Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Para que servem os mapas? Alfabetização Cartográfica - UCA/ Metodologia Científica

 

01/03/2013

Autor e Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a importância da utilização dos mapas e suas funções;
  • Utilizar a linguagem cartográfica para representar e interpretar informações;
  • Observar as indicações de direção (esquerda, direita), distância (longe, perto), escala e proporção;
  • Interpretar e construir mapas de lugares diferentes;
  • Resolver situações problema a partir da leitura e análise do mapa;
  • Compreender conteúdos por meio de Pesquisa Científica;
  • Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
  • Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou não à comunidade escolar;
  • Desenvolver competências e habilidades para propor, executar, avaliar e socializar Projeto de Iniciação Científica;
  • Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 640 minutos –12 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com os alunos habilidades relativas à leitura, escrita, noções de direções: direita, esquerda, em cima, embaixo. Além da utilização dos recursos do tablet, celular e o laptop Classmate com o uso dos programas:Tux Paint, Mozilla Firefox, PowerPoint e Wiki. É importante que os alunos sejam capazes de exporem oralmente suas ideias e se relacionarem com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, como se trata de um Projeto de Pesquisa Científica em sala de aula é importante que você tenha conhecimentos de como desenvolvê-lo. O Projeto de Pesquisa busca evidências para o diálogo como base de desenvolvimento para atingir o conhecimento através da Pesquisa com uma metodologia que propicie a troca de saberes, ao valorizar as participações dos alunos, dos professores e das ciências envolvidas, fortalecendo o desenvolvimento da autonomia e da criticidade, incentivando a observação, o registro, a comparação, a investigação, que favorecem a solução de problemas reais de seu cotidiano, utilizando a linguagem para a generalização em diferentes situações e contextos das experiências vividas. 

  • Como ensinar por meio da Pesquisa

http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/planejamento/como-ensinar-meio-pesquisa-607943.shtml. (Neste sítio o texto comenta como ensinar por meio da Pesquisa). Acesso em 07/09/2012. 

  • Ensino com Pesquisa (ensinar / aprender / fazendo)

http://www.conteudoescola.com.br/colunistas/70. (Este texto informativo aborda como ensinar com Pesquisa: ensinar/aprender/fazendo) .Acesso em 10/09/2012. 

  • Como elaborar um Projeto de Pesquisa?

http://www.slideshare.net/projetocaramujoafricano/como-elaborar-um-projeto-de-pesquisa-3514176?src=related_normal&rel=3513383. Neste sítio o texto apresenta o desenvolvimento de uma metodologia de trabalho para a sala de aula. Passos que o professor deve seguir na orientação do aluno, compreendendo as sucessivas etapas do Projeto de Iniciação Científica até o relatório. Acesso em 01/09/2012.

Observação: Professor, o objetivo é fazer um Projeto/aula sobre como são organizados os diferentes espaços, as diferenças e semelhanças entre eles, além de algumas normas para seu funcionamento.

Ressalte para turma a importância da organização das informações no decorrer de todo o processo de investigação, para a socialização dos Resultados da Pesquisa. É importante criar momentos para dialogar, trocar informações e ideias no decorrer de cada etapa do desenvolvimento do Projeto. Decida juntamente com a turma, o “local” onde serão registradas as atividades desenvolvidas em cada etapa. Sugerimos:

  • Manualmente no caderno de Projeto ou em folhas de papel para serem anexadas;
  • Digitalizadas utilizando o laptop do Projeto UCA por meio do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou o tablet;
  • Utilizando outros recursos tecnológicos como: Blog, mapa de satélite dentre outros.

Faça uma Pesquisa nos sítios abaixo para auxiliar na construção de Blog:

Utilize a atividade “Vamos criar um Blog da turma?”, acessada no sítio do Portal do Professor:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37278. Aula do Portal -  Criando um Blog. Acessada em 08/08/2012.

Você também poderá utilizar os sítios abaixo para criar um Blog. Selecione aquele/s que corresponde/m ao nível dos seus alunos.

http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A&feature=results_video&playnext=1&list=PLB0C8F1A57C00D2F9. Vídeo - Como criar um Blog.

http://fazendo-blogs.blogspot.com.br/2006/11/blog-da-turma.html. Blog que traz o texto sobre o Blog da turma.

Acessados em 08/08/2012.

Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com sua turma a forma de registro das etapas do Projeto de Pesquisa.

É essencial a participação e o acompanhamento do professor, durante a realização do Projeto. Com essa tecnologia os alunos poderão atualizar a postagem de cada etapa do Projeto. Destacamos que o tema do Projeto aqui proposto é " Para que servem os mapas? Alfabetização Cartográfica", que será desenvolvido nesta aula.

Estratégias e recursos da aula

bonecos UCA 

SETA 3 1ª Momento: aproximadamente duas ou três aulas de 60 minutos.

Professor, organize a roda de conversa e proponha para a turma o diálogo sobre a situação-problema abaixo, lembre-se que a mesma poderá ser elaborada a partir da realidade da turma:

Thiago e Gabriela encontraram um envelope no pátio da escola. Nele estava o seguinte bilhete:

A escola tem uma sala com vários tesouros escondidos. Procure outra pista no armário vermelho da cantina.

Neste momento, envolva a participação de todos na caça ao tesouro. Nosso papel é instigar a participação de todos, valorizando todas as ideias. Então, eles foram até lá e encontraram o mapa da escola. Junto ao mapa estava o bilhete:

Os tesouros estão guardados, na última sala à direita da sala da diretoria.

Veja o mapa do tesouro:

mapa  

LEMOS, Maria da Conceição.  Geografia em Questão 2º Ano. Belo Horizonte: Dimensão, 2001. p. 27.

Converse com os alunos sobre o que acham de conhecerem mais sobre os diferentes tipos de mapas que existem e para que eles servem. A partir da expressão dos alunos, podemos saber o interesse pelo tema e como precisamos intervir com cada aluno, na sua singularidade.

 _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Por que vamos pesquisar?

Escolhida a temática, elabore com a turma uma Justificativa para o estudo, a turma deverá expor os motivos que a levaram a optar pela temática escolhida, bem como o porquê é importante e necessário o seu estudo. Professor, elabore com os alunos um texto coletivo, expondo as suas ideias. O registro desta atividade poderá ser feito no caderno de Geografia, Blog ou em cartaz.

Em seguida, prepare uma cartolina e registre nela os objetivos traçados pelos investigadores. Veja o exemplo abaixo: 

 

Escola de Educação Básica da UFU

Projeto de Iniciação Científica Discente

Para que servem os mapas? Alfabetização Cartográfica.

Aluno (a): _____________________________________________________________________

Professor (a): __________________________________________________________________

Data: __/__/__

Objetivos do Projeto: o que nós queremos com esta Pesquisa.

Compreender para que servem os mapas;

Identificar a importância dos diferentes tipos de mapas;

Interpretar nos mapas lugares e paisagens;

Resolver situações problema a partir da leitura e análise do mapa;

Aprender a realizar uma Pesquisa;

Desenvolver o hábito do diálogo e da troca de ideias.

 

 

 

 

 

 

 

 


 

O que queremos saber?

Em seguida, é necessário construir juntamente com os alunos os problemas a serem definidos. Os alunos deverão criar questionamentos e dúvidas para delimitarem a abrangência da Pesquisa. Faz-se necessário, portanto, que o problema seja definido por meio de uma linguagem clara e objetiva e, preferencialmente, partindo de uma interrogativa. 

 

O que eu quero saber sobre para que servem os mapas?

_______________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________

 

DESENHOS E RECORTES

 

   

Logo após, as questões serem elaboradas pelos alunos, é importante instigá-los a pensarem sobre as Hipóteses, que deverão sinalizar para as possíveis soluções (respostas) para o/s problema/s proposto/s, tendo clareza do que os alunos pensam conhecer sobre o assunto, conhecimentos estes que serão testados por meio da Pesquisa.

Como exemplo, observe:

  • Como são feitos os mapas?

Hipótese: Os mapas são desenhados em papéis especiais.

  • O que podemos localizar em um mapa?

Hipótese: O endereço, a cidade e até o estado. 

  • Para que os mapas servem?

Hipótese: Para informar o caminho, a localidade de determinado lugar que queremos ir. 

  • O que podemos ver nos mapas?

Hipótese: Ruas, avenidas, linhas e traçados. 

Professor, não se esqueça de criar um momento para a socialização dos problemas levantados e as possíveis soluções.  

livro  Lembrete:

Professor, não se esqueça de criar uma forma de registro para as atividades, produções elaboradas e criadas pelos alunos. Seja em caderno de Ciências, Portfólios ou no Blog da turma. 

Fonte da imagem: clip art do Word (Acervo da autora.).

 

menino

Faça uma Pesquisa com seus familiares e descubra onde podemos encontrar respostas para as situações problema do nosso Projeto de Pesquisa. Registre na ficha e traga na próxima aula.  

Atividade de Casa

 Pesquise com seus familiares onde podemos encontrar respostas para solucionar as situações problema

levantadas sobre o nosso Projeto de Pesquisa. Responda a pergunta abaixo por meio da escrita, de desenhos e de recortes.

 

  • Onde podemos achar as respostas para as nossas perguntas?

____________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________

 

(DESENHO/RECORTES)

 

 

 


 SETA 3 2º momento: aproximadamente uma aula de 60 minutos.

 Onde e como podemos Pesquisar?

Professor, retome a discussão anterior e converse com a turma sobre o processo investigativo: “Onde podemos achar as respostas para as nossas perguntas?”

Solicite que cada um socialize as respostas que trouxeram de casa. Veja quais respostas  se repetiram, escreva em cartaz, os recursos que os alunos destacaram na Atividade de Casa.

Professor, tabule os dados juntamente com os alunos, na lousa. Em seguida, proponha a construção de uma tabela que apresente os dados coletados.

A tabela poderá ser registrada no caderno ou caso sua escola possua os laptops Classmate, por meio do programa KWord acessando: (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Veja o exemplo abaixo: 

FONTES DE PESQUISA

NÚMERO DE PAIS  QUE CITARAM

01-Jornais

03

02-Livros

12

03-Revistas

01

04-Internet

16

05-Entrevista

02

06-Fotografia

10

Professor, você poderá criar situações problema a partir da tabela. 

Professor, ao realizar uma Pesquisa Científica é necessário o envolvimento dos participantes, tanto na execução quanto na elaboração das atividades que contemplem o trabalho interdisciplinar dos conteúdos. Sugerimos os conteúdos a seguir para que a Pesquisa concilie com sua proposta curricular, veja:

  • Língua Portuguesa: gêneros textuais (entrevistas, cartas, poemas, relatos), estrutura de textos, discurso narrativo, reescrita e reprodução de textos, aspectos gramaticais (ortografia, acentuação gráfica, uso de letras maiúsculas e minúsculas, pontuação, parágrafo, acentuação, concordância verbal e concordância nominal, pontuação etc.) e aspectos semânticos (coerência e  coesão);
  • Geografia: estudo e interpretação dos mapas, localização geográfica;
  • Matemática: interpretação de dados e informação; gráficos e tabelas; situações-problema envolvendo as operações que estão trabalhando, estatística, proporção e probabilidade;
  • Informática: linguagem digital, criação de Blog, observação de imagens de mapas satélites e navegação na Internet;
  • Artes: leitura, compreensão, análise e interpretação de imagens; produção de desenhos e pinturas.

Agora, construa com a turma um Cronograma para a realização das atividades que permearão todo o Projeto, que deverá ser realizado de uma maneira flexível. As atividades poderão ser desenvolvidas durante várias semanas.

 

SETA 3 3ª momento: aproximadamente cinco a seis aulas de 60 minutos.

Professor, é importante que os alunos tenham noções dos conceitos de lateralidade, posições direita e esquerda, antes de iniciarem a pesquisa sobre os mapas. Por isso, realize brincadeiras, Pesquise músicas que trabalhem com esses conceitos matemáticos.

Sugestão de brincadeiras que trabalham lateralidade, Pesquise no sítio abaixo:

  •  JOGOS E BRINCADEIRAS PARA DESENVOLVER A LATERALIDADE

http://estagiocewk.pbworks.com/w/page/36313351/Lateralidade (Neste sítio você professor encontrará muitas sugestões de brincadeiras para realizarem com os alunos.). Acesso em 12/09/2012.

Professor, providencie a imagem abaixo para os alunos ou projete na sala de aula, de maneira que todos consigam ver. Explore a foto com a turma:

corpo

JUNQUEIRA, Silas Martins. Coleção Aroeirão Geografia 2º Ano. São Paulo: Escala Educacional, 2008. p.41.

Converse com a turma:

  • O que a imagem representa?
  • O que as crianças estão fazendo?
  • Quem está na posição vertical?
  • Quem está na posição horizontal?

Informe aos alunos que essas crianças chamam Bruno e a Bruna e que eles vão construir um mapa de gente. E o que significa um Mapa de Gente?

Mapa de gente: contorno ou desenho do corpo de uma pessoa feito com lápis ou caneta, em papel um pouco maior que o tamanho dessa pessoa.

corpo2

JUNQUEIRA, Silas Martins. Coleção Aroeirão Geografia 2º Ano. São Paulo: Escala Educacional, 2008. p.43.

menino Professor, faça uma Pesquisa nos livros didáticos!

Que tal você e seus colegas construírem um também? Vejam as dicas:

MAPA DE GENTE: NOSSOS LIMITES

O mapa da gente precisa ser feito, no mínimo, por duas pessoas. Professor, organize a turma em duplas, distribua as orientações para os alunos e faça a leitura das orientações.

               a) Primeiro é preciso providenciar o material necessário: um pedaço de papel grande (manilha, Kraft, cartolina, folha de jornal e etc.) tem que ser um pouco maior que a altura  do seu corpo, cola, fita adesiva (para emendar os papéis, se necessário) pincel atômico ou canetinhas.

                b) Coloque o pedaço de papel no chão e deite-se sobre ele, ficando na posição horizontal. Abra um pouco as pernas e os braços.

ATENÇÃO: Não deixe nenhuma parte do seu corpo ficar fora do papel.

                c) Agora o seu colega (ou a sua colega) deve contornar o seu corpo com uma canetinha, riscando o papel e fazendo a representação do seu corpo.

     d) Depois, será a sua vez de contornar o corpo do colega (ou da colega).

     e) Pinte seu desenho com a cor de que mais gosta e escreva o seu nome e data (na parte de cima). 

Professor, elabore com os alunos uma legenda para identificar as partes do corpo no Mapa de Gente, de acordo com a cor que cada um escolheu. 

  • Cabeça
  • Braços
  • Mãos
  • Barriga
  • Pernas
  • Pés
  •  

Você pode pendurá-lo na posição vertical na parede da sua sala de aula.

 contorno 1

JUNQUEIRA, Silas Martins. Coleção Aroeirão Geografia 2º Ano. São Paulo: Escala Educacional, 2008. p.44.

Professor, ensine os alunos a usarem a fita métrica para medirem o Mapa de Gente e para medirem-se também. Em seguida, levante questionamentos comparando os Mapas de Gente feitos na sala de aula:

  • Quem é o maior aluno ou aluna da classe?
  • Quem é o menor aluno ou aluna da classe?
  • Quantos Mapas de Gente têm na nossa sala de aula?
  •  

Logo após, elabore junto com os alunos uma tabela para registrar os dados coletados com os desenhos do Mapa de Gente.

A tabela poderá ser registrada no caderno ou caso sua escola possua os laptops Classmate, por meio do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Veja o exemplo abaixo: 

NOME DOS ALUNOS

TAMANHO DO SEU MAPA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE: ACERVO DA AUTORA.

Professor, proponha aos alunos, que cada um se posicione em frente ao seu mapa, como se estivesse olhando para um espelho, observe o boneco e diga qual é lado direito, e o esquerdo.  

Revendo nosso olhar

Professor, peça aos alunos que fotografem os Mapas de Gente colocados no chão da sala de aula, e vistos de cima para baixo. Poderão utilizar suas próprias câmeras fotográficas ou as fornecidas pela escola, caso possua.

Outra sugestão é usar câmera digital, tablet ou até mesmo o laptop do Projeto UCA, acessando: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera).

Professor, é  importante que os alunos compreendam que a visão que temos das coisas depende de onde estamos e de como nos posicionamos. Portanto, nossas representações irão mudar, conforme nossa posição de observação também se modificar.

POR QUE ESTAMOS APRENDENDO TUDO ISSO?

Para entendermos como são feitos os mapas. Os mapas são criações que representam determinados lugares. A maioria deles é feita com base em fotos tiradas de cima para baixo. 

 

LAMAPADA Lembrete:

Professor, não se esqueça de criar uma forma de registro para as atividades, produções elaboradas e criadas pelos alunos. Seja em caderno de Ciências ou Geografia, Portfólios ou no Blog da turma.

Fonte da imagem: Clip art do Word.  (Acervo da autora.).

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

COMO SÃO FEITOS OS MAPAS?

 Professor, disponibilize o trecho e a imagem abaixo para discutir com a turma como são feitos os mapas.

Para fazer alguns dos mapas que conhecemos, primeiro fotografa-se o lugar. Depois, esse lugar é Cartografado, ou seja, desenhado em forma de mapa. Quem faz isso são os cartógrafos. Observe a foto:

 mapa

JUNQUEIRA, Silas Martins. Coleção Aroeirão Geografia 2º Ano. São Paulo: Escala Educacional, 2008. p. 57.

Após a observação da foto, utilize o caderno de Geografia para realizar as atividades abaixo:

1. Leia e responda as questões:

 A) Qual a posição em que foi tirada essa foto?

Possível resposta: Na posição vertical.

B) De que bairro é a foto tirada e em que ano ela foi tirada?

Possível resposta: A foto é do bairro Alto da Lapa e foi tirada em 2001.

C) Em que município se localiza esse bairro?

Possível resposta: No município de São Paulo.

D) Em que estado se localiza esse município?

Possível resposta: No estado de São Paulo.

Professor, analise as resposta dos alunos e verifique se eles estão conseguindo interagir com a legenda da foto. Aproveite para reforçar os conhecimentos de localização geográfica.

E) Agora, descreva o que você vê na foto.

Professor, auxilie os alunos a fazerem a descrição da foto destacando: quais os elementos visíveis; o que ela representa; como está organizado o espaço. Atenção para o fato de só poderem fazer uso da observação; portanto, não podem escrever que é um bairro de São Paulo, já que na foto não dá para ver isto. Nesta atividade os alunos poderão fazer uma leitura de paisagem.

Observe, no exemplo a seguir, como foi feito o mapa dessa parte do bairro do Alto da Lapa.

 planta

JUNQUEIRA, Silas Martins. Coleção Aroeirão Geografia 2º Ano. São Paulo: Escala Educacional, 2008. p. 58. 

2. Compare esse mapa com a foto da atividade número 1 e responda:

A) Qual título você daria para o mapa?

B) Quais os elementos da natureza desse bairro que foram representados na legenda?

C) Quais são os elementos desse bairro que não foram criados pela natureza e estão representados na legenda? 

Em seguida, converse com os alunos sobre os mapas, que são sempre uma representação feita com base em certas informações. O mapa parcial do bairro do Alto da Lapa, por exemplo, foi feito tendo por base as informações obtidas na interpretação de uma foto aérea de parte desse bairro.

Depois dessa conversa, auxilie os alunos a pesquisarem acessando no tablet ou laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido abaixo para mais informações de como são feitos os mapas.

menino

Professor, faça um bom uso dos acervos digitais.

  • Como são feitos os mapas?

No sítio: http://www.cartografiaescolar.ufsc.br/index.htm os alunos encontrarão informações sobre cartografia, nos links para pesquisar. Acesso em 06/09/2012. 

  • Evolução da cartografia.

http://www.cartografiaescolar.ufsc.br/evolucao_cartografia_inicial.htm. Nesse sítio vocês encontrarão informações sobre: mapas antigos, mapas primitivos, mapas dos descobrimentos, mapas medievais, mapeamento moderno e mapas na era da informação. Acesso em 06/09/2012.

  • Tipos e usos dos mapas.

http://www.cartografiaescolar.ufsc.br/tipos_usos_mapas_inicial.htm. Nesse sítio vocês encontrarão informações sobre: iniciando o assunto, uso de mapas, mapas básicos e mapas temáticos. Acesso em 06/09/2012.

  • Noções gerais da cartografia.

http://www.cartografiaescolar.ufsc.br/nocoes_cartografia_inicial.htm. Nesse sítio vocês encontrarão informações sobre: definições, iniciando o assunto: escala, coordenadas geográficas e simbologia. Acesso em 06/09/2012.

  • Mapeamento hoje.

http://www.cartografiaescolar.ufsc.br/mapeamento_hoje_inicial.htm. Nesse sítio vocês encontrarão informações sobre: imagem de satélite, fotos aéreas, dados socioeconômicos, medidas na superfície terrestre. Acesso em 06/09/2012.

Professor, é importante consolidar os conhecimentos adquiridos, a partir do conteúdo pesquisado. Dessa forma, converse sobre as considerações feitas pelos alunos.

 menino

Pesquise em revistas, jornais ou na internet informações e fotos sobre o mapa da sua cidade ou de algum bairro, e traga na próxima aula.

 _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 

TRABALHANDO COM PLANTAS E MAPAS

Professor, converse com os alunos sobre as ruas, avenidas, praças, linha de ônibus e metrô de sua cidade. Esses e outros elementos do espaço podem ser reproduzidos de maneira reduzida em plantas e mapas. Plantas e mapas ajudam você e outras pessoas a se localizar principalmente em lugares que não conhece.

Peça aos alunos que apresentem as fotos e as informações da Pesquisa coletadas em casa.

As plantas são um tipo de mapa. Há mapas de vários tipos. Eles servem para orientar, mas também nos informam sobre lugares e suas mudanças, sobre como as pessoas vivem e trabalham. Monte um mural na sala de aula com essas fotos, levante questionamentos sobre as imagens.

Professor, providencie os pequenos trechos e imagens aos alunos. Leia juntos e discutam as informações contidas nelas.

 rua

MARTINS, Dora; PÉCORA, Marlene; VESENTINI, José William. Ápice Geografia. 3º Ano. São Paulo: Ática, 2011 p. 64.

Quando está andando na rua, você vê o que está ao seu redor: prédios, casas, árvores, carros, bicicletas, outras ruas. Mas, é difícil perceber qual é a distribuição desses elementos no espaço.

 vista de cima

MARTINS, Dora; PÉCORA, Marlene; VESENTINI, José William. Ápice Geografia. 3º Ano. São Paulo: Ática, 2011 p. 65.

Agora, imagine que você está em um helicóptero que acabou de levantar voo. O que você veria é semelhante a imagem acima. Olhando do alto e de lado, fica mais fácil visualizar a forma e a posição dos elementos no espaço. Essa visão do alto e de  lado é chamada de visão oblíqua.

 olhando cima

MARTINS, Dora; PÉCORA, Marlene; VESENTINI, José William. Ápice Geografia. 3º Ano. São Paulo: Ática, 2011 p. 66.

Quando o helicóptero sobe um pouco mais, é possível observar ainda mais elementos. Mas, fica difícil perceber detalhes do mobiliário urbano, como telefones públicos e semáforos.

Dessa altura,é possível observar a distribuição das casas, fábricas, áreas verdes, etc. e como as ruas ligam um lugar a outro.

Quando o helicóptero está bem alto, você vê as coisas de cima para baixo. É essa visão aérea que possibilita a elaboração de mapas e plantas. Ela é chamada visão vertical. Essa visão utilizada para fazer plantas dos guias das ruas, geralmente as plantas são feitas a partir de fotografias tiradas por aviões.

planta

MARTINS, Dora; PÉCORA, Marlene; VESENTINI, José William. Ápice Geografia. 3º Ano. São Paulo: Ática, 2011 p. 67.

Imagine que você foi convidado para um passeio num helicóptero, sobrevoando o seu bairro da cidade que você mora, descreva o que você viu durante o passeio. Represente em forma de desenhos, planta ou o mapa visto de cima.

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que eles façam seus   desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint para a construção dos cartazes. Seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).Lembre-os para que não se esqueçam de criar um título para a  ilustração. Você poderá sugerir: “O mapa do meu bairro”.

VISITANDO O LABORATÓRIO DA SUA ESCOLA

Com o avanço da tecnologia já conseguimos encontrar e localizar imagens e endereços de casas, pontos comerciais e industriais com facilidade. Através da observação e acompanhamento dos Mapas Via Satélite, esse monitoramento é feito em tempo integral e pode acompanhar sequências de imagens de qualquer lugar do planeta, na sua cidade, no seu estado, seu país e até do outro lado do mundo.

Professor, peça aos alunos para lerem uma reportagem no sítio http://www.culturamix.com/tecnologia/mapas-via-satelite que retrata o avanço dessa tecnologia e destaca quais as funções e necessidade desse monitoramento de mapas via satélites. Acesso em 08/09/2012.

Para isso, leve os alunos até o Laboratório de Informática da sua escola ou se tiverem os laptops ou tablets essa Pesquisa poderá ser feita na sala de aula. Auxilie os alunos a pesquisarem acessando o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido abaixo: http://www.culturamix.com/tecnologia/mapas-via-satelite . Acesso em 08/09/2012.

Em seguida, utilizando os computadores, que tal visualizar o mapa da sua cidade, localizando nele a sua residência?  Para isso, acessem o sítio: www.google.com.br/

 google

 

1º passo: Clicar com o mouse em mapas, na parte superior da barra de comandos, onde se encontra a seta na imagem acima. Na barra de Pesquisa digitar o nome da sua cidade e o estado.

 mapa

2º passo: Descobrir o seu bairro e visualizar a sua casa. Para isso, digite na barra de Pesquisa o seu endereço, sua cidade e seu estado, veja abaixo:

 mapa2

3º passo: Visualizar a sua casa, pegue o bonequinho laranja no canto do mapa a esquerda e carregue utilizando o mouse, ou seja coloque em cima, na direção que você acredita que está sua casa e vai aproximando clicando na seta que aparece no mapa.

 mapa 4

Professor, se achar necessário peça ajuda dos estagiários da informática e ou de outras pessoas disponíveis, para orientar os alunos nessa Pesquisa.

A seguir,converse com os alunos sobre a Pesquisa/Descoberta desse recurso tecnológico que localiza qualquer endereço, a partir do mapa da sua cidade e promova o diálogo com a turma.

  • Alguém conhecia esse mapa no Google? Já tinha acessando?
  • O que é necessário conhecer para localizar sua cidade e o seu bairro?
  • O tamanho da casa representado no mapa é o seu tamanho real?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

MAPEANDO O QUARTEIRÃO DA ESCOLA

Professor, promova um passeio percorrendo o quarteirão da sua escola, oriente os  alunos a fazerem anotações sobre as construções: tamanho, localização e atividades nelas realizadas. Peça que indiquem se há semáforos e faixas de pedestre.

Ao voltarem para a sala de aula, forme pequenos grupos de alunos e solicite que numa folha avulsa, representem esse quarteirão. Na representação os alunos deverão identificar os nomes das ruas e fazerem a legenda.

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que eles façam seus   desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint para a construção dos cartazes. Seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).Lembre-os para que não se esqueçam de criar um título para a  ilustração. Você poderá sugerir: “Mapeando o quarteirão da escola”.

TRILHA NAS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA

Agora, que tal conhecer sua escola para mapeá-la. Convide os alunos a participarem de uma trilha dentro da sua escola.

ROTEIRO:

  • Leve papel e lápis para anotar as observações;
  • Observe cuidadosamente os locais ou as dependências que vão visitar: salas, pátio, banheiro, cantina, quadra de esportes.
  • Observe as condições em que se encontram: as paredes, as portas, as janelas, o jardim, o pátio, os banheiros, os bebedouros. Estão limpos? Têm a pintura conservada? Apresentam desgastes?

Professor, organize os alunos em grupos para a construção do mapa da escola.

FAZENDO O MAPA

 

 

  • MATERIAL
  •  

     

     

     

  •  
  •  

     

    • lápis, borracha;
    • régua;
    • lápis de cor para fazer a legenda ou canetinhas.

    MODO DE FAZER 

    1. Se a escola tiver uma planta da escola, ela deve ser examinada pela turma, com a orientação do professor. Servirá de guia para a construção da planta.

    2. Desenhe a planta da sua escola. 

    DISCUSSÃO EM GRUPO

    1. Compare o seu desenho com os dos outros grupos de trabalho.

    2. Procure corrigir os erros da planta de cada grupo.

    3. Selecione a planta que esteja mais correta na opinião de todos.

    4. Com a planta escolhida pela turma na  mão, construam a maquete da escola. Escolha o que cada aluno vai trazer para fazer a maquete.

    MATERIAL

    • papelão para a base;
    • massa de modelar, argila, caixinhas de papelão ou outros materiais para construir as dependências: sala, cantina, banheiros;
    • folhas de papel crepom verde, palitos para fazer as árvores a plantas;
    • sucata, macarrão, sementes, palitos de picolé para fazer os muros, quadra de esportes, escadas e outros.

    MODO DE FAZER

    1. Risque na folha de papelão, a planta da escola, selecionada pelo grupo.

    2. Organize e faça a distribuição das dependências da escola, colocando no local correto cada dependência.

    3. Cada grupo de alunos caracteriza uma dependência da escola: salas, banheiros, cantina, pátio e quadra de esportes.

     LEMOS, Maria da Conceição.  Geografia em Questão 2º Ano. Belo Horizonte: Dimensão, 2001. p. 33.

    Ao terminarem, exponha a maquete para os outros colegas da escola visualizarem.

    Professor, proponha aos alunos, que fotografarem a maquete de cima e comparem com a planta que construíram. Para isso podem utilizar:  câmera digital, tablet, ou até mesmo os laptops do Projeto UCA acessando: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera).

     ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

     SEJA UM GEÓGRAFO MIRIM

    Caminhar pelas ruas, olhar o movimento de pessoas e veículos, observar as construções, ficar atento ao que acontece. Tudo isso é importante para conhecer os espaços do seu dia a dia e para perceber como eles se transformam, e para pensar como melhorar o ambiente e a qualidade de vida das pessoas.

    Professor, peça à turma que imagine o seu percurso desde a sua casa até a escola e, com base nele, discuta sobre os elementos essenciais da cartografia: a função da legenda, do título, da escala e para que servem pontos, linhas e áreas. A turma também deve saber que diferentes texturas, cores e tons, dependendo do tipo de mapa, caracterizam diferentes alturas, relevos e coberturas vegetais. 
     

     Professor, proponha uma Pesquisa das ruas que cada um percorre no trajeto diário de sua casa até a escola. Para isso, promova um diálogo na sala de aula, no qual os alunos respondam: 

    • O que existe nas ruas que vão da sua casa até a escola?
    • Sua casa fica em um lugar mais alto ou mais baixo da cidade?
    • No caminho até a escola há subidas e descidas ou as ruas são planas?

    Em seguida, proponha aos alunos que numa folha de papel sulfite, representem esse trajeto da sua casa até a escola e desenhem livremente as ruas que percorrem diariamente. Depois, oriente-os que façam uma legenda para ajudarem a identificar os principais elementos do desenho, como:  praças, igrejas, pontes, supermercados, farmácias e outros. Peça que cada aluno mostre o seu desenho para a turma e explique os elementos que representou.            

    Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que eles façam seus   desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint para a construção dos cartazes. Seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).Lembre-os para que não se esqueçam de criar um título para a  ilustração. Você poderá sugerir: “O meu trajeto de casa até a escola”

    Professor, peça aos alunos que organizem um local/caixa para guardarem suas produções, a fim de serem expostas num mural,  no decorrer da Pesquisa.

    PESQUISA DE CAMPO

     Além dos mapas, fotografias aéreas e maquetes, os geógrafos costumam realizar as Pesquisas de Campo para conhecerem com detalhes, os espaços que vão representar.

     menino

    Seja um Geógrafo por uma semana. Anote no caderno o nome de algumas ruas e elementos (aeroporto, árvores, animais, clube, cinema, horta, lagoa, padaria e outros) que você percorre de casa até a escola. Durante dois ou três dias, se precisar,  peça a ajuda de seus familiares para o registro.

    É importante você registrar no caderno de Geografia, os nomes das ruas e os elementos encontrados pelo caminho. Faça uma lista dos elementos encontrados.

    Quando terminar as observações e anotações, é hora de representar por meio de desenho o seu trajeto.

    Numa folha de papel A3, desenhe novamente as ruas que você percorre de casa até a escola. Não se esqueça da legenda. Utilize lápis de cor, canetinhas e ou giz de cera.  

    Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que eles façam seus   desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint para a construção dos cartazes. Seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).Lembre-os para que não se esqueçam de criar um título para a  ilustração. Você poderá sugerir: “O meu trajeto de casa até a escola”.

    ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    COMPARANDO OS TRAJETOS

    Professor, organize o espaço na sala de aula para cada aluno apresentar sua Pesquisa de Campo. Cada um deverá expor o que observou e o desenho do seu trajeto. Ao final, verifique com a turma o que foi parecido ou diferente em cada trajeto. Organize um mural com os desenhos da turma.

    Logo após, apresente a situação- problema abaixo:

    Pedro está com amigos em casa e deu vontade de comerem pizza, ele pediu pizzas por telefone, a pizzaria fica longe de sua casa. No entanto, ele resolveu solicitar o serviço de entrega, deu o seu endereço e aguardou. Agora, imagine o trajeto que o entregador deverá fazer, veja a consulta que ele fez para chegar até a casa de Pedro.

    mapa pizza

    Fonte: Acervo da autora.

    Sabendo que o endereço de Pedro é Rua Roosevelt Oliveira, perto do campo de futebol e que a pizzaria fica na Av. João Naves de Ávila esquina com Av. Floriano Peixoto,  ajude o entregador a encontrar o caminho mais rápido até a casa de Pedro. Desenhe o caminho e não se esqueça de colocar o nome das ruas.

    Outra situação-problema elaborada a partir do convite de aniversário de um colega da turma. 

     

    Convite do aniversário de Sarah

     

    VAMOS COMEMORAR O MEU ANIVERSÁRIO DE 8 ANOS JUNTOS?

     

    ESPERO VOCÊS!!!

     

    DIA: 15/09/21012.

    LOCAL: Rua Atílio Valentini, nº 813.

    Bairro Santa Mônica.

    HORA: 18:00 h

     

    FONTE: ACERVO DA AUTORA.

    Professor, questione os alunos se alguém conhece o trajeto para chegarmos até a casa da Sarah. Peça a aniversariante para descrever sua casa, fica perto de algum ponto comercial ou industrial, qual o melhor trajeto que precisamos fazer para chegar até sua casa, é necessário ter um ponto de referência, por exemplo, a escola.

    Em seguida, organize os alunos em grupos, peça que montem o mapa para chegarmos até o aniversário de Sarah, não se esqueça de descreverem a legenda. Peça aos alunos que procurem no Guia de Endereços da sua cidade e acrescentem os detalhes que a aluna descreveu. Para iso poderão utilizar uma folha de papel ou se preferirem os tablets ou laptops. Você poderá sugerir que eles façam seus desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint para a construção dos cartazes, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).

    Promova um momento de socialização das produções dos alunos, depois, faça uma votação para eleger o mapa de maior facilidade de acesso. Professor, xeroque o mapa e entregue um para cada aluno.

    AGORA É SUA VEZ!

    Imagine que o seu melhor amigo irá passar o fim de semana em sua casa. Porém, ele necessita de informações e referências de como chegar até lá. Sabendo que, sua casa fica próxima ao parque nacional da cidade e que seu amigo irá sair da porta da escola que vocês estudam, descreva o melhor trajeto para ele chegar até sua casa, você poderá utilizar papéis, canetinhas, lápis de cor, giz de cera ou outras tecnologias como os tablets ou laptops.

      ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    Professor, crie uma forma de registro para expor as conclusões a que os alunos chegaram. Nesse momento, espera-se que os alunos estejam preparados para registrarem as conclusões dos dados coletados no decorrer da Pesquisa. Retome as questões levantadas no início da Pesquisa, a fim de verificarem a comprovação ou a refutação das mesmas.

    Para isso, lembre – se de que sua problematização era:

     

               Como são feitos os mapas?

    Conclusões:

    ____________________________________________________________________________

    ____________________________________________________________________________

    Agora, proponha à turma um momento de avaliação individual do trabalho realizado, visando perceber, dentre outros, os seguintes aspectos:

    • Conhecimento do tema estudado;
    • Empenho e dedicação nos variados momentos da Pesquisa;
    • Participação nas atividades propostas;
    • Compreensão do processo de Pesquisa.

    Cada aluno poderá realizar sua autoavaliação por escrito, utilizando para isso o próprio caderno de Geografia.

    Ao concluir a Pesquisa, deve ser feita a indicação das referências, trata-se de todos os documentos que lhe serviram de fonte de informação, sejam eles expressos por meio eletrônico (sítios), livros, periódicos, documentos internos, fichário de biblioteca, entre outros.

     

    SETA 3 4º Momento: aproximadamente uma a duas aulas de 60 minutos.

    Chegou o momento para “Socializar os resultados da Pesquisa” para a comunidade escolar.

    Convide os pais e familiares para conhecerem todo o trabalho construído pela turma. Prepare o ambiente e a forma de apresentação, juntamente com os alunos, agende a data e os horários e providencie os materiais que julgar necessários.

    Elabore juntamente com os alunos, o convite para a apresentação, que poderá ser feito no tablet ou no laptop.

    Nesta atividade você poderá utilizar o programa Tux Paint, basta acessar (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Não se esqueça de colocar data, horário e local da apresentação.

    Ao terminar, salve em um pendrive o convite que os alunos digitaram e imprima-o para ser divulgado e distribuído para a comunidade escolar e seus usuários.

    _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    Professor, organize os alunos em uma rodinha e discuta com eles sobre como vão socializar o que aprenderam. A forma da apresentação do Projeto deverá ser construída com a participação dos alunos e de acordo com sua faixa etária. Organize o espaço no qual que será realizada a culminância da Pesquisa. Poderá ser o anfiteatro da escola, pátio, ou até mesmo a sala de aula. Algumas sugestões podem ser discutidas com eles, tais como:

    • Exposição da maquete;
    • Mural com as plantas e mapas elaborados pelos alunos;
    • Demonstração: os alunos irão ensinar os convidados a localizarem as suas casas,  através das imagens de satélites, utilizando: computadores, laptops ou tablets.
    • Comunicação oral sobre as Pesquisas realizadas e os resultados.

    Ao final da apresentação é fundamental agradecer ao público pelo envolvimento da família e dos demais colaboradores.

    No dia posterior, peça aos alunos, que registrem no caderno de Geografia, no tablet e ou no laptop suas opiniões sobre: o que aprenderam, o que a Pesquisa contribuiu para conhecer mais sobre o tema, o que foi fácil e difícil realizar, enfim, suas descobertas sobre “Para que servem os mapas? Alfabetização Cartográfica”.

    Recursos Complementares

    Sugestões de links para os alunos:

    • Jogo on line: Daqui pra lá, de lá pra cá

    http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/jogo-espaco-forma-428061.shtml. (Neste jogo, seus alunos vão colocar em prática conhecimentos geométricos de orientação espacial. Para ajudar o personagem a cumprir os trajetos propostos, será preciso indicar a direção que ele deve seguir pelas ruas da cidade.). Acesso em 08/09/2012.

    Sugestões de links para os professores:

    • O Ensino de Cartografia na Escola

    http://www.webartigos.com/artigos/o-ensino-da-cartografia-na-escola/53532/. (Neste sítio você encontrará informações sobre a importância de se iniciar a  Alfabetização Cartográfica nas escolas). Acesso em 08/01/2013.

     

    • A utilização e interpretação de mapas temáticos no ensino de Geografia como forma de compreender a realidade.

    http://www.webartigos.com/artigos/a-utilizacao-e-interpretacao-de-mapas-tematicos-no-ensino-de-geografia-como-forma-de-compreender-a-realidade/13982/. (Neste artigo você encontrará informações da importância dos mapas, como ler um mapa, os mapas na sala de aula.).Acesso em 08/09/2012. 

    Livro: SIMIELLI, Maria Elena R. Primeiros mapas: como entender e construir. São Paulo: Ática, 1993. v. 4. 

    • UCA: conhecendo os mapas

    http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26615. (Nesta aula você encontrará sugestões de vídeos, mapas e jogos para desenvolver com a turma.). Acesso em 08/09/2012.

    Avaliação

    Os projetos de Iniciação Científica transformam a avaliação em um processo contínuo na realidade cotidiana da sala de aula. Considera- se como instrumentos de avaliação:

    • Observação do comportamento do aluno: hábitos de trabalho, relacionamento com os amigos e professores, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares e capacidade de cooperação;
    • Trabalhos escritos ou de outra natureza produzidos espontaneamente pelo aluno;
    • Dados registrados com referências diretas elaboradas pelos alunos individualmente ou em grupo.

    Assim a avaliação deverá acontecer no decorrer das atividades propostas no Projeto. É importante avaliar se os alunos entenderam o significado e a prática da Metodologia de Projetos de Iniciação Cientifica e se, conhecerem a importância da utilização dos mapas, suas funções; utilizaram a linguagem cartográfica para representar e interpretar informações; observaram as indicações de direção (esquerda, direita), distância (longe, perto, escala) e proporção; interpretaram e construíram mapas de lugares diferentes; resolveram situações problema a partir da leitura e análise do mapa; utilizaram adequadamente, os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

    Opinião de quem acessou

    Quatro estrelas 5 classificações

    • Cinco estrelas 4/5 - 80%
    • Quatro estrelas 1/5 - 20%
    • Três estrelas 0/5 - 0%
    • Duas estrelas 0/5 - 0%
    • Uma estrela 0/5 - 0%

    Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

    Opiniões

    • sonia maria de sousa, CEU EMEF DOMINGOS RUBINO PROF , São Paulo - disse:
      sssousa@gmail.com

      28/04/2013

      Quatro estrelas

      Gostei,vou aplicar com a minha turma.


    • Maria Aparecida Queiroz Loengo, Pedagogia Unesp/Univesp , São Paulo - disse:
      ma_melquiades@hotmail.com

      07/04/2013

      Cinco estrelas

      Muito boas as ideias das professoras. Possibilitar o uso de recursos como internet, criação de Blogs, fotografias,etc. vão aumentar o interesse dos alunos e possibilitar ao professor que desenvolva uma interdisciplinaridade no conteúdo. Os alunos, com certeza irão adorar aprender geografia dessa maneira. Parabéns às idealizadoras da aula!As ideias dessas mineirinhas serão bem aproveitadas aqui em Botucatu.


    • Glauber Rodrigues Batista, SEBASTIAO ESC MUN ENS FUND SAO , Ceará - disse:
      glauberg1@live.com

      04/04/2013

      Cinco estrelas

      Li o projeto e quero pedir autorização para utilizá-lo em minhas aulas. O mesmo está muito rico e a interdisciplinariedade realmente acontece em sala com um projeto assim.


    • GERMANA, IMPACTO , Rio Grande do Norte - disse:
      germanaqg@hotmail.com

      18/03/2013

      Cinco estrelas

      Sou uma mamãe que estuda diariamente com seu filho. Amei as dicas todas!


    • julia pereirasillva, EE JOSE CRISTIANO , Minas Gerais - disse:
      julia.pereirasilva94@gmail.com

      04/03/2013

      Cinco estrelas

      PARABÉNS! ÓTIMA AULA!


    Sem classificação.
    REPORTAR ERROS
    Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
    CONTATO
    Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.