Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A evolução dos meios e formas de comunicação

 

18/06/2014

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Ambiente urbano, indústria e modo de vida
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta proposta didática está orientada pela Matriz Curricular para o ENEM, dentro do eixo "Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias", competência de área 4 - Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Para o desenvolvimento desta competência será necessário propiciar aos estudantes atividades que lhes possibilitem:

 

- Conhecer a evolução histórica dos meios e formas de comunicação;

- Analisar as formas de trocar informações em diferentes épocas;

- Entender as principais mudanças sociais promovidas pela evolução dos meios e formas de comunicação.

Duração das atividades
05 aulas de cinquenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que os estudantes saibam identificar e o papel das técnicas e tecnologias na organização do trabalho e/ou da vida social.

Estratégias e recursos da aula

Nesta proposta de aula, a intenção é propiciar situações, por meio da observação, descrição, explicação, interação, comparação e análise, nas quais os alunos sejam instigados a conhecer as principais transformações nos meios e formas de comunicação que determinam as várias maneiras de trocar informações em diferentes épocas.

 

imagem 1.1

 

Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em um laboratório de informática. No entanto, em escolas onde há projetos como, por exemplo, "Um Computador por Aluno" (UCA), as atividades podem ser desenvolvidas em sala de aula. Dependendo da realidade da escola, a aula também pode ser aplicada utilizando-se um computador conectado a uma TV.

Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:

 

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade.

 

hh

 

Atividade 01

 

Como as pessoas obtêm e compartilham informações nos dias de hoje?

PASSO A PASSO

 

 

Professor(a),

 

- Inicie a aula resgatando os conhecimentos prévios dos estudantes sobre a comunicação no mundo de hoje. Apresente a imagem a seguir (Figura 01), disponível no endereço web <http://media.escola.britannica.com.br/eb-media/52/95252-050-CC7CFC1B.jpg>, (acesso em 07/06/2014), e problematize:

  • Que leitura pode-se fazer desta imagem?
  • Quais os meios de comunicação estão sendo utilizados nesta imagem?
  • Quais são os meios e formas que você utiliza habitualmente para obter e compartilhar informações?

      Figura 01: Comunicação no mundo de hoje.

 

Fonte: Disponível em <http://media.escola.britannica.com.br/eb-media/52/95252-050-CC7CFC1B.jpgl. Acesso em 07/06/2014.

 

- Permita que os estudantes expressem suas opiniões e anote no quadro as principais ideias trazidas pelos mesmos. Em seguida, informe que o tema "Comunicação" será estudado nas próximas aulas, com vistas a promover uma melhor compreensão sobre a evolução histórica dos meios e formas de comunicação ao longo da história.

 

 

 

Atividade 02

 

Como se evoluíram os meios e formas de comunicação?

 

PASSO A PASSO

 

 

hhh  

 

 

- Agora, oriente os alunos para se dividirem em grupos e realizarem uma pesquisa sobre o tema "Comunicação". Apresente algumas questões-problema para orientar a pesquisa, que poderá ser realizada em casa ou na biblioteca da escola. Ressalte que podem consultar livros, revistas e computadores conectados à internet.

 

- Questões:

 

  • O que é comunicação?
  • Quais os principais meios de comunicação entre os seres humanos?
  • Como os primeiros seres humanos modernos se comunicação?
  • Quando surgiu a escrita e como esta forma de comunicação evoluiu?
  • Qual o significado do termo "telecomunicação"?
  • Quais são os principais meios de comunicação utilizados atualmente para nos comunicar?

 

- Para facilitar a compreensão por parte dos estudantes, de algumas das questões propostas, entregue uma cópia do artigo "Comunicação", disponível na Britannica Escola Online, cujo endereço Web é <http://escola.britannica.com.br/article/481027/comunicacao>,(acesso em 08/06/2014), que é uma plataforma multimídia reconhecida pelo MEC/CAPES, que dispõe de informações confiáveis, de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares.

 

- Informe aos estudantes que cada grupo deverá organizar um relatório com um quadro-síntese com o registro dos resultados da pesquisa. O quadro dever ser apresentado oralmente, na forma de seminário e, se necessário, com o auxílio de painéis ou recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem). Na apresentação, devem expor suas reflexões sobre as questões anteriores. Esta atividade é importante, pois promove a interação e a troca de conhecimento entre todos os alunos.

hh

Fonte: Clip-Art.

 

 

Comentário: Destaque que a comunicação está presente na vida da sociedade desde a antiguidade mais do que podemos imaginar. As trocas de informações acontecem das mais variadas formas, incluindo desde os mais variados meios midiáticos, como a televisão e o jornal, a internet, o aparelho telefônico, como também uma aula ou um filme a que assistimos, um livro ou uma revista que lemos, somente para citar alguns exemplos. 

 

Cartografando...

 

- Evidencie a importância do uso mapas e outras formas cartográficas, além de imagens e documentários, como fontes de representação visual, para propiciar a compreensão e a apresentação das informações.

 

 

Atividade 03

 

Socialização dos resultados e considerações finais

 

PASSO A PASSO

 

 

- Após sistematizarem as informações levantadas, converse previamente com as equipes para saber quais recursos serão usados e qual é o tempo do planejamento da aula que deverá ser destinado à apresentação.

 

- Fique atendo às apresentações dos grupos, observando se contemplam as questões apresentadas anteriormente e, simultaneamente, transcreva no quadro os aspectos mais relevantes destacando-os. Além disso, faça as complementações que se fizerem necessárias, incentive a troca de informações e medie as discussões de modo a favorecer a construção de conhecimentos de maneira colaborativa.

 

- Comente os resultados das pesquisas de acordo com as fontes consultadas, esclareça eventuais equívocos e/ou lacunas e, ao final, auxilie-os a organizarem um quadro-síntese com as informações mais relevantes, veiculadas por todos os grupos.

 

- Professor(a), algumas informações devem ser destacadas, e caso não surjam, devem ser apontadas, dentre outras destaca-se:

 

  • A comunicação é a maneira utilizada pelas pessoas para obterem e compartilharem informações. Os fatores em comuns entre todas as formas de comunicação são: o envio e o recebimento de uma mensagem utilizando diferentes meios que permitam transmitir ideias ou sentimentos para uma ou milhões de pessoas.
  • A comunicação não é uma atividade exclusiva dos seres humanos, pois os animais também se comunicam por meio de sons, de odores ou de ações, conforme ilustra a figura 02, a seguir:

Figura 02: Dois pássaros canoros — uma fêmea e um macho — se comunicam cantando. 

Fonte: Disponível em: <http://media.escola.britannica.com.br/eb-media/73/95873-050-6AE34ADB.jpg>. Acesso em 07/06/2014.

 

  • Os seres humanos se comunicam principalmente por meio da linguagem oral (conversas e discursos) escrita (livros, jornais, e-mails, dentre outros), por meio de movimentos do corpo e rosto, ou por meio das Artes (fotografias, pinturas, músicas, filmes, dentre outros).
  • Durante a Pré-História os seres humanos trocavam mensagens utilizando a voz e por meio de gestos, posteriormente, a partir da necessidade de registrar sua rotina, suas crenças e vivências, o homem começou a fazer pinturas nas paredes das cavernas.
  • A escrita foi inventada como forma de comunicação a cerca de cinco mil anos, pelos sumérios, e desenvolvida posteriormente pelos egípcios. A partir de 1455 surge a imprensa e as mensagens deixam der ser transmitidas apenas oralmente ou escritas à mão, e as informações passaram a ser reproduzidas.
  • Em 1831 surgiu o telégrafo e, em 1876 foi criado o telefone para transmitirem mensagens a longa distância, e este último passou por várias mudanças até chegar à forma atual.
  • Em 1896 o rádio inaugurou a era dos meios de comunicação de massa. Assim, a informação pode chegar a um número cada vez maior de pessoas, especialmente àquelas que não sabem ler.
  • Em 1923 surge outro meio de comunicação revolucionário: a Televisão, que atinge um público cada vez maior a cada ano.
  • Em 1947 começou a ser desenvolvido um sistema telefônico capaz de interligar várias antenas, cada um delas sendo uma célula do projeto de hoje é denominado "celular".
  • Em 1994 surge a Word Wide Web, um sistema global de computadores interligados e altera a audiência "passiva" dos meios de comunicação anteriores, propiciando a comunicação "ativa", que se intensifica cada dia mais em um número cada vez maior de pessoas. 
  • Os meios de comunicação não são uma invenção moderna, mas resultam de uma necessidade de interagir com o mundo que nos cerca permitindo-nos trocar de ideias, expressar sentimentos, adquirir conhecimentos, dentre outras possibilidades.

- Após as apresentações dos grupos e comentários do professor, retome as perguntas anteriores e proponha que, em grupo, elaborem um texto com as descobertas da pesquisa. Sugerimos que o texto contemple, resumidamente, questões relevantes, como:

 

  • A importância dos meios de comunicação;
  • A evolução dos meios e formas de comunicação;
  • Os principais meios de comunicação e seus usos na atualidade.

 

- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet. Para saber mais sobre o assunto, acesse o artigo "Uso pedagógico dos fóruns" no endereço web <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>, acesso em 15/05/2014. O uso desse recurso é importante, pois possibilita trocar experiências, refletir sobre as questões levantadas, apresentar sugestões e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.

 

Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas de conhecimento!

 

- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores a elaboração de um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; com História e Sociologia podem fazer um estudo sobre os direitos trabalhistas em diferentes países ; em Ciências podem fazer estudos sobre as os problemas decorrentes de saúde decorrentes de condições de trabalho inadequadas; em Arte, podem confeccionar painéis temáticos e, em Matemática, tabularem dados quantitativos e construírem gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.

Recursos Complementares

BRITANNICA ESCOLA ONLINE. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso: 03/6/2014.

Comunicação. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/article/481027/comunicacao>.  Acesso: 03/6/2014.

Meio de comunicação: das cartas à videoconferência. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27409>. Acesso: 03/6/2014.

Quais os meios de comunicação existentes em nossa sociedade? Disponível em: < http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18733 >.   Acesso: 03/6/2014.

Viajando pelos meios de comunicação. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=11957>. Acesso: 03/6/2014.

A comunicação virou objeto de estudo. Revista Escola, maio/2014. p. 42-43.

 

Avaliação

A avaliação deve acontecer durante todo o processo, e considerar, entre outros, o envolvimento e a participação propositiva em todas as atividades, além do desempenho e a colaboração dos alunos em todas as etapas propostas. A compreensão sobre o tema também deve ser considerada no processo avaliativo. Essa compreensão pode ser avaliada durante os debates, na elaboração do relatório e na produção do encarte de jornal.

É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir daí, o professor poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos o desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.