25/05/2011
O objetivo desta coleção é fazer um estudo sobre as características do gênero poema. As aulas foram selecionadas de maneira a promover um conhecimento amplo em relação ao gênero, desde as suas características relacionadas à forma até a poesia de cordel e os hai-kais. Para isso, as aulas apresentam variados poemas de diferentes autores e trazem atividades que possibilitam o aluno reconhecer, analisar e declamar poemas. Além disso, a coleção privilegia as aulas com recursos didáticos variados como vídeos e Internet.
Daniela Braga de Paula - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG
poema, gênero textual, conotação, cordel, hai-kais
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Poemas e Poesia: introduzindo o tema
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa O aluno poderá entender melhor a diferença entre poema e poesia, sistematizar conceitos sobre poema e conceitos como metalinguagem, sentido literal e sentido figurado, e algumas figuras de linguagem: aqui serão tratadas a metáfora e personificação. 13/05/2010 Quatro estrelas 8 comentário(s) 82961 acesso(s) |
Tânia Guedes Magalhães Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
2 |
Poema
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar os elementos organizacionais e estruturais do poema. Identificar a finalidade do gênero textual poema. Compreender a os elementos que compõem um poema (versos, estrofes, rimas, disposição gráfica). Conhecer as práticas sociais de produção e circulação do poema. Env... 05/01/2011 Quatro estrelas 8 comentário(s) 95474 acesso(s) |
Maria Carolina da Silva Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
3 |
Poesia: um gênero que encanta
Educação Escolar Indígena | Línguas Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ampliar o repertório de poesias; refletir sobre poesias declamadas em vídeo ou áudio; preparar-se para a declamação de poesias. 19/10/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 28133 acesso(s) |
WALLESKA BERNARDINO SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
4 |
Linguagem denotativa e conotativa
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Diferenciar sentido conotativo e denotativo; reconhecer a denotação e a conotação em textos; reconhecer o papel do sentido conotativo nas peças publicitárias. 14/01/2011 Quatro estrelas 15 comentário(s) 129144 acesso(s) |
Daniela Braga de Paula ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
5 |
O QUE É, REALMENTE, UM POEMA?
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Os alunos aprenderão que o poema é um texto concreto, escrito em versos. Perceberão que nem todo poema tem rima ou fala de amor, além de perceberem que a poesia transcede o poema. A sequência permite, ainda, que os alunos percebam que cada poema tem um tom que determina o modo... 25/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 13028 acesso(s) |
LUCILENE HOTZ BRONZATO Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
6 |
Sobre recursos da linguagem poética
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa conhecer diferentes recursos típicos da linguagem poética – rima, ritmo repetições, enumerações, disposições dos versos e figuras de linguagem – presentes em poemas e letras de músicas; aprimorar as habilidades orais, a educação dos sentidos e a percepção crítica de produção... 18/11/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 34530 acesso(s) |
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
7 |
OS RECURSOS SONOROS DO POEMA
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Os alunos aprenderão com essa sequência que o poema pode prescindir do sentido, valorizando apenas o arranjo dos elementos sonoros. As oficinas propostas farão com que os alunos percebam a força sonora de poemas como “Os sapos”, “Berimbau” , “trem de ferro” dentre outros. A... 02/02/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 16659 acesso(s) |
LUCILENE HOTZ BRONZATO Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
8 |
Lendo poemas na escola: a arte de interpretar
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Espera-se com as aulas que aqui serão propostas: 1) Propiciar aos alunos uma aproximação com a linguagem poética fortalecendo o hábito de leitura e despertando-os para o universo mágico dos poemas; 2) Ampliar o repertório linguístico através da leitura e da análise dos poemas;... 17/11/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 13898 acesso(s) |
Fabiane de OLiveira Braga Felício ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
9 |
Poemas Concretos
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa -Comparar um poema concreto original com a sua adaptação para poesia digital. -Reconhecer quais os recursos que foram incluídos na adaptação para a forma digital. -Tentar conceituar a poesia digital. 21/02/2011 Quatro estrelas 7 comentário(s) 102256 acesso(s) |
Denise Leipziger COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
10 |
Haicai: expressão em três versos
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Interpretar diferentes tipos de haicais; reconhecer a estrutura desse tipo de poema; discutir aspectos de temáticas haicais; produzir um haicai. 27/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 28132 acesso(s) |
Daniela Braga de Paula ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
11 |
Produzindo Hai-Kais
Educação Escolar Indígena | Línguas Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ampliar repertório de Hai-Kais. Analisar configuração estrutural e temática dos Hai-Kais. Captar imagens para produção de Hai-Kais. Criar Hai-Kais. 27/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5946 acesso(s) |
WALLESKA BERNARDINO SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
12 |
Sobre literatura de cordel
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa reconhecer as características e origem da literatura de cordel; reconhecer palavras próprias de uma variedade linguística regional; reconhecer as especificidades do texto poético; identificar versos estrofes e refrão; observar a regularidade métrica que confere ritmo a um te... 14/06/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 25385 acesso(s) |
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
Cinco estrelas 1 classificações - 48585 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/08/2012
Cinco estrelasgostei demaaaiiiisss