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Aprendendo sobre transportes e cidadania a partir da elaboração de roteiros turísticos

 

16/06/2014

Autor e Coautor(es)
IZABEL CASTANHA GIL
imagem do usuário

ADAMANTINA - SP EUDECIO LUIZ VICENTE PROF ETE

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Construção do espaço: os territórios e os lugares
Ensino Médio Geografia O homem criador de paisagem/modificador de paisagem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Reconhecer a conceituação de roteiro turístico.

- Reconhecer a nomenclatura do sistema viário brasileiro, a partir da elaboração de roteiros turísticos rodoviários.

- Identificar características paisagísticas regionais brasileiras.

- Representar aspectos da diversidade paisagística regional brasileira valendo-se de imagens e de mapas.

- Reconhecer os deslocamentos por qualquer meio de transporte como oportunidade para que o viajante promova ações de cidadania, como conhecer e exercitar regras de segurança e participar de campanhas nacionais de combate à prostituição infanto-juvenil.

Duração das atividades
4 horas aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Tipos de transporte: identificação e caracterização

Nomenclatura das rodovias federais

Paisagem geográfica: definição

Roteiro turístico: definição e características

Noções matemáticas sobre porcentagem.

Leitura, elaboração e interpretação de tabelas e gráficos

Legenda

Localização e sentido no plano cartesiano.

Estratégias e recursos da aula

 

Aula sugerida para as séries finais do ensino fundamental e para o ensino médio. Poderá ser precedida pelas aulas:

 

- Transportes: os desafios do desenvolvimento brasileiro, disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56172 e

 

- Marco zero e nomenclatura das rodovias: o que é e para que servem? Esta aula está disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56222

 

Esta proposta de aula prevê a elaboração de roteiros turísticos fictícios e atende a duas finalidades:

1- Reforçar definições básicas acerca da nomenclatura das rodovias brasileiras, considerando a expressividade do uso desse tipo de transporte no país.

2- Exercitar o conceito de paisagem por meio de investigação lúdica acerca da heterogeneidade paisagística brasileira.

 

Os recursos didáticos selecionados contemplam a interatividade entre as fontes impressas (atlas geográfico, guias rodoviários, mapas político-administrativos, revistas, jornais etc.) e fontes virtuais (sites, blogs, GPS etc.)

 

 Para o seu desenvolvimento sugere-se a participação do professor de Matemática.

 

 

 

 

Atividade 1: Revendo definições e representações cartográficas

junho3-1junho3-2junho3-3

                  http://jamirlima.blogspot.com.br/2010/06/rodovias-federais.html#.U4_I9dJdXX4

                  https://arymoura.files.wordpress.com/2012/01/foto-satelite.jpg

                  http://tmdese.blogspot.com.br/

 

 

O professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática ou imprimir o conteúdo denominado Rodovias federais brasileiras, disponível em http://www1.dnit.gov.br/rodovias/rodoviasfederais/. Visando subsidiar o desenvolvimento desta atividade, o professor deverá rever informações relevantes acerca da nomenclatura das rodovias federais brasileiras, cujos critérios de identificação se estendem a todo o sistema viário nacional, incluindo as rodovias federais, estaduais e municipais. A revisão deverá ocorrer oralmente, enquanto os alunos visualizam o traçado das rodovias e o significado das suas numerações.

 

O principal objetivo da aula constitui-se na elaboração de roteiros turísticos, a partir de informações genéricas sobre os temas propostos no quadro 3, que os alunos pesquisarão no atlas geográfico, guias rodoviários, GPS (se houver disponibilidade), revistas e jornais obtidos na biblioteca da escola, rede mundial de computadores, entre outras fontes.

 

O quadro 1 apresenta algumas questões que deverão permitir a aquisição de noções básicas acerca de roteiros turísticos e da sua forma de elaboração.

 

 

Quadro 1. Roteiro turístico: o que é e como elaborá-lo

 

 

O documento base para esta atividade denomina-se Roteiro turístico e pode ser acessado em http://redeetec.mec.gov.br/images/stories/pdf/eixo_hosp_lazer/061112_rot_tur.pdf.

 

 

1. O que se entende por roteiro turístico? Qual é a sua importância?

 

2. Quais são os principais critérios estabelecidos para a classificação dos roteiros turísticos? Qual dos critérios melhor se aplica à proposta de nossa viagem turística fictícia por algumas rodovias brasileiras?

 

3. De acordo com o Plano de Marketing Turístico Brasileiro – Plano Aquarela -, qual tipo de roteiro turístico melhor se aplica à proposta de nossa viagem? Por que?

 

4. Como se caracteriza a estrutura de um roteiro turístico?

 

 

 

 

Para tanto, os alunos dispostos em duplas promoverão pequena discussão sobre o assunto e anotarão as respostas no caderno. A socialização dos resultados acontecerá oralmente, a partir da formação de um grupo único. Voluntariamente, os alunos lerão as perguntas e as respostas, enquanto o professor deverá fazer comentários gerais para complementar as informações.

 

 

 

 

Atividade 2. Elaboração de roteiro turístico rodoviário: os tipos de rodovias e as diferentes paisagens brasileiras

 

junho3-4   junho3-5

http://culturaeviagem.wordpress.com/2013/03/06/como-fazer-de-penedo-al-um-destino-turistico-nacional-mais-competitivo/

http://www.viajenaviagem.com/2010/11/br-101-praticamente-duplicada-na-paraiba/

 

 

 

Para o desenvolvimento desta atividade o professor de Matemática deverá orientar os alunos sobre a realização de alguns cálculos: a) extensão do percurso a ser percorrido; b) duração da viagem; c) quantidade e custo do combustível; d) gastos com alimentação e hospedagem, entre outros itens considerados relevantes.

 

Nesse momento, a turma deverá ser dividida em oito grupos. A cada um deles, por sorteio, será indicado um dos temas relacionados no quadro 3.  O lembrete destacado no quadro 2 sintetiza o conteúdo do roteiro turístico que se pretende criar.

 

Quadro 2. Caracterização dos roteiros turísticos propostos

 

O planejamento do roteiro turístico proposto deverá incluir as seguintes ações:

 

1. Identificar o sentido geral desse eixo rodoviário; a extensão dessa rodovia; as cidades localizadas nos dois extremos.

 

2. Desenhar o trajeto do roteiro turístico num mapa mudo do Brasil, relacionando as principais cidades servidas por esta rodovia. Destacar as cidades selecionadas para as paradas, durante a viagem, conforme detalhamento no item 4.

 

3. Identificar as principais bacias hidrográficas e os principais rios atravessados por esse eixo rodoviário.

 

4. Selecionar uma cidade de cada região brasileira servida por essa rodovia para investigar alguns dados básicos, tais como nome e estado, número de habitantes, principais atividades econômicas, principais pontos turísticos, festas populares, IDHM(*), renda per capita, e outros itens que o professor considerar relevantes..

 

5. Identificar as principais formas de relevo e as principais formações vegetais encontradas ao longo do trajeto percorrido.

 

6. Calcular o tempo estimado para realizar uma viagem de ônibus percorrendo todo o seu trajeto, de uma extremidade a outra. Considere uma velocidade média de 80 km/h e um pernoite a cada 12 horas de viagem.

 

7. Calcular o consumo em litros e o custo em reais do óleo diesel necessário para a realização da viagem.

 

8. Selecionar algumas imagens dessas cidades para compor um cartaz, como proposto mais adiante, na atividade 3.

 

(*) IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal). Essa informação pode ser acessada em IDHM Atlas, disponível em http://www.atlasbrasil.org.br/2013/pt/o_atlas/idhm/.

 

 

 

Quadro 3. Relação dos roteiros turísticos a serem elaborados pelos grupos de alunos

 

 

Roteiro 1. Roteiro BR-101

 

Junho4-5

 

Fonte:Rodovias longitudinais http://www.dnit.gov.br/rodovias/rodovias-federais/nomeclatura-das-rodovias-federais/rodovias-longitudinais.pdf

 

Roteiro 5. Roteiro BR-262

 

junho3-8

 

Fonte: Rodovias transversais http://www.dnit.gov.br/rodovias/rodovias-federais/nomeclatura-das-rodovias-federais/rodovias-transversais.pdf

 

Roteiro 2. Roteiro BR-116

 

junho3-4

 

Fonte: Rodovias longitudinais http://www.dnit.gov.br/rodovias/rodovias-federais/nomeclatura-das-rodovias-federais/rodovias-longitudinais.pdf

 

 

 

 

 

Roteiro 6. Roteiro BR-471 e BR-401

junho3-9

 

 

Fonte: Rodovias de ligação

 http://www.dnit.gov.br/rodovias/rodovias-federais/nomeclatura-das-rodovias-federais/rodovias-de-ligacao.pdf

 

Obs: Por se tratarem de rodovias de trechos curtos, o mesmo grupo deverá elaborar dois roteiros. A ideia é confrontar a diversidade paisagística do extremo norte e do extremo sul do país.

 

Roteiro 3. Roteiro BR-153

 

junho3-6

 

Fonte:Rodovias longitudinais

http://www.dnit.gov.br/rodovias/rodovias-federais/nomeclatura-das-rodovias-federais/rodovias-longitudinais.pdf

 

 Roteiro 7. Roteiro BR-070

 

junho3-R

 

Fonte:Rodovias radiais  http://www.dnit.gov.br/rodovias/rodovias-federais/nomeclatura-das-rodovias-federais/rodovias-radiais.pdf

 

Roteiro 4. Roteiro BR-230

 

junho3-7

 

Fonte: Rodovias transversais http://www.dnit.gov.br/rodovias/rodovias-federais/nomeclatura-das-rodovias-federais/rodovias-transversais.pdf

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Roteiro 8. Roteiro Meu Estado

 

   junho3-9junho3-11

 

Para este roteiro o grupo deverá selecionar um mapa rodoviário do seu Estado. Em seguida, deverá selecionar algumas localidades que gostariam de visitar (capital, litoral, cidades turísticas etc.). A cidade onde se localiza a escola será considerada como origem e a cidade mais distante como destino. Deverão identificar as rodovias que percorrerão e, a partir daí, farão os mesmos procedimentos sugeridos no quadro 2.

Observações:

1. Para este roteiro deverão ser escolhidas rodovias estaduais.

2. Sugere-se que o roteiro siga preferencialmente uma mesma rodovia, objetivando seguir a proposta dos demais roteiros, que é a de levar os alunos a reconhecerem a nomenclatura das rodovias.

 

 

 

 

O êxito de uma viagem se concretiza quando todos os objetivos propostos foram atendidos. Certamente, esses objetivos incluem segurança, prazer e bem estar. Além desses, nossa viagem inclui outro item, com forte apelo social junto aos jovens, especialmente junto às adolescentes: o combate à prostituição infanto-juvenil.

 

O quadro 5 traz informações sobre segurança nas rodovias e combate à prostituição infanto-juvenil, que deverá ser incluído no planejamento dos roteiros turísticos elaborados pelos grupos.

 

 

Quadro 5. Quando a minha segurança depende da segurança de todos

 

O professor deverá orientar os alunos sobre a necessidade de inclusão de algumas regras básicas de segurança nas estradas no planejamento dos roteiros turísticos. Essas informações poderão ser obtidas nos endereços:

 

Regras básicas para quem circula nas estradas com mau tempo. Disponível em http://www.segurancaparatodos.com/gca/?id=142&referer=di

Segurança rodoviária. Disponível em https://www.seguroscontinente.pt/auto/informacao-util/seguranca-rodoviaria/

 

O combate à prostituição infanto-juvenil deveria ser uma bandeira defendida por todos os cidadãos. Sabe-se, no entanto, que a movimentação e a impessoalidade que marcam os grandes fluxos de pessoas acabam encobrindo esse crime social. Com o objetivo de difundir as campanhas oficiais veiculadas com a finalidade de prevenção, os alunos deverão incluir alguma forma de alerta em seus roteiros turísticos. Por exemplo: a identificação do nº do telefone para denúncia. Matérias sobre a temática do combate à prostituição nas rodovias brasileiras poderão ser obtidas em

 

Caminhoneiros serão alvo de operações no combate à prostituição infantil nas rodovias do ES.Disponível emhttp://www.folhavitoria.com.br/policia/noticia/2013/06/caminhoneiros-serao-alvo-de-operacoes-no-combate-a-prostituicao-infantil-das-rodovias-do-es.html

 

Rodovias federais têm mais de 1.700 pontos de exploração sexual de menores, diz PRF. Disponível em http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2013/10/11/rodovias-federais-tem-mais-de-1700-pontos-de-exploracao-sexual-de-menores-diz-prf.htm

 

Proteja Brasil. Disponível em http://www.protejabrasil.com.br/br/

 

Outro item de grande importância diz respeito às condições de tráfego das rodovias. Ao traçar no mapa do Brasil o eixo rodoviário pesquisado, os alunos deverão consultar o aplicativo Condição das rodovias, disponível em http://www2.transportes.gov.br/bit/02-rodo/cond-rodo.html. Os trechos mais críticos deverão ser destacados com cores diferentes e identificados na legenda, com o intuito de alertar os viajantes.

 

 

 

Atividade 3. Encerramento da aula

 

  junho3-12junho3-13junho3-14

http://www.cariocanocerrado.com/page/3/

http://www.ilafox.com/2011/09/viajando-de-onibus.html

http://rabi-rabix.blogspot.com.br/2010/12/ninguem-aguenta.html

 

 

Usando cartolina, papel pardo ou papel manilha, cada grupo deverá elaborar um cartaz com o seu roteiro turístico.

 

 

Quadro 6. Socialização dos roteiros turísticos e do aprendizado

 

Os cartazes deverão conter:

 

- o título do roteiro, identificado pelo nome da rodovia representada.

 

- um mapa mudo do Brasil, com o traçado do eixo rodoviário.

 

- identificação das cidades localizadas em cada extremo e das cidades selecionadas como pontos de referência, conforme orientações dispostas no quadro 2.

 

- destaque nos trechos mais críticos da estrada, conforme disposto no último parágrafo do quadro 5.

 

- fotos/imagens legendadas que caracterizam as diferentes paisagens que marcam o trajeto cortado pela rodovia.

 

- símbolos indicando alguma forma de denúncia de casos de prostituição infanto-juvenil.

 

Para complementar as informações representadas com imagens sugere-se que cada grupo elabore uma espécie de livreto contendo a sistematização dos dados referentes às cidades pesquisadas, conforme proposta descrita no quadro 2. Deve também trazer as regras de segurança no trânsito rodoviário, conforme descrição sugerida no quadro 5.

 

 

 

Os cartazes deverão ser fixados na sala de aula ou no mural externo. Combinando previamente com outros professores, as apresentações poderão ser estendidas a colegas de outras turmas. Além do aprendizado geográfico e matemático, os estudantes terão oportunidade de conhecer o trabalho dos órgãos responsáveis pela elaboração da política viária nacional, envolvendo o traçado das rodovias, sua expansão, manutenção e fiscalização, políticas oficiais de segurança, campanhas nacionais de combate à prostituição infanto-juvenil, entre outros.

Recursos Complementares

O enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes pela Polícia Rodoviária Federal do Rio Grande do Norte por uma cidade sustentável em 2014. Disponível em http://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=5814

Segurança na estrada. Disponível em http://www.child-to-child.org/resources/pdfs/42ESTRA.pdf


 

Avaliação

O professor deverá estar atento à participação e envolvimento dos alunos nas atividades propostas, valorizando pontualidade, responsabilidade, dedicação, estética e adequação aos critérios estabelecidos em cada uma das atividades.

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