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O uso do Ábaco de Pinos nas operações aditivas

 

20/05/2014

Autor e Coautor(es)
VANEIDE CORREA DORNELLAS
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender o significado de Sistema de Numeração Decimal;
  • Compreender e fazer uso do valor posicional dos algarismos;
  • Compreender e utilizar técnicas operatórias para adição com trocas e agrupamentos;
  • Utilizar diferentes maneiras para adicionar números;
  • Representar números utilizando o Ábaco;
  • Resolver situações problema de adição utilizando o ábaco;
  • Utilizar o texto instrucional como forma de registro;
  • Desenvolver a linguagem oral;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que esta aula seja realizada é necessário que os alunos reconheçam o significado de números, numerais e algarismos.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Contemplando ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

 

Professor, esta aula objetiva contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa aos oito anos de idade, as crianças já precisam ter o entendimento e a compreensão do funcionamento do sistema de escrita e o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que não dominem todas as convenções ortográficas irregulares. Elas também precisam ter a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

Dentro da visão de alfabetização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para isso, precisa entender a alfabetização para além de uma visão tradicional em que considera a aprendizagem da leitura e a produção de texto como uma aprendizagem de habilidades individuais e de simples codificação e decodificação.

 

Essa aula se justifica dentro da visão do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, porque considera alguns direitos de aprendizagem dos conteúdos de Matemática, entre eles, segundo Brasil (2012, p. 27 e 28) o aluno deve:

- Identificar os números em diferentes contextos e funções; utilizar diferentes estratégias para quantificar, comparar e comunicar quantidades de elementos de uma coleção, nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade. Elaborar e resolver problemas de estruturas aditivas e multiplicativas utilizando estratégias próprias como desenhos, decomposições numéricas e palavras.

- Associar a denominação do número a sua respectiva representação simbólica.

- Resolver e elaborar problemas aditivos envolvendo os significados de juntar e acrescentar quantidades, comparar e retirar quantidades, comparar e completar quantidades em situações de contexto familiar e utilizando o cálculo mental.

 

BRASIL.Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Ludicidade na sala de aula. Ano: 1,  unidade 4  . Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Brasília: MEC, SEB, 2012.

 

É importante que o professor, conheça os direitos de aprendizagem dos alunos que estão contemplados em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles estão disponibilizados no sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: < http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação".  Acesso em: 30 de abr. 2014. 

 

1ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Introduzindo o tema: Apresentando e confeccionando o Ábaco

 

O professor conhecer a importância dos jogos e das brincadeiras na alfabetização e diante disso, elaborar propostas de trabalho que incorporem o máximo possível de atividades lúdicas. Porque brincar é essencial na aquisição de conhecimentos, no desenvolvimento da sociabilidade e na construção de sua identidade, nessa faixa etária. É fundamental, pois exerce um papel que vai além da diversão. Por meio dos jogos e brincadeiras as crianças desenvolvem habilidades e enriquecem o seu desenvolvimento intelectual.

Professor, para essa aula é necessário que os alunos tenham, individualmente, um Ábaco. Normalmente as escolas não possuem esse material individualmente, por ser um recurso um pouco caro. Propomos, portanto, que você confeccione o Ábaco com os alunos, existem muitas formas, pouco onerosas, de se fazer esse material.

Mas, antes de começar a confeccionar com os alunos, é necessário que você mostre e explique para eles o que é um Ábaco de pinos e sua importância na aprendizagem dos conceitos matemáticos. Veja a seguir a imagem de um Ábaco confeccionado com materiais de fácil acesso.  

 

1

Fonte: Imagem da própria autora.

 

2

 

Explique aos alunos que, cada pino, no Ábaco, equivale a uma posição do Sistema de Numeração Decimal. O 1º pino da direita para esquerda representa a unidade e os próximos representam: dezena, centena, unidade milhar e dezena de milhar. Esclareça que, nesse momento (Ensino Fundamental Inicial) vocês irão trabalhar apenas com os pinos das unidades, dezenas e centenas.

Explique-lhes também que, quando se agrupa 10 peças em um pino, elas devem ser retiradas e trocadas por uma peça que deve ser colocada no pino imediatamente à esquerda, representando uma unidade da ordem subsequente.

Conte que vocês farão um jogo em duplas, mas precisam primeiro confeccionar o material, então, mãos à obra!

 

Confeccionando o Ábaco

 

Muitas são as formas de produzir um Ábaco, inclusive, com material usado, que pode ser reciclado, ou material barato, tais como: forma de ovos, bandeja de isopor, sabão ou sabonete, palitos para churrasco, palitos de pirulito, argolas para bijuterias, tampinhas de refrigerante, canudinhos de bebida cortados em pedacinhos, arruelas, porcas,macarrão em forma de círculos, entre outros.

Veja alguns exemplos:

 

3

Fonte da imagem: Sítio: “Palavras da Suzana”. Disponível em:

<http://palavrasdasusana.blogspot.com.br/2011/03/abacos-feitos-pelos-alunos-da-eb1-de.html>.  Acesso em: 20 de abr. 2014.

 

4

Fonte da imagem: Sítio: “Horário de Trabalho Pedagógico”. Disponível em: <http://emefmarechalbittencourthtp.blogspot.com.br/2011/05/oficina-com-professora-clarice.html>. Acesso em: 20 de abr. 2014.

 

5

 

Fonte da imagem: Sítio: “Programa Mais Educação”. Disponível em: <http://programamaiseducacaocasaspopulares.blogspot.com.br/2012/08/oficina-de-matematicaprofessora-tamara.html>. Acesso em: 20 de abr. 2014.

 

Fonte da imagem b: Sítio: “Blog da Matemática”. Disponível em: <http://pedagogiaanhanguera2013.blogspot.com.br/2013/04/atividades-praticas-supervisionadas-de.html>. Acesso em: 20 de abr. 2014.

Confira o passo a passo de um Ábaco feito de caixa vazia de ovos.

 

6

Fonte: TABUADA, Roberta; LEITE, Ângela. Alfabetização Matemática. 2º ano. São Paulo: Edições SM, 2010. (Coleção Aprender Juntos.).

 

Você poderá também propor que os alunos construam em casa seu próprio Ábaco. Envolva os pais nesse trabalho. Dessa forma, você poderá fazer uma exposição dos Ábacos e convidar os pais e alunos de outras turmas para conhecerem os Ábacos construídos pelos alunos.

Você pode em sala de aula também, propor a confecção de Ábacos diferentes. Ofereça diferentes tipos de materiais ou peça aos alunos que tragam de casa. Faça uma lista junto com eles dos possíveis materiais utilizados nessa confecção.

 

Texto instrucional: Trabalhando em casa

Outra possibilidade e realizar um trabalho interdisciplinar, com a Língua Portuguesa por meio da elaboração de um texto instrucional. Se você já trabalhou com seus alunos com “texto instrucional”, relembre com eles quais informações devem conter neste tipo de texto. Se ainda não trabalhou com este gênero textual, apresente-lhes a sua estrutura. Leve-os a perceberem que este texto tem a função de nos orientar, por isso as informações são detalhadas passo a passo.

Solicite que os alunos confeccionem em casa o seu Ábaco, descreva o material que utilizou e a forma que construiu.

 

2ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Jogando e Aprendendo

 

Professor, essa atividade tem como objetivo fazer com que o aluno compreenda o agrupamento de valores e que a mesma peça do jogo tem um valor diferente, dependendo do pino (posição) em que estiver.

Com os Ábacos em mãos, divida a turma em duplas ou trios. Cada aluno deve estar com o seu Ábaco e o grupo deve ter dois dados.

 

Lembre os alunos da regra principal do jogo: Não pode ficar mais de 9 argolas em cada pino.

 

  1. Os alunos deverão cada um na sua vez, jogar os dois dados, observar os números e somar o valor obtido na jogada.
  2. O valor final deverá ser representado no Ábaco.
  3. Para representá-lo, deverão ser colocadas as argolas correspondentes ao valor obtido no primeiro pino, da direita para a esquerda (porque esse pino representa as unidades). Se forem acumuladas 10 argolas no pino da unidade, o jogador deve retirar essas 10 argolas e trocar por uma argola que será colocada no pino seguinte (esse pino representa as dezenas).
  4. Depois da primeira jogada dos dados, os alunos continuam jogando e somando os dados e colocando as argolas, cada um em sua vez.
  5. Nas jogadas os alunos vão marcando os pontos (colocando as argolas), colocando nos pinos das unidades, trocando dez argolas por uma dezena, aumentando o número de dezenas.

Vence o jogo quem colocar a primeira peça no terceiro pino, que representa as  centenas.

 

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Fonte: Imagem da própria autora. Atividade realizada em 2013 com os alunos do 2º ano da Escola de Educação Básica da UFU. Professora Vaneide.

 

Sugestão:

 

Os dois dados servirão para fazer as jogadas. Por que dois? Para que não demore muito tempo para completar a centena. Se jogar de seis em seis (apenas um dado) demoraria muito. E também os alunos podem melhorar o raciocínio automatizando as somas de 1 a 6. Mas, mesmo assim, pode demorar um determinado tempo considerando que pode haver jogadas de 2 ou 3 pontos apenas (um dado cair em 1 e outro em 1 também, ou dois). Por isso, sugiro usar um dado com 12 lados. Assim, o jogo correrá mais rápido. Veja o molde abaixo:

8

Fonte: Imagem da própria autora.

 

Você pode montar esse dado em um papel mais grosso, como papel cartão ou cartolina e depois plastificá-lo antes de montar.

9

Fonte: Imagem da própria autora.

10

Fonte: Imagem da própria autora.

 

Socializando

 

Se você tiver trabalhado com diferentes Ábacos, poderá fazer um evento e expô-los aos pais e comunidade escolar. Discuta com os alunos qual será a melhor forma de fazer isso. Faça o planejamento junto com eles.  

Este evento terá diversos desdobramentos, possibilitará o trabalho com outros gêneros textuais, tais como:

·         Elaboração de um convite aos pais;

·         Divulgação com cartazes nos murais da escola;

·         Solicitação de autorização para a direção da Escola;

·         Lista de tarefas;

·         Relatório da atividade;

·         Dentre outros.

Professor, durante a execução dos trabalhos realizados pelos alunos cabe a você, de acordo com a sua realidade e da escola, utilizar recursos tecnológicos, como máquina fotográfica, filmadora e tablet, para registrar por meio de fotos e vídeos e construir um mural ou edição de filme para ser divulgado para toda a comunidade escolar.

 

3ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Aprofundando o tema: Representação dos números e operações

 

Professor, elabore uma lista de perguntas desafiadoras para os alunos propondo reflexões sobre as possibilidades de representação dos números no Ábaco.

 

  • Representação de números:

Proponha que representem o número 153 em seus Ábacos.

Depois, mostre a eles a representação:

 

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Fonte: Imagem da própria autora.

 

Proponha outros números para serem representados.

 

  • Operação:

Proponha que façam contas simples e depois vá dificultando aos poucos. As primeiras operações não devem ter contas com agrupamentos, depois deixe que elas apareçam nas propostas. Apresente desafios:

 

1º desafio:           32 +  5 = ?

Inicie a operação colocando o número de argola correspondente à quantidade representada pelo numeral 32: duas argolas no primeiro pino da direita para a esquerda (unidades) e três argolas no segundo pino da direita para a esquerda (dezenas).

 

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Fonte: Imagem da própria autora.

 

Depois coloque o número de argolas correspondentes à quantidade representada pelo numeral 5 no pino das unidades.

 

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Fonte: Imagem da própria autora.

 

Faça a contagem com eles e represente a operação armada na lousa, para que eles possam relacionar uma coisa com a outra.

 

 

  32

+ 5

­­­_____

  37

 

 

2º desafio: Proponha uma operação com agrupamento.

Exemplo:        26 +  18 = ?

Lembrem novamente a regra do trabalho com o Ábaco: Não é permitido mais de 9 argolas em cada pino.

Represente no Ábaco o número 26.

 

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Fonte: Imagem da própria autora.

 

Ao tentar representar o número 18, mostre que no último pino (unidades) ficaria 14 argolas (8+6), o que não é possível, porque só podem ficar 9 argolas em cada pino. Faça o agrupamento (10) e a troca por uma argola que deverá ir para o pino das dezenas.

Registre a operação na lousa para que possam fazer relação da representação no Ábaco com a representação na lousa. Mostre que o “vai um” é a representação da troca de 10 unidades por uma dezena.

 

3º desafio: Introduza uma operação com centena.

Exemplo:        153 + 345 = ?

 

Inicie a operação colocando o número de argola correspondente à quantidade representada pelo numeral 153: três argolas no primeiro pino da direita para a esquerda (unidades) cinco argolas no segundo pino da direita para a esquerda (dezenas) e 1 argola no terceiro pino da direita para a esquerda (centena).

 

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Fonte: Imagem da própria autora.

 

Depois represente o número 345.

 

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Fonte: Imagem da própria autora.

 

Faça a contagem com eles e represente a operação armada na lousa.

 

4º desafio: Proponha uma operação com agrupamento e centena.

 

Continue propondo os desafios, peça a eles que também sugiram as operações. Faça uma lista de operações e peça que resolvam.

Sugira que disputem com os colegas, quem consegue montar as contas mais rápido. Separe a turma em grupos.

 

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Fonte: Imagem da própria autora. Atividade realizada em 2013 com os alunos do 2º ano da Escola de Educação Básica da UFU. Professora Vaneide.

 

Professor, depois de trabalhar com o Ábaco, mostre aos alunos que ele pode ser representado por um desenho e proponha que resolvam questões no papel, com o desenho do Ábaco. Associando esse desenho com o material concreto e com as contas armadas, aos poucos eles vão compreendendo a representação da quantidade de forma simbólica. Proponha atividades como:

 

Escreva o número correspondente à representação no Ábaco.

 

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Fonte: Imagem da própria autora.

 

Represente no Ábaco os números.

 

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Fonte: Imagem da própria autora

 

Faça as operações utilizando o Ábaco e preencha o quadro:

 

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Fonte: Imagem da própria autora.

 

Socializando: criando um Blog sobre o Ábaco

 

Professor, para divulgarem os trabalhos realizados e as aprendizagens construídas proponha que criem um Blog para compartilharem a elaboração dos Ábacos e como trabalhar com eles. Além de socializarem o que aprenderam eles vão contribuir com a aprendizagem de outros estudantes.

Para isso, solicite a colaboração da professora do laboratório de informática ou de algum estagiário. Veja a seguir a sugestão de sítios que poderão auxiliá-los na criação do Blog.

 

RECURSOS DO PORTAL:

. Sítio disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=84>.  Acesso em: 02 de maio 2014. Clique em “Produção de textos colaborativos usando internet” e depois abra: Como criar um Blog.

 

SÍTIOS PARA AUXILIAR A CONSTRUÇÃO DE UM BLOG:

. Sítio: Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391>. (Aula do Portal - Vamos criar um Blog da turma?). Acesso em: 02 de maio 2014.

. Sítio: Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37278>. (Aula do Portal -  Criando um Blog.). Acesso em: 02 de maio 2014.

 Vídeos do Youtube que orientam o passo a passo para elaboração de um Blog:

. Sítio: YouTube. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=YDRQQxbOSD8&feature=related>. (Vídeo -  Cursos de Blogs - Aula 1.). Acesso em: 02 de maio 2014.

Sítio: YouTube. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&NR=1&v=K3KjRtFoaaY>. (Vídeo -  Cursos de Blogs - Aula 2.). Acesso em: 02 de maio 2014.

Sítio: YouTube. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A&feature=results_video&playnext=1&list=PLB0C8F1A57C00D2F9>. (Vídeo - Como criar um Blog.). Acesso em: 02 de maio 2014.

Sítio: Fazendo blogs. Disponível em: <http://fazendo-blogs.blogspot.com.br/2006/11/blog-da-turma.html>. (Blog que traz texto sobre o blog da turma.). Acesso em: 02 de maio 2014.

Recursos Complementares

O vídeo “Construindo o ábaco alternativo” disponível em:

<http://www.youtube.com/watch?v=ZSe_mz7WsL0 >, acesso em: 20 de abr. 2014, mostra como construir um Ábaco com materiais alternativos.

Avaliação

A avaliação deve ser compreendida como parte do processo da educação escolar. Deve ter como finalidade acompanhar o desenvolvimento e o desempenho do aluno durante o processo de aprendizagem. Sua prática deve criar condições para que o professor possa adequar suas intervenções às necessidades de cada aluno e analisar os resultados obtidos em relação aos objetivos propostos. Nesse sentido, você deve observar no decorrer dessa aula se o aluno compreendeu e fez  uso do valor posicional dos algarismos, utilizou técnicas operatórias para adição com trocas e agrupamentos, utilizou diferentes maneiras para adicionar números; representou números e resolveu situações problema de adição utilizando o Ábaco. Durante todo processo registre a participação dos alunos e anote quais foram as intervenções para elas avançarem na aquisição da aprendizagem e do conhecimento.

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