18/06/2014
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Memória |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Fundamental Final | História | Relações de trabalho |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Médio | Sociologia | Poder, política e Estado Moderno |
Ensino Médio | Sociologia | Indivíduo, identidade e socialização |
Ensino Médio | História | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
Ensino Médio | História | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Ensino Médio | História | Cultura |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Migrações, cultura e identidades |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Ensino Médio | Sociologia | Indivíduo, identidade e socialização |
As bases da colonização portuguesa no Brasil.
Estratégias:
Recursos:
Módulo 1 - Migrar, emigrar, imigrar: distinguindo os conceitos |
Muitos portugueses emigraram de Portugal para o Brasil entre os séculos XVI e XX. Os imigrantes portugueses se espalharam por todo o Brasil, mas a maior concentração ocorreu no Rio de Janeiro e em São Paulo. Antes de iniciar o trabalho com as características da imigração portuguesa no Brasil, nos séculos XIX e XX, o professor deve propor uma discussão sobre a questão abaixo:
Afinal, qual é a diferença entre migrar, emigrar e imigrar?
Orientações para a atividade:
a. Para iniciar as atividades desta aula, solicite aos alunos que, divididos em duplas, selecionem textos que abordem a distinção entre os três conceitos. Confira, abaixo, duas sugestões de textos que podem ser analisados pelos alunos:
Os três termos são corretos, mas têm significados distintos. Vejamos: Ora, quando nos referimos ao ato específico de saída espontânea de um país para outro, falamos em "emigração". Já o termo "imigração" se refere ao ato de imigrar, que significa entrar e fixar residência em outro país. Texto publicado por Instrução Digital Acesso em: 12/06/2014 |
Migrantes O termo migração corresponde à mobilidade espacial da população. Migrar é trocar de país, de Estado, Região ou até de domicílio. Esse processo ocorre desde o início da história da humanidade. O ato de migrar faz do indivíduo um emigrante ou imigrante. Emigrante é a pessoa que deixa (sai) um lugar de origem com destino a outro lugar. O imigrante é o indivíduo que chega (entra) em um determinado lugar para nele viver. Texto publicado por Wagner de Cerqueira e Franciscohttp://www.mundoeducacao.com/geografia/migracao.htm Acesso em: 12/06/2014 |
b. Após a leitura atenta dos textos, as duplas devem discutir as definições e diferenças entre os três conceitos (migrar, emigrar e imigrar) e anotar no caderno. Em seguida, proponha uma discussão coletiva entre todos os alunos para a socialização de suas conclusões.
c. Para o aprofundamento das diferenças entre os conceitos, solicite à cada dupla que elabore três frases nas quais eles utilizem os termos migrar, emigrar e imigrar, como nos exemplos abaixo:
1) As migrações pelo território brasileiro estão associadas a fatores econômicos. 2) Maria emigrou do Brasil para o Canadá. 3) Maria imigrou para o Canadá. |
Os alunos poderão observar que as pessoas emigram de algum lugar e imigram para algum lugar. Ou seja, saem (emigram) ou entram (imigram).
d. Após a elaboração das frases pelas duplas, as mesmas devem ser apresentadas aos demais colegas da turma. As duplas podem escrevê-las no quadro ou em cartolina. Outra opção é que escrevam no editor de texto de computadores disponíveis e projetem as frases para os colegas com a utilização de data show. Cada frase poderá ser acompanhada por uma imagem (desenho, foto) que exemplifique o conceito trabalhado.
Mapa Interativo
Nesta atividade, a proposta é o trabalho com um mapa interativo que apresenta os povos que imigraram para o Brasil entre os séculos XIX e XX. A partir da atividade, os alunos poderão aprofundar os conceitos trabalhados na Atividade 1 e obter informações a respeito de cada grupo de imigrantes que entrou em nosso país, no período em questão.
Orientações para a atividade:
a. Os alunos devem observar atentamente o mapa abaixo, acessando o link na fonte indicada:
Fonte: http://www.educacional.com.br/reportagens/japao/mapa.asp Acesso em: 12/06/2014
b. Clicando em cada bandeira, os alunos encontrarão informações sobre os povos que vieram para o Brasil a partir do século XIX. Peça a eles que leiam atentamente e anotem no caderno as ideias centrais, relativas ao período de entrada de cada um dos povos mencionados no mapa e também sobre os principais estados brasileiros que os receberam.
Veja, por exemplo, as informações obtidas a respeito da imigração portuguesa, quando clicamos na bandeira de Portugal:
http://www.educacional.com.br/reportagens/japao/popups/portugal.asp Acesso em: 12/06/2014 |
A partir da leitura, os alunos observarão que, embora o mapa trate da entrada de imigrantes no Brasil entre os séculos XIX e XX, o caso de Portugal é uma exceção pelo fato de representar o Estado que colonizou o Brasil a partir de 1500, havendo, portanto, a entrada de portugueses no território brasileiro desde esse período. Desta forma, alguns autores falam de imigração portuguesa propriamente dita a partir do século XIX, após a independência do Brasil. Outra informação relevante: as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro foram as que mais receberam imigrantes portugueses. |
c. A partir da leitura realizada, os alunos poderão elaborar uma tabela, sintetizando as informações recebidas, seguindo os exemplos abaixo:
Imigrantes | Período de entrada no Brasil | Principais estados brasileiros que os receberam |
Portugueses | A partir do século XVI | São Paulo e Rio de Janeiro. |
Italianos | A partir do século XIX | São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo. |
Espanhóis | ||
Alemães | ||
Japoneses | ||
Poloneses | ||
Ucranianos | ||
Sírios | ||
Libaneses | ||
Judeus (diferentes localidades) |
d. Proponha aos alunos questões relacionadas aos conceitos de emigrante e imigrante, para cada um dos povos citados no mapa, como no exemplo abaixo:
Do ponto de vista de quem ficou em Portugal, os portugueses que vieram para o Brasil eram emigrantes ou imigrantes? E do ponto de vista de quem estava no Brasil, o que eles eram? |
Após as atividades com os conceitos de migração, emigração e imigração, os alunos estarão preparados para trabalhar sobre as características específicas da imigração portuguesa para o Brasil nos séculos XIX e XX.
Módulo 2 - Características da imigração portuguesa para o Brasil |
Proponha aos alunos o trabalho com o material produzido pelo IBGE no canal "Brasil 500 anos", o qual "apresenta um breve panorama sobre o processo de ocupação do território brasileiro, com ênfase nas contribuições prestadas por distintos grupos étnicos".
Para iniciar, apresente aos alunos a tabela abaixo, no link indicado:
Tabela com estimativas de entrada de portugueses no Brasil desde o século XVI
http://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/portugueses
Acesso em 12/06/2014
Os alunos devem analisar os dados relativos à América Portuguesa (Brasil). Na segunda coluna da tabela eles encontrarão o total de portugueses que entrou no Brasil em cada período indicado na primeira coluna. A quarta coluna traz a média anual de portugueses que entraram no país, em cada período.
A partir da análise da tabela, os alunos terão uma primeira ideia a respeito do fluxo de imigrantes portugueses no Brasil, entre os séculos XVI e XX.
Na sequência, proponha aos alunos o trabalho com os textos publicados pelo IBGE.
Orientações para a atividade:
a. Os alunos devem acessar o link http://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/portugueses (Acesso em: 12/06/2014)
b. Divida os alunos em quatro grupos. Cada grupo deverá trabalhar com uma das quatro fases da imigração portuguesa no Brasil, conforme divisão do IBGE
Imigração Portuguesa no Brasil |
Imigração restrita (1500-1700) |
Imigração de transição (1701-1850) |
Imigração de massa (1851-1930) |
Imigração de declínio (1960-1991) |
c. Ao analisar cada uma das fases da imigração, os grupos devem procurar responder, a partir do material disponível nos links:
d. Cada grupo deverá organizar os dados coletados em PowerPoint para apresentação aos colegas. Em data previamente marcada, os grupos apresentarão os trabalhos e, em seguida, farão uma discussão coletiva para esclarecimentos de dúvidas e aprofundamento das conclusões.
Para aprofundar as discussões realizadas na Atividade 2, proponha aos alunos a leitura e debate do texto "Notas sobre os imigrantes portugueses no Brasil (Séc. XIX e XX)", assinado por Maria Luisa Nabinger de Almeida Pasckes. Confira um excerto do texto:
1. Vimos que a emigração portuguesa para o Brasil no final do séc. XIX é consequência da transição econômica e política por que passava Portugal naquele período. 2. A emigração, através das remessas, era o único recurso econômico para o governo português de equilibrar sua balança comercial. Apesar de esta emigração ser desordenada no final do séc. XIX e início do séc. XX, ela concorreu, politicamente, também para diminuir as situações de conflito com o desenvolvimento das forças produtivas, sobretudo na agricultura. 3. Para o período de Salazar, a partir de 1933, observamos uma ligeira queda na emigração portuguesa para o Brasil. Por um lado, isto seria explicado pelo maior controle da emigração, sobretudo a partir do estabelecimento da política de emprego naquele país. Na verdade, esta política de emprego não deixou de estimular, indiretamente, a emigração. Por outro, houve mudanças nos destinos da emigração. Ao lado do Brasil, passam a figurar a Venezuela, os EUA, o Canadá e a Europa como novos caminhos da emigração portuguesa. 4. As remessas dos imigrantes portugueses no Brasil eram a principal fonte de recursos para o governo português. 5. A maioria dos imigrantes portugueses, sobretudo no final do séc. XIX e início do séc. XX, desejavam "melhorar de fortuna". Daí, a razão pela qual se dirigiam para o Brasil, "terra de muitas riquezas", constituindo assim no país do "eldorado". 6. Do final do séc. XIX até 1960, a maioria dos imigrantes portugueses no Brasil, eram originários da parte do norte de Portugal. A destacar: Beira Alta, Beira Litoral, Douro Litoral, Trás-os-Montes, Minho e Estremadura, com oscilações de predominância entre estas regiões neste longo período. 7. A principal atividade econômica dos emigrantes portugueses era a agricultura, seguida pelo comércio, construção civil e outras atividades do setor secundário. 8. No Brasil, os imigrantes portugueses vão dedicar-se às atividades urbanas, entre elas o comércio, em detrimento da atividade agrícola. 9. O maior contingente imigratório localizava-se em primeiro lugar, no Distrito Federal, no Estado do Rio de Janeiro e outras cidades do norte do Brasil (Bahia, Manaus, etc.). Posteriormente, aumentará o fluxo imigratório para São Paulo. 10. Em São Paulo, os imigrantes portugueses continuarão dedicando-se ao setor secundário. 11. A imigração portuguesa no Brasil foi trazida pela atração econômica que o país representava e não pela possibilidade de substituir-se a mão de obra escrava na agricultura. 12. No Brasil, os imigrantes portugueses participariam do desenvolvimento dos setores industrial e de serviços (o comércio), sobretudo a partir de 1930. |
http://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/viewFile/18636/20699
Acesso em: 12/06/2014
Orientações para a atividade:
a. Utilizando computadores com internet, os alunos devem acessar o texto no link indicado. Oriente-os a fazerem atentamente uma primeira leitura desse texto.
b. Após a primeira leitura, os alunos devem fazer, em duplas, um esquema das ideias centrais do texto, as quais devem ser destacadas a partir dos itens que o dividem:
A. Razões da Emigração Portuguesa para o Brasil
B. Caracterização Socioeconômica dos Emigrantes Portugueses
C. Conclusão |
c. Em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=48914 (Acesso em 12/06/2014), os alunos encontrarão orientações de como fazer um esquema das ideias centrais de um texto, seja utilizando setas, chaves, mapa conceitual ou outros formatos.
d. Após a elaboração do esquema, os alunos estarão preparados para debater o tema, em discussão coletiva, coordenada pelo professor. Promova a socialização dos esquemas produzidos pelas duplas.
Módulo 3 - Manifestações culturais de imigrantes portugueses e seus descendentes no Brasil |
Inicie esta aula, conversando com os alunos sobre as diferentes culturas presentes no Brasil desde a colonização. Na discussão, é importante ressaltar com os alunos não apenas as interações, aproximações, mas também os conflitos, oposições e resistências, pois não é possível desconsiderar as diferenças e mesmo adversidades existentes na formação da chamada cultura brasileira. Portanto, ao propor o trabalho com as manifestações culturais de imigrantes portugueses no Brasil, questões relacionadas às relações de poder presentes na pluralidade cultural brasileira também devem ser mencionadas.
Aprofunde a reflexão com os alunos, a partir da leitura e discussão coletiva do texto de Maurício Érnica sobre a Pluralidade Cultural:
Pluralidade Cultural Devemos reconhecer que a pluralidade cultural representa o acúmulo das experiências e das conquistas humanas. No entanto, nem todas as diferenças são positivas. Quando elas se transformam em desigualdades precisam ser encaradas criticamente. Dentro das sociedades e entre povos há relações de desigualdade e dominação em que alguns grupos sociais acumulam bens materiais, saberes, prestígio e poder ao mesmo tempo em que impedem o amplo acesso de outros grupos a essas riquezas. A rigor, a desigualdade no acesso aos meios para organizar a própria vida compromete a plena existência da pluralidade cultural. Isso porque se alguns grupos em uma sociedade ou algumas culturas se afirmam em detrimento de outras, é sinal de que uma parcela dessa diversidade está sendo reprimida, constrangida ou até mesmo eliminada. Nos noticiários e no estudo da história podemos ver inúmeros exemplos disso, como a destruição física e cultural de tantos povos indígenas que habitavam a costa brasileira antes da presença portuguesa, a violência que significa a escravidão ou as tantas formas de pobreza que convivem com a riqueza em nossas cidades. Assim, a autêntica afirmação da pluralidade cultural é inseparável das lutas pela extensão dos direitos humanos a todos e pela construção de relações cidadãs e democráticas. Em nossos dias, a luta contra as desigualdades e pela afirmação de um convívio pacífico entre as culturas e grupos humanos tem se tornado um tema cada vez mais importante. |
O texto se encontra na p.7. Acesso em:12/06/2014
A leitura do texto possibilitará aos alunos a necessária compreensão de que não podemos falar em "integração pacífica" de culturas no Brasil, principalmente quando se trata da relação estabelecida com os portugueses entre os séculos XVI e XIX. Entretanto, isso não impede de reconhecer e apreciar a diversidade como característica relevante da formação cultural brasileira.
Reprodução e debate de vídeos
Vídeo 1 | Vídeo 2 |
|
http://www.youtube.com/watch?v=m8MgR8MUkk0 |
Titulo do vídeo: PORTUGUESES País: Brasil Duração: 00:27:30 Diretor: Marcelo Gomes Série: OS BRASILEIROS |
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=16766 |
Vídeos acessados em:12/06/2014
Orientações para a atividade:
a. O professor deve fazer a reprodução dos vídeos em local apropriado na escola, para que todos os alunos possam assistir juntos. Outra possibilidade é que os alunos assistam aos vídeos por meio de computadores com acesso à internet.
b. O Vídeo 1 trata da experiência portuguesa no Brasil, desde o início da colonização. A partir dos 16 minutos, aborda algumas heranças culturais portuguesas em nosso país. Após a projeção, promova um debate, no qual os alunos discutam as principais ideias do vídeo:
|
c. O Vídeo 2 trata da história de Isabel Maria Pereira, uma mulher que veio de Bragança (Portugal) aos 19 anos e construiu sua família no Brasil trabalhando como feirante. Após a reprodução do vídeo, os alunos devem discutir as ideias centrais apresentadas.
d. A partir das discussões dos vídeos e da leitura do texto da Atividade 1, intitulado "Pluralidade Cultural", questione os alunos:
Além da questão das influências culturais portuguesas no Brasil, os vídeos permitem pensar os conflitos, relações de poder, lutas e resistências inerentes à pluralidade cultural brasileira? Justifique com argumentos claros. |
Produção de Texto Argumentativo |
1. O professor poderá propor que os alunos elaborem um texto argumentativo sobre a questão destacada acima. Além dos vídeos trabalhados, os estudos realizados nas atividades anteriores também serão a referência para a construção dos argumentos que nortearão o desenvolvimento do texto.
2. Para orientar os alunos em relação às características de um texto argumentativo, consulte a aula "Os tipos textuais - leitura e reflexão", publicada no Portal do Professor, no link http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50179
3. O conteúdo dos textos deve ser socializado entre os alunos.
4. O professor, como mediador da atividade, também deve colocar o seu ponto de vista, expondo a sua argumentação acerca do tema.
5. Ao final da atividade, os alunos terão um tempo para refazerem os seus textos, caso julguem necessário, a partir das discussões realizadas. Os textos devem ser recolhidos pelo professor para leitura e avaliação.
Nome | Tipo |
---|---|
Isabel, a portuguesa | Vídeo |
Para alunos e professores:
1. Histórico da Imigração no Brasil. Link para acesso: http://www.diasmarques.adv.br/pt/historico_imigracao_brasil.htm#Histórico
2. A Imigração no Brasil. Link para acesso: http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/geografia/geografia_do_brasil/demografia_imigracoes/brasil_imigracoes
3. O imigrante e o trabalho. http://www2.tvcultura.com.br/aloescola/estudosbrasileiros/entredoismundos/entredoismundos3.htm
4. A influência portuguesa. http://www.sppert.com.br/Artigos/Brasil/Cultura/A_influ%C3%AAncia_portuguesa/
Acesso em: 12/06/2014
O professor deve observar se os objetivos propostos na aula foram efetivamente alcançados pelos alunos, tendo em vista as estratégias desenvolvidas e os recursos utilizados. Assim, poderá avaliar os alunos nas atividades trabalhadas em cada módulo, como: leitura e interpretação de textos, leitura e interpretação de mapa interativo, interpretação e produção de tabelas, análise e debate de vídeos, produção de esquema, produção de texto argumentativo, trabalhos individuais, em dupla e em grupo, debates.
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