24/03/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Para a realização desta aula é necessário que os alunos tenham habilidades básicas de leitura e de escrita. Esta aula irá dar suporte para os alunos ampliarem seus conhecimentos acerca da temática “Profissões”, mas também é uma oportunidade de acessar novas informações por isto,
se a sua escola faz parte do Projeto UCA, consideramos importante que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate e/ou do tablet.Informações ao professor
Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios que tem como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para outras informações acesse: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Brasília: MEC, SEB, 2012. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/2012-09-19-19-09-11>. Acesso em: 08 de mar. 2014.
Nesta aula pretendemos, oportunizar aos alunos momentos de interação com a família, contato com as diferentes profissões da comunidade escolar, registros escritos e momentos lúdicos que serão suporte para o desenvolvimento de estratégias de alfabetização.
Fonte da imagem: Sítio: “Desenhos de carinhas de menino e menina”. Disponível em: <http://www.painelcriativo.com.br/2010/04/07/desenhos-de-carinhas-de-menino-e-menina/>. Acesso em: 08 de mar. 2014.
Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e conte uma história, para desencadear o diálogo. Combine que, quando parar a história, os alunos deverão continuar e terminá-la. Veja sugestão a seguir:
Cada profissional tem seu valor
Na pequena cidade de Arapurina, os moradores levaram um susto logo ao amanhecer. A fila se formou em frente à Padaria “Pão quentinho”, mas nada dela abrir.
Um perguntava pro outro:
____Onde está o Zé da padaria? Será que está doente?
Mas de repente ele chega perto das pessoas de camisa e gravata, todo feliz e avisa para os fregueses que fechou a padaria para ser motorista de táxi, que era o que sempre sonhou.
Mas e agora? A cidadezinha parou! Esta era a única padaria da cidade! Quem fará os pães agora?
Foi aí que Dona Denize que estava na fila da padaria, teve uma ideia...
Professor, depois que os alunos terminarem a história você poderá refletir com os mesmos, sobre a importância de todas as profissões e o papel de cada uma delas na sociedade.
Professor, se quiser aprofundar a discussão sobre a importância de cada um para o grupo, pode usar a estratégia a seguir:
Entregue uma cópia do texto para cada aluno ou apresente no Data Show ou Clip Sharp. Deixe que tentem ler, se precisarem de ajuda, questione se todas as letras estão corretas. Será que tem alguma letra trocada?
Xsprofissõxs
Cxrmxm L. F. Vxz
Podx o jxrdim
O jxrdinxiro
Vxndxsorvxtx
osorvxtxiro
Rxbxntxpipocx
O pipoquxiro.
Sxntx o chxiro o
Guxrdx
Quxpxssxligxiro!
Fonte do Texto: RADESPIEL, Maria. Alfabetização sem segredos. Contagem/MG: Iemar, 2005.
Fonte da Imagem 1- Jardineiro. Sítio: “Canstockphoto”. Disponível em:
<http://www.canstockphoto.com.br/jardineiro-cortes-bush-8421586.html>. Acesso em: 08 de mar. 2014.
Fonte da Imagem 2- Pipoqueiro. Blog “marciohilario”. Disponínel em:
<http://marciohilario.blogspot.com.br/2011/05/culpa-e-do-pipoqueiro.html>. Acesso em: 08 de mar. 2014.
Depois da leitura faça os questionamentos:
Fonte da imagem: Sítio: “Desenhos de carinhas de menino e menina”. Disponível em: <http://www.painelcriativo.com.br/2010/04/07/desenhos-de-carinhas-de-menino-e-menina/>. Acesso em: 08 de mar. 2014.
Professor retome a atividade anterior. Pergunte para a turma se alguém sabe qual a profissão do pai, da mãe ou dos avós.
Proponha como atividade de casa que os alunos entrevistem seus pais, ou avós para obterem informações sobre sua profissão, considerando que nem todas exigem ensino médio ou curso superior.
Entregue um formulário para entrevista, como atividade de casa, isto facilita para os alunos que ainda não possuem destreza na escrita.
Fonte: Acervo da própria autora.
Fonte da imagem: Sítio: “Desenhos de carinhas de menino e menina”. Disponível em: <http://www.painelcriativo.com.br/2010/04/07/desenhos-de-carinhas-de-menino-e-menina/>. Acesso em: 08 de mar. 2014.
Professor, você poderá retomar a entrevista realizada com os pais e propor a construção de um gráfico, para isso, verifique se os alunos conhecem gráficos e a sua função (tratamento da informação). Caso você ainda não tenha trabalhado com este recurso, leve para sala de aula alguns jornais e revistas que possuem modelos de gráficos e explique sobre como são elaborados. Se quiser poderá levá-los ao Laboratório de Informática para pesquisarem sobre diferentes gráficos.
Faça na lousa uma tabela para tabular os dados coletados. À medida que os alunos forem relatando as profissões, faça o registro na tabela. Veja uma sugestão a seguir:
Nº |
PROFISSÕES |
QUANTIDADE DE PAIS |
QUANT |
01 |
PEDREIRO |
II |
2 |
02 |
ENFERMEIRO |
I |
1 |
03 |
VENDEDOR |
IIIII |
5 |
04 |
PADEIRO |
I |
1 |
05 |
PROFESSOR |
II |
2 |
06 |
DOMÉSTICA |
IIIIII |
6 |
07 |
PINTOR |
II |
2 |
08 |
MANICURE |
I |
1 |
09 |
CABELEIREIRA |
III |
3 |
Depois de elaborada a tabela entregue uma folha de papel quadriculada para os alunos e faça na lousa a tabela para que levantem o gráfico de colunas. Veja a seguir a sugestão da tabela que os alunos deverão colorir de acordo com os dados levantados.
7 |
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6 |
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5 |
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4 |
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3 |
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2 |
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1 |
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0 |
Pedreiro |
Enfermeiro |
Vendedor |
Padeiro |
Professor |
Doméstica |
Pintor |
Manicure |
Cabeleireira |
Depois de elaborar o gráfico proponha algumas situações problema, a partir dos dados obtidos. Veja a seguir:
Fonte da imagem: Sítio: “Desenhos de carinhas de menino e menina”. Disponível em: <http://www.painelcriativo.com.br/2010/04/07/desenhos-de-carinhas-de-menino-e-menina/>. Acesso em: 08 de mar. 2014.
Professor, em uma roda de conversa, retome com os alunos a atividade realizada em casa. Solicite que eles troquem as entrevistas com os colegas.
Disponibilize um tempo para que todos possam compartilhar as descobertas feitas ao realizarem esta atividade. Desafie, por meio de diálogo coletivo, a participação de todos, insira aqueles que não têm o hábito de falar, questione-os sobre o que (re)descobriram sobre suas famílias.
Utilize os dados da entrevista para oportunizar momentos de integração com a família.
Professor, você pode aproveitar os dados das pesquisas e entrevistas e elaborar caça-palavras, com as profissões. (Têm várias sugestões em diferentes sítios, veja nos recursos complementares.).
Brinque de jogo da forca com os alunos, com os nomes das profissões pesquisadas.
Registre as profissões no quadro e pequenos textos sobre o tema, que te possibilitem trabalhar os direitos de aprendizagem de acordo com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Brasília: MEC, SEB, 2012. Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/2012-09-19-19-09-11>. Acesso em: 08 de mar. de 2014.
Professor, aproveite o texto a seguir para trabalhar algumas questões relevantes. Reproduza o texto para os alunos e o entregue para colarem no caderno de Língua Portuguesa ou então o registre na lousa.
Este é um texto poético, por isso você deve ler primeiro para que os alunos percebam a sonoridade. Depois solicite que leiam em voz alta.
Este texto lhe possibilita trabalhar a oralidade, a arte de representar, onde os alunos poderão encenar como se fossem os personagens.
Seu pintor
PAM, PAM, PAM
Quem é? Pode entrar!
Sou o seu pintor,
a sua casa vou pintar.
Na cozinha, quero duas bananeiras
Para alegrar o coração das cozinheiras.
No portão quero dois cachorrões
Para assustar a cara feia dos ladrões.
Seu pintor, o que eu queria
é que você pintasse um pouquinho de alegria.
(Domínio popular)
Professor, concluída as atividades acima, solicite que os alunos:
A letra P |
A letra B |
Vogais |
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1- Respondam:
. Quantos versos têm a letra da música:____
. Quantas estrofes têm a letra da música:____
2- Observem a imagem e escrevam qual a sílaba mediana da palavra:
Fonte da Imagem: Sítio: “Folha vitória”. Disponível em: <http://www.folhavitoria.com.br/geral/blogs/espacoastral/2012/08/20/saiba-o-significado-de-sonhar-com-cachorro.html>. Acesso em: 09 de mar. 2014.
. No primeiro verso temos uma onomatopeia “PAM, PAM, PAM”, que som ela representa?_________________________________________________
. Quais as profissões foram citadas no texto:__________________________
_____________________________________________________________
. Exclamativa:_____________________________________________________
. Interrogativa:_____________________________________________________
. Afirmativa:______________________________________________________
Fonte da imagem: Sítio: “Desenhos de carinhas de menino e menina”. Disponível em: <http://www.painelcriativo.com.br/2010/04/07/desenhos-de-carinhas-de-menino-e-menina/>. Acesso em: 08 de mar. 2014.
A partir do levantamento da entrevista realizada como atividade de casa, convide de 3 a 5 pais/mães ou avós para serem entrevistados na escola, em dia e horário previamente marcado para falar sobre sua profissão e se possível com a roupa ou algum instrumento que utiliza para trabalhar.
O critério de escolha deve ser profissionais de áreas bem diferentes, para enriquecer a aula e instigar a curiosidade dos alunos.
Professor, neste momento é preciso dialogar com os alunos e ter cuidado para que entendam o critério que utilizaram na escolha dos palestrantes, pois todos gostariam que fosse alguém de sua família.
Aproveite e explore a estrutura deste gênero textual. Quais os dados que temos que colocar em um convite (data, horário, local da entrevista, objetivo, quem está convidando). Se necessário, leve alguns modelos de convites para eles perceberem sua estrutura.
Elabore o convite coletivamente com os alunos, sendo que levarão os convites para os familiares. Deverão fazer o registro em uma folha de papel onde todos os colegas de sala deverão assinar.
Faça o planejamento coletivamente da entrevista:
Entrevistadores:________________________________________________________
Entrevistados:__________________________________________________________
Objetivo da entrevista: conhecer mais sobre algumas das profissões dos pais.
Regras do trabalho:
Professor, registre a entrevista utilizando para fotografar ou filmar, a câmera do laptop Classmate acessando (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam) ou (Área de Trabalho > Câmera). O botão “máquina de retrato” faz fotos através da Webcam. Mas, se a sua escola não participa do Projeto UCA, solicite que utilizem câmeras digitais, selecionando o modo de fotografar ou filmar. Os registros serão importantes para que os alunos possam sistematizar posteriormente por meio de um RELATÓRIO.
Fonte da imagem: Sítio: “Desenhos de carinhas de menino e menina”. Disponível em: <http://www.painelcriativo.com.br/2010/04/07/desenhos-de-carinhas-de-menino-e-menina/>. Acesso em: 08 de mar. 2014.
Professor, proponha que os alunos pesquisem sobre as diferentes profissões. Eles poderão utilizar a pesquisa online, mas esteja presente, orientando-os sobre os sítios confiáveis, para isso, faça uma sondagem prévia para verificar a confiabilidade. É importante lembrar que eles devem registrar os sítios que pesquisaram e a data de acesso.
Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Se eles possuírem tablet também poderão utilizá-lo ou então os leve até o Laboratório de Informática.
Direcione a pesquisa, pois a variedade de profissões é muito grande, organize a turma em grupos, sendo que cada grupo poderá pesquisar e conhecer sobre determinada área. Discuta com os alunos e observe o interesse e a curiosidade deles.
Depois da pesquisa proponha que os alunos:
Fonte da imagem: Sítio: “Desenhos de carinhas de menino e menina”. Disponível em: <http://www.painelcriativo.com.br/2010/04/07/desenhos-de-carinhas-de-menino-e-menina/>. Acesso em: 08 de mar. 2014.
Professor, o trabalho de campo é uma excelente estratégia de ensino, pois ele possibilita aos alunos aprenderem de forma dinâmica e interativa o que pressupõe uma aprendizagem significativa. Assim, propomos que para os alunos fazerem outros levantamentos sobre profissões, organize um trabalho de campo em uma empresa de telecomunicação (TV), jornal, empresa próxima a escola ou uma empresa que seja parceira de sua escola, para que os alunos observem os profissionais em seu ambiente de trabalho.
Sobre como planejar um trabalho de campo acesse a aula “Desenvolvendo competências a partir de um trabalho de campo” no Sítio: “Portal do Professor MEC.” Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27154>. Acesso em: 09 de mar. 2014.
Ressaltamos a importância de:
Nestes registros é relevante que a turma escreva o que foi possível aprender, as dificuldades e as facilidades encontradas, bem como sua opinião sobre atividade realizada.
Se possível filme o trabalho de campo e depois assista com os alunos para que revejam o trajeto e analisem suas posturas e atuações durante atividade. Utilize os laptops dos alunos.
Para filmar acesse: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou (Área de Trabalho > Câmera).O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”. Para visualizar o vídeo, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).
Para fotografar: utilize Wxcam (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam). Você poderá também, utilizar uma câmera fotográfica digital para fazer estes registros.
Observação: Professor, durante e/ou após o trabalho de campo, resgate com os alunos o objetivo do trabalho de campo e quais os registros deverão fazer.
Sugestão de links para o aluno:
. Sítio: “DiscoverKids”. Disponível em: <http://discoverykidsbrasil.uol.com.br/jogos/jogando-com-as-profissoes/>. Acesso em: 09 de mar. 2014.
. Sítio: “Jogos da Barbie”. Disponível em: <http://www.osjogosdabarbie.com/category/profissao-2/>. Acesso em: 09 de mar. 2014.
. Sítio: “Tvratimbum”. Disponível em: <http://tvratimbum.cmais.com.br/oqueeuvouser/jogos/jogo-caca-profissoes-o-que-eu-vou-ser-quando-crescer-1>. Acesso em: 09 de mar. 2014.
. Sitio: “Guida querido”. Disponível em:
<http://guida.querido.net/jogos/forca/profiss.htm>. Acesso em: 09 de mar. 2014
Sugestões de links para professores:
. Sítio: “Portal do professor MEC”. Disponível em:
<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=35434>. Acesso em: 09 de mar. 2014.
. Sítio: “Só atividades”. Disponível em:
<http://www.soatividades.com/caca-palavras-das-profissoes/>. Acesso em: 09 de mar. 2014.
. Sítio: “Revista Nova Escola”. Disponível em:
<http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/gestao/quanta-profissao-legal-428252.shtml>. Acesso em: 09 de mar. 2014.
A avaliação nas séries iniciais é predominantemente diagnóstica, com o objetivo principal de fornecer dados para seu replanejamento. As atividades desta aula te ajudarão a observar dados mais detalhados quanto à oralidade e as dificuldades de interações, pois propõe muitas estratégias em que os alunos terão que interagir entre si, com a família e outros profissionais. É do conhecimento de todos que estas habilidades são essenciais para a aquisição da leitura e da escrita. Nas atividades onde acontecerão sistematizações escritas, aproveite para verificar a hipótese da escrita de seus alunos e elaborar atividades para aju
d á-los a avançarem em suas hipóteses.Cinco estrelas 1 classificações
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04/05/2014
Cinco estrelasÓtimo tema e muito boa as abordagens. Vou utilizar como sugestão para minha prática.