16/06/2014
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Geografia | Construção do espaço: os territórios e os lugares |
Ensino Médio | Geografia | O homem criador de paisagem/modificador de paisagem |
- Reconhecer a conceituação de roteiro turístico.
- Reconhecer a nomenclatura do sistema viário brasileiro, a partir da elaboração de roteiros turísticos rodoviários.
- Identificar características paisagísticas regionais brasileiras.
- Representar aspectos da diversidade paisagística regional brasileira valendo-se de imagens e de mapas.
- Reconhecer os deslocamentos por qualquer meio de transporte como oportunidade para que o viajante promova ações de cidadania, como conhecer e exercitar regras de segurança e participar de campanhas nacionais de combate à prostituição infanto-juvenil.
Tipos de transporte: identificação e caracterização
Nomenclatura das rodovias federais
Paisagem geográfica: definição
Roteiro turístico: definição e características
Noções matemáticas sobre porcentagem.
Leitura, elaboração e interpretação de tabelas e gráficos
Legenda
Localização e sentido no plano cartesiano.
Aula sugerida para as séries finais do ensino fundamental e para o ensino médio. Poderá ser precedida pelas aulas:
- Transportes: os desafios do desenvolvimento brasileiro, disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56172 e
- Marco zero e nomenclatura das rodovias: o que é e para que servem? Esta aula está disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56222
Esta proposta de aula prevê a elaboração de roteiros turísticos fictícios e atende a duas finalidades: 1- Reforçar definições básicas acerca da nomenclatura das rodovias brasileiras, considerando a expressividade do uso desse tipo de transporte no país. 2- Exercitar o conceito de paisagem por meio de investigação lúdica acerca da heterogeneidade paisagística brasileira.
Os recursos didáticos selecionados contemplam a interatividade entre as fontes impressas (atlas geográfico, guias rodoviários, mapas político-administrativos, revistas, jornais etc.) e fontes virtuais (sites, blogs, GPS etc.)
Para o seu desenvolvimento sugere-se a participação do professor de Matemática. |
O professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática ou imprimir o conteúdo denominado Rodovias federais brasileiras, disponível em http://www1.dnit.gov.br/rodovias/rodoviasfederais/. Visando subsidiar o desenvolvimento desta atividade, o professor deverá rever informações relevantes acerca da nomenclatura das rodovias federais brasileiras, cujos critérios de identificação se estendem a todo o sistema viário nacional, incluindo as rodovias federais, estaduais e municipais. A revisão deverá ocorrer oralmente, enquanto os alunos visualizam o traçado das rodovias e o significado das suas numerações.
O principal objetivo da aula constitui-se na elaboração de roteiros turísticos, a partir de informações genéricas sobre os temas propostos no quadro 3, que os alunos pesquisarão no atlas geográfico, guias rodoviários, GPS (se houver disponibilidade), revistas e jornais obtidos na biblioteca da escola, rede mundial de computadores, entre outras fontes.
O quadro 1 apresenta algumas questões que deverão permitir a aquisição de noções básicas acerca de roteiros turísticos e da sua forma de elaboração.
Quadro 1. Roteiro turístico: o que é e como elaborá-lo
O documento base para esta atividade denomina-se Roteiro turístico e pode ser acessado em http://redeetec.mec.gov.br/images/stories/pdf/eixo_hosp_lazer/061112_rot_tur.pdf.
1. O que se entende por roteiro turístico? Qual é a sua importância?
2. Quais são os principais critérios estabelecidos para a classificação dos roteiros turísticos? Qual dos critérios melhor se aplica à proposta de nossa viagem turística fictícia por algumas rodovias brasileiras?
3. De acordo com o Plano de Marketing Turístico Brasileiro – Plano Aquarela -, qual tipo de roteiro turístico melhor se aplica à proposta de nossa viagem? Por que?
4. Como se caracteriza a estrutura de um roteiro turístico?
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Para tanto, os alunos dispostos em duplas promoverão pequena discussão sobre o assunto e anotarão as respostas no caderno. A socialização dos resultados acontecerá oralmente, a partir da formação de um grupo único. Voluntariamente, os alunos lerão as perguntas e as respostas, enquanto o professor deverá fazer comentários gerais para complementar as informações.
http://www.viajenaviagem.com/2010/11/br-101-praticamente-duplicada-na-paraiba/
Para o desenvolvimento desta atividade o professor de Matemática deverá orientar os alunos sobre a realização de alguns cálculos: a) extensão do percurso a ser percorrido; b) duração da viagem; c) quantidade e custo do combustível; d) gastos com alimentação e hospedagem, entre outros itens considerados relevantes.
Nesse momento, a turma deverá ser dividida em oito grupos. A cada um deles, por sorteio, será indicado um dos temas relacionados no quadro 3. O lembrete destacado no quadro 2 sintetiza o conteúdo do roteiro turístico que se pretende criar.
Quadro 2. Caracterização dos roteiros turísticos propostos
O planejamento do roteiro turístico proposto deverá incluir as seguintes ações:
1. Identificar o sentido geral desse eixo rodoviário; a extensão dessa rodovia; as cidades localizadas nos dois extremos.
2. Desenhar o trajeto do roteiro turístico num mapa mudo do Brasil, relacionando as principais cidades servidas por esta rodovia. Destacar as cidades selecionadas para as paradas, durante a viagem, conforme detalhamento no item 4.
3. Identificar as principais bacias hidrográficas e os principais rios atravessados por esse eixo rodoviário.
4. Selecionar uma cidade de cada região brasileira servida por essa rodovia para investigar alguns dados básicos, tais como nome e estado, número de habitantes, principais atividades econômicas, principais pontos turísticos, festas populares, IDHM(*), renda per capita, e outros itens que o professor considerar relevantes..
5. Identificar as principais formas de relevo e as principais formações vegetais encontradas ao longo do trajeto percorrido.
6. Calcular o tempo estimado para realizar uma viagem de ônibus percorrendo todo o seu trajeto, de uma extremidade a outra. Considere uma velocidade média de 80 km/h e um pernoite a cada 12 horas de viagem.
7. Calcular o consumo em litros e o custo em reais do óleo diesel necessário para a realização da viagem.
8. Selecionar algumas imagens dessas cidades para compor um cartaz, como proposto mais adiante, na atividade 3.
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(*) IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal). Essa informação pode ser acessada em IDHM Atlas, disponível em http://www.atlasbrasil.org.br/2013/pt/o_atlas/idhm/.
Quadro 3. Relação dos roteiros turísticos a serem elaborados pelos grupos de alunos
Roteiro 1. Roteiro BR-101
Fonte:Rodovias longitudinais http://www.dnit.gov.br/rodovias/rodovias-federais/nomeclatura-das-rodovias-federais/rodovias-longitudinais.pdf
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Roteiro 5. Roteiro BR-262
Fonte: Rodovias transversais http://www.dnit.gov.br/rodovias/rodovias-federais/nomeclatura-das-rodovias-federais/rodovias-transversais.pdf
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Roteiro 2. Roteiro BR-116
Fonte: Rodovias longitudinais http://www.dnit.gov.br/rodovias/rodovias-federais/nomeclatura-das-rodovias-federais/rodovias-longitudinais.pdf
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Roteiro 6. Roteiro BR-471 e BR-401
Fonte: Rodovias de ligação
Obs: Por se tratarem de rodovias de trechos curtos, o mesmo grupo deverá elaborar dois roteiros. A ideia é confrontar a diversidade paisagística do extremo norte e do extremo sul do país.
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Roteiro 3. Roteiro BR-153
Fonte:Rodovias longitudinais
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Roteiro 7. Roteiro BR-070
Fonte:Rodovias radiais http://www.dnit.gov.br/rodovias/rodovias-federais/nomeclatura-das-rodovias-federais/rodovias-radiais.pdf
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Roteiro 4. Roteiro BR-230
Fonte: Rodovias transversais http://www.dnit.gov.br/rodovias/rodovias-federais/nomeclatura-das-rodovias-federais/rodovias-transversais.pdf
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Roteiro 8. Roteiro Meu Estado
Para este roteiro o grupo deverá selecionar um mapa rodoviário do seu Estado. Em seguida, deverá selecionar algumas localidades que gostariam de visitar (capital, litoral, cidades turísticas etc.). A cidade onde se localiza a escola será considerada como origem e a cidade mais distante como destino. Deverão identificar as rodovias que percorrerão e, a partir daí, farão os mesmos procedimentos sugeridos no quadro 2. Observações: 1. Para este roteiro deverão ser escolhidas rodovias estaduais. 2. Sugere-se que o roteiro siga preferencialmente uma mesma rodovia, objetivando seguir a proposta dos demais roteiros, que é a de levar os alunos a reconhecerem a nomenclatura das rodovias.
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O êxito de uma viagem se concretiza quando todos os objetivos propostos foram atendidos. Certamente, esses objetivos incluem segurança, prazer e bem estar. Além desses, nossa viagem inclui outro item, com forte apelo social junto aos jovens, especialmente junto às adolescentes: o combate à prostituição infanto-juvenil.
O quadro 5 traz informações sobre segurança nas rodovias e combate à prostituição infanto-juvenil, que deverá ser incluído no planejamento dos roteiros turísticos elaborados pelos grupos.
Quadro 5. Quando a minha segurança depende da segurança de todos
O professor deverá orientar os alunos sobre a necessidade de inclusão de algumas regras básicas de segurança nas estradas no planejamento dos roteiros turísticos. Essas informações poderão ser obtidas nos endereços:
Regras básicas para quem circula nas estradas com mau tempo. Disponível em http://www.segurancaparatodos.com/gca/?id=142&referer=di Segurança rodoviária. Disponível em https://www.seguroscontinente.pt/auto/informacao-util/seguranca-rodoviaria/
O combate à prostituição infanto-juvenil deveria ser uma bandeira defendida por todos os cidadãos. Sabe-se, no entanto, que a movimentação e a impessoalidade que marcam os grandes fluxos de pessoas acabam encobrindo esse crime social. Com o objetivo de difundir as campanhas oficiais veiculadas com a finalidade de prevenção, os alunos deverão incluir alguma forma de alerta em seus roteiros turísticos. Por exemplo: a identificação do nº do telefone para denúncia. Matérias sobre a temática do combate à prostituição nas rodovias brasileiras poderão ser obtidas em
Caminhoneiros serão alvo de operações no combate à prostituição infantil nas rodovias do ES.Disponível emhttp://www.folhavitoria.com.br/policia/noticia/2013/06/caminhoneiros-serao-alvo-de-operacoes-no-combate-a-prostituicao-infantil-das-rodovias-do-es.html
Rodovias federais têm mais de 1.700 pontos de exploração sexual de menores, diz PRF. Disponível em http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2013/10/11/rodovias-federais-tem-mais-de-1700-pontos-de-exploracao-sexual-de-menores-diz-prf.htm
Proteja Brasil. Disponível em http://www.protejabrasil.com.br/br/ Outro item de grande importância diz respeito às condições de tráfego das rodovias. Ao traçar no mapa do Brasil o eixo rodoviário pesquisado, os alunos deverão consultar o aplicativo Condição das rodovias, disponível em http://www2.transportes.gov.br/bit/02-rodo/cond-rodo.html. Os trechos mais críticos deverão ser destacados com cores diferentes e identificados na legenda, com o intuito de alertar os viajantes.
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http://www.cariocanocerrado.com/page/3/
http://www.ilafox.com/2011/09/viajando-de-onibus.html
http://rabi-rabix.blogspot.com.br/2010/12/ninguem-aguenta.html
Usando cartolina, papel pardo ou papel manilha, cada grupo deverá elaborar um cartaz com o seu roteiro turístico.
Quadro 6. Socialização dos roteiros turísticos e do aprendizado
Os cartazes deverão conter:
- o título do roteiro, identificado pelo nome da rodovia representada.
- um mapa mudo do Brasil, com o traçado do eixo rodoviário.
- identificação das cidades localizadas em cada extremo e das cidades selecionadas como pontos de referência, conforme orientações dispostas no quadro 2.
- destaque nos trechos mais críticos da estrada, conforme disposto no último parágrafo do quadro 5.
- fotos/imagens legendadas que caracterizam as diferentes paisagens que marcam o trajeto cortado pela rodovia.
- símbolos indicando alguma forma de denúncia de casos de prostituição infanto-juvenil.
Para complementar as informações representadas com imagens sugere-se que cada grupo elabore uma espécie de livreto contendo a sistematização dos dados referentes às cidades pesquisadas, conforme proposta descrita no quadro 2. Deve também trazer as regras de segurança no trânsito rodoviário, conforme descrição sugerida no quadro 5.
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Os cartazes deverão ser fixados na sala de aula ou no mural externo. Combinando previamente com outros professores, as apresentações poderão ser estendidas a colegas de outras turmas. Além do aprendizado geográfico e matemático, os estudantes terão oportunidade de conhecer o trabalho dos órgãos responsáveis pela elaboração da política viária nacional, envolvendo o traçado das rodovias, sua expansão, manutenção e fiscalização, políticas oficiais de segurança, campanhas nacionais de combate à prostituição infanto-juvenil, entre outros.
O enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes pela Polícia Rodoviária Federal do Rio Grande do Norte por uma cidade sustentável em 2014. Disponível em http://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=5814
Segurança na estrada. Disponível em http://www.child-to-child.org/resources/pdfs/42ESTRA.pdf
O professor deverá estar atento à participação e envolvimento dos alunos nas atividades propostas, valorizando pontualidade, responsabilidade, dedicação, estética e adequação aos critérios estabelecidos em cada uma das atividades.
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