Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Nosso corpo é um sistema integrado

 

19/06/2014

Autor e Coautor(es)
VANESSA FONSECA GONCALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Médio Biologia Moléculas, células e tecidos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar como os diferentes sistemas (digestório, circulatório, respiratório, urinário, nervoso, sensorial, endócrino e locomotor) se relacionam e como contribuem para a integração no corpo humano.
  • Valorizar o cuidado com a própria saúde.
  • Elaborar um jornal eletrônico abordando os seguintes temas de importância para a saúde do corpo humano: lazer, repouso, alimentação, atividades físicas e o consumo de álcool e fumo.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Sistemas digestório, circulatório, respiratório, urinário, nervoso, sensorial, endócrino e locomotor.
Estratégias e recursos da aula
  • Utilização de imagem.
  • Atividades em duplas e grupos.
  • Questionamentos e discussões.
  • Atividades de socialização de ideias.
  • Produção de um jornal eletrônico.

O corpo humano funciona de forma integrada, onde todos os sistemas e órgãos se relacionam de forma interligada e complementar. Neste sentido, para se ter uma vida saudável e conhecer-se melhor, é importante entender os princípios básicos do funcionamento do próprio corpo e compreender os motivos pelos quais alguns cuidados são fundamentais à saúde.

Corpo humano é um sistema integrado

  Imagem disponível em: http://fotosenoticias.com/wp-content/uploads/2012/05/corpo-humano-518x250.jpg. Acesso em 12 de junho de 2014.

 

AULA 1: O que acontece com nosso corpo durante uma partida de futebol?

As atividades têm como objetivos:

  • confrontar as interpretações baseadas no senso comum com as interpretações científicas;
  • identificar processos vitais para o bom funcionamento do organismo;
  • analisar uma situação-problema;
  • contribuir para a elaboração de argumentos e
  • relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem (como imagem e mapa conceitual).

 

Para o professor:

1) Projete a imagem de um jogador de futebol prestes a chutar a bola. Na falta de um projetor de imagens, reproduza o desenho no quadro.

Jogador de futebol.

 Imagem disponível em: http://trivela.uol.com.br/wp-content/uploads/2013/06/Neymar1.jpg. Acesso em 12 de junho de 2014.

 

2) Solicite aos alunos que se organizem em duplas e discutam o que está acontecendo no corpo do jogador durante uma partida de futebol.

3) Oriente as discussões nas duplas, estimulando a análise do corpo humano como um todo e a integração dos sistemas e órgãos para a realização da atividade.

4) Após um tempo pré-estabelecido para as discussões, organize um momento para a socialização das ideias. Estimule os alunos a apresentarem as ideias e avaliarem as respostas dadas pelos colegas, complementado-as.

- Espera-se que os alunos compreendam que nenhum sistema age isoladamente. Quando o conjunto dos vários sistemas atua de modo adequado, o organismo está em perfeitas condições para realizar suas atividades.

- Quando um jogador de futebol vai chutar a bola, seus olhos percebem o ambiente e a informação é transmitida até o cérebro para ser interpretada. Em resposta, o cérebro envia informações para determinados músculos e ossos se mexerem e chutarem a bola do modo desejado. Além disso, as frequências cardíaca e respiratória aumentam para uma maior circulação de substâncias (nutrientes e oxigênio) e produção de energia nas células musculares. O corpo também controla a temperatura corporal por meio do suor. E no instante do chute, o jogador fica em situação de estresse, liberando a adrenalina.

 

AULAS 2, 3, 4 e 5: Produção de um jornal eletrônico

A produção de um jornal eletrônico tem como objetivos: contribuir para a argumentação dos alunos e divulgação do conhecimento científico.

 

Para o professor:

1) Proponha aos alunos que produzam um jornal eletrônico. Cada turma deverá produzir um jornal eletrônico.

2) Informe aos alunos que o jornal eletrônico deverá abordar a importância da atuação de cada sistema para a execução de qualquer atividade. Além disso, deverá apresentar ações, como o lazer, a realização de atividade física, a alimentação, o consumo de álcool e o descanso, para o bom funcionamento do organismo.

3) Organize os alunos em cinco grupos.

4) Cada grupo deverá elaborar cinco gêneros textuais, da lista abaixo, para apresentaram no jornal:

  • notícia;
  • tiras em quadrinhos;
  • você sabia;
  • anúncio e
  • carta ao leitor.

- Para a produção dos textos do jornal, combine com o professor de Língua Portuguesa para orientar os alunos de como produzir os cinco gêneros textuais.

5) Como orientação técnica para instruir os alunos na elaboração do jornal eletrônico, acesse a aula Nosso jornal eletrônico: projeto colaborativo entre escolas, de Fernanda Maurício Simões, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41518. Acesse em 14 de abril de 2014.

6) A divulgação do jornal poderá ser por meio da página eletrônica da escola e do blog da turma.

 

 

Recursos Complementares

Sugestão de material para o professor:

- SIQUEIRA, Kátia. Corpo humano: um sistema integrado e complexo. Disponível em: http://corpohumanointegradoecomplexo.blogspot.com.br/2009/04/para-todos-todo-momento.html. Acesso em 12 de junho de 2014.

- SHIMAMOTO, Delma Faria; FERNANDES, Claudia Regina Montes Gumerato. O corpo humano e sua integração. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25573. Acesso em 12 de junho de 2014.

- TELECURSO. Tecendo o saber. O corpo fala. Tema: Nosso corpo: um sistema integrado. Duração 24mim39seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=YrjaIMi7Bxs. Acesso em 12 de junho de 2014.

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e contínua. A participação, o comportamento e o envolvimento dos alunos durante as atividades propostas serão avaliados qualitativamente. 

Em relação aos aspectos quantitativos, avalie se os alunos foram capazes de selecionar informações relevantes sobre o tema para utilizarem na produção do jornal eletrônico. Avalie as produções coletivas em relação à organização das ideias e criatividade.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • ANA REGINA BARBOSA DE ALMEIDA, EE - COLEGIO ESTADUAL EDELVIRA D OLIVEIRA , Bahia - disse:
    ana.regina.barbosa@hotmail.com

    02/07/2014

    Cinco estrelas

    Após a leitura percebo que essa aula é muito importante na aprendizagem dos estudantes porque os levam a perceberem a importância do corpo humano e o quanto devemos respeitar e cuidar com uma qualidade de vida saudável pois: O corpo humano é constituído por diversas partes que são inter-relacionadas, ou seja, umas dependem das outras. Cada sistema, cada órgão é responsável por uma ou mais atividades. Focada na promoção do bem-estar, valorização da saúde e prevenção. A alimentação correta, com dieta variada, saudável e balanceada, é um dos fatores que tem maior influência na saúde e no bem-estar. Beber muitos líquidos, especialmente quando o tempo estiver quente (a sede não é um sinal que traduza as necessidades orgânicas e, por isso, é importante beber mesmo quando não se tem sede. Além disso, ficar fisicamente ativo pode ajudar a prevenir ou postergar muitas doenças e problemas de saúde. Até mesmo atividades físicas bem moderadas podem melhorar a saúde de pessoas que são frágeis ou que têm doenças que acompanham o envelhecimento


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.