Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O gênero Relato e suas características

 

22/04/2014

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros digitais: impacto e função social
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ler diferentes relatos.
  • Reconhecer as características dos relatos.
  • Fazer atividades sobre um relato em blog.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Habilidade de leitura e escrita.
Estratégias e recursos da aula
  • Uso do laboratório de Informática

  • Acesso à Internet.

  • E-mail.

 

  • Professor, o relato pessoal possui os mesmos elementos do texto narrativo, pois contém personagens, o fato acontece em um determinado lugar, num determinado momento e, sem dúvida, é narrado por alguém. Assim, qualquer pessoa pode revelar fatos interessantes de sua vida, permitindo  assim  que todos possam conhecê-los.

Disponível em: http://somosalunosjlz602.blogspot.com.br/2012/09/relato-pessoal.html Acesso em: 18 abril 2014.

Disponível em: 

Relato pessoal

Imagem disponível em: http://www.mundoeducacao.com/redacao/relato-pessoal.htm Acesso em: 18 abril 2014.

 

MÓDULO 1

 

ATIVIDADE 1 - SENSIBILIZANDO PARA ESTUDO DO TEMA

 

 

 

ATIVIDADE 2 - MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O GÊNERO RELATO

 

  • Professor, logo após a atividade acima, entregue cópias do texto Relato para os estudantes.

O relato pessoal

RELATO

Sempre compartilhamos com nossos amigos, familiares e colegas de classe, as experiências do cotidiano. Geralmente, quando algo de novo nos acontece, mal esperamos o momento certo de relatar tudo o que ocorreu, não é verdade? Trata-se de algo tão rotineiro e natural, que nem nos damos conta de seus muitos aspectos. 

Pois bem, obviamente que estamos nos referindo à fala. Já quando se trata da escrita,estudos anteriores nos permitiram conhecer os diferentes gêneros textuais, ou seja, aqueles que se referem às várias situações de comunicação que revelam de maneira específica o que pretendemos dizer, ou seja, um e-mail, uma reportagem, uma fábula, entre muitas outras. Você se lembra que cada um destes possui características próprias, não é verdade? 

Desta forma, conheceremos agora mais um gênero – o relato pessoal. Ele possui os mesmos elementos do texto narrativo, pois contém personagens, o fato acontece em um determinado lugar, num determinado momento e, sem dúvida, é narrado por alguém. Assim sendo, qualquer pessoa pode revelar fatos de sua vida, permitindo assim que todos possam conhecê-los. 

Mas resta-nos ainda conhecer outros aspectos, como por exemplo, o uso dos tempos verbais, uma vez que eles geralmente são expressos no tempo passado, por se tratar de algo que já aconteceu. E quanto à linguagem? Ela costuma ser adequada aos diferentes tipos de leitores que existem, ou seja, para o  leitor jovem, para aquele que possui um conhecimento maior, entre outros. 

Há alguns relatos que depois se transformam em documentos históricos, os quais podem ser publicados por jornais, revistas, livros, sites, etc., funcionando, portanto, como fontes de pesquisa, de modo a servir de aprendizado para muitas pessoas.

Texto disponível em: http://ccmc1ano.blogspot.com.br/2012/05/relato-pessoal.html Acesso em: 18 abril 2014.

 

ATIVIDADE 3 - MODELOS DE RELATOS

 

  • Na sequência, apresente aos alunos modelos de Relatos para que possam ler e reconhecer neles as características estudadas.
  • Professor, auxilie seu aluno no reconhecimento das características nos relatos. 

 

RELATO 1

 

Minha travessura

Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?q=imagem+de+uma+gatinha&tbm=isch&imgil=ph12pkXhq6U__M%253A%253Bhttps%253A%252F%252Fencrypted-tbn2.gstatic.com%252Fimages%253Fq%253Dtbn%253AANd9GcTiJFnVeBbs3lDmLqAlPjby4QE82iM8AupSJtOeQrLOm7mPCeVO%253B1280%2 Acesso em: 18 abril 2014.

 

Era uma sexta-feira que parecia igual às outras, porém acabou saindo um pouco fora do comum.

Minha mãe havia viajado com meu padrasto para o Rio de Janeiro, meu pai estava trabalhando e eu tinha ficado na casa dos meus avós. Minha avó, uma adoradora de gatos, estava com uma gata que tinha acabado de dar cria de três lindos filhotinhos.

Como eu era pequena, mal sabia de onde vinham essas pequenas criaturinhas e a única coisa que consigo me lembrar era de que eu já os amava intensamente.

Minha avó então foi a padaria comprar um pão para o lanche e eu fiquei sozinha com os gatos. Um deles estava se afogando em lágrima de tanto chorar e gritava como se sentisse uma dor incurável.  Eu querendo ajudar peguei-o em meus braços e o aninhei como uma mãe ao segurar seu filho em seu colo. O amor era tanto, que eu o abracei para que ele pudesse sentir meu coração batendo por ele. Aquela pequena gatinha branca, com manchas marrom e olhos azuis como uma piscina, que se encontrava sendo esmagada de amor por mim, mal sabia eu que havia acabado de matá-la. Pensei que ela estava apenas dormindo em um profundo sono após eu acalmá-la.

Assim que minha avó chegou em casa e viu aquela cena parecia desacreditada, seu queixo quase tocava o chão e seus olhos estavam tão arregalados que eu me espantei e fui para o quarto. Depois de alguns minutos só conseguia ouvi lá chorando e gritando, porém não entendia seu motivo. Quando meu pai chegou a casa ela contou tal história para ele, que me deixou de castigo por fazer uma coisa que nem eu mesma tinha acreditado.

Disponível em: http://texto2013.blogspot.com.br/2013/05/relato-pessoal-travessura.html Acesso em: 18 abril 2014.

 

RELATO 2

 

ATIVIDADE 1- TRABALHANDO EM UM BLOG

 

Professor, leve seus alunos para o Laboratório de Informática da escola e peça que acessem o site:http://dosesdeleitura.blogspot.com.br/2011/08/relato-pessoal.html Acesso em: 18 abril 2014 para que façam a atividade proposta no blog. Essa atividade poderá ser feita em grupo e os estudantes deverão digitar as respostas em word e enviar para o e-mail da professora. 

 

1. Leiam o relato abaixo e depois respondam às perguntas.

 

Relato Pessoal

 

GENTE É BICHO E BICHO É GENTE

 

Querido Diário, não tenho mais dúvida de que este mundo está virado ao avesso! Fui ontem à cidade com minha mãe e você não faz ideia do que eu vi. Uma coisa horrível, horripilante, escabrosa, assustadora, triste, estranha, diferente, desumana... E eu fiquei chateada.

Eu vi um homem, um ser humano, igual a nós, remexendo na lata de lixo. E sabe o que ele estava procurando? Ele buscava, no lixo, restos de alimento. Ele procurava comida!

Querido Diário, como pode isso? Alguém revirando uma lata cheia de coisas imundas e retirar dela algo para comer? Pois foi assim mesmo, do jeitinho que estou contando. Ele colocou num saco de plástico enorme um montão de comida que um restaurante havia jogado fora. Aarghh!!! Devia estar horrível!

Mas o homem parecia bastante satisfeito por ter encontrado aqueles restos. Na mesma hora, querido Diário, olhei assustadíssima para a mamãe. Ela compreendeu o meu assombro. Virei para ela e perguntei: “Mãe, aquele homem vai comer aquilo?” Mamãe fez um “sim” com a cabeça e, em seguida, continuou: “Viu, entende por que eu fico brava quando você reclama da comida?”.
É verdade! Muitas vezes, eu me recuso a comer chuchu, quiabo, abobrinha e moranga. E larguei no prato, duas vezes, um montão de repolho, que eu odeio! Puxa vida! Eu me senti muito envergonhada!
Vendo aquela cena, ainda me lembrei do Pó, nosso cachorro. Nem ele come uma comida igual àquela que o homem buscou do lixo. Engraçado, querido Diário, o nosso cão vive bem melhor do que aquele homem.
Tem alguma coisa errada nessa história, você não acha?
Como pode um ser humano comer comida do lixo e o meu cachorro comer comida limpinha? Como pode, querido Diário, bicho tratado como gente e gente vivendo como bicho? Naquela noite eu rezei, pedindo que Deus conserte logo este mundo. Ele nunca falha. E jamais deixa de atender os meus pedidos. Só assim, eu consegui adormecer um pouquinho mais feliz.
 
(OLIVEIRA, Pedro Antônio. Gente é bicho e bicho é gente. Diário da Tarde. Belo Horizonte, 16 out. 1999).
 
ATIVIDADES PROPOSTAS NO BLOG
 
01. O texto lido é do gênero “Relato Pessoal”, do tipo “Diário”. Que marcas textuais comprovam essa afirmativa?
 
02. A narradora inicia seu relato afirmando não ter mais dúvida de que o mundo está “virado ao avesso”? Por que ela afirma isso?
 
03. O texto aborda uma problemática social muito específica. Indique tal problemática e justifique sua resposta.
 
04. Em certo trecho, a narradora se diz muito envergonhada? Do que ela se envergonha?
 
05. A narradora compara a vida de seu cachorro à vida do homem que buscava comida no lixo. A partir dessa comparação, pode-se afirmar que o autor do texto quer mostrar a vida humana, muitas vezes, sendo menos valorizada que a vida de um animal? Justifique seus comentários.
 
06. No final do relato, a narradora deposita sua confiança em um ser divino. Por que ela não deposita essa confiança em outro ser humano? Explique.
 
07. Em sua opinião, o que pode ser feito para diminuir o sofrimento de pessoas como o homem retratado no relato? Justifique.
 
  • Logo após os alunos terem terminado a atividade, o professor abrirá seu e-mail (em casa ou na escola) e deverá fazer a correção complementando, se necessário, as respostas. 
  • Professor, retorne as respostas corrigidas para o e-mail de seu aluno.
 
Recursos Complementares

Professor, algumas aulas do Portal poderão ajudá-lo na tarefa de ensinar o Relato. Acesse e veja:

Aulas do Portal:

1. Gênero: Relato Pessoal>  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25490 Acesso em: 18 abril 2014.

2. Sobre o gênero discursivo - Relato de experiência vivida. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24068 Acesso em: 18 abril 2014.

Avaliação
  • A avaliação deverá ser processual, ou seja, o professor deverá observar a aprendizagem dos estudantes durante o desenvolvimento das atividades. Deverá observar se os estudantes demonstram interesse, participam com vontade das atividades. Em relação à produção do texto, este deverá ser  corrigido e retornado aos alunos para refacção, se for o caso.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • PATRICIA MARTINS VIEIRA, COLEGIO ESTADUAL THOMAZ ADORNO , Goiás - disse:
    patriciam.vieira@hotmail.com

    24/05/2015

    Cinco estrelas

    Excelente aula! Parabéns pelo trabalho amiga Marta!


  • Hesrom Alves de Souza, Hesrom Alves de Souza , São Paulo - disse:
    hesromemony@hotmail.com

    07/04/2015

    Cinco estrelas

    Olá. Esta matéria parece-me muito bem abordada, embora extensa no que diz respeito ao tempo que o Estado nos dá para aplicar matérias referente a ela. Porém é sem dúvidas uma boa forma de abordar em se tratando de um estudo mais profundo.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.