01/03/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane Éllen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com os alunos habilidades relativas à leitura, escrita, noções de direções: direita, esquerda, em cima, embaixo. Além da utilização dos recursos do tablet, celular e o laptop Classmate com o uso dos programas:Tux Paint, Mozilla Firefox, PowerPoint e Wiki. É importante que os alunos sejam capazes de exporem oralmente suas ideias e se relacionarem com os colegas.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, como se trata de um Projeto de Pesquisa Científica em sala de aula é importante que você tenha conhecimentos de como desenvolvê-lo. O Projeto de Pesquisa busca evidências para o diálogo como base de desenvolvimento para atingir o conhecimento através da Pesquisa com uma metodologia que propicie a troca de saberes, ao valorizar as participações dos alunos, dos professores e das ciências envolvidas, fortalecendo o desenvolvimento da autonomia e da criticidade, incentivando a observação, o registro, a comparação, a investigação, que favorecem a solução de problemas reais de seu cotidiano, utilizando a linguagem para a generalização em diferentes situações e contextos das experiências vividas.
http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/planejamento/como-ensinar-meio-pesquisa-607943.shtml. (Neste sítio o texto comenta como ensinar por meio da Pesquisa). Acesso em 07/09/2012.
http://www.conteudoescola.com.br/colunistas/70. (Este texto informativo aborda como ensinar com Pesquisa: ensinar/aprender/fazendo) .Acesso em 10/09/2012.
http://www.slideshare.net/projetocaramujoafricano/como-elaborar-um-projeto-de-pesquisa-3514176?src=related_normal&rel=3513383. Neste sítio o texto apresenta o desenvolvimento de uma metodologia de trabalho para a sala de aula. Passos que o professor deve seguir na orientação do aluno, compreendendo as sucessivas etapas do Projeto de Iniciação Científica até o relatório. Acesso em 01/09/2012.
Observação: Professor, o objetivo é fazer um Projeto/aula sobre como são organizados os diferentes espaços, as diferenças e semelhanças entre eles, além de algumas normas para seu funcionamento.
Ressalte para turma a importância da organização das informações no decorrer de todo o processo de investigação, para a socialização dos Resultados da Pesquisa. É importante criar momentos para dialogar, trocar informações e ideias no decorrer de cada etapa do desenvolvimento do Projeto. Decida juntamente com a turma, o “local” onde serão registradas as atividades desenvolvidas em cada etapa. Sugerimos:
Faça uma Pesquisa nos sítios abaixo para auxiliar na construção de Blog:
Utilize a atividade “Vamos criar um Blog da turma?”, acessada no sítio do Portal do Professor:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37278. Aula do Portal - Criando um Blog. Acessada em 08/08/2012.
Você também poderá utilizar os sítios abaixo para criar um Blog. Selecione aquele/s que corresponde/m ao nível dos seus alunos.
http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A&feature=results_video&playnext=1&list=PLB0C8F1A57C00D2F9. Vídeo - Como criar um Blog.
http://fazendo-blogs.blogspot.com.br/2006/11/blog-da-turma.html. Blog que traz o texto sobre o Blog da turma.
Acessados em 08/08/2012.
Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com sua turma a forma de registro das etapas do Projeto de Pesquisa.
É essencial a participação e o acompanhamento do professor, durante a realização do Projeto. Com essa tecnologia os alunos poderão atualizar a postagem de cada etapa do Projeto. Destacamos que o tema do Projeto aqui proposto é " Para que servem os mapas? Alfabetização Cartográfica", que será desenvolvido nesta aula.
Estratégias e recursos da aula
1ª Momento: aproximadamente duas ou três aulas de 60 minutos.
Professor, organize a roda de conversa e proponha para a turma o diálogo sobre a situação-problema abaixo, lembre-se que a mesma poderá ser elaborada a partir da realidade da turma:
Thiago e Gabriela encontraram um envelope no pátio da escola. Nele estava o seguinte bilhete:
A escola tem uma sala com vários tesouros escondidos. Procure outra pista no armário vermelho da cantina.
Neste momento, envolva a participação de todos na caça ao tesouro. Nosso papel é instigar a participação de todos, valorizando todas as ideias. Então, eles foram até lá e encontraram o mapa da escola. Junto ao mapa estava o bilhete:
Os tesouros estão guardados, na última sala à direita da sala da diretoria.
Veja o mapa do tesouro:
LEMOS, Maria da Conceição. Geografia em Questão 2º Ano. Belo Horizonte: Dimensão, 2001. p. 27.
Converse com os alunos sobre o que acham de conhecerem mais sobre os diferentes tipos de mapas que existem e para que eles servem. A partir da expressão dos alunos, podemos saber o interesse pelo tema e como precisamos intervir com cada aluno, na sua singularidade.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Por que vamos pesquisar?
Escolhida a temática, elabore com a turma uma Justificativa para o estudo, a turma deverá expor os motivos que a levaram a optar pela temática escolhida, bem como o porquê é importante e necessário o seu estudo. Professor, elabore com os alunos um texto coletivo, expondo as suas ideias. O registro desta atividade poderá ser feito no caderno de Geografia, Blog ou em cartaz.
Em seguida, prepare uma cartolina e registre nela os objetivos traçados pelos investigadores. Veja o exemplo abaixo:
Escola de Educação Básica da UFU Projeto de Iniciação Científica Discente Para que servem os mapas? Alfabetização Cartográfica. Aluno (a): _____________________________________________________________________ Professor (a): __________________________________________________________________ Data: __/__/__ |
Objetivos do Projeto: o que nós queremos com esta Pesquisa. Compreender para que servem os mapas; Identificar a importância dos diferentes tipos de mapas; Interpretar nos mapas lugares e paisagens; Resolver situações problema a partir da leitura e análise do mapa; Aprender a realizar uma Pesquisa; Desenvolver o hábito do diálogo e da troca de ideias. |
O que queremos saber?
Em seguida, é necessário construir juntamente com os alunos os problemas a serem definidos. Os alunos deverão criar questionamentos e dúvidas para delimitarem a abrangência da Pesquisa. Faz-se necessário, portanto, que o problema seja definido por meio de uma linguagem clara e objetiva e, preferencialmente, partindo de uma interrogativa.
O que eu quero saber sobre para que servem os mapas? _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________
DESENHOS E RECORTES
|
Logo após, as questões serem elaboradas pelos alunos, é importante instigá-los a pensarem sobre as Hipóteses, que deverão sinalizar para as possíveis soluções (respostas) para o/s problema/s proposto/s, tendo clareza do que os alunos pensam conhecer sobre o assunto, conhecimentos estes que serão testados por meio da Pesquisa.
Como exemplo, observe:
Hipótese: Os mapas são desenhados em papéis especiais.
Hipótese: O endereço, a cidade e até o estado.
Hipótese: Para informar o caminho, a localidade de determinado lugar que queremos ir.
Hipótese: Ruas, avenidas, linhas e traçados.
Professor, não se esqueça de criar um momento para a socialização dos problemas levantados e as possíveis soluções.
Lembrete: Professor, não se esqueça de criar uma forma de registro para as atividades, produções elaboradas e criadas pelos alunos. Seja em caderno de Ciências, Portfólios ou no Blog da turma. Fonte da imagem: clip art do Word (Acervo da autora.). |
Faça uma Pesquisa com seus familiares e descubra onde podemos encontrar respostas para as situações problema do nosso Projeto de Pesquisa. Registre na ficha e traga na próxima aula.
Atividade de Casa Pesquise com seus familiares onde podemos encontrar respostas para solucionar as situações problema levantadas sobre o nosso Projeto de Pesquisa. Responda a pergunta abaixo por meio da escrita, de desenhos e de recortes.
____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________
(DESENHO/RECORTES)
|
2º momento: aproximadamente uma aula de 60 minutos.
Onde e como podemos Pesquisar?
Professor, retome a discussão anterior e converse com a turma sobre o processo investigativo: “Onde podemos achar as respostas para as nossas perguntas?”
Solicite que cada um socialize as respostas que trouxeram de casa. Veja quais respostas se repetiram, escreva em cartaz, os recursos que os alunos destacaram na Atividade de Casa.
Professor, tabule os dados juntamente com os alunos, na lousa. Em seguida, proponha a construção de uma tabela que apresente os dados coletados.
A tabela poderá ser registrada no caderno ou caso sua escola possua os laptops Classmate, por meio do programa KWord acessando: (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Veja o exemplo abaixo:
FONTES DE PESQUISA |
NÚMERO DE PAIS QUE CITARAM |
01-Jornais |
03 |
02-Livros |
12 |
03-Revistas |
01 |
04-Internet |
16 |
05-Entrevista |
02 |
06-Fotografia |
10 |
Professor, você poderá criar situações problema a partir da tabela.
Professor, ao realizar uma Pesquisa Científica é necessário o envolvimento dos participantes, tanto na execução quanto na elaboração das atividades que contemplem o trabalho interdisciplinar dos conteúdos. Sugerimos os conteúdos a seguir para que a Pesquisa concilie com sua proposta curricular, veja:
Agora, construa com a turma um Cronograma para a realização das atividades que permearão todo o Projeto, que deverá ser realizado de uma maneira flexível. As atividades poderão ser desenvolvidas durante várias semanas.
3ª momento: aproximadamente cinco a seis aulas de 60 minutos.
Professor, é importante que os alunos tenham noções dos conceitos de lateralidade, posições direita e esquerda, antes de iniciarem a pesquisa sobre os mapas. Por isso, realize brincadeiras, Pesquise músicas que trabalhem com esses conceitos matemáticos.
Sugestão de brincadeiras que trabalham lateralidade, Pesquise no sítio abaixo:
http://estagiocewk.pbworks.com/w/page/36313351/Lateralidade (Neste sítio você professor encontrará muitas sugestões de brincadeiras para realizarem com os alunos.). Acesso em 12/09/2012.
Professor, providencie a imagem abaixo para os alunos ou projete na sala de aula, de maneira que todos consigam ver. Explore a foto com a turma:
JUNQUEIRA, Silas Martins. Coleção Aroeirão Geografia 2º Ano. São Paulo: Escala Educacional, 2008. p.41.
Converse com a turma:
Informe aos alunos que essas crianças chamam Bruno e a Bruna e que eles vão construir um mapa de gente. E o que significa um Mapa de Gente?
Mapa de gente: contorno ou desenho do corpo de uma pessoa feito com lápis ou caneta, em papel um pouco maior que o tamanho dessa pessoa.
JUNQUEIRA, Silas Martins. Coleção Aroeirão Geografia 2º Ano. São Paulo: Escala Educacional, 2008. p.43.
Professor, faça uma Pesquisa nos livros didáticos! |
Que tal você e seus colegas construírem um também? Vejam as dicas:
MAPA DE GENTE: NOSSOS LIMITES
O mapa da gente precisa ser feito, no mínimo, por duas pessoas. Professor, organize a turma em duplas, distribua as orientações para os alunos e faça a leitura das orientações.
a) Primeiro é preciso providenciar o material necessário: um pedaço de papel grande (manilha, Kraft, cartolina, folha de jornal e etc.) tem que ser um pouco maior que a altura do seu corpo, cola, fita adesiva (para emendar os papéis, se necessário) pincel atômico ou canetinhas.
b) Coloque o pedaço de papel no chão e deite-se sobre ele, ficando na posição horizontal. Abra um pouco as pernas e os braços.
ATENÇÃO: Não deixe nenhuma parte do seu corpo ficar fora do papel.
c) Agora o seu colega (ou a sua colega) deve contornar o seu corpo com uma canetinha, riscando o papel e fazendo a representação do seu corpo.
d) Depois, será a sua vez de contornar o corpo do colega (ou da colega).
e) Pinte seu desenho com a cor de que mais gosta e escreva o seu nome e data (na parte de cima).
Professor, elabore com os alunos uma legenda para identificar as partes do corpo no Mapa de Gente, de acordo com a cor que cada um escolheu.
Você pode pendurá-lo na posição vertical na parede da sua sala de aula.
JUNQUEIRA, Silas Martins. Coleção Aroeirão Geografia 2º Ano. São Paulo: Escala Educacional, 2008. p.44.
Professor, ensine os alunos a usarem a fita métrica para medirem o Mapa de Gente e para medirem-se também. Em seguida, levante questionamentos comparando os Mapas de Gente feitos na sala de aula:
Logo após, elabore junto com os alunos uma tabela para registrar os dados coletados com os desenhos do Mapa de Gente.
A tabela poderá ser registrada no caderno ou caso sua escola possua os laptops Classmate, por meio do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Veja o exemplo abaixo:
NOME DOS ALUNOS |
TAMANHO DO SEU MAPA |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
FONTE: ACERVO DA AUTORA.
Professor, proponha aos alunos, que cada um se posicione em frente ao seu mapa, como se estivesse olhando para um espelho, observe o boneco e diga qual é lado direito, e o esquerdo.
Revendo nosso olhar
Professor, peça aos alunos que fotografem os Mapas de Gente colocados no chão da sala de aula, e vistos de cima para baixo. Poderão utilizar suas próprias câmeras fotográficas ou as fornecidas pela escola, caso possua.
Outra sugestão é usar câmera digital, tablet ou até mesmo o laptop do Projeto UCA, acessando: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera).
Professor, é importante que os alunos compreendam que a visão que temos das coisas depende de onde estamos e de como nos posicionamos. Portanto, nossas representações irão mudar, conforme nossa posição de observação também se modificar.
POR QUE ESTAMOS APRENDENDO TUDO ISSO?
Para entendermos como são feitos os mapas. Os mapas são criações que representam determinados lugares. A maioria deles é feita com base em fotos tiradas de cima para baixo.
Lembrete: Professor, não se esqueça de criar uma forma de registro para as atividades, produções elaboradas e criadas pelos alunos. Seja em caderno de Ciências ou Geografia, Portfólios ou no Blog da turma. |
Fonte da imagem: Clip art do Word. (Acervo da autora.).
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
COMO SÃO FEITOS OS MAPAS?
Professor, disponibilize o trecho e a imagem abaixo para discutir com a turma como são feitos os mapas.
Para fazer alguns dos mapas que conhecemos, primeiro fotografa-se o lugar. Depois, esse lugar é Cartografado, ou seja, desenhado em forma de mapa. Quem faz isso são os cartógrafos. Observe a foto:
JUNQUEIRA, Silas Martins. Coleção Aroeirão Geografia 2º Ano. São Paulo: Escala Educacional, 2008. p. 57.
Após a observação da foto, utilize o caderno de Geografia para realizar as atividades abaixo:
1. Leia e responda as questões:
A) Qual a posição em que foi tirada essa foto?
Possível resposta: Na posição vertical.
B) De que bairro é a foto tirada e em que ano ela foi tirada?
Possível resposta: A foto é do bairro Alto da Lapa e foi tirada em 2001.
C) Em que município se localiza esse bairro?
Possível resposta: No município de São Paulo.
D) Em que estado se localiza esse município?
Possível resposta: No estado de São Paulo.
Professor, analise as resposta dos alunos e verifique se eles estão conseguindo interagir com a legenda da foto. Aproveite para reforçar os conhecimentos de localização geográfica.
E) Agora, descreva o que você vê na foto.
Professor, auxilie os alunos a fazerem a descrição da foto destacando: quais os elementos visíveis; o que ela representa; como está organizado o espaço. Atenção para o fato de só poderem fazer uso da observação; portanto, não podem escrever que é um bairro de São Paulo, já que na foto não dá para ver isto. Nesta atividade os alunos poderão fazer uma leitura de paisagem.
Observe, no exemplo a seguir, como foi feito o mapa dessa parte do bairro do Alto da Lapa.
JUNQUEIRA, Silas Martins. Coleção Aroeirão Geografia 2º Ano. São Paulo: Escala Educacional, 2008. p. 58.
2. Compare esse mapa com a foto da atividade número 1 e responda:
A) Qual título você daria para o mapa?
B) Quais os elementos da natureza desse bairro que foram representados na legenda?
C) Quais são os elementos desse bairro que não foram criados pela natureza e estão representados na legenda?
Em seguida, converse com os alunos sobre os mapas, que são sempre uma representação feita com base em certas informações. O mapa parcial do bairro do Alto da Lapa, por exemplo, foi feito tendo por base as informações obtidas na interpretação de uma foto aérea de parte desse bairro.
Depois dessa conversa, auxilie os alunos a pesquisarem acessando no tablet ou laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido abaixo para mais informações de como são feitos os mapas.
Professor, faça um bom uso dos acervos digitais. |
No sítio: http://www.cartografiaescolar.ufsc.br/index.htm os alunos encontrarão informações sobre cartografia, nos links para pesquisar. Acesso em 06/09/2012.
http://www.cartografiaescolar.ufsc.br/evolucao_cartografia_inicial.htm. Nesse sítio vocês encontrarão informações sobre: mapas antigos, mapas primitivos, mapas dos descobrimentos, mapas medievais, mapeamento moderno e mapas na era da informação. Acesso em 06/09/2012.
http://www.cartografiaescolar.ufsc.br/tipos_usos_mapas_inicial.htm. Nesse sítio vocês encontrarão informações sobre: iniciando o assunto, uso de mapas, mapas básicos e mapas temáticos. Acesso em 06/09/2012.
http://www.cartografiaescolar.ufsc.br/nocoes_cartografia_inicial.htm. Nesse sítio vocês encontrarão informações sobre: definições, iniciando o assunto: escala, coordenadas geográficas e simbologia. Acesso em 06/09/2012.
http://www.cartografiaescolar.ufsc.br/mapeamento_hoje_inicial.htm. Nesse sítio vocês encontrarão informações sobre: imagem de satélite, fotos aéreas, dados socioeconômicos, medidas na superfície terrestre. Acesso em 06/09/2012.
Professor, é importante consolidar os conhecimentos adquiridos, a partir do conteúdo pesquisado. Dessa forma, converse sobre as considerações feitas pelos alunos.
Pesquise em revistas, jornais ou na internet informações e fotos sobre o mapa da sua cidade ou de algum bairro, e traga na próxima aula.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
TRABALHANDO COM PLANTAS E MAPAS
Professor, converse com os alunos sobre as ruas, avenidas, praças, linha de ônibus e metrô de sua cidade. Esses e outros elementos do espaço podem ser reproduzidos de maneira reduzida em plantas e mapas. Plantas e mapas ajudam você e outras pessoas a se localizar principalmente em lugares que não conhece.
Peça aos alunos que apresentem as fotos e as informações da Pesquisa coletadas em casa.
As plantas são um tipo de mapa. Há mapas de vários tipos. Eles servem para orientar, mas também nos informam sobre lugares e suas mudanças, sobre como as pessoas vivem e trabalham. Monte um mural na sala de aula com essas fotos, levante questionamentos sobre as imagens.
Professor, providencie os pequenos trechos e imagens aos alunos. Leia juntos e discutam as informações contidas nelas.
MARTINS, Dora; PÉCORA, Marlene; VESENTINI, José William. Ápice Geografia. 3º Ano. São Paulo: Ática, 2011 p. 64.
Quando está andando na rua, você vê o que está ao seu redor: prédios, casas, árvores, carros, bicicletas, outras ruas. Mas, é difícil perceber qual é a distribuição desses elementos no espaço.
MARTINS, Dora; PÉCORA, Marlene; VESENTINI, José William. Ápice Geografia. 3º Ano. São Paulo: Ática, 2011 p. 65.
Agora, imagine que você está em um helicóptero que acabou de levantar voo. O que você veria é semelhante a imagem acima. Olhando do alto e de lado, fica mais fácil visualizar a forma e a posição dos elementos no espaço. Essa visão do alto e de lado é chamada de visão oblíqua.
MARTINS, Dora; PÉCORA, Marlene; VESENTINI, José William. Ápice Geografia. 3º Ano. São Paulo: Ática, 2011 p. 66.
Quando o helicóptero sobe um pouco mais, é possível observar ainda mais elementos. Mas, fica difícil perceber detalhes do mobiliário urbano, como telefones públicos e semáforos.
Dessa altura,é possível observar a distribuição das casas, fábricas, áreas verdes, etc. e como as ruas ligam um lugar a outro.
Quando o helicóptero está bem alto, você vê as coisas de cima para baixo. É essa visão aérea que possibilita a elaboração de mapas e plantas. Ela é chamada visão vertical. Essa visão utilizada para fazer plantas dos guias das ruas, geralmente as plantas são feitas a partir de fotografias tiradas por aviões.
MARTINS, Dora; PÉCORA, Marlene; VESENTINI, José William. Ápice Geografia. 3º Ano. São Paulo: Ática, 2011 p. 67.
Imagine que você foi convidado para um passeio num helicóptero, sobrevoando o seu bairro da cidade que você mora, descreva o que você viu durante o passeio. Represente em forma de desenhos, planta ou o mapa visto de cima.
Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que eles façam seus desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint para a construção dos cartazes. Seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).Lembre-os para que não se esqueçam de criar um título para a ilustração. Você poderá sugerir: “O mapa do meu bairro”.
VISITANDO O LABORATÓRIO DA SUA ESCOLA
Com o avanço da tecnologia já conseguimos encontrar e localizar imagens e endereços de casas, pontos comerciais e industriais com facilidade. Através da observação e acompanhamento dos Mapas Via Satélite, esse monitoramento é feito em tempo integral e pode acompanhar sequências de imagens de qualquer lugar do planeta, na sua cidade, no seu estado, seu país e até do outro lado do mundo.
Professor, peça aos alunos para lerem uma reportagem no sítio http://www.culturamix.com/tecnologia/mapas-via-satelite que retrata o avanço dessa tecnologia e destaca quais as funções e necessidade desse monitoramento de mapas via satélites. Acesso em 08/09/2012.
Para isso, leve os alunos até o Laboratório de Informática da sua escola ou se tiverem os laptops ou tablets essa Pesquisa poderá ser feita na sala de aula. Auxilie os alunos a pesquisarem acessando o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido abaixo: http://www.culturamix.com/tecnologia/mapas-via-satelite . Acesso em 08/09/2012.
Em seguida, utilizando os computadores, que tal visualizar o mapa da sua cidade, localizando nele a sua residência? Para isso, acessem o sítio: www.google.com.br/
1º passo: Clicar com o mouse em mapas, na parte superior da barra de comandos, onde se encontra a seta na imagem acima. Na barra de Pesquisa digitar o nome da sua cidade e o estado.
2º passo: Descobrir o seu bairro e visualizar a sua casa. Para isso, digite na barra de Pesquisa o seu endereço, sua cidade e seu estado, veja abaixo:
3º passo: Visualizar a sua casa, pegue o bonequinho laranja no canto do mapa a esquerda e carregue utilizando o mouse, ou seja coloque em cima, na direção que você acredita que está sua casa e vai aproximando clicando na seta que aparece no mapa.
Professor, se achar necessário peça ajuda dos estagiários da informática e ou de outras pessoas disponíveis, para orientar os alunos nessa Pesquisa.
A seguir,converse com os alunos sobre a Pesquisa/Descoberta desse recurso tecnológico que localiza qualquer endereço, a partir do mapa da sua cidade e promova o diálogo com a turma.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
MAPEANDO O QUARTEIRÃO DA ESCOLA
Professor, promova um passeio percorrendo o quarteirão da sua escola, oriente os alunos a fazerem anotações sobre as construções: tamanho, localização e atividades nelas realizadas. Peça que indiquem se há semáforos e faixas de pedestre.
Ao voltarem para a sala de aula, forme pequenos grupos de alunos e solicite que numa folha avulsa, representem esse quarteirão. Na representação os alunos deverão identificar os nomes das ruas e fazerem a legenda.
Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que eles façam seus desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint para a construção dos cartazes. Seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).Lembre-os para que não se esqueçam de criar um título para a ilustração. Você poderá sugerir: “Mapeando o quarteirão da escola”.
TRILHA NAS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA
Agora, que tal conhecer sua escola para mapeá-la. Convide os alunos a participarem de uma trilha dentro da sua escola.
ROTEIRO:
Professor, organize os alunos em grupos para a construção do mapa da escola.
FAZENDO O MAPA
MODO DE FAZER
1. Se a escola tiver uma planta da escola, ela deve ser examinada pela turma, com a orientação do professor. Servirá de guia para a construção da planta.
2. Desenhe a planta da sua escola.
DISCUSSÃO EM GRUPO
1. Compare o seu desenho com os dos outros grupos de trabalho.
2. Procure corrigir os erros da planta de cada grupo.
3. Selecione a planta que esteja mais correta na opinião de todos.
4. Com a planta escolhida pela turma na mão, construam a maquete da escola. Escolha o que cada aluno vai trazer para fazer a maquete.
MATERIAL
MODO DE FAZER
1. Risque na folha de papelão, a planta da escola, selecionada pelo grupo.
2. Organize e faça a distribuição das dependências da escola, colocando no local correto cada dependência.
3. Cada grupo de alunos caracteriza uma dependência da escola: salas, banheiros, cantina, pátio e quadra de esportes.
LEMOS, Maria da Conceição. Geografia em Questão 2º Ano. Belo Horizonte: Dimensão, 2001. p. 33.
Ao terminarem, exponha a maquete para os outros colegas da escola visualizarem.
Professor, proponha aos alunos, que fotografarem a maquete de cima e comparem com a planta que construíram. Para isso podem utilizar: câmera digital, tablet, ou até mesmo os laptops do Projeto UCA acessando: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera).
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
SEJA UM GEÓGRAFO MIRIM
Caminhar pelas ruas, olhar o movimento de pessoas e veículos, observar as construções, ficar atento ao que acontece. Tudo isso é importante para conhecer os espaços do seu dia a dia e para perceber como eles se transformam, e para pensar como melhorar o ambiente e a qualidade de vida das pessoas.
Professor, peça à turma que imagine o seu percurso desde a sua casa até a escola e, com base nele, discuta sobre os elementos essenciais da cartografia: a função da legenda, do título, da escala e para que servem pontos, linhas e áreas. A turma também deve saber que diferentes texturas, cores e tons, dependendo do tipo de mapa, caracterizam diferentes alturas, relevos e coberturas vegetais.
Professor, proponha uma Pesquisa das ruas que cada um percorre no trajeto diário de sua casa até a escola. Para isso, promova um diálogo na sala de aula, no qual os alunos respondam:
Em seguida, proponha aos alunos que numa folha de papel sulfite, representem esse trajeto da sua casa até a escola e desenhem livremente as ruas que percorrem diariamente. Depois, oriente-os que façam uma legenda para ajudarem a identificar os principais elementos do desenho, como: praças, igrejas, pontes, supermercados, farmácias e outros. Peça que cada aluno mostre o seu desenho para a turma e explique os elementos que representou.
Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que eles façam seus desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint para a construção dos cartazes. Seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).Lembre-os para que não se esqueçam de criar um título para a ilustração. Você poderá sugerir: “O meu trajeto de casa até a escola”
Professor, peça aos alunos que organizem um local/caixa para guardarem suas produções, a fim de serem expostas num mural, no decorrer da Pesquisa.
PESQUISA DE CAMPO
Além dos mapas, fotografias aéreas e maquetes, os geógrafos costumam realizar as Pesquisas de Campo para conhecerem com detalhes, os espaços que vão representar.
Seja um Geógrafo por uma semana. Anote no caderno o nome de algumas ruas e elementos (aeroporto, árvores, animais, clube, cinema, horta, lagoa, padaria e outros) que você percorre de casa até a escola. Durante dois ou três dias, se precisar, peça a ajuda de seus familiares para o registro.
É importante você registrar no caderno de Geografia, os nomes das ruas e os elementos encontrados pelo caminho. Faça uma lista dos elementos encontrados.
Quando terminar as observações e anotações, é hora de representar por meio de desenho o seu trajeto.
Numa folha de papel A3, desenhe novamente as ruas que você percorre de casa até a escola. Não se esqueça da legenda. Utilize lápis de cor, canetinhas e ou giz de cera.
Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que eles façam seus desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint para a construção dos cartazes. Seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).Lembre-os para que não se esqueçam de criar um título para a ilustração. Você poderá sugerir: “O meu trajeto de casa até a escola”.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
COMPARANDO OS TRAJETOS
Professor, organize o espaço na sala de aula para cada aluno apresentar sua Pesquisa de Campo. Cada um deverá expor o que observou e o desenho do seu trajeto. Ao final, verifique com a turma o que foi parecido ou diferente em cada trajeto. Organize um mural com os desenhos da turma.
Logo após, apresente a situação- problema abaixo:
Pedro está com amigos em casa e deu vontade de comerem pizza, ele pediu pizzas por telefone, a pizzaria fica longe de sua casa. No entanto, ele resolveu solicitar o serviço de entrega, deu o seu endereço e aguardou. Agora, imagine o trajeto que o entregador deverá fazer, veja a consulta que ele fez para chegar até a casa de Pedro.
Fonte: Acervo da autora.
Sabendo que o endereço de Pedro é Rua Roosevelt Oliveira, perto do campo de futebol e que a pizzaria fica na Av. João Naves de Ávila esquina com Av. Floriano Peixoto, ajude o entregador a encontrar o caminho mais rápido até a casa de Pedro. Desenhe o caminho e não se esqueça de colocar o nome das ruas.
Outra situação-problema elaborada a partir do convite de aniversário de um colega da turma.
Convite do aniversário de Sarah
VAMOS COMEMORAR O MEU ANIVERSÁRIO DE 8 ANOS JUNTOS?
ESPERO VOCÊS!!!
DIA: 15/09/21012. LOCAL: Rua Atílio Valentini, nº 813. Bairro Santa Mônica. HORA: 18:00 h
|
FONTE: ACERVO DA AUTORA.
Professor, questione os alunos se alguém conhece o trajeto para chegarmos até a casa da Sarah. Peça a aniversariante para descrever sua casa, fica perto de algum ponto comercial ou industrial, qual o melhor trajeto que precisamos fazer para chegar até sua casa, é necessário ter um ponto de referência, por exemplo, a escola.
Em seguida, organize os alunos em grupos, peça que montem o mapa para chegarmos até o aniversário de Sarah, não se esqueça de descreverem a legenda. Peça aos alunos que procurem no Guia de Endereços da sua cidade e acrescentem os detalhes que a aluna descreveu. Para iso poderão utilizar uma folha de papel ou se preferirem os tablets ou laptops. Você poderá sugerir que eles façam seus desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint para a construção dos cartazes, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).
Promova um momento de socialização das produções dos alunos, depois, faça uma votação para eleger o mapa de maior facilidade de acesso. Professor, xeroque o mapa e entregue um para cada aluno.
AGORA É SUA VEZ!
Imagine que o seu melhor amigo irá passar o fim de semana em sua casa. Porém, ele necessita de informações e referências de como chegar até lá. Sabendo que, sua casa fica próxima ao parque nacional da cidade e que seu amigo irá sair da porta da escola que vocês estudam, descreva o melhor trajeto para ele chegar até sua casa, você poderá utilizar papéis, canetinhas, lápis de cor, giz de cera ou outras tecnologias como os tablets ou laptops.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Professor, crie uma forma de registro para expor as conclusões a que os alunos chegaram. Nesse momento, espera-se que os alunos estejam preparados para registrarem as conclusões dos dados coletados no decorrer da Pesquisa. Retome as questões levantadas no início da Pesquisa, a fim de verificarem a comprovação ou a refutação das mesmas.
Para isso, lembre – se de que sua problematização era:
Como são feitos os mapas? |
Conclusões:
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
Agora, proponha à turma um momento de avaliação individual do trabalho realizado, visando perceber, dentre outros, os seguintes aspectos:
Cada aluno poderá realizar sua autoavaliação por escrito, utilizando para isso o próprio caderno de Geografia.
Ao concluir a Pesquisa, deve ser feita a indicação das referências, trata-se de todos os documentos que lhe serviram de fonte de informação, sejam eles expressos por meio eletrônico (sítios), livros, periódicos, documentos internos, fichário de biblioteca, entre outros.
4º Momento: aproximadamente uma a duas aulas de 60 minutos.
Chegou o momento para “Socializar os resultados da Pesquisa” para a comunidade escolar.
Convide os pais e familiares para conhecerem todo o trabalho construído pela turma. Prepare o ambiente e a forma de apresentação, juntamente com os alunos, agende a data e os horários e providencie os materiais que julgar necessários.
Elabore juntamente com os alunos, o convite para a apresentação, que poderá ser feito no tablet ou no laptop.
Nesta atividade você poderá utilizar o programa Tux Paint, basta acessar (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Não se esqueça de colocar data, horário e local da apresentação.
Ao terminar, salve em um pendrive o convite que os alunos digitaram e imprima-o para ser divulgado e distribuído para a comunidade escolar e seus usuários.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Professor, organize os alunos em uma rodinha e discuta com eles sobre como vão socializar o que aprenderam. A forma da apresentação do Projeto deverá ser construída com a participação dos alunos e de acordo com sua faixa etária. Organize o espaço no qual que será realizada a culminância da Pesquisa. Poderá ser o anfiteatro da escola, pátio, ou até mesmo a sala de aula. Algumas sugestões podem ser discutidas com eles, tais como:
Ao final da apresentação é fundamental agradecer ao público pelo envolvimento da família e dos demais colaboradores.
No dia posterior, peça aos alunos, que registrem no caderno de Geografia, no tablet e ou no laptop suas opiniões sobre: o que aprenderam, o que a Pesquisa contribuiu para conhecer mais sobre o tema, o que foi fácil e difícil realizar, enfim, suas descobertas sobre “Para que servem os mapas? Alfabetização Cartográfica”.
Sugestões de links para os alunos:
http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/jogo-espaco-forma-428061.shtml. (Neste jogo, seus alunos vão colocar em prática conhecimentos geométricos de orientação espacial. Para ajudar o personagem a cumprir os trajetos propostos, será preciso indicar a direção que ele deve seguir pelas ruas da cidade.). Acesso em 08/09/2012.
Sugestões de links para os professores:
http://www.webartigos.com/artigos/o-ensino-da-cartografia-na-escola/53532/. (Neste sítio você encontrará informações sobre a importância de se iniciar a Alfabetização Cartográfica nas escolas). Acesso em 08/01/2013.
http://www.webartigos.com/artigos/a-utilizacao-e-interpretacao-de-mapas-tematicos-no-ensino-de-geografia-como-forma-de-compreender-a-realidade/13982/. (Neste artigo você encontrará informações da importância dos mapas, como ler um mapa, os mapas na sala de aula.).Acesso em 08/09/2012.
Livro: SIMIELLI, Maria Elena R. Primeiros mapas: como entender e construir. São Paulo: Ática, 1993. v. 4.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26615. (Nesta aula você encontrará sugestões de vídeos, mapas e jogos para desenvolver com a turma.). Acesso em 08/09/2012.
Os projetos de Iniciação Científica transformam a avaliação em um processo contínuo na realidade cotidiana da sala de aula. Considera- se como instrumentos de avaliação:
Assim a avaliação deverá acontecer no decorrer das atividades propostas no Projeto. É importante avaliar se os alunos entenderam o significado e a prática da Metodologia de Projetos de Iniciação Cientifica e se, conhecerem a importância da utilização dos mapas, suas funções; utilizaram a linguagem cartográfica para representar e interpretar informações; observaram as indicações de direção (esquerda, direita), distância (longe, perto, escala) e proporção; interpretaram e construíram mapas de lugares diferentes; resolveram situações problema a partir da leitura e análise do mapa; utilizaram adequadamente, os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
28/04/2013
Quatro estrelasGostei,vou aplicar com a minha turma.
07/04/2013
Cinco estrelasMuito boas as ideias das professoras. Possibilitar o uso de recursos como internet, criação de Blogs, fotografias,etc. vão aumentar o interesse dos alunos e possibilitar ao professor que desenvolva uma interdisciplinaridade no conteúdo. Os alunos, com certeza irão adorar aprender geografia dessa maneira. Parabéns às idealizadoras da aula!As ideias dessas mineirinhas serão bem aproveitadas aqui em Botucatu.
04/04/2013
Cinco estrelasLi o projeto e quero pedir autorização para utilizá-lo em minhas aulas. O mesmo está muito rico e a interdisciplinariedade realmente acontece em sala com um projeto assim.
18/03/2013
Cinco estrelasSou uma mamãe que estuda diariamente com seu filho. Amei as dicas todas!
04/03/2013
Cinco estrelasPARABÉNS! ÓTIMA AULA!