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Soneto: uma forma poética

 

03/04/2014

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuíta Goretti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Ensino Médio Literatura Representação literária: Natureza, função, organização e estrutura do texto literário
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar recorrências com relação à forma composicional do soneto.
  • Comparar o conceito de soneto a poemas visuais.
  • Produzir um poema visual cuja temática seja o conceito de soneto.
  • Analisar sonetos.
  • Criar soneto por meio de uma ferramenta online.
Duração das atividades
4 aulas de 100 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas literárias acerca da noção de poema.

Comunicação oral.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos:

  • sonetos xerocopiados ou livros de sonetos;
  • computador, projetor de tela e internet;
  • folhas xerocopiadas;
  • painéis ou murais;
  • produção escrita;
  • produção visual;
  • comunicação oral;
  • atividades em grupo.

 

 

Módulo 1

Atividade 1

O objetivo dessa atividade é expor os alunos a sonetos diversos de modo que eles possam ser capazes de identificar recorrências com relação à forma composicional.

 

Essa primeira aula deverá acontecer na biblioteca da escola e os alunos deverão ler sonetos diversos.

Disponível em: http://pescadordesonhos.files.wordpress.com/2011/05/biblioteca016-22.jpg  Acesso em 20 mar. 2014.

Professor, antes de o início da aula, separe livros de sonetos ou imprima sonetos (da internet) de diversos autores e coloque-os à disposição dos alunos. É importante que para cada aluno haja um soneto diferente. 

Alguns exemplos de sonetos disponíveis em:

 

A dinâmica para a leitura será a seguinte:

  • à primeira batida de palmas, cada aluno deverá escolher um dos sonetos disponíveis sobre uma mesa;
  • ao término de 3 minutos e ao som de uma nova palma, os alunos deverão trocar os sonetos entre si.

Essa dinâmica deve acontecer até que todos os alunos leiam todos os sonetos.

Depois da leitura, os alunos serão divididos em quatro equipes e cada uma delas terá uma repartição no quadro ou ainda um cartaz. Ao comando do professor, cada equipe deverá anotar no quadro ou no cartaz as recorrências que dizem respeito à forma dos poemas que leram.

Professor, nesse momento é esperado que os alunos identifiquem o soneto como um poema de forma fixa, em geral, com dois quartetos e dois tercetos, formando 14 versos. Também é importante que percebam que o soneto apresenta rimas e musicalidade.

Depois da escrita das recorrências cabe ao professor a formalização quanto à estrutura do soneto. Para tanto, o professor exibirá o vídeo-aula até o tempo de 1 minuto e 40 segundos:

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=VdMCcoou4b4 Acesso em 20 mar. 2014.

1

 

Atividade 2

O objetivo é a comparação entre o conceito de soneto e o poema visual.

 

Ao fim da exibição do vídeo na atividade anterior, o docente deverá projetar a imagem abaixo e questionar se ela pode ser representativa do conceito de soneto e por quê.

"Soneto digital", de Fernando Aguiar. Disponível em: http://ocontrariodotempo.blogspot.com.br/2011_01_01_archive.html Acesso em 20 mar. 2014.

Professor, é esperado que os alunos afirmem que sim! 

Leia a explicação do professor Rodrigo Santos de Oliveira, proposta para a imagem acima e disponível na aula "UCA - Soneto verbal, soneto visual: variedades para um formato": http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38914 Acesso em 20 mar. 2014.

"O texto apresenta a imagem de vários dedos que se alternam dentro e ao longo das estrofes demarcadas estruturadas conforme o aspecto compósito do soneto convencional (14 versos distribuídos em 2 quartetos e dois 3 tercetos). O aluno deverá identificar que há, dentro das estrofes, marcadores gráficos para designar uma mesma “rima gráfica”. No primeiro quarteto, por exemplo, há dois dedos iguais supostamente masculinos e de uma pessoa adulta e para representar as outras rimas intercaladas são utilizados dedos menores (supostamente de uma criança). E o texto seguirá a orquestração: para cada quarteto / terceto com dedos masculinos intercalados há, em seguida, um quarteto / terceto com dedos femininos também intercalados, de maneira respectiva. De forma ambígua, o título do poema remete tanto para o suporte onde o texto foi veiculado (meio digital) quanto para o verso / produto estético (dedos)." Professor Rodrigo Santos de Oliveira.

Após as considerações orais, os alunos deverão redigir um texto em prosa confirmando as aproximações entre o conceito de soneto e o poema visual. Esse texto pode compor um painel da escola junto com a imagem do poema visual.

 

Atividade 3

O objetivo é a produção de um poema visual cuja temática seja o conceito de soneto.

 

Para inspirar os alunos, o professor deverá projetar poemas visuais e discutir oralmente com os alunos sua composição e efeitos de sentido.

1) Poema visual de autoria de Avelino de Araújo:

Disponível em: http://poesia-sim-poesia.blogspot.com.br/2008_01_01_archive.html Acesso em 20 mar. 2014.

 

2) Poema visual de autoria de Tchello d'Barros, "Soneto das Ditaduras":

Soneto das Ditaduras

Disponível em: http://tchellodbarros-poesiavisual.blogspot.com.br/ Acesso em 20 mar. 2014. 
 
 
3) Poema visual de autoria de Tchello d'Barros, "Soneto Alado":
 
Soneto alado
Disponível em: http://tchellodbarros-poesiavisual.blogspot.com.br/ Acesso em 20 mar. 2014. 
 
 
4) Poema visual de autoria de Fernando Aguiar, "Soneto de lixo com moldura de luxo": 
Soneto Luxo / Lixo
 
 
 
5) Poema visual de autoria de E. M. de Melo e Castro, "Soneto soma 14x":  
 
Soneto Soma
 
 

Ao fim da apresentação e discussão desses poemas, os alunos deverão produzir seu próprio poema visual com a temática: "A definição do conceito de soneto, por...". As produções deverão ser expostas nos murais da escola. 

 
 

Módulo 2

Atividade 1

O objetivo dessa atividade é analisar sonetos.

 

Ainda em quatro equipes, os alunos receberão um soneto para analisar. A tarefa de cada equipe será responder às perguntas propostas sobre cada soneto de modo que, ao final das respostas, os alunos sejam capazes de se organizarem e produzirem uma comunicação oral cujo objetivo seja o de apresentar aos colegas da sala uma análise sobre o soneto estudado. No momento da comunicação não é necessário que todos os alunos apresentem. O grupo pode escolher dois representantes para conduzir a análise.

Professor, nesse momento é importante não intervir nas respostas dos alunos, deixando as dúvidas serem dirimidas entre eles. Caso elas persistam, deverão ser sanadas, com intervenções docentes adequadas e pontuais, quando apresentarem a comunicação oral.

Sugestão de sonetos e perguntas para os alunos:

1) 

Amor é fogo que arde sem se ver,
é ferida que dói, e não se sente;
é um contentamento descontente,
é dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer;
é um andar solitário entre a gente;
é nunca contentar-se de contente;
é um cuidar que ganha em se perder.

É querer estar preso por vontade;
é servir a quem vence, o vencedor;
é ter com quem nos mata, lealdade.

Mas como causar pode seu favor
nos corações humanos amizade,
se tão contrário a si é o mesmo Amor? 

Luis Vaz de Camões

1) Quantas definições Camões, nesse poema, fornece para AMOR? Quais são elas?   

2) Essas concepções da amor podem ser acatadas universalmente para a definição de tal sentimento?   

3) Você concorda com alguma dessas definições? Qual (is) e por quê?   

4) Há nesse poema palavras que expressam idéias opostas? Identifique-as e explique como elas contribuem para o sentido do texto.   

5) O eu-lírico desse soneto se refere a alguém específico?   

6) Qual o sujeito dos versos de número 2 a 11?   

7) Há muitos versos, ao longo do poema, iniciados de maneira idêntica. Será que essa construção tem alguma significação para o soneto?   

8) A palavra “fogo” empregada no primeiro verso pode ser entendida a partir da linguagem que constitui o dicionário ou pela linguagem que admite sentidos diversos?   

9) No primeiro verso, o poeta coloca que o “Amor é fogo que arde sem se ver”. Explique o porquê.   

10) Interprete o verso “É um solitário andar por entre a gente”.

11) O orgulho, sentimento natural ao ser humano, é tratado, em um dos versos, pelo autor, de forma contrária ao que se espera. Indique essa ocorrência e explique o porquê dessa maneira diferenciada para tratar tal sentimento.   

12) Quantas estrofes existem no poema? E quantos versos?  

13) É possível dizer que é um poema de forma fixa? Explique.

13) Ao longo do poema, há palavras que coincidem sonoramente, indicando as rimas. Quais seriam essas palavras? Qual a contribuição delas para o soneto?   

14) Depois de respondidas as questões interpretativas relate: o que trata o poema?   

15) Como o poeta desse soneto entende o amor? Retire passagens do texto para justificar sua resposta.

 

 

Perguntas retiradas da aula "A temática amor em composições líricas", de minha autoria. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24117 Acesso em 20 mar. 2014. 

 

2)

Soneto de Fidelidade

De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

Vinicius de Moraes

1) Sendo o verso cada linha do poema, quantos versos há no “Soneto da Fidelidade”?   

2) Considerando a estrofe como o conjunto de versos, quantas existem nesse poema?   

3) Quantos versos existem em cada estrofe?   

4) Nesse consagrado poema, qual o sentimento evidenciado?   

5) Quem o expressa? Essa pessoa é homem ou mulher? Justifique sua resposta por meio de passagens do poema.  

6) A quem esse sentimento se dirige?   

7) A quem ou ao que se refere as expressões destacadas “Quero vivê-lo”; “E em seu louvor”; “Ao seu pesar ou ao seu contentamento”.   

8) A partir dos versos “De tudo, ao meu amor serei atento / Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto”, podemos perceber a maneira como o eu-lírico trata o seu amor. Comente de que forma essa relação é percebida ?   

9) No verso “Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto”, existe a repetição da conjunção aditiva “e”. Qual a contribuição dessa repetição para o entendimento desse verso?   

10) “Dele se encante mais meu pensamento”. Este verso inicia-se por um pronome possessivo. A quem se refere esse pronome?

11) Dê uma interpretação para o verso “Quero vivê-lo em cada vão momento”.   

12) A palavra “canto” no verso “E em seu louvor hei de espalhar meu canto” admite outro significado que não seja aquele contido no dicionário? Se sim, qual seria?   

13) Nos versos “E rir meu riso e derramar meu pranto / Ao seu pesar ou seu contentamento” existem palavras com sentidos opostos. Quais são elas? Explique o significado de cada uma.   

14) Construa sentidos para a 3ª estrofe de modo a estabelecer uma relação entre morte, solidão e amor.   

15) Por que o amor não é considerado para o eu-lírico imortal?   

16) O que representa uma chama? Como podemos associar essa palavra ao amor para compreendermos o verso “que não seja imortal, posto que é chama”?   

17) O que você entende por “Mas que seja infinito enquanto dure”?   

18) Qual a razão da expressão “que tive” encontrar-se entre parênteses?   

19) Após a leitura e compreensão do poema, faça uma relação de sentido entre o título e o conteúdo.   

20) Podemos afirmar que nesse poema predomina a expressão dos sentimentos e das emoções individuais? Retire trechos que comprovem sua resposta.   

21) Ao longo do poema, há palavras que coincidem sonoramente, indicando as rimas. Quais seriam essas palavras? Qual a contribuição delas para o soneto?   

22) O poeta trata do amor nesse poema sob qual perspectiva?   

23) Relacionando o conteúdo do poema com a realidade atual, você acha que é possível alguém ser tão fiel a outrem como nos coloca o poeta? Por quê? Defenda seu posicionamento.

 

Perguntas retiradas da aula "A temática amor em composições líricas", de minha autoria. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24117 Acesso em 20 mar. 2014. 

3)

 
Quando cheios de gosto, e de alegria
Estes campos diviso florescentes,
Então me vêm as lágrimas ardentes
Com mais ânsia, mais dor, mais agonia.
 
Aquele mesmo objeto, que desvia
Do humano peito as mágoas inclementes,
Esse mesmo em imagens diferentes
Toda a minha tristeza desafia.
 
Se das flores a bela contextura
Esmalta o campo na melhor fragrância,
Para dar uma ideia de ventura;
 
Como, ó Céus, para os ver terei constância,
Se cada flor me lembra a formosura
Da bela causadora de minha ânsia?
 

Cláudio Manuel da Costa 

 

1) Por que é um soneto?
2) Discorra sobre as rimas.
3) Qual a razão da lamentação do eu lírico?
4) É possível dizer que a natureza relaciona-se de alguma forma com o eu lírico? Comente.
5) O que as flores despertam no eu lírico?
 
 
 
 

4)

Glosando o mote:“Morte, Juízo, inferno e Paraíso”.

Em que estado, meu bem, por ti me vejo,
Em que estado infeliz, penoso e duro!
Delido o coração de um fogo impuro,
Meus pesados grilhões adoro e beijo.

Quando te logro mais, mais te desejo,
Quando te encontro mais, mais te procuro,
Quando m’os juras mais, menos seguro
Julgo esse doce amor, que adorna o pejo.

Assim passo, assim vivo, assim meus fados
Me desarraigam d’alma a paz e o riso,
Sendo só o meu sustento os meus cuidados.

E de todo apagada a luz do siso,
Esquecem-me ( ai de mim!) por teus agrados
“Morte, Juízo,Iinferno e Paraíso”.

Manuel Maria Barbosa du Bocage

1) Qual o tema do poema? 

2) Qual sua forma poética? Justifique.

3) Há rimas no poema? Qual seria o esquema de rimas externas?

4) É possível dizer que nesse poema o eu lírico define o amor? Explique.

5) É possível afirmar que há paradoxo nesse poema? Se sim, identifique as ocorrências e comente sobre essa figura de linguagem.

6) Metaforicamente, como esse soneto apresenta o amor para o eu lírico? Identifique o verso que comprove sua resposta.

Outros sonetos e perguntas para análise podem ser encontrados em:

 

Atividade 2

O objetivo dessa atividade é apresentar a análise do soneto estudado.

 

Por meio de um projetor, os alunos designados por cada equipe deverão apresentar aos colegas uma comunicação oral que tenha por objetivo uma análise do soneto estudado. As perguntas que os alunos responderam na atividade anterior servirão de base para a construção dessa comunicação.

Professor, a ideia não é que os alunos mostrem as perguntas e as respostas sobre os sonetos. Eles devem conseguir organizar seu pensamento de modo que as perguntas dadas sejam apenas orientadoras desse processo. Para além disso, serão muito bem-vindas as contribuições docente e discente no momento da comunicação.

 

Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-GOykV9PJD7s/UKlM8OubWXI/AAAAAAAAAc4/xt9LNz3Zeq4/s1600/CIMG9121.JPG Acesso em 20 mar. 2014.

 

Atividade 3

O objetivo dessa atividade é os alunos criarem seu próprio soneto por meio de uma ferramenta online.

 

Professor, essa atividade deverá ocorrer no laboratório de informática da escola.

Os alunos deverão acessar o sítio: http://educarparacrescer.abril.com.br/shakespeare/ Acesso em 20 mar. 2014.

2

 

Nessa página, há uma ferramenta colaborativa para criação de sonetos à moda de Shakespeare. Basta seguir as orientações para a produção do soneto.

Veja um exemplo produzido pela ferramenta:

3

 

Após a produção e publicação, os alunos podem compartilhar seu poema nas redes sociais.

Recursos Complementares

Para leitura do professor:

"Como escrever um soneto", de Bernardo Trancoso. Disponível em: http://www.sonetos.com.br/escrever.php Acesso em 20 mar. 2014.

"Soneto", por Emerson Santiago. Disponível em: http://www.infoescola.com/literatura/soneto/ Acesso em 20 mar. 2014.

Artigo: "O soneto a quatro mãos de Camões e Vinícius de Moares". Disponível em: http://www.uel.br/pos/letras/EL/vagao/EL3Art4.pdf Acesso em 20 mar. 2014.

"Os sonetos de Camões", de Azevedo Filho. Disponível em: http://www.uc.pt/fluc/eclassicos/publicacoes/ficheiros/humanitas29-30/08_Azevedo_Filho.pdf Acesso em 20 mar. 2014.

Sítio: http://www.milenio.com.br/andriow/Poesias/estrutur.htm#SONETO Acesso em 20 mar. 2014.

Aulas do Portal do Professor:

"UCA - Soneto verbal, soneto visual: variedades para um formato". Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38914 Acesso em 20 mar. 2014.

"Construindo sentidos para o "Soneto da fidelidade". Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10153 Acesso em 20 mar. 2014. 

"A temática "Amor" em composições líricas". Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24117 Acesso em 20 mar. 2014. 

Avaliação

Nessa proposta, a avaliação será feita a cada atividade, mas centralmente o grande objetivo é a compreensão, por parte dos alunos, do soneto enquanto uma forma literária fixa. Especificamente, as atividades de produção textual, as atividades 2 e 3 do módulo 1 e a atividade 3 do módulo 2 tornam possível esse objetivo.

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