Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A arte de escrever poesias.

 

22/04/2014

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Debater sobre  temas de poesias.
  • Ler poesias pelo simples prazer de lê-las.
  • Escrever poesias pelo simples prazer de escrevê-las.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Habilidade de leitura e escrita.
Estratégias e recursos da aula
  • Uso do laboratório de Informática da escola
  • Xerox
  • Dicionários escolares ou on line
  • Blog

 

MÓDULO 1

 

ATIVIDADE 1 - SENSIBILIZAÇÃO PARA ESTUDAR O TEMA.

 
  • Professor, antes de começar a trabalhar poesias com seus alunos, peça a eles que leiam o texto abaixo. Reproduza cópia do texto para os estudantes.

 

A arte de escrever poesia

Há um misto de beleza, alegria, amor, elogio, sensação nos versos que são uma das formas mais antigas de expressão artística. A poesia assume muitas formas. Certo dicionário define a poesia como “a arte da composição rítmica, escrita ou falada, é capaz de nos emocionar pela beleza, criatividade, ou nobreza de sua mensagem”. A poesia tradicionalmente aborda os temas mais cruciais de nossa vida, relacionamentos com outros, amor e êxtase com o sentido da vida. A poesia conta grandes feitos reais e imaginários, por exemplo: A Homero se atribui a dois poemas épicos que eram recitados a cada quatro anos em Atenas durante o período clássico. A saber a Ilidia e a Odisséia. Os poemas homéricos falavam de heróis e deuses guerreiros que eram parecidos a homens.

Quanto ao estilo varia muito, assume muitas formas, alguns poemas rimam, outros não. Por exemplo, o poema haicai japonês não depende de rima. Tradicionalmente a poesia é conhecida por transmitir uma mensagem profunda em poucas palavras. Um belo poema quase sempre revela profundeza de raciocínio. É mais do que algumas belas palavras, e isto se explica porque há poemas que são inesquecíveis! A língua da poesia é condensada, o segredo está em transmitir uma bela história em poucas palavras! A poesia é uma arte como a música ou a pintura, na poesia a sensibilidade ou a arte está em pintar as palavras para que elas tenham grande impacto np leitor! Há ainda dois aspectos fundamentais na poesia: são o ritmo e a métrica. O ritmo é como as batidas do coração. A métrica é o arranjo do ritmo e pode variar de poema para poema. A poesia é a ciência das palavras. É criatividade, franqueza e nobreza, poesia é uma odisséia pintada, mas uma mensagem literária com certeza!

A poesia hebraica, suas linhas são breves, a linguagem na (poesia hebraica) é concentrada na ênfase às palavras importantes, no entanto o poeta hebreu ajuda-nos a ver, a ouvir, a sentir, as sensações físicas, são frescas e vivas...o poeta quando escrevia, pensava em quadros tirados do âmbito da vida diária.
A Poesia facilita a memorização devido às características inerentes, a poesia, com freqüência, muitas vezes é de fácil memorização. Poe exemplo conforme já citado, a Ilíada e a Odisséia, eram recitadas de cor em festividades gregas. Resumindo gostaria você de escrever Poemas?

Se sabe pouco, ou raramente lê alguns versos, convêm primeiro ler diversos gêneros de poesia. Isso o irá familiarizar com os princípios da composição dos versos. O melhor é começar já , vá buscar papel e lápis e comece, com o tempo poderá escrever seus pensamentos em verso para sua família e amigos, seus poemas não precisam ser muito longos, nem excepcionais, escreva o que lhe vai no coração, e verá que lhe trará prazer e satisfação, como também alegrará aqueles que lerem seus poemas. Você não precisa ser um gênio literário para escrever, a receita e juntar a inspiração com o desejo, também um pouco de esforço e persistência, o resultado vai ser muito bom, porque escrever poesia é a arte de pintar as palavras.

 Disponível em: http://www.jornaldepoesia.jor.br/josevalgode1.html Acesso em: 02 abr. 2014.

 

ATIVIDADE 2 - DEBATENDO SOBRE UM TEXTO MOTIVADOR

  • Peça aos alunos para fazerem um círculo para um pequeno debate. O texto motivador é o transcrito acima. Discuta com os estudantes as frases retiradas do texto:

 

1. A poesia assume muitas formas. Como? Por quê?

2. A poesia conta grandes feitos reais e imaginários. Por quê?

3. A poesia é a ciência das palavras. Por quê?

4. Escrever poesia é a arte de pintar as palavras. Por quê?

 

  • Professor, deixe seus alunos falarem. deixe-os à vontade para expressarem opiniões, discordarem, gostarem etc.

 

ATIVIDADE 3 - LEITURA DE POESIA COM O MESMO TÍTULO DA AULA

 

Poesia

A ARTE DE ESCREVER

 

Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?q=ilustração+de+um+lápis&tbm=isch&imgil=yf53A4iBvaqK1M%253A%253Bhttps%253A%252F%252Fencrypted-tbn3.gstatic.com%252Fimages%253Fq%253Dtbn%253AANd9GcRyAQq_JbGOh7n93XFy_SHJN6Ai3bA5VRhEgsP0qjk1lFauDHss%253B357%253B470%253Brl6rJkIIdJQy5M%253Bhttp%25253A%25252F%25252Fwww.canstockphoto.com.br%25252Fl%25252525C3%2525252581pis-mascote-8829314.html&source=iu&usg=__ZxjkY_w-9UKpJSHpWN1I_TJ3AAM%3D&sa=X&ei=xmNRU_-GH-7gsAScvoC4Cw&ved=0CDcQ9Q

Acesso em: 18 abril 2014.

 

Escrever,
é meu alento,
é a forma de dizer o que penso,
é ser médium da beleza que há nas palavras,
é ver o movimento mesmo quando tudo está quieto.
 
Escrever,
é esquecer que sou uma só,
é falar para o mundo o que os lábios não conseguem,
é fazer registro, mesmo quando não há nada para se registrar.
 
Escrever,
é chegar ao êxtase ,
sem precisar se “decompor”.
 
Escrever,
é uma loucura insana,
é ver o certo,
sentir o errado,
mergulhar no solitário.
 
Escrever,
é uma arte que pode ser tudo,
e ao mesmo tempo...
ser nada.
 
* Poesia inscrita no 2º Concurso de Poesias da Universidade de Uberaba (Uniube). Premiada com o segundo lugar e divulgada na Coletânea de Poesias "Sensações da Alma" ( http://issuu.com/uniubesite/docs/sensacoesdalama )
Disponível em:  http://poesiaimpulsiva.blogspot.com.br/2011/12/arte-de-escrever.html Acesso em: 02 abr. 2014.
 
 

ATIVIDADE 4 - Explorando a poesia oralmente.

 
 
O professor deverá perguntar aos alunos:
 
1. Vocês gostaram da poesia?
 
2. Alguém não gostou ou não a entendeu? Por quê?
 
3. O que diz o poeta sobre a arte de escrever?
 
4. Vocês concordam com o autor do texto?
 
5. Procure no dicionário os significados das palavras:
 
- alento
- médium
- êxtase
-decompor
- insana
 
 

ATIVIDADE 5 - CONTEXTUALIZANDO AS PALAVRAS

 
Depois de procuradas as palavras no dicionário, levar o significado encontrado para o contexto  e ler novamente o texto substituindo as palavras por outras encontradas no dicionário.
 
 
 
  • Professor, veja se depois dessa atividade, a compreensão do texto se deu de forma mais efetiva. O bom uso do dicionário favorece a aprendizagem e a ampliação do vocabulário. 

 

MÓDULO 2

ATIVIDADE 1 - LENDO UM TEXTO

 

A Poesia facilita a memorização.

  Devido às características inerentes, a poesia, com frequência, muitas vezes é de fácil memorização. Por exemplo, conforme já citado, a Ilíada e a Odisseia eram recitadas de cor em festividades gregas. Resumindo: você gostaria de escrever Poemas?    Se sabe pouco, ou raramente  lê  alguns versos, convêm primeiro ler diversos gêneros de poesia. Isso o irá familiarizar com os príncipios da composição dos versos. O melhor é começar já, vá buscar papel e lápis e comece, com o tempo poderá escrever seus pensamentos em verso para sua família e amigos, seus poemas não precisam ser muito longos, nem excepcionais, escreva o que lhe vai no coração, e verá que lhe trará prazer e satisfação, como também alegrará aqueles que lerem seus poemas.   Você não precisa ser um gênio literário para escrever, a receita e juntar a inspiração com o desejo, também um pouco de esforço e persistência, o resultado vai ser muito bom, porque escrever poesia  é a arte  de pintar as palavras

José Valgode. Disponível em: http://www.paralerepensar.com.br/josevalgode_aartedeescreverpoesia.htm Acesso em: 18 abril 2014.

 

ATIVIDADE 2 - PRODUZINDO POESIAS COM TEMAS LIVRES

 

  • Depois de lido o texto, o professor, juntamente com os alunos, deverá levantar vários temas para que escolham aquele com o que mais se familiarizam e começarem a escrever. A ideia é cada um ir falando sobre o que desejaria escrever. Assim os temas vão sendo escritos no quadro para visualização de todos.
  • EXEMPLOS:

 

ADOLESCÊNCIA
 
AMOR
 
SEXO
 
FLORES
 
LOUCURA
 
FAMÍLIA
 
OUTROS.
 

 

ATIVIDADE 3 - AVALIAÇÃO COM FEEDBACK E PUBLICAÇÃO DOS TEXTOS

 

- Professor, quando os alunos terminarem de escrever os textos, recolha-os e leia todos. Não se esqueça de emitir um feedback para os estudantes. 

  • Gostou da poesia deles?
  • Usaram um vocabulário adequado?

Se os alunos autorizarem, publique os textos deles no blog da escola ou da turma. Se a escola ou a turma não tiver um blog, crie um com os estudantes. É fácil. Veja tutorial abaixo.

 

 
  1. [Tutorial] Como Criar um Blogger Personalizado Completo ...

    www.youtube.com/watch?v=OQtdFdLIq7w‎
    30/10/2012 - Vídeo enviado por MrLucasOBGS

    Like + Favorite + Inscreva-se Link dos Templates : http://www.templateparablogspot.com/ Meu Twiiter ...

    https://www.youtube.com/watch?v=OQtdFdLIq7w

    Acesso em: 18 abril 2014.

     

Recursos Complementares

Para o professor:

AULAS PORTAL DO PROFESSOR:

 

E mais:

 

Para os alunos:

Blog - Eterna Aprendiz -  Poesias com temas livres - http://liaeternaaprendiz.blogspot.com.br/2013/03/poesia-com-tema-livre.html

Acesso em: 18 abril 2014.

Poemas de amor - http://www.poemas-de-amor.net/poema_tema_livre Acesso em: 18 abril 2014.

Avaliação
  • Professor, como forma de avaliar qualitativamente os estudantes, observe a participação e o interesse deles na realização das atividades propostas.
  • Em relação à escrita da poesia, não dê notas (avaliação quantitativa), o objetivo da sequência é que eles gostem de ler e escrever poesias, prazerosamente. Uma nota abaixo da integral pode não agradar a eles e isso pode fazer com que eles não gostem mais de escrever poesias. Escreva um bilhetinho de incentivo ao final.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.