Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A família: leitura e reflexões

 

18/06/2014

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • ler diferentes textos sobre um mesmo assunto.
  • identificar as características dos textos lidos.
  • parafrasear oralmente os textos.
  • produzir um texto sobre o mesmo tema.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Habilidade de leitura e escrita
  • Paráfrase.
Estratégias e recursos da aula
  • Laboratório de Informática.
  • Leitura em duplas.
  • Vídeo.
  • Produção oral e escrita.

Em Família - Capítulo de terça-feira, dia 17/06/2014, na íntegra

Disponíve em: http://globotv.globo.com/rede-globo/em-familia/integras/ Acesso em: 18 jun 2014.

 

 

MÓDULO 1

 

ATIVIDADE 1 - SENSIBILIZAÇÃO PARA ESTUDAR O TEMA - FAMÍLIA

 

  • Professor, leve o datashow para a sala de aula ou utilize um local adequado em sua escola e apresente aos alunos o vídeo disponível em: http://videos.sapo.pt/HsS3RJLcZUtOBDipGfK1 Acesso em 18 jun 2014. Peça para que leiam atentamente as definições de família apresentadas e depois conversem sobre elas. Abaixo apresentamos um roteiro que auxiliará o professor na conversa.

- Qual o conceito de família apresentado no vídeo você mais se identificou?

- Você concorda que família é o aopio para nossas frustrações?

- Você assiste a Novela "Em família? Fale-me sobre ela. Gosta, Não? Por quê?

 

ATIVIDADE 2 - TEXTOS FALANDO DE FAMÍLIA

 

  • Professor, providencie cópias dos textos para os alunos. Eles deverão ler todos os textos, anotando as características de cada um.

 

Texto 1

FALANDO DE FAMÍLIA

     "Sempre que falamos em família pensamos num pai, numa mãe e nos filhos. Este é o desenho registrado da família através dos tempos. Porém, hoje esta concepção também está mudando e não podemos deixar de enxergar esta mudança como uma boa alternativa.
Hoje vemos muitas famílias que optaram por não terem filhos e assim mulher e homem vivem sob o mesmo teto priorizando o trabalho e a carreira. Normalmente têm uma convivência harmoniosa e se por ventura começam a entrar em choque, optam por cada um continuar seguindo o seu caminho, porém com endereços diferentes.
Há também as famílias que foram desfeitas e a mãe vive numa casa com os filhos e o pai desfruta da companhia deles nos finais de semana no outro endereço. Muitas vezes tanto o pai quanto a mãe trazem para junto dos filhos o novo parceiro ou parceira que passa a integrar a família. Na maioria das vezes todos convivem harmoniosamente, diferente de quando marido e mulher habitavam o mesmo teto."
--------------------------------------------------------------------
    Este é um problema sério, que mexe muito com as cabeças das crianças, principalmete. Graças a Deus eu tenho uma família mais ou menos estruturada, faltando somente a conscientização dos meus filhos, todos já adultos. O filho mais velho, 31 anos, ainda não se prontificou a assumir uma responsabilidade maior, ou seja, está deixando o tempo passar, tem papai e tem mamãe prá fazer tudo prá ele, tem comidinha na hora certa, tem roupinha lavada, sai e se diverte sem dar satisfação, é malcriado em casa quando quer (talvez até sem necessidade). Tem uma namorada bem mais nova do que ele e não pensa em casar tão cedo. E mesmo que o quisesse o emprego que tem não dar segurança. Melhor ficar morando com os pais, então.
    As minhas duas filhas, de 26 e 21 anos, cada uma tem uma filha, de 6 e 4 anos, respectivamente. Trabalham e deixam as meninas aos cuidados da mãe. Ajudam um pouco. A mais velha colabora, porém a mais nova é amarrada para soltar um dinheirinho.
    Minha família é um pouco complicada, não ao ponto de me deixar intranquilo, mas pelo fato de não vislumbrar um bom futuro para os meus filhos. Eles são meu único problema, pois não me deixam viver a minha vida com a mãe deles.
    O mais velho, de 31 anos, vive a sua vida tranquilamente, dependendo de papai e mamãe, tem roupinha lavada, comidinha na hora certa, sabe ser malcriado quando quer (talvez até sem motivos), namora uma menina bem mais nova do que ele e não pensa nem tão cedo em casar. Também pudera, com o empreguiinho que tem não vejo condições.
Disponível em:  http://www.recantodasletras.com.br/artigos/4163705 Acesso em: 18 jun 2014.

Texto 2

 

A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA NOSSA VIDA

 

 

Tem coisa melhor no mundo que chegar em casa e ter alguém te esperando?

Alguém preocupado com você, perguntando sobre o seu dia, suas dificuldades, suas perdas e suas vitórias?

Alguém sempre disposto, com um ombro amigo, pronto para te ouvir, te abraçar?

Sua família, pai, mãe, irmão, avô, avó, sobrinhos, filhos, netos. Sem dúvida essas pessoas são importantíssimas na sua vida por “N” razões.

Engana-se aquele que se acha forte o suficiente para lutar contra seus problemas, matando um leão por dia nessa selva de pedras. E que selva! Dificuldades, angústias, decepções, enfim, a vida nos trás problemas, mesmo sendo bela!

Mesmo sendo possível fazermos algumas escolhas para nortear nossas vidas, devemos nos lembrar que, quando menos esperamos, tem uma pedra no meio do caminho. Às vezes grande como o muro de Berlim... De repente, seus amigos não são mais seus "amigos", foram por uma questão de conveniência, e é assim, essa sociedade hipócrita e egoísta, onde prevalece à mentira, a falsidade, a falta de respeito ao próximo, a ambição desenfreada, que passa como um trem em cima de alguém. No entanto, só a nossa família sendo equilibrada e unida, firme em seus propósitos para nos fortalecer. A Família é mesmo um porto seguro. Porém, nem sempre encontramos a solução de nossos problemas dentro de nós mesmos ou dentro de nossos familiares. A fé em Deus deve ser maior.

Disponível em: http://falandodesaberes.blogspot.com.br/2009/05/para-reflexao-importancia-da-familia-na.html  Acesso em 18 jun 2014.

 

Texto 3

 

Antigamente, a vida das famílias era mais simples e tranquila, não existia a correria que vemos hoje em dia.

As pessoas andavam a pé, pois quase não existiam carros. As ruas eram de terra ou de paralelepípedos. As crianças podiam brincar nas ruas e calçadas, pois não havia perigo de acidentes ou assaltos.

Os vizinhos eram como integrantes das outras famílias, todos os dias se reuniam nas varandas de suas casas para conversar enquanto as crianças brincavam.

As brincadeiras, nessa época, eram: roda, pega-pega, esconde-esconde, passa anel, barra manteiga, bolinha de gude, etc.

As famílias eram bem grandes, um casal tinha mais de seis filhos. Mas hoje o número de pessoas na família diminuiu muito, o normal é um casal ter um ou dois filhos.


Família antiga e Família Moderna – diferença quanto ao número de integrantes

Isso aconteceu porque a vida moderna fez com que a mulher tivesse que trabalhar para ajudar nas despesas da casa.

A violência e as dificuldades para se viver bem, também são motivos que influenciaram no tamanho das famílias.

Além da quantidade de pessoas de uma família, outras diferenças existem se compararmos à vida de hoje.

Nas casas não existiam aparelhos de televisão, ouvia-se música em vitrolas com discos de vinil ou no rádio. Neste também eram transmitidas as notícias e até novelas. As fotografias eram feitas por um homem que colocava um pano preto na cabeça e falava “olha o passarinho”, para as pessoas sorrirem.

Era comum matarem galinhas e porcos no quintal de casa, onde também se colhiam verduras e legumes de uma horta que os mais velhos cuidavam. Como não existia geladeira, as carnes eram cozidas em fogões à lenha e armazenadas em latões, mergulhadas em gordura de porco – banha, para não estragarem.

 

Não existia água encanada e as pessoas precisavam buscar baldes de água para lavar as louças, roupas, cozinhar ou tomar banho. E ainda falam que a vida era mais fácil!

Disponível em: http://www.escolakids.com/a-familia-e-o-tempo.htm Acesso em: 18 jun 2014.

Texto 4

 

Disponível em; https://www.google.com.br/search?q=Poesia+sobre+família&espv=2&tbm=isch&imgil=8llWKfCuUkEHnM%253A%253Bhttps%253A%252F%252Fencrypted-tbn2.gstatic.com%252Fimages%253Fq%253Dtbn%253AANd9GcSdMz8y_zG1IcdPajftJ1aN3P290ssuQLJi1WSzFyXbAKUB4SA3%253B480%253B389%253BBvagncmBOXNXmM%253Bhttp%25253A%25252F%25252Fmensagens.culturamix.com%25252Fsentimentos%25252Fpoesia-familia&source=iu&usg=__MXgi3Icn2ceMb Acesso em: 18 jun 2014.

 

ATIVIDADE 3 - CARACTERIZANDO OS TEXTOS

 

  • Professor, faça um quadro na lousa e anote as características dos textos para mostrar aos alunos que um mesmo tema pode ser trabalhado em diferentes gêneros.
TEXTO 1 TEXTO 2 TEXTO 3 TEXTO 4
       
       
       
       
       
       
       

Lembrar:

 

No texto 1 - tema: família; escrito em 1ª pessoa do singular; opinativo; tem sequências narrativas,  etc

No texto 2 - tema: família; escrito na 1ª pessoa do plural; opinativo; fala diretamente com o leitor. - (você), tem imagens etc

No texto 3 - tema: família; impessoal; texto expositivo-argumentativo, imagensetc.

No texto 4 - tema: família; poesia; divulgação da família cristã, imagens etc.

 

MÓDULO 2

 

ATIVIDADE 1 - PARAFRASEANDO OS TEXTOS ORALMENTE

 

  • Professor, depois de muito explorar os textos lidos. Peça a seus alunos que parafraseiem cada um (atividade oral). O interessante é que expliquem o texto com suas palavras. A cada paráfrase, o professor vai orientando os estudantes para que não leiam e sim falem o que entenderam.

 

ATIVIDADE 2 - PRODUZINDO UM TEXTO ESCRITO

 

  • Professor, peça aos estudantes que escrevam um texto sobre a família.

O que pensam sobre o assunto?

Acreditam na instituição familiar tradicional?

A família é a base de tudo?

dentre outras questões.

  • Seu aluno poderá escolher o gênero. Poderá elaborar uma poesia, um texto de opinião, uma carta pessoal para alguém; uma carta argumentativa para o autor da novela Em família e assim por diante. Tão logo terminem a elaboração do texto, recolha-os e depois de lidos e corrigidos dê um feedback para os estudantes.
Recursos Complementares

Para o professor:

 

MARIANO, Ana Beatriz Paraná. As mudanças no modelo familiar tradicional e o afeto como pilar de sustentação destas novas entidades familiares.  Disponível em:  http://www.unibrasil.com.br/arquivos/direito/20092/ana-beatriz-parana-mariano.pdf Acesso em: 18 jun 2014.

 

Aulas Portal do professor:

 

Avaliação
  • Professor, a avaliação deverá ser processual, ou seja, observe a participação dos estudantes nas atividades. É importante que você diagnostique, durante a realização das tarefas, se os estudantes  conseguiram alcançar os objetivos, observando as facilidades e dificuldades de cada um deles. É  importante verificar se eles compreenderam as diferentes formas familiares, se conseguiram preencher o quadro das características dos textos e se escreveram o texto com responsabilidade.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.