18/06/2014
Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Ambiente urbano, indústria e modo de vida |
Esta proposta didática está orientada pela Matriz Curricular para o ENEM, dentro do eixo "Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias", competência de área 4 - Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.
Para o desenvolvimento desta competência será necessário propiciar aos estudantes atividades que lhes possibilitem:
- Conhecer a evolução histórica dos meios e formas de comunicação;
- Analisar as formas de trocar informações em diferentes épocas;
- Entender as principais mudanças sociais promovidas pela evolução dos meios e formas de comunicação.
É necessário que os estudantes saibam identificar e o papel das técnicas e tecnologias na organização do trabalho e/ou da vida social.
Nesta proposta de aula, a intenção é propiciar situações, por meio da observação, descrição, explicação, interação, comparação e análise, nas quais os alunos sejam instigados a conhecer as principais transformações nos meios e formas de comunicação que determinam as várias maneiras de trocar informações em diferentes épocas.
Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em um laboratório de informática. No entanto, em escolas onde há projetos como, por exemplo, "Um Computador por Aluno" (UCA), as atividades podem ser desenvolvidas em sala de aula. Dependendo da realidade da escola, a aula também pode ser aplicada utilizando-se um computador conectado a uma TV.
Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade. |
Atividade 01
PASSO A PASSO
Professor(a),
- Inicie a aula resgatando os conhecimentos prévios dos estudantes sobre a comunicação no mundo de hoje. Apresente a imagem a seguir (Figura 01), disponível no endereço web <http://media.escola.britannica.com.br/eb-media/52/95252-050-CC7CFC1B.jpg>, (acesso em 07/06/2014), e problematize:
Figura 01: Comunicação no mundo de hoje.
Fonte: Disponível em <http://media.escola.britannica.com.br/eb-media/52/95252-050-CC7CFC1B.jpgl> . Acesso em 07/06/2014.
- Permita que os estudantes expressem suas opiniões e anote no quadro as principais ideias trazidas pelos mesmos. Em seguida, informe que o tema "Comunicação" será estudado nas próximas aulas, com vistas a promover uma melhor compreensão sobre a evolução histórica dos meios e formas de comunicação ao longo da história.
Atividade 02
Como se evoluíram os meios e formas de comunicação?
PASSO A PASSO
- Agora, oriente os alunos para se dividirem em grupos e realizarem uma pesquisa sobre o tema "Comunicação". Apresente algumas questões-problema para orientar a pesquisa, que poderá ser realizada em casa ou na biblioteca da escola. Ressalte que podem consultar livros, revistas e computadores conectados à internet.
- Questões:
- Para facilitar a compreensão por parte dos estudantes, de algumas das questões propostas, entregue uma cópia do artigo "Comunicação", disponível na Britannica Escola Online, cujo endereço Web é <http://escola.britannica.com.br/article/481027/comunicacao>,(acesso em 08/06/2014), que é uma plataforma multimídia reconhecida pelo MEC/CAPES, que dispõe de informações confiáveis, de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares.
- Informe aos estudantes que cada grupo deverá organizar um relatório com um quadro-síntese com o registro dos resultados da pesquisa. O quadro dever ser apresentado oralmente, na forma de seminário e, se necessário, com o auxílio de painéis ou recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem). Na apresentação, devem expor suas reflexões sobre as questões anteriores. Esta atividade é importante, pois promove a interação e a troca de conhecimento entre todos os alunos.
Fonte: Clip-Art.
- Comentário: Destaque que a comunicação está presente na vida da sociedade desde a antiguidade mais do que podemos imaginar. As trocas de informações acontecem das mais variadas formas, incluindo desde os mais variados meios midiáticos, como a televisão e o jornal, a internet, o aparelho telefônico, como também uma aula ou um filme a que assistimos, um livro ou uma revista que lemos, somente para citar alguns exemplos.
Cartografando...
- Evidencie a importância do uso mapas e outras formas cartográficas, além de imagens e documentários, como fontes de representação visual, para propiciar a compreensão e a apresentação das informações.
Atividade 03
Socialização dos resultados e considerações finais
PASSO A PASSO
- Após sistematizarem as informações levantadas, converse previamente com as equipes para saber quais recursos serão usados e qual é o tempo do planejamento da aula que deverá ser destinado à apresentação.
- Fique atendo às apresentações dos grupos, observando se contemplam as questões apresentadas anteriormente e, simultaneamente, transcreva no quadro os aspectos mais relevantes destacando-os. Além disso, faça as complementações que se fizerem necessárias, incentive a troca de informações e medie as discussões de modo a favorecer a construção de conhecimentos de maneira colaborativa.
- Comente os resultados das pesquisas de acordo com as fontes consultadas, esclareça eventuais equívocos e/ou lacunas e, ao final, auxilie-os a organizarem um quadro-síntese com as informações mais relevantes, veiculadas por todos os grupos.
- Professor(a), algumas informações devem ser destacadas, e caso não surjam, devem ser apontadas, dentre outras destaca-se:
Figura 02: Dois pássaros canoros — uma fêmea e um macho — se comunicam cantando.
Fonte: Disponível em: <http://media.escola.britannica.com.br/eb-media/73/95873-050-6AE34ADB.jpg>. Acesso em 07/06/2014.
- Após as apresentações dos grupos e comentários do professor, retome as perguntas anteriores e proponha que, em grupo, elaborem um texto com as descobertas da pesquisa. Sugerimos que o texto contemple, resumidamente, questões relevantes, como:
- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet. Para saber mais sobre o assunto, acesse o artigo "Uso pedagógico dos fóruns" no endereço web <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>, acesso em 15/05/2014. O uso desse recurso é importante, pois possibilita trocar experiências, refletir sobre as questões levantadas, apresentar sugestões e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.
Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas de conhecimento!
- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores a elaboração de um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; com História e Sociologia podem fazer um estudo sobre os direitos trabalhistas em diferentes países ; em Ciências podem fazer estudos sobre as os problemas decorrentes de saúde decorrentes de condições de trabalho inadequadas; em Arte, podem confeccionar painéis temáticos e, em Matemática, tabularem dados quantitativos e construírem gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.
BRITANNICA ESCOLA ONLINE. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso: 03/6/2014.
Comunicação. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/article/481027/comunicacao>. Acesso: 03/6/2014.
Meio de comunicação: das cartas à videoconferência. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27409>. Acesso: 03/6/2014.
Viajando pelos meios de comunicação. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=11957>. Acesso: 03/6/2014.
A comunicação virou objeto de estudo. Revista Escola, maio/2014. p. 42-43.
A avaliação deve acontecer durante todo o processo, e considerar, entre outros, o envolvimento e a participação propositiva em todas as atividades, além do desempenho e a colaboração dos alunos em todas as etapas propostas. A compreensão sobre o tema também deve ser considerada no processo avaliativo. Essa compreensão pode ser avaliada durante os debates, na elaboração do relatório e na produção do encarte de jornal.
É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir daí, o professor poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos o desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!