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A Cabanagem no Pará

 

03/04/2014

Autor e Coautor(es)
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio Sociologia Movimentos sociais / direitos / cidadania
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Ensino Médio História Memória
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Médio História Poder
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar o contexto social, político e econômico da sociedade brasileira no período regencial.
  • Apontar os fatores que levaram à revolta dos cabanos no Pará, no período entre 1835 e 1840.
  • Identificar os sujeitos sociais participantes da Cabanagem.
  • Refletir sobre os significados do movimento no contexto social e político do Brasil Império.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • A independência do Brasil em 1822.
  • A abdicação de Pedro I e o contexto social, político e econômico do Período Regencial.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

 

  • Leitura e interpretação de textos.
  • Projeção, análise e debate de vídeo.
  • Produção de síntese.
  • Análise de Infográfico.
  • Produção de Quiz.
  • Interpretação e produção de poema.

 

Recursos:

 

  • Computador e internet.
  • Vídeo e textos.
  • Programa PowerPoint ou similar.

 

 

Módulo 1 - Contexto da sociedade brasileira no período regencial

 

Atividade 1

Para compreender a Cabanagem, ocorrida na província do Grão-Pará,  entre 1835 e 1840, é preciso entender o contexto político, social e econômico da época. O movimento ocorreu no Brasil Império, no chamado Período Regencial. Retome com os alunos estudos já realizados sobre o período, para que possam associar o contexto à emergência do movimento.

 

Proponha aos alunos a projeção, análise e debate do vídeo abaixo:

 

 

Teleaula: O Império se fortalece

Video Regencia

                                               Disponível em: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=YMGiTf9ehTo

Aula 16 - Telecurso - História. Acesso em: 20/03/2014

 

a. Inicialmente os alunos devem assistir ao vídeo integral e atentamente, sem fazer nenhuma anotação. Ele tem duração de 15 minutos, aproximadamente, portanto, será possível ao professor fazer a projeção em uma aula, em local apropriado, para que todos os alunos possam assistir ao vídeo juntos. Outra possibilidade é que os alunos acessem-no, por meio de computadores com acesso à internet.

 

b. No vídeo, alguns aspectos do chamado “Período Regencial” do Brasil Império são apresentados, dentre outros:

 

  • A abdicação de Pedro I e a crise política.
  • Os diferentes grupos políticos do Império no Período Regencial.
  • O Ato Adicional de 1834.
  • Explosão de rebeliões em todo o país.

 

c. A proposta é que os alunos assistam novamente ao vídeo, mas, desta vez, devem fazer anotações a respeito de suas ideias centrais. Sendo assim, sugere-se:

 

1. Dividir os alunos em grupos.

 

2. Após o término da segunda projeção, os alunos devem se reunir nos grupos previamente definidos para trocarem ideias acerca de suas anotações.

 

3. Os alunos poderão consultar livros e/ou outros materiais para esclarecimento de dúvidas suscitadas durante a projeção.

 

Sugestões de links para aprofundamento dos temas apresentados no vídeo:

 

Período Regencial. Por Thais Pacievitch. Disponível em: http://www.infoescola.com/historia-do-brasil/periodo-regencial/

Acesso em: 20/03/2014

 

Período Regencial. Por Leandro Augusto Martins Junior. Disponível em: http://educacao.globo.com/historia/assunto/imperio-brasileiro/periodo-regencial.html . Acesso em: 20/03/2014.

 

Período Regencial. Por Rainer Gonçalves Sousa. Disponível em: http://www.mundoeducacao.com/historiadobrasil/periodo-regencial.htm Acesso em: 20/03/2014.

 

4. Cada grupo deve organizar as ideias centrais do vídeo e dos textos em PowerPoint.

 

5. Os grupos devem apresentar para os demais colegas da turma as suas principais conclusões a respeito do contexto político, social e econômico do Brasil no período Regencial.

 

 

 

Módulo 2 - Sujeitos sociais participantes do movimento

 

 

Atividade 1

Trabalhando com entrevista

 

Quais foram os principais grupos sociais participantes da Cabanagem no Pará? Quais eram os objetivos dos cabanos?

 

a. Para que os alunos discutam as questões propostas, indique a eles a leitura da entrevista feita com a historiadora Magda Ricci, a respeito da Cabanagem. Confira, abaixo, um trecho da entrevista no qual a historiadora argumenta sobre as duas questões:

 

Sobre quem participou do movimento não há unanimidade entre os estudiosos. É certo que houve uma participação muito ampla que incluía desde a elite local anti-portuguesa até povos indígenas bastante interiorizados e comunidades quilombolas de africanos e ou de soldados desertores (...). O consenso historiográfico termina quando analisamos o grau de participação e a consciência de classe entre estes participantes. Eu pessoalmente acredito em uma participação mediada por conflitos de classes e interesses políticos e econômicos que foram mudando ao longo do movimento. Gosto particularmente da ideia revolucionária enunciada por Domingos Antonio Raiol em sua clássica obra Motins Políticos. Nela o autor afirma que o movimento de 1835 equiparou-se ao ato de atear fogo em relva ressequida: a elite local brigou e colocou a província numa guerra civil, contudo, como enfatiza Raiol, esta elite não conseguiu mais controlar a revolução que iniciou e esta se espalhou por outras classes e pelos mais remotos cantos do antigo Grão-Pará e suas fronteiras com as Guianas, Venezuela e Colômbia. Houve assim um processo de aprendizagem política e revolucionária, com experiências de associação de classe ao longo da guerra cabana, que fez renascer identidades e unir povos e gentes de diversos locais, origens, culturas ou etnias.

(...)

Quanto aos objetivos dos cabanos também não há unanimidade entre os estudos sobre a cabanagem. Há pesquisadores que acreditam em uma falta de objetivos ou em objetivos pouco claros. Pessoalmente acredito que os cabanos, em seu processo de amadurecimento revolucionário, deixaram claro alguns objetivos (...): a luta por várias garantias constitucionais (liberdade de ir e vir, direito de livre expressão de pensamento, por exemplo), além da luta em prol de garantias sociais e políticas como o fim do recrutamento obrigatório, a extinção das diferenças de tratamento e de soldos entre portugueses e brasileiros e, especialmente, a luta pelo direito à terra e à união e manutenção da família.

Disponível em:

http://professoraedilzafontes.blogspot.com.br/2012/01/entrevista-de-magda-ricci-sobre.html

Acesso em: 20/03/2014

 

b. A partir da leitura, os alunos poderão observar que os grupos sociais participantes do movimento incluíam povos indígenas, comunidades quilombolas, soldados, membros da elite local, entre outros. Os alunos poderão buscar mais informações sobre como viviam esses grupos sociais no Grão-Pará, à época da Cabanagem e quais os objetivos gerais e específicos dos mesmos, no movimento. Para tanto, poderão consultar livros didáticos e paradidáticos de História, disponíveis na escola e sites na internet. Os dados encontrados devem ser sintetizados no caderno.

 

c. Outras questões poderão ser discutidas pelos alunos, a partir da entrevista feita à historiadora, como:

  • As principais lideranças do movimento.
  • A tomada de Belém pelos cabanos.
  • O envolvimento das comunidades interioranas do Grão-Pará na Cabanagem.
  • A organização dos governos cabanos em Belém e sua posterior derrota ao final do movimento.
  • O tratamento dado pelos governos estaduais atuais à Cabanagem.
  • A herança cabana para as gerações atuais.

 

d. Promova, entre os alunos,  a socialização das fontes e interpretações obtidas, a partir do material selecionado para o estudo.

 

Atividade 2

Trabalhando com texto e Infográfico

 

a. Aprofundando a reflexão sobre como viviam os cabanos, à época do movimento, os alunos podem acessar o texto publicado pela Revista Aventuras na História, autoria de Fred Linardi e ilustrações de Carlos Caminha, publicado em 23/05/2012, no qual o autor analisa o movimento, faz uma cronologia dos principais acontecimentos e traz um infográfico sobre o mesmo. Confira no link indicado, abaixo:

 

Disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/saiba-mais-levante-popular-cabanagem-685923.shtml

                            Acesso em: 20/03/2014

 

 b. Individualmente, cada aluno deve fazer uma leitura silenciosa do texto, observando com atenção o infográfico. Em seguida, deve registrar no caderno as palavras e/ ou expressões desconhecidas, procurando o seu significado ou recorrendo ao professor, quando necessário. 

 

c. Após uma segunda leitura individual, cada aluno deve fazer uma síntese do texto, anotando no caderno as ideias centrais. Para fazer a síntese, os alunos podem seguir as orientações contidas em: http://www.vestibular1.com.br/revisao/r296.htm (Acesso em: 20/03/2014)

 

d. Organizados em grupos, os alunos devem discutir as ideias sintetizadas. Caso existam dúvidas acerca do conteúdo, é o momento de solicitar os esclarecimentos do professor. 

e. Dispostos em círculo, na sala, os grupos devem socializar as ideias centrais do texto e do infográfico.

 

Atividade 3

 

Quiz sobre a Cabanagem

 

a. Para concluir a proposta feita na Atividade 1, sugira aos alunos que, em duplas, acessem o link indicado abaixo e façam o quiz proposto a respeito da participação na Cabanagem.

 

quiz

Disponível em: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/cabanagem-1835-1840-rebeliao-tem-fim-sangrento-no-periodo-regencial.htm

Acesso em: 20/03/2014

 

b. O quiz é rápido, com apenas 6 questões. Estimule as duplas a elaborarem o seu próprio quiz sobre o tema do módulo, ampliando o que foi proposto no site do UOL.

 

Sugestão: Para a produção do quiz, indique aos alunos uma aula de minha autoria postada no Portal do Professor, a qual traz orientações específicas para a atividade, no Módulo 5.

Confira em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=48914 (Acesso em: 20/03/2014).

 

c. As duplas devem socializar as suas produções com os demais colegas.

 

 

Módulo 3 - Significados da Cabanagem para o presente

 

Para que os alunos possam refletir sobre os significados da Cabanagem para o presente, a proposta é que eles trabalhem com o belíssimo poema de Carlos Tiago.

 

Atividade 1

 

Todas as vozes
.
As águas do tempo
Circulam em minhas veias
Memórias de um tempo de luta
De um tempo de sonhos
Tempo de esperanças...
De tiros ecoando nas lembranças
De meus velhos ancestrais.
Cabanas pegando fogo
Coração pulsando forte...
Era o grito da justiça
Ecoando pela floresta
Se misturando ao murmúrio das águas revoltas
Ecoando pelo tempo
Pelos sonhos de igualdade.
É minha pele de homem
É minha cultura de índio
É minha cor de negro
É meu sangue cabano
Que ainda escorre pela vala do tempo
E ensina a lutar por justiça
A igualdade de todas as bandeiras
De todas as vozes
Da nação brasileira.

O poema foi escrito por Carlos Tiago, poeta amazonense, de origem Satarê-Mawé, que participou do II Sarau das Poéticas Indígenas em homenagem à Cabanagem.

Fonte:

http://caravanacabana.blogspot.com.br/2010/05/poesia-cabana.html

Acesso em: 22/03/2014

 

Orientações para a atividade:

a. O poema de Carlos Tiago a respeito da Cabanagem reforça a importância tradição oral para a História. Proponha aos alunos, inicialmente, uma leitura atenta, individual e silenciosa do poema. Em seguida, estimule alguns alunos a fazerem a leitura do poema em voz alta.

b. A partir da leitura, questione:

 

  • De que tempo fala o poeta?
  • Por que ele se refere a esse tempo como "tempo de sonhos e esperança"?
  • Quando o poeta fala sobre seus "velhos ancestrais", a quem ele se refere?
  • O poeta diz:
É minha pele de homem
É minha cultura de índio
É minha cor de negro
É meu sangue cabano
Que ainda escorre pela vala do tempo
  • Como você interpreta esses versos?
  • O poeta fala em "lutar por justiça" e "sonhos de igualdade". Em relação à Cabanagem, o que seria a justiça e a igualdade para os revoltosos?
  • E nos dias atuais, você acredita que "luta por justiça" e "sonhos de igualdade" são objetivos ainda válidos, relevantes? Justifique.

 

Atividade 2:

a. Estimule os alunos a criarem poemas sobre os seus próprios sonhos e lutas na sociedade em que vivem.

 

Inicialmente, questione:

 

1. Assim como o poeta Carlos Tiago, você tem sonhos de igualdade? Faz ou gostaria de fazer algo para realizá-los? O quê?

2. Você também luta ou gostaria de lutar por justiça? Em relação a quê?

3. Você acredita que os objetivos dos cabanos, tal como colocados pela historiadora Magda Ricci na atividade 1 do módulo 2, estão plenamente realizados nos dias atuais? Explique.

 

b. Os alunos devem responder oralmente às questões propostas. O professor deve reuni-los em círculo para que socializem suas respostas.

 

c. Em seguida, os alunos devem receber orientações para que produzam seus poemas, a partir dos questionamentos feitos acima. Sugira a colaboração do professor de Português na realização da atividade.

Recursos Complementares

Para alunos e professores:

 

1. Jogo

Game Screen

Jogo  "Revolta da Cabanagem", desenvolvido no Laboratório de Realidade Virtual ( LaRV) da Universidade Federal do Pará, por alunos da Faculdade de Engenharia da Computação, sob a orientação do professor Manoel Ribeiro Filho, doutor em engenharia elétrica e computação aplicada da UFPa.

Link para acesso ao jogo: http://www.larv.ufpa.br/?r=jogo_cabanagem

Acesso em: 20/03/2014

 

2. Caderno Especial de 22/junho/2009, incluso na edição 1040 do Jornal Gazeta Santarém

Cuipiranga

Caderno Especial publicado pelo Jornal "Gazeta de Santarém" sobre a história da Cabanagem. O caderno foi organizado pelos jornalistas Manuel Dutra e  Celivaldo Carneiro e  traz reportagens e entrevistas acerca do movimento, em 28 páginas. É um material muito rico, com ilustrações e fotografias raras, e está disponível para acesso na internet, podendo, também ser impresso.

 

Acesse o Caderno Especial em: http://pt.calameo.com/read/0002154336cb054c09126

Acesso em: 20/03/2014

 

3. Livro:

PINHEIRO, Luís Balkar Sá Peixoto. Visões da Cabanagem. Uma revolta popular e suas representações na historiografia. Manaus, Editora Valer, 2001.

 

4. Texto (Prefácio)

Os cabanos, a Cabanagem, tantas versões. Por José Ribamar Bessa Freire. Prefácio do livro "Visões da Cabanagem", de Luís B.S.P. Pinheiro.

Disponível em: http://www.taquiprati.com.br/publicacao.php?ident=31

Acesso em: 20/03/2014

 

5. Artigo:

A revolta popular revisitada: apontamentos para uma História e Historiografia da Cabanagem. Por Luis Balkar Sá Peixoto Pinheiro. Revista Projeto História. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/10877/8066

Acesso em: 20/03/2014

 

6. Aula no Portal do Professor:

A Cabanagem: revolta popular no Pará - UCA.

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31348

Acesso em: 20/03/2014

Avaliação

O professor deve observar se os objetivos propostos na aula foram efetivamente alcançados pelos alunos, tendo em vista as estratégias desenvolvidas e os recursos utilizados. Assim, poderá avaliar os alunos nas atividades trabalhadas em cada módulo, como: leitura e interpretação de textos, análise e debate de vídeo, produção de síntese e análise de infográfico, produção de quiz, interpretação e produção de poema.

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