20/05/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 05 de maio 2014.
Fonte: Sítio: "Smart kids". Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas/1-maio-dia-do-trabalho.html>. Acesso em: 17 de maio 2014.
Professor, nesta aula, apresente aos seus alunos a relação da educação com o trabalho e a importância de ambos. Muitos alunos, mesmo sem saber, estudam para que possam na fase adulta, obter um emprego rentável. É fundamental refletir com seus alunos que, qualquer que seja o trabalho que escolherem, ele é muito digno e importante para a sociedade, mas principalmente para o trabalhador, pois, é através do trabalho que desenvolvemos nossas habilidades, nos envolvemos com pessoas, aprendemos a conquistar nossos espaços e com isso alcançar nossos objetivos na vida. Não importa a idade, a hora, a cidade, todos nós podemos trabalhar e concretizarmos nossos objetivos dando ao trabalho que executamos o sentido real para nossas vidas. O trabalho nos move em direção de nossa autoestima, pois sua utilidade é a marca registrada de nossa conquista. Conquistar nosso espaço no mundo de hoje é fruto de uma sociedade que já passou por séculos de estagnação, de muitos preconceitos, de escravidão e mesmo com grandes conflitos, podemos hoje, recorrer aos meios mais restritos e desenvolver nossa capacidade de expressar nossas ideias e buscar nossos objetivos. Através do trabalho mudamos pessoas que não acreditavam que podiam ser pessoas que elas são, seu valor pessoal pode ser editado no grupo a que elas pertencem e isso não tem preço, dai a importância do trabalho, seja no campo, nas empresas, no lar dentro da família, nas escolas, nas comunidades, nos esportes e em todos os seguimentos de nossa sociedade. O trabalho nos indica o caminho para viver uma vida melhor.
Fonte: Sítio: "Blog A vida é bela". Disponível em: <http://correa54.blogspot.com.br/2010/11/importancia-do-trabalho.html>. Acesso em: 17 de maio 2014.
Professor, para que seus alunos se interessem pelo tema desta aula, leve para a sala de aula uma caixa e dentro dela coloque quatro ou mais imagens de objetos que tenham ligação com quatro ou mais profissões diferentes. Por exemplo, uma câmera fotográfica tem relação com fotógrafo, uma seringa tem relação com enfermeira ou enfermeiro, um pincel tem relação com pintor, uma caneta tem relação com escritor e assim por diante. Proponha uma brincadeira. Peça que façam uma roda e cantem a música “Batata que passa” ou outra música de sua preferência e solicite que os alunos façam a caixa circular entre eles. Quando parar a música, o aluno que estiver com a caixa deve abri-la e retirar de dentro dela, a imagem de algum objeto, em seguida, mostrar o objeto e dizer a profissão que corresponde aquele objeto. Ele deve também escolher um colega que irá neste momento, afixar o desenho no quadro e escrever o nome do objeto. Professor, prepare recadinhos de incentivos para os alunos que acertarem tanto a profissão, quanto quem acertar a escrita.
Professor, após este momento, faça uma rodinha para conversar sobre profissões. Permita que seus alunos falem o que sabem sobre profissões, mas, estabeleça um tempo de aproximadamente 15 minutos. Para motivar a conversa, sugira as seguintes perguntas:
1) Professor peça que escrevam uma frase falando sobre a importância da profissão de um de seus pais para a sociedade.
____________________________________________________________________________________________________
2) Realize as atividades que seguem.
a) Em relação às profissões, adivinhe o que é.
Fonte: Sítio: "Ensinar – aprender". Disponível em: <http://www.ensinar-aprender.com.br/2011/04/atividades-dia-do-trabalho-1-de-maio.html>. Acesso em: 04 de maio 2014
b) Caça-palavras
Fonte: "Blog Ensinar e aprender". Disponível em: <http://www.ensinar-aprender.com.br/2011/04/atividades-dia-do-trabalho-1-de-maio.html>. Acesso em: 04 de maio 2014.
Trabalho de casa. Proponha o seguinte questionário para que o aluno entreviste um de seus pais:
|
Entrevista com pai ou outro familiar 1) Qual a profissão do senhor(a)? 2) Está satisfeito(a) nela? 3) Há quanto tempo trabalha nela? 4) Descreva o trabalho que você realiza. 5) Qual a importância da sua profissão para a sociedade? 6) Qual o melhor caminho para chegar aonde você chegou? 7) Em que o estudo contribuiu para sua formação?
|
Professor, retome a importância da educação para o trabalho. Apresente as conclusões de algumas agências de trabalho que confirmam que o mercado de trabalho cresce e vem sentindo a falta de trabalhadores qualificados. Hoje são 200 mil postos de emprego que não são preenchidos por falta de um profissional qualificado para o cargo, cerca de 60% dos jovens que concluem o ensino médio não ingressam no ensino superior. Assim, o ensino técnico ou profissionalizante é um dos caminhos mais curtos para o mercado de trabalho com perspectivas de ingresso ao ensino superior.
Apresente o quadro abaixo a seus alunos e deixe-os fazer e relatar a leitura de imagem que fizeram dele.
Há vagas. falta mão de obraIndústria e comércio tentam driblar escassez de profissionais. País perde competitividade Roberta Scrivano (Email) Lucianne Carneiro (Email) Publicado:25/04/13 - 22h31 Atualizado:26/04/13 - 9h46
Nelson Freire, da fábrica Ecil: “Não encontro profissionais com o currículo desejado” Eliaria Andrade. SÃO PAULO E RIO - Com o emprego batendo recorde no país e os gargalos da educação, as empresas têm encontrado cada vez mais dificuldade na hora de contratar. Pesquisa feita pela Fundação Dom Cabral com 130 executivos de empresas de grande porte em todo o país revelou que 92% deles têm dificuldades para empregar trabalhadores preparados para os cargos que oferecem. Entre os principais obstáculos citados na pesquisa, realizada no ano passado, 81% das respostas mencionaram a escassez de profissionais capacitados; 49% citaram a falta de experiência na função; e 42% reclamaram da deficiência na formação básica. Leia mais sobre esse assunto em: <http://oglobo.globo.com/economia/ha-vagas-falta-mao-de-obra-8217386#ixzz31pig4qJ5>. |
Professor, após se discutir a falta de trabalhadores qualificados no mercado de trabalho, leve-os a compreender que a grande parte dos empregos melhores remunerados financeiramente, está relacionada ao alto nível de escolarização do indivíduo, logo, devem concluir que necessitam estudar bastante desde cedo para que no futuro possa ter a profissão rentável que eventualmente desejo alcançar.
A reportagem acima mostra a dura realidade brasileira, que embora apresente a realidade de milhares de pessoas desempregadas por um lado, e por outro lado, apresenta as inúmeras vagas que não conseguem ser preenchidas devido a falta de pessoas qualificadas no mercado.
Após a leitura do texto responda as questões:
1) Justifique o título da reportagem “Há vagas. Falta mão de obra”.
___________________________________________________________________________________________
2) Com o auxílio de um dicionário ou de seus pais, responda: O que é “gargalo da educação”?
___________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________
3) Qual é o tema central do texto?
___________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________
4) Pense e responda: Qual a importância da educação para o trabalho?
____________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________
5) Marque um X na alternativa que, em relação ao mundo do trabalho, melhor completa a frase: “Entre os principais obstáculos citados na pesquisa, realizada no ano passado, 81% das respostas mencionaram _______________________________________; 49% citaram a falta de experiência na função; e 42% reclamaram da deficiência na formação básica.
a) ( ) A copa do mundo que será sediada no Brasil;
b) ( ) A escassez de profissionais capacitados;
c) ( ) A alta do dólar na Europa.
6) Faça um desenho da profissão que deseja ser quando for um adulto.
|
Professor, vivemos em uma sociedade capitalista e globalizada. Sendo capitalistas os valores ressaltados são os econômicos e enquanto mundo globalizado o acesso a informação e a tecnologia é muito rápido, por consequência surge a competitividade em níveis muito altos. Frente a essa realidade a escola se depara com um grande desafio de preparar os estudantes para enfrentar o mercado de trabalho, dando-lhes oportunidade de competir de forma igualitária com os demais profissionais do mercado.
Fonte: Sítio: “RonaldoDavi.com”. Disponível em: <http://www.ronaldodavi.com/tag/geracaoy/>. Acesso em: 15 de maio 2014.
Assim, mostre para os alunos o avanço tecnológico que vem ocorrendo. Por exemplo, em 1908 o modelo abaixo fazia sucesso e enchia de orgulho quem o possuía.
O Ford Modelo T 1908.
Fonte Sítio: “Blog dos carros antigos”. Disponível em: <http://carrosantigos.wordpress.com/2008/07/25/100-anos-do-ford-modelo-t/>. Acesso em: 15 de maio 2014.
Nos dias de hoje devido as grandes pesquisas e alta tecnologia surgem modelos mais sofisticados e cheios de recursos, como nos apresenta a figura
abaixo.
Fonte: Sítio: “icarros”. Disponível em: <http://www.icarros.com.br/ford/focus-hatch>. Acesso em: 15 de maio 2014.
Esta evolução só é possível com muito estudo para fazer a tecnologia trabalhar a nosso favor. O mesmo acontece na escola que hoje dispõe de recursos tecnológicos que dinamizam as aulas.
Professor proponha uma pesquisa sobre “Trabalho e a tecnologia no século XXI”. Este trabalho deve ser feito em grupo, porém de forma virtual. Para isto, crie um grupo de estudo online. Esta pesquisa será orientada por você professor, marque com eles dia e hora que você vai estar online para esclarecimento de dúvidas. Proponha a criação de um grupo para esclarecimentos de dúvidas online. É interessante criar uma página ou um Blog para divulgação dos resultados da pesquisa, além de trocas de experiências sobre os recursos tecnológicos que estão utilizando.
Tecnologias – TCI: Blog
As tecnologias digitais oferecem possibilidades para selecionar informações significativas, organizar as memórias da aprendizagem e transformar em novos conhecimentos, expandindo os poderes cognitivos. Desta forma, sugerimos que você faça a leitura dos textos, postados no sítio abaixo, e defina algum/uns recurso/s para trabalhar com seus alunos. Nestes textos você terá acesso a um conjunto de informações sobre diferentes ferramentas de ensino que buscam incluir os alunos no mundo digital.
Fonte: Sítio: “Portal do Professor”, texto: “Tecnologias na escola: como explorar o potencial das tecnologias de informação e comunicação na aprendizagem”. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015325.pdf>. Acesso em: 15 de maio 2014.
Solicite a colaboração da professora do laboratório de informática, caso tenha em sua escola, ou de algum estagiário. Veja a seguir a sugestão de alguns links para auxiliar na criação do Blog:
RECURSOS DO PORTAL:
. Sítio disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=84>. Acesso em: 15 de maio 2014. . Clique em: “Produção de textos colaborativos usando internet” e depois abra: Como criar um Blog.
. Sítio disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391>. (Aula do Portal - Vamos criar um Blog da turma?.). Acesso em: 15 de maio 2014.
. Sítio disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37278>. (Aula do Portal - Criando um Blog.). Acesso em: 15 de maio 2014.
Você também poderá utilizar os sítios abaixo para criar um Blog. Selecione aqueles que correspondem ao nível dos seus alunos.
. Sítio: "Youtube". Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=YDRQQxbOSD8&feature=related>. (Vídeo - Cursos de Blogs - Aula 1.). Acesso em: 15 de maio 2014.
. Sítio: "Youtube". Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&NR=1&v=K3KjRtFoaaY>. (Vídeo - Cursos de Blogs - Aula 2.). Acesso em:15 de maio 2014.
. Sítio: "Youtube". Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A&feature=results_video&playnext=1&list=PLB0C8F1A57C00D2F9>. (Vídeo - Como criar um Blog.). Acesso em: 15 de maio 2014.
. Sítio: "Fazendo blogs". Disponível em: <http://fazendo-blogs.blogspot.com.br/2006/11/blog-da-turma.html>. (Blog que traz texto sobre o Blog da turma). Acesso em: 15 de maio 2014.
Crie uma campanha: #educaçãoetecnologiajá, para que outros estudantes se animem a usar a tecnologia a serviço da educação.
Professor, a avaliação deve ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles: aperfeiçoaram a leitura e a escrita; conseguiram compreender sobre a importância de cada profissão,compreenderam as diferentes atividades que os adultos desenvolvem; aperfeiçoaram a leitura e a escrita; aprenderam o uso das diversas tecnologias; reconheceram a relevância da tecnologia nos dias atuais; desenvolveram a linguagem oral; desenvolveram atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupo. Estas observações serão úteis para que elabore o seu planejamento, por isso registre em seu caderno de plano de aula.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!