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LIXO TECNOLÓGICO. DE ONDE VEM? PARA ONDE VAI?

 

22/07/2014

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende; Cristiane dos Guimarães Alvim Nunes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educação
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar e reconhecer o que é lixo tecnológico.
  • Identificar a importância do descarte correto do lixo tecnológico.
  • Adquirir noções básicas sobre logística reversa.
  • Despertar a consciência para o consumo responsável.
  • Desenvolver linguagem oral e escrita.
Duração das atividades
3 aulas de uma hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula destina-se a alunos do quarto ano do ensino fundamental, devido aos recursos utilizados e habilidades envolvidas nas atividades.

 

Professor, esta aula pretende contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Tem a intenção de proporcionar ao aluno um encontro com a leitura e a escrita de forma lúdica, através de um assunto que faz parte do seu cotidiano.

Estratégias e recursos da aula

 

Professor, antes do início das atividades, sugere-se que seja assistido um vídeo sobre sustentabilidade, conservação do meio ambiente, gestão dos resíduos sólidos, produzido pelo programa Olhar Digital, que apresenta um diálogo sobre lixo tecnológico e o que fazer com o equipamento eletrônico quando ele chega ao fim de sua vida útil. Para assistir ao vídeo, acesse:

Que destino dar ao lixo tecnológico? Duração: 31min01seg. Disponível em: http://olhardigital.uol.com.br/video/webmeeting-que-destino-dar-ao-lixo-tecnologico/9518. Acesso em 15 de julho de 2014.

 

 

AULA 01

 

1° momento: Para iniciar uma reflexão sobre o lixo tecnológico, convide os alunos para analisarem algumas imagens, conforme sugeridas abaixo. As imagens poderão ser impressas – sem legenda – em papel tamanho A4 (tomar cuidado para que as imagens fiquem nítidas) e distribuídas aos alunos, que deverão fazer revezamento até que todos possam visualizar todas as imagens.

 

Figura 1– Imagem de peças internas de aparelhos celulares, retiradas para reuso. Disponível em: http://www.blognokia.com.br/wp-content/uploads/2011/05/foto7.jpg. Acesso em 15 de julho de 2014.

 

Figura 2- Imagem de pilhas e baterias descartadas. Disponível em: http://img.cruzeirodosul.inf.br/img/2013/07/20/media/127926_2.jpg. Acesso em 15 de julho de 2014.

 

Figura 3- Imagem de peças de equipamentos eletrônicos. Disponível em: http://www.greenitbrasil.com.br/wp-content/uploads/2014/04/placas.jpg. Acesso em 15 de julho de 2014.

 

Figura 4- Imagem de aparelhos celulares descartados após o uso. Disponível em: http://www.blogiveco.com.br/wp-content/uploads/2011/11/celular.jpg. Acesso em 15 de julho de 2014.

 

Figura 5- Imagem de computadores descartados após uso. Disponível em: http://blu.stb.s-msn.com/i/B2/424E231D224862FBFDA7528B3B34B.jpg. Acesso em 15 de julho de 2014.

 

 

2° momento: Para verificar qual o impacto das imagens nos alunos, pergunte:

 

  • O que vocês identificaram nestas imagens?
  • Vocês sabem como é chamado o material descartado proveniente de equipamentos eletrônicos?
  • O que vocês acham que pode acontecer com o meio ambiente com esses materiais sendo descartados de qualquer jeito no solo?
  • Vocês sabem que muitos materiais utilizados na fabricação de equipamentos eletrônicos são tóxicos, poluem o meio ambiente e fazem mal à nossa saúde se descartados de forma errada?

 

 

3° momento: Apresente a definição de lixo tecnológico, para os alunos, conforme apresentada abaixo.

 

“Considera-se lixo tecnológico (ou e-lixo) todo aquele gerado a partir de aparelhos eletrodomésticos ou eletroeletrônicos e seus componentes, incluindo os acumuladores de energia (baterias e pilhas) e produtos magnetizados, de uso doméstico, industrial, comercial e de serviços, que estejam em desuso e sujeitos à disposição final. Sinonímia: resíduos de aparelhos eletroeletrônicos (RAEE), sucata de informática, e-waste (em inglês).”

 

Fonte: VIANA, José. Lixo tecnológico. Disponível em: http://ecoamigos.wordpress.com/2008/10/20/lixo-tecnologico/. Acesso em 15 de julho de 2014.

 

 

Observação

Professor, na internet, os resíduos provenientes de equipamentos eletrônicos foram chamados tanto de “lixo tecnológico” quanto de “lixo eletrônico”. Porém em alguns momentos, foi levantada a questão para que não se confunda “lixo eletrônico” com spam. Desta forma, optou-se por trabalhar apenas com o termo “lixo tecnológico”. Para ampliar seu conhecimento do conceito de spam, acesse: O que é spam? Disponível em: http://www.tecmundo.com.br/spam/223-o-que-e-spam-.htm. Acesso em 15 de julho de 2014.

 

 

4° momento: Divida a turma em cinco grupos e distribua uma imagem apresentada no 1° momento para cada grupo. Solicite que elaborem um cartaz, com palavras e/ou pequenas frases, a partir da imagem de seu grupo. Estimule a reflexão com alguns questionamentos:

 

  • Quais ações poderíamos adotar para diminuir o volume de resíduos de aparelhos eletroeletrônicos descartados?
  • Será que não poderíamos trocar pilhas comuns por pilhas recarregáveis, evitando poluir o meio ambiente e gastando menos?
  • Será que não poderíamos assumir um consumo mais responsável e trocar nossos aparelhos celulares apenas depois que eles parassem de funcionar e não para comprar o último lançamento?
  • Será que não poderíamos descartar pilhas em locais apropriados de coleta e não no lixo comum e levar as baterias usadas de celulares para as revendedoras, pois não devem ser jogadas no lixo comum?

 

5° momento: Convide os grupos a apresentarem seus cartazes e avaliarem as questões levantadas por cada grupo. Junto com os alunos, faça um ranking das palavras mais lembradas.

 

 

TAREFA DE CASA

 

Solicite que os alunos entrevistem seus familiares (pais, tios, avós etc.) e vizinhos, para verificar como eles descartam as pilhas e baterias que não servem mais.

Distribua cópias das perguntas abaixo e solicite que o aluno faça a entrevista com pelo menos cinco adultos.

 

 

 

 

AULA 02

 

 

1° momento: Convide os alunos a apresentarem o resultado da entrevista solicitada na aula anterior. Anote na lousa as respostas dos alunos. Estimule uma discussão em torno do resultado geral da entrevista realizada por cada um. Partindo da hipótese do maior número de entrevistados tenham respondido que descartam as pilhas e baterias no lixo comum, aproveite para mostrar aos alunos que o lixo acaba voltando para casa, conforme apresentado a seguir.

 

2° momento: Apresente a imagem abaixo, que mostra que os metais liberados por pilhas despejadas a céu aberto contaminam o solo e a água.

 

Figura 6- Imagem do esquema que mostra o caminho dos metais pesados eliminados por pilhas e baterias. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/img/ciencias/133_lixo.jpg. Acesso em 15 de julho de 2014.

 

A - Nos depósitos, pilhas e baterias ficam expostas ao sol e à chuva e se oxidam. Abertas, deixam escapar os metais pesados, que se misturam ao líquido formado no lixo.

B - Com novas chuvas, o líquido infiltra-se no solo, atingindo o lençol freático.

C - Essa água, usada na irrigação agrícola, contamina legumes, frutas e verduras. Nas cidades, ela também é prejudicial, já que os sistemas de tratamento de água não eliminam os metais pesados.

 

Fonte: REIS, Martha. Perigo: lixo tecnológico. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/perigo-lixo-tecnologico-426131.shtml. Acesso em 15 de julho de 2014.

 

 

3° momento: Se a sua escola fizer parte do Projeto Um Computador por Aluno, para a pesquisa, cada aluno deverá utilizar seu netbook. Caso não seja possível, convidá-los a utilizarem o Laboratório de Informática de sua escola. Solicite que cada aluno pesquise na internet sobre a maneira correta de fazer o descarte de pilhas e baterias, como e por que.

 

Sugestão de sites para consulta:

 

Descarte correto de pilhas e baterias. Disponível em: http://www.universojatoba.com.br/sustentabilidade/consumo-consciente/descarte-correto-de-pilhas-e-baterias. Acesso em 15 de julho de 2014.

 

Entenda por que pilhas e baterias não podem ser descartadas nos lixos comuns. Disponível em: http://www.idec.org.br/consultas/dicas-e-direitos/entenda-por-que-pilhas-e-baterias-nao-podem-ser-descartadas-nos-lixos-comuns. Acesso em 15 de julho de 2014.

 

Lixo Tecnológico. Disponível em: http://lixotecnologico.blogspot.com.br/. Acesso em 15 de julho de 2014.

 

SOUZA, Líria Alves de. Descarte correto de pilhas e baterias usadas. Disponível em: http://www.mundoeducacao.com/quimica/descarte-correto-pilhas-baterias-usadas.htm. Acesso em 15 de julho de 2014.

 

 

4° momento: Solicite que cada aluno, com o resultado da pesquisa, elabore uma tirinha (como, por exemplo, da personagem Mafalda) para divulgar o impacto negativo causado por pilhas e baterias no meio ambiente e qual a maneira correta de se fazer o descarte. A tirinha deverá ser apresentada em tamanho ampliado para ser facilmente visualizada quando exposta em mural. Limite o número de quadrinhos da tirinha em oito, para que não fique muito longa mas de forma que os alunos consigam transmitir sua mensagem.

As tirinhas deverão ser desenhadas pelos alunos, utilizando grafite, lápis de cor, giz de cera, caneta hidrográfica etc. Recomende que cada quadrinho da tirinha tenha aproximadamente 7,5cm x 7,5 cm, para facilitar a visualização.

 

Figura 7- Tirinha da Mafalda sobre descarte de pilha. Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-i4NfAt4mL1s/U8Ab6TtMyhI/AAAAAAAADEE/ALiBEzXcY7Q/s1600/mafalda.jpg. Acesso em 15 de julho de 2014.

 

Sugestão ao professor

 

Professor, você pode encontrar dicas de como elaborar um tirinha e alguns exemplos nos links abaixo:

 

Blog da Letícia. Disponível em: http://leticiaquadrinhos.blogspot.com.br/. Acesso em 18 de julho de 2014.

Como Fazer Tirinhas. Disponível em: http://www.comofazer.com.br/como-fazer-tirinhas/. Acesso em 18 de julho de 2014.

 

 

5° momento: Convide os alunos para montarem um grande mural para a exposição das tirinhas, que poderá ser realizada nos corredores da escola ou em qualquer espaço comum a todos, definido junto à Diretoria. Proponha que se faça uma eleição com a participação de todos os alunos da escola para definirem qual tirinha melhor representa o assunto tratado: descarte correto de pilhas e baterias.

 

 

TAREFA DE CASA

 

Para enriquecer a discussão sobre a problemática do lixo tecnológico durante as aulas, e fazer com que os alunos reflitam um pouco sobre nosso comportamento com relação ao meio ambiente, recomende aos alunos que assistam ao filme Wall.E, produzido pela Pixar Animation Studios e distribuído pela Walt Disney Pictures e Buena Vista Internacional. Duração: 1h37min. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/WALL%C2%B7E. Acesso em 16 de julho de 2014.

 

Figura 8- Imagem de divulgação do filme Wall.E. Disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/pt/3/30/WALL-E.jpg. Acesso em 16 de julho de 2014.

 

Sinopse: Após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave. O plano era que o retiro durasse alguns poucos anos, com robôs sendo deixados para limpar o planeta. Wall.E é o último destes robôs, que se mantém em funcionamento graças ao auto-conserto de suas peças. Sua vida consiste em compactar o lixo existente no planeta, que forma torres maiores que arranha-céus, e colecionar objetos curiosos que encontra ao realizar seu trabalho.

 

Para garantir que todos os alunos assistam ao filme, sugira que se reúnam em grupos e assistam na casa de quem tenha aparelho de DVD ou microcomputador, na casa de tios, amigos, vizinhos etc.

 

 

 

AULA 03

 

1° momento: Convide os alunos a assistirem ao vídeo Globo Ecologia - Lixo eletrônico (parte 1). Vídeo Youtube. Duração: 9min11seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=IHYISvN_egk. Acesso em 15 de julho de 2014.

 

Figura 9- Imagem obtida pela autora do vídeo Globo Ecologia - Lixo eletrônico (parte 1). Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=IHYISvN_egk. Acesso em 15 de julho de 2014.

 

 

2° momento: Para verificar a compreensão dos alunos a respeito dos assuntos tratados no vídeo, de modo geral, pergunte:

 

  • Porque os resíduos de equipamentos eletrônicos não podem ser descartados junto com o lixo comum? (porque possuem substâncias tóxicas)
  • Como são chamadas as atividades que seguem o sentido inverso da produção comum, que partem do ponto que normalmente é o destino final de um produto - o consumidor e seguem de volta à origem – a indústria? (logística reversa)
  • Quais as duas principais metas da logística reversa citadas no vídeo? (o reaproveitamento das matérias primas contidas nas mercadorias descartadas e a destinação segura de resíduos complexos)

 

 

3° momento: Solicite que os alunos elaborem um esquema representando a filosofia da logística reversa, com base nas informações apresentadas no vídeo. Para a elaboração do esquema, forneça cartolina, giz de cera, lápis de cor, caneta hidrográfica etc.

 

Figura 10- Imagem de esquema de logística reversa. Disponível em: https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTuJob0D3_bq4hE0D9TA3OnwWIyyq-MOA-ASjWpA5pgVZGGK_2y. Acesso em 15 de julho de 2014.

 

Sugestão ao professor

 

Professor, para ampliar seus conhecimentos de como elaborar esquemas, acesse:

 

AURELIANO, Ricardo. Texto 07 -Como Elaborar Esquemas. Disponível em: www.aureliano.com.br/downloads/esquemas.doc. Acesso em 18 de julho de 2014.

 

 

4° momento: Apresente o desenho abaixo e solicite que os alunos elaborem uma redação de aproximadamente 20 linhas considerando os assuntos discutidos ao longo das aulas, bem como a história do filme Wall.E, com o seguinte pensamento: “O futuro que queremos para nós”.

 

Figura 11- Imagem de criança brincando em uma montanha de lixo tecnológico. Disponível em: http://imagens.kboing.com.br/papeldeparede/8579lixo.jpg. Acesso em 15 de julho de 2014.

 

 

5° momento: Solicite que cada aluno faça a leitura de sua redação para o restante da sala. Proponha uma exposição das redações em um mural nos corredores da escola ou em local de uso comum para ficarem expostos junto aos outros trabalhos produzidos durante as atividades desenvolvidas dentro dessa temática.

Recursos Complementares

FICHA 07 - O lixo tecnológico. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000013870.pdf. Acesso em 15 de julho de 2014.

 

GUMERATO, Cláudia Regina Montes. Lixo eletrônico: de quem é esse problema? Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=55182 . Acesso em 14 de julho de 2014. 

 

SILVA, Selma Gonzaga. Quando a pilha pifa... o que fazer? – UCA. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?pagina=espaco%2Fvisualizar_aula&aula=38681&secao=espaco&request_locale=es. Acesso em 16 de julho de 2014.

 

UNTALER, Lindomar de Oliveira. Lixo eletrônico: implicações para o meio ambiente. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20124. Acesso em 15 de julho de 2014.

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e contínua. Avalie se os alunos identificaram o que é lixo tecnológico e a importância do descarte correto após a vida útil dos equipamentos eletroeletrônicos. Verifique se assimilaram a definição da logística reversa e como ela acontece no caso do lixo tecnológico. Identifique se, no decorrer das aulas, os alunos mudaram sua postura com relação ao consumo e adotaram um discurso mais responsável e preocupado com o meio ambiente. Avalie ainda se houve uma evolução da linguagem oral e escrita. Procure identificar a participação individual e coletiva dos alunos e, ainda, o envolvimento com o assunto nas rodas de conversa realizadas nas atividades.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • JOSELMA, EE DR ALVARO DE S LIMA , São Paulo - disse:
    JOSELMAQUEIROZ@IG.COM.BR

    11/08/2014

    Quatro estrelas

    MUITO BOM! TIVE UMA IDÉIA PARECIDA SÓ VEIO COMPLETA-LA.


  • Suely de Albuquerque UGIETTE, eté Luiz Dias Lins , Pernambuco - disse:
    profasuelyugiette@gmail.com

    09/08/2014

    Quatro estrelas

    Achei a aula muito boa, também utilizei o filme Wall-y como instrumento de educação ambiental, O filme como instrumento de educação ambiental) apresentando todos os aspectos de prejuízo ao meio ambiente, com os alunos do curso tecnico em meio ambiente na modalidade subsequente na ETE Luis Dias Lins em Escada/PE.


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