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O mundo ao contrário: pode virar o mapa de cabeça para baixo?

 

18/06/2014

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Cartografia como instrumento na aproximação dos lugares e do mundo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta proposta didática está orientada pela Matriz Curricular para o ENEM, dentro do eixo "Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias", Competência de área 5 - Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade.

Para o desenvolvimento desta competência será necessário propiciar aos estudantes atividades que lhes possibilitem:

- Conhecer diferentes maneiras de representar o mundo;

- Compreender a ideologia por trás dos mapas;

- Conhecer outras formas de representação da Terra.

Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções cartográficas básicas para a compreensão de formas cartográficas como os mapas e as imagens de satélites.

Estratégias e recursos da aula

 

 

- Nesta proposta didática, a intenção é propiciar, por meio da observação, descrição, explicação, interação, comparação e análise, situações de ensino-aprendizagem em que as atividades propostas promovam a construção de conhecimentos significativos sobre diferentes formas de representações cartográficas da Terra.

 

imagem 1.1

 

 

Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em um laboratório de informática. No entanto, em escolas onde há projetos como, por exemplo, "Um computador por Aluno" (UCA), as atividades podem ser realizadas em sala de aula. Dependendo da realidade da escola, a aula também pode ser aplicada, utilizando-se um computador conectado a uma TV.

 

Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:

 

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação.

 

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Atividade 01

 

O mundo está de cabeça para baixo?

 

PASSO A PASSO

 

Professor, 

 

Resgate os conhecimentos prévios dos estudantes conversando sobre as diferentes formas cartográficas usadas para representar a Terra. Posteriormente, apresente os estudantes um mapa mundi "de cabeça para baixo", como ilustra a figura 01 a seguir, e peça que observem-o com atenção:

Figura 01: Mapa mundi.

 

 

Fonte: Disponível em: <http://www.laparola.com.br/wp-content/uploads/2014/02/map-of-world-upside-down-south-pole-on-top.jpg>. Acesso em 06/06/2014.

 

- Em seguida, problematize:

  • O que há de diferente nesta representação cartográfica?
  • A Terra está de "cabeça para baixo". Você concorda com esta afirmação? Por quê?

 

- Permita que os estudantes expressem suas opiniões e anote no quadro as principais ideias trazidas pelos mesmos. Em seguida, informe que esta representação não convencional da Terra será estudado nas próximas aulas, com vistas a promover uma melhor compreensão de que as representações cartográficas não são neutras e, ainda hoje, os mapas expressam valores e interesses.

 

 

Atividade 02

 

As diferentes formas de representação da Terra

 

PASSO A PASSO

 

 

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- Agora, oriente os alunos para se dividirem em grupos e realizarem uma pesquisa sobre a ideologia introduzida na escolha de uma projeção e na disposição dos países numa representação cartográfica. Apresente algumas questões-problema para orientar a pesquisa, que poderá ser realizada em casa ou na biblioteca da escola. Ressalte que podem consultar livros, revistas e computadores conectado à internet. Entregue-lhe uma cópia do artigo "Por que o norte fica em cima do mapa?", disponível em <http://super.abril.com.br/cultura/norte-fica-cima-mapa-616487.shtml> (acesso em 06/06/2014), e do artigo "Mapa e Globo", disponível na Britannica Escola Online, cujo endereço Web é <http://escola.britannica.com.br/article/481830/mapa-e-globo(acesso em 08/05/2014), que é uma plataforma multimídia reconhecida pelo MEC/CAPES, que dispõe de informações confiáveis, de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares. 

 

- Problematize:

  • Qual é a principal função dos mapas, desde a antiguidade?
  • Que exemplos do texto expressam o poder dos mapas em reafirmar visões de mundo?
  • Será que a Terra, por ser redonda, pode ser representada sob diferentes ângulos? Por quê?
  • Nos mapas convencionais, o Brasil está à esquerda, no extremo ocidente. Poderíamos colocar o Brasil no centro do planisfério? Se possível, isso realmente poderia transmitir a impressão de que não fazemos mais parte da periferia do mundo?

 

- Informe aos estudantes que cada grupo deverá organizar um relatório com um quadro-síntese com o registro dos resultados da pesquisa. O quadro dever ser apresentado oralmente, na forma de seminário e, se necessário, com o auxílio de painéis ou recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem). Na apresentação, devem expor suas reflexões sobre as questões anteriores. Esta atividade é importante, pois promove a interação e a troca de conhecimento entre todos os alunos.

 

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Fonte: Clip-Art.

 

Comentário: Coloque a turma em contato com diferentes representações cartográficas da Terra, e ressalte que os mapas não são feitos para serem pendurados na parede, na vertical, mas para serem usados sobre mesas horizontais com o auxílio de uma bússola. Se usados dessa maneira, evitaria a ideia equivocada de que o Norte fica "em cima" e o Sul fica "em baixo". Lembre-ainda, que é comum nas escolas australianas a Oceania ser colocada no centro do mapa mundi.

 

Cartografrando...

 

- Evidencie a importância do uso mapas e outras formas cartográficas, além de imagens e documentários, como fontes de representação visual, para propiciar a compreensão e a apresentação das informações.

 

 

Atividade 03

 

Socialização dos resultados e considerações finais

 

PASSO A PASSO

 

 

- Após sistematizarem as informações levantadas, converse previamente com as equipes para saber quais recursos serão usados e qual é o tempo do planejamento da aula, que deverá ser destinado à apresentação.

 

- Fique atendo às apresentações dos grupos, observando se contemplam as questões apresentadas anteriormente e, simultaneamente, transcreva no quadro os aspectos mais relevantes destacando-os. Além disso, faça as complementações que se fizerem necessárias, incentive a troca de informações e medie as discussões de modo a favorecer a construção de conhecimentos de maneira colaborativa. 

 

- Comente os resultados das pesquisas de acordo com as fontes consultadas, esclareça eventuais equívocos e/ou lacunas e, ao final, auxilie-os a organizarem um quadro-síntese com as informações mais relevantes, veiculadas por todos os grupos.

 

-  Professor(a), algumas informações devem ser destacadas, e caso não surjam, devem ser apontadas, dentre outras destaca-se:

 

  • O planeta Terra é redondo e, ao tentar planificá-lo, algumas deformações são inevitáveis em qualquer projeção Cartográfica;
  • As projeções aceitas e os ângulos privilegiados em um mapa são opcionais, de acordo com os interesses de cada cartógrafo;
  • A Cartografia é, portanto, ideológica, e transmite a ideologia de cada profissional, de acordo com a mensagem que se deseja transmitir;
  • Como a Terra é redonda, pode ser representada sob diferentes ângulos, de acordo com as informações que se quer destacar;
  • A representação dos continentes e dos mares da maneira a que estamos acostumados a ver (Norte "para cima" e Sul "para baixo")  é uma mera convenção, para que no mundo todo seja usada esta representação;
  • Os europeus que se aventuram nas grandes navegações começaram a construir mapas a partir das costas litorâneas da Europa, mostrando o ponto de vista dos "descobridores", portanto, uma visão eurocêntrica de mundo;
  • Na Austrália os mapas são representados com o polo Sul na parte superior do mapa, com a Oceania ao centro, ao contrário das representações comuns;
  • O modelo de Norte "para cima" se tornou hegemônico no período das grandes navegações, quando se passou a usar a "Estrela do Norte" e bússolas (que apontam para o norte magnético), para cruzar os oceanos;
  • Um mapa no qual o Sul localiza-se na parte superior é tão correto quanto ao contrário, conforme mostra a ilustração a seguir (Figura 02). Mapas com diferentes orientações têm aparecido em diversas culturas e épocas;

Figura 02: Mafalda vê o mundo virado de cabeça para baixo

Fonte: Disponível em: <http://formulageo.blogspot.com.br/2012/07/mafalda-encima-e-embaixo-no-mapas.html>. Acesso em 06/06/2014.

  • Os mapas, por se constituírem como fontes importantes de informação espacial, sempre foram instrumentos de poder ideológico.

 

Após as apresentações dos grupos e comentários do professor, retome as perguntas anteriores e proponha que, em grupo, elaborem um texto com as descobertas da pesquisa. 

 

- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet. Para saber mais sobre o assunto, acesse o artigo "Uso pedagógico dos fóruns" no endereço web <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>, acesso em 15/05/2014. O uso desse recurso é importante, pois possibilita trocar experiências, refletir sobre as questões levantadas, apresentar sugestões e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.

 

 

Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas de conhecimento!

 

- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores a elaboração de um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; com História e Sociologia podem fazer um estudo sobre as diferentes culturas e suas formas de representação da Terra; em Arte, podem confeccionar painéis temáticos e, em Matemática, tabularem dados quantitativos e construírem gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.

Recursos Complementares

BRITANNICA ESCOLA ONLINE. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso: 03/6/2014.

Para que servem os mapas: Alfabetização Cartográfica - UCA/Metodologia científica. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=44158>. Acesso: 03/6/2014.

As projeções cartográficas e a evolução do pensamento humanoDisponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27336>. Acesso: 03/6/2014.

Por que o norte fica em cima do mapa? Disponível em: <http://super.abril.com.br/cultura/norte-fica-cima-mapa-616487.shtml>. Acesso: 03/6/2014.

Em cima, embaixo - e vice-versaDisponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/em-cima-embaixo-e-vice-versa/>. Acesso: 03/6/2014.

Cartografia e ideologia com MafaldaDisponível em: <http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/cartografia-ideologia-com-mafalda.htm>. Acesso: 03/6/2014.

Avaliação

A avaliação deve acontecer durante todo o processo e considerar, entre outros, o envolvimento e a participação propositiva em todas as atividades, além do desempenho e a colaboração dos alunos em todas as etapas propostas. A compreensão sobre o tema também deve ser considerada no processo avaliativo. Essa compreensão pode ser avaliada durante os debates, na elaboração do relatório e na produção do encarte de jornal.

É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir daí, o professor poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos o desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

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