonstraram interesse pela dinâmica e as histórias contadas? Mostraram-se interessadas em aprender a fazer dobraduras diferenciadas? As crianças criaram histórias com o apoio do material disponibilizado?

Opinião de quem acessou

Três estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 2/2 - 100%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.