Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


APRENDENDO COM AS BRINCADEIRAS NO BRASIL E AO REDOR DO MUNDO

 

19/06/2014

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende; Cristiane dos Guimarães Alvim Nunes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educação
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Localizar a divisão territorial do Brasil e do Mundo.
  • Identificar características de aspectos culturais presentes nas regiões do Brasil.
  • Conhecer sobre a origem de algumas brincadeiras, no Brasil e no Mundo.
  • Utilizar a internet como ferramenta de pesquisa sobre o tema brincadeiras.
Duração das atividades
4 Aulas de uma hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula destina-se a alunos do terceiro e quarto ano do ensino fundamental, devido aos recursos utilizados e habilidades envolvidas nas atividades.

 

Antes da realização das atividades, sugere-se que o professor assista ao vídeo produzido pela TV ESCOLA:

 

SALTO PARA O FUTURO - JOGOS E BRINCADEIRAS: DESAFIOS E DESCOBERTAS - PGM. 3 - BRINCADEIRA OU ATIVIDADE LÚDICA? Duração: 60min. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=11418strat%C3%A9gias%20e%20recursos%20da%20aula. Acesso em 30 de maio de 2014.

 

O vídeo trata da importância do ato de brincar para o desenvolvimento infantil. Apresenta as diferentes formas de interação entre as crianças e os brinquedos. Debate as principais diferenças entre as brincadeiras e as atividades lúdicas. E, ainda, discute sobre uma questão fundamental para a escola que é como garantir espaços e tempo para a criança brincar.

Estratégias e recursos da aula

AULA 1

 

1° momento: Distribua aos alunos o mapa do Brasil, com a divisão política dos Estados, em branco.

  

Figura 1 - Mapa do Brasil, divisão política por Estados. Disponível em: http://www.webquestbrasil.org/criador/user_image/mltncv880277.png. Acesso em 31 de maio de 2014.

 

Pergunte aos alunos:

  • “Quem sabe como é dividido o território brasileiro?” (26 Estados e o Distrito Federal)
  • “Quem sabe quais são as regiões do Brasil?” (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste)

 

Fonte: IBGE. Vamos conhecer o Brasil. Disponível em: http://7a12.ibge.gov.br/vamos-conhecer-o-brasil/nosso-territorio/divisao-territorial. Acesso em 31 de maio de 2014.

 

Solicite que cada aluno pinte o mapa do Brasil, distribuído inicialmente em branco, de acordo com a divisão por região (conforme eles conhecem/imaginam): Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Defina com os alunos uma cor para cada região. Distribua lápis de cor, giz de cera e tinta guache e pincel para os alunos fazerem a atividade.

 

2° momento: Apresente aos alunos o mapa elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, através do projeto 7 a 12! Onde o Instituto apresenta informações sobre o Brasil e os brasileiros, através de brincadeiras, mapas, material para pesquisa etc. Adequado para crianças de 7 a 12 anos. Disponível em: http://7a12.ibge.gov.br/vamos-conhecer-o-brasil. Acesso em 31 de maio de 2014.

 

Figura 2- Mapa da divisão territorial do Brasil. Disponível em: http://7a12.ibge.gov.br/images/7a12/mapas/Brasil/brasil_grandes_regioes.pdf. Acesso em 31 de maio de 2014.

 

Sugestão ao professor

 

Caso necessário, para transformar o arquivo com extensão “pdf” em imagem com extensão “jpg” utilizar o conversor online disponível em: http://pdf2jpg.net/. Acesso em 01 de junho de 2014.

 

3° momento: Para introduzir o assunto “brincadeira”, pergunte:

 

  • “Qual brincadeira você conheceu no último ano?”
  • “Quem são seus colegas na brincadeira? Vizinhos, colegas de escola, filhos de amigos dos pais etc.?”
  • “Qual brincadeira seus pais já te ensinaram e que eles brincavam quando eram crianças?”
  • “Vocês já conheceram brincadeiras de outra região, diferente da que você mora? De que forma conheceram? Através de um primo ou amigo que mora distante? Através de pesquisa na internet? Através de alguma reportagem apresentada na TV?”

 

Sugestão ao professor

 

Caso surjam respostas como jogos eletrônicos ou diversões do gênero, estimular os alunos a responderem sobre brincadeiras envolvendo movimento, com participação de duas ou mais crianças, ao ar livre (ou não) etc.

 

4° momento: Apresentar algumas brincadeiras típicas de diferentes regiões do Brasil.

 

Figura 3– Imagem obtida pela autora através do site da revista Nova Escola. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/brincadeiras-regionais/mapa-brincadeiras-regionais.png. Acesso em 30 de maio de 2014.

 

Professor, a Revista Nova Escola elaborou uma série especial com 40 brincadeiras de todas as regiões do Brasil, onde apresenta cinco vídeos com as melhores brincadeiras de cada região. A duração total dos vídeos é de 22min52seg. No entanto, os vídeos podem ser apresentados separadamente. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/brincadeiras-regionais/. Acesso em 30 de maio de 2014.

 

REGIÃO NORTE

Figura 4– Imagem do vídeo Brincadeiras Regionais / Norte, obtida pela autora através do site. Brincadeiras: Roubo da Melancia, Caí no Poço, Tucuxi e Curupira. Vídeo Youtube. Duração: 4min39seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=aiXj3-u_eWw. Acesso em 30 de maio de 2014.

 

REGIÃO NORDESTE

Figura 5– Imagem do vídeo Brincadeiras Regionais / Nordeste, obtida pela autora através do site. Brincadeira: Sete Pecados. Vídeo Youtube. Duração: 2min52seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=rpw_FnrI3RQ. Acesso em 30 de maio de 2014.

 

REGIÃO SUL

Figura 6– Imagem do vídeo Brincadeiras Regionais / Sul, obtida pela autora através do site. Brincadeiras: Boi de Mamão, Caiu na rede é peixe e Taco. Vídeo Youtube. Duração: 5min22seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=-PqcLuQbokw. Acesso em 30 de maio de 2014.

 

REGIÃO SUDESTE

Figura 7– Imagem do vídeo Brincadeiras Regionais / Sudeste, obtida pela autora através do site. Brincadeiras: Dom Frederico, Laranjas Maduras, Barra-Manteiga, Briga de Galo e Amarelinha em Caracol. Vídeo Youtube. Duração: 4min51seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Hg5S4PTQuDg. Acesso em 30 de maio de 2014.

 

REGIÃO CENTRO-OESTE

Figura 8- Imagem do vídeo Brincadeiras Regionais / Centro-Oeste, obtida pela autora através do site. Brincadeiras: Corre Cutia, Cinco Marias, Galinha, Pintinho e Raposa e Chocolate Inglês. Vídeo Youtube. Duração: 5min08seg. http://www.youtube.com/watch?v=-LxocV2TYl0. Acesso em 30 de maio de 2014.

 

5° momento: Pergunte aos alunos quais brincadeiras, de todas apresentadas, eles conhecem. Distribua aos alunos o jogo de palavras cruzadas sobre brincadeiras regionais, apresentado na figura 9 (o gabarito está no final do quadro). Solicite que preencham e proponha uma disputa para ver quem preenche mais rápido, corretamente.

 

Figura 9– Jogo de palavras cruzadas sobre brincadeiras regionais, elaborado pela autora, baseado na série Brincadeiras Regionais da Revista Nova Escola.

 

 

AULA 2

 

1° momento: Se a sua escola fizer parte do Projeto Um Computador por Aluno, cada aluno deverá utilizar seu notebook para acessar e conhecer o projeto Mapa do Brincar, elaborado pelo jornal Folha de S. Paulo, que reúne 750 brincadeiras de todo o país. Disponível em: http://mapadobrincar.folha.com.br/. Acesso em 30 de maio de 2014.

 

MAPA DO BRINCAR: Como começou a brincadeira?

 

“O Mapa do Brincar é uma iniciativa da "Folhinha", suplemento infantil do jornal Folha de S. Paulo. O site reúne hoje 750 brincadeiras de todo o país. A primeira versão do projeto foi lançada em maio de 2009, quando convidou crianças de todo o país a contar quais são suas brincadeiras. Um dos objetivos era descobrir se há semelhanças e diferenças entre o brincar no Brasil. De maio a julho do mesmo ano, a "Folhinha" recebeu 10.204 inscrições de crianças das cinco regiões do país, com participação maior do Sul e do Sudeste.”

 

(...)

 

“Cada brincadeira registrada neste site traz a indicação de sua origem, o que não quer dizer que ela seja só daquele lugar. A origem indica a cidade em que mora o participante que mandou a brincadeira.”

 

Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO. MAPA DO BRINCAR. Disponível em: http://mapadobrincar.folha.com.br/projeto. Acesso em 28 de maio de 2014.

 

Figura 10- Imagem do projeto Mapa do Brincar, obtida pela autora através do site. Disponível em: http://mapadobrincar.folha.com.br/. Acesso em 28 de maio de 2014.

 

Sugestão ao professor

 

Caso a escola não esteja inserida no Projeto Um Computador por Aluno, convide os alunos para irem ao Laboratório de Informática de sua escola.

 

2° momento: Solicite que os alunos explorem o site do Mapa do Brincar, através nos links: brincadeiras, galerias, memória etc.

 

Figura 11- Imagem do projeto Mapa do Brincar, obtida pela autora através do site. Links para exploração dos alunos: brincadeiras, galerias, memória etc. Disponível em: http://mapadobrincar.folha.com.br/. Acesso em 28 de maio de 2014.

 

3° momento: Solicite que cada aluno escolha uma brincadeira que ainda não conheça, de acordo com a explicação/descrição do Mapa do Brincar e elabore um cartaz que represente a brincadeira.

 

Fornecer cartolina, lápis de cor, giz de cera, tinta guache e pincel, revistas, tesoura sem ponta e cola para a produção dos cartazes.

 

Sugestão ao professor

 

Para conhecer trabalhos de alunos representando brincadeiras, acesse blog de Keyla Verissimo. Desenhos Infantis. Disponível em: http://keylaverissimo.blogspot.com.br/2012/10/desenhos-infantis.html. Acesso em 30 de maio de 2014.

 

4° momento: Convide os alunos para fazerem um mural com todos os cartazes. Solicite que cada aluno explique a brincadeira representada em seu cartaz.

 

Sugestão ao professor

 

Professor, você pode convidar os alunos para verificar se conhecem alguma outra brincadeira (ou alguma variação de alguma existente) que não está na lista do Mapa do Brincar. Caso exista, proponha elaborar um vídeo com a turma participando da brincadeira “inédita” para encaminhar ao Mapa do Brincar, contribuindo, desta forma, para ampliar o repertório de brincadeiras das crianças de todo o Brasil.

 

 

AULA 3

 

1° momento: Apresente aos alunos o vídeo Pula Corda, interpretado pelo grupo Trem da Alegria. Vídeo Youtube. Duração: 3min15seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9xSstc6rohA. Acesso em 30 de maio de 2014.

 

Figura 12- Imagem do vídeo Pula Corda, interpretada pelo grupo Trem da Alegria, obtida pela autora através do site. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9xSstc6rohA. Acesso em 30 de maio de 2014.

 

2° momento: Apresente aos alunos a letra da música Pula Corda, interpretada pelo grupo Trem da Alegria.

 

PULA CORDA

Composição: Chico Roque - Ed Wilson

 

De todas brincadeiras que eu gosto a melhor é pular corda (é pular corda)

De todas brincadeiras que eu gosto a melhor é pular corda (é pular corda)

Faz bem à saúde

Movimenta o corpo

De todas brincadeiras que eu gosto a melhor é pular corda

De todas brincadeiras que eu gosto a melhor é pular corda (é pular corda)

De todas brincadeiras que eu gosto a melhor é pular corda (é pular corda)

É o maior barato

Treme o coração

De todos os esportes que eu faço o melhor é pular corda (é pular corda)

O homem bateu em minha porta

E eu abri

Senhoras e senhores, ponha a mão no chão

Senhoras e senhores, pule de um pé só

Senhoras e senhores, dê uma rodadinha

E vá pro olho da rua

Pula, pula, pula, pula, pula, pula sem parar

Pula, pula, pula, pula, pula, pula sem parar

 

Letra da música disponível em: http://letras.mus.br/trem-da-alegria/75289/. Acesso em 31 de maio de 2014.

 

3° momento: Com relação à música apresentada, pergunte aos alunos:

 

  • “Quem também acha que a melhor brincadeira é pular corda?”
  • “Por que o(s) cantor(es) diz(em) que a melhor brincadeira para ele(s) é pular corda?” (faz bem à saúde, movimenta o corpo)
  • “Quais habilidades treinamos quando pulamos corda?” (equilíbrio, atenção, coordenação)

 

4° momento: Solicite aos alunos que complete a frase:

 

De TODAS AS brincadeiras que eu gosto, a melhor é ....................................................................................................................................................

 

5° momento: Destine um tempo de cinco minutos para cada aluno que queira apresentar sua brincadeira ao grupo.

 

6° momento: Em seguida, solicite que cada aluno elabore um cartaz que explique sua brincadeira preferida. O cartaz deverá ser elaborado com texto explicativo podendo ser utilizadas ou não imagens, a critério de cada aluno. Solicitar que considerem:

 

  • as regras da brincadeira;
  • o número de participantes;
  • caso a brincadeira seja acompanhada de música, escrever a letra da música;
  • quem ensinou a brincadeira.

 

Fornecer cartolina, lápis de cor, giz de cera, tinta guache e pincel, revistas, tesoura sem ponta e cola para a produção dos cartazes.

 

Sugestão ao professor

 

Em caso de afinidades entre os alunos com relação à brincadeira preferida, sugira a elaboração do cartaz em equipe.

 

6° momento: Convide os alunos para montarem um mural com os cartazes elaborados que deverá ser afixado na própria sala.

 

 

AULA 4

 

1° momento: Divida a turma em pequenos grupos e solicite que utilizem seus notebooks do projeto Um computador por aluno para acessarem os links abaixo e pesquisarem sobre BRINCADEIRAS AO REDOR DO MUNDO. Caso sua escola não participe do projeto, leve os alunos ao Laboratório de Informática.

 

DORSEY, Monica. [tradução: Ronaldo Moretti]. Brincadeiras Espanholas Tradicionais para Crianças. Disponível em: http://www.ehow.com.br/brincadeiras-espanholas-tradicionais-criancas-lista_4087/. Acesso em 31 de maio de 2014.

 

GEMMELL, Rosemary. [tradução: Lívia Bono]. Brincadeiras Infantis Tradicionais Escocesas. Disponível em: http://www.ehow.com.br/brincadeiras-infantis-tradicionais-escocesas-lista_4144/. Acesso em 31 de maio de 2014.

 

GRANT, Elizabeth. [tradução: Renan Cavalcanti Sobreira]. Brincadeiras de vários lugares do mundo para crianças. Disponível em: http://www.ehow.com.br/brincadeiras-varios-lugares-mundo-criancas-lista_222761/. Acesso em 31 de maio 2014.

 

HUGHES, Melody. [tradução: Romério Júnior]. Do que Brincam as Crianças Russas? Disponível em: http://www.ehow.com.br/brincam-criancas-russas-lista_4332/. Acesso em 31 de maio de 2014.

 

LECHAT, Filonia. [tradução: Juliana Monteiro]. Brincadeiras Tradicionais de Crianças Judias. Disponível em: http://www.ehow.com.br/brincadeiras-tradicionais-criancas-judias-lista_4170/. Acesso em 31 de maio de 2014.

 

RUTHERFORD, Scott. [tradução: Ilve Maria]. Brincadeiras de crianças alemãs. Disponível em: http://www.ehow.com.br/brincadeiras-criancas-alemas-lista_30657/. Acesso em 31 de maio de 2014.

 

TAYLOR, Dee. [tradução: Ronaldo Moretti]. Jogos tradicionais infantis da Austrália. Disponível em: http://www.ehow.com.br/jogos-tradicionais-infantis-australia-lista_3942/. Acesso em 31 de maio de 2014.

 

2º momento: Após a leitura dos textos sobre as brincadeiras ao redor do mundo, viabilize um espaço para que os alunos apresentem e vivenciem algumas brincadeiras ao redor do mundo.

 

3º momento:  Pergunte aos alunos:

  • Alguém de vocês conhecia alguma dessas brincadeiras?”
  • “Alguém de vocês sabia o país de origem da brincadeira?”
  • “Com quem aprendeu?”
  • “Vocês sabem onde fica cada país apresentado?”

 

4° momento: Com o Mapa-múndi ou Globo Terrestre, convide os alunos para identificarem os países de origem das brincadeiras apresentadas. Convide os alunos a criarem um Mapa-múndi das Brincadeiras Infantis, mapeando as brincadeiras ao redor do mundo, como o modelo da figura abaixo, por exemplo.

 

Figura 13 - Imagem de mapeamento das animações da Disney. Disponível em: http://www.pacoquinha.com/wp-content/uploads/2014/02/mapa-mundi-das-animacoes-disney.jpg. Acesso em 31 de maio de 2014.

 

Professor, você pode convidar os alunos para pesquisarem outras brincadeiras ao redor do mundo e deixar o Mapa-múndi das Brincadeiras Infantis mais completo e divertido.

 

Brincadeiras de crianças de 10 nacionalidades diferentes. Disponível em: http://www.guiadoscuriosos.com.br/categorias/3842/1/brincadeiras.html. Acesso em 30 de maio de 2014.

 

Brincadeiras do mundo todo. Disponível em: http://criancas.uol.com.br/especiais/ult2631u2.jhtm. Acesso em 31 de maio 2014.

 

5° momento: Convide os alunos a elaborarem um Ranking das Brincadeiras ao Redor do Mundo.

 

Distribua tiras de cartolina de aproximadamente 10 x 30 cm e pincel atômico ou caneta hidrográfica.

 

Solicite aos alunos que escrevam em cada tira de cartolina:

 

  • o nome de cada brincadeira encontrada;
  • o nome dos países de cada brincadeira encontrada;
  • o nome dos continentes África, América, Antártida, Ásia, Europa e Oceania.

 

Figura 14 - Imagem dos seis continentes: África, América, Antártida, Ásia, Europa e Oceania. Disponível em: http://www.brasilescola.com/upload/e/continentes.jpg. Acesso em 31 de maio de 2014.

 

Figura 15 - Sugestão de painel com o ranking, confeccionado com cartolina. (modelo criado pela autora)

 

Sugestão ao professor

 

Disponha os cartazes de cada continente, conforme o número de brincadeiras encontradas em cada continente, do maior ao menor.

Figura 16 - Sugestão de apresentação do ranking, em formato de gráfico, confeccionado com cartolina. (modelo criado pela autora)

 

Sugestão ao professor

 

Professor, você pode trabalhar com os alunos a confecção do ranking em formato gráfico, com colagem, giz de cera, lápis de cor entre outros materiais.

Recursos Complementares

CANTALOGO, Aline Rodrigues. Como trabalhar a leitura e a escrita por meio de brincadeiras tradicionais? (UCA). Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=34820. Acesso em 25 de maio de 2014.

 

RIZZOTTO, Denize Donizete Campos. Brincadeiras Antigas: contextualizando a leitura e a escrita. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27338. Acesso em 25 de maio de 2014.

 

ROSA, Rafaela. Projeto Brincadeiras Tradicionais. Disponível em: http://www.slideshare.net/rafaelamrosa1/projeto-brincadeiras. Acesso em 31 de maio de 2014.

 

SALTO PARA O FUTURO. Jogos e brincadeiras: desafios e descobertas (2ª edição). Ministério da Educação. TV Escola. Disponível em: http://tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/165801Jogos.pdf. Acesso em 29 de maio de 2014.

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. DIRETORIA DE ORIENTAÇÃO TÉCNICA. São Paulo é uma escola – Manual de Brincadeiras, Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo: SME/DOT, 2006. Disponível em: http://www.slideshare.net/Vanessasp14/manual-de-brincadeiras. Acesso em 31 de maio de 2014.

 

100 brincadeiras para ensinar/aprender brincando. Disponível em: http://brasileirinhos.wordpress.com/brincadeiras/. Acesso em 31 de maio de 2014.

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e contínua. Procure identificar, no decorrer das aulas, o interesse dos alunos em descobrir e aprender novas brincadeiras, a capacidade de compreender e passar aos demais alunos as regras de uma nova brincadeira. A compreensão sobre divisão territorial no Brasil e ao redor do mundo. Procure identificar a participação individual e coletiva dos alunos e, ainda, o envolvimento com o assunto nas rodas de conversa realizadas nas atividades.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.