19/06/2014
Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Médio | Biologia | Moléculas, células e tecidos |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
O corpo humano funciona de forma integrada, onde todos os sistemas e órgãos se relacionam de forma interligada e complementar. Neste sentido, para se ter uma vida saudável e conhecer-se melhor, é importante entender os princípios básicos do funcionamento do próprio corpo e compreender os motivos pelos quais alguns cuidados são fundamentais à saúde.
Imagem disponível em: http://fotosenoticias.com/wp-content/uploads/2012/05/corpo-humano-518x250.jpg. Acesso em 12 de junho de 2014.
As atividades têm como objetivos:
Para o professor:
1) Projete a imagem de um jogador de futebol prestes a chutar a bola. Na falta de um projetor de imagens, reproduza o desenho no quadro.
Imagem disponível em: http://trivela.uol.com.br/wp-content/uploads/2013/06/Neymar1.jpg. Acesso em 12 de junho de 2014.
2) Solicite aos alunos que se organizem em duplas e discutam o que está acontecendo no corpo do jogador durante uma partida de futebol.
3) Oriente as discussões nas duplas, estimulando a análise do corpo humano como um todo e a integração dos sistemas e órgãos para a realização da atividade.
4) Após um tempo pré-estabelecido para as discussões, organize um momento para a socialização das ideias. Estimule os alunos a apresentarem as ideias e avaliarem as respostas dadas pelos colegas, complementado-as.
- Espera-se que os alunos compreendam que nenhum sistema age isoladamente. Quando o conjunto dos vários sistemas atua de modo adequado, o organismo está em perfeitas condições para realizar suas atividades.
- Quando um jogador de futebol vai chutar a bola, seus olhos percebem o ambiente e a informação é transmitida até o cérebro para ser interpretada. Em resposta, o cérebro envia informações para determinados músculos e ossos se mexerem e chutarem a bola do modo desejado. Além disso, as frequências cardíaca e respiratória aumentam para uma maior circulação de substâncias (nutrientes e oxigênio) e produção de energia nas células musculares. O corpo também controla a temperatura corporal por meio do suor. E no instante do chute, o jogador fica em situação de estresse, liberando a adrenalina.
A produção de um jornal eletrônico tem como objetivos: contribuir para a argumentação dos alunos e divulgação do conhecimento científico.
Para o professor:
1) Proponha aos alunos que produzam um jornal eletrônico. Cada turma deverá produzir um jornal eletrônico.
2) Informe aos alunos que o jornal eletrônico deverá abordar a importância da atuação de cada sistema para a execução de qualquer atividade. Além disso, deverá apresentar ações, como o lazer, a realização de atividade física, a alimentação, o consumo de álcool e o descanso, para o bom funcionamento do organismo.
3) Organize os alunos em cinco grupos.
4) Cada grupo deverá elaborar cinco gêneros textuais, da lista abaixo, para apresentaram no jornal:
- Para a produção dos textos do jornal, combine com o professor de Língua Portuguesa para orientar os alunos de como produzir os cinco gêneros textuais.
5) Como orientação técnica para instruir os alunos na elaboração do jornal eletrônico, acesse a aula Nosso jornal eletrônico: projeto colaborativo entre escolas, de Fernanda Maurício Simões, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41518. Acesse em 14 de abril de 2014.
6) A divulgação do jornal poderá ser por meio da página eletrônica da escola e do blog da turma.
Sugestão de material para o professor:
- SIQUEIRA, Kátia. Corpo humano: um sistema integrado e complexo. Disponível em: http://corpohumanointegradoecomplexo.blogspot.com.br/2009/04/para-todos-todo-momento.html. Acesso em 12 de junho de 2014.
- SHIMAMOTO, Delma Faria; FERNANDES, Claudia Regina Montes Gumerato. O corpo humano e sua integração. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25573. Acesso em 12 de junho de 2014.
- TELECURSO. Tecendo o saber. O corpo fala. Tema: Nosso corpo: um sistema integrado. Duração 24mim39seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=YrjaIMi7Bxs. Acesso em 12 de junho de 2014.
A avaliação deverá ser processual e contínua. A participação, o comportamento e o envolvimento dos alunos durante as atividades propostas serão avaliados qualitativamente.
Em relação aos aspectos quantitativos, avalie se os alunos foram capazes de selecionar informações relevantes sobre o tema para utilizarem na produção do jornal eletrônico. Avalie as produções coletivas em relação à organização das ideias e criatividade.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
02/07/2014
Cinco estrelasApós a leitura percebo que essa aula é muito importante na aprendizagem dos estudantes porque os levam a perceberem a importância do corpo humano e o quanto devemos respeitar e cuidar com uma qualidade de vida saudável pois: O corpo humano é constituído por diversas partes que são inter-relacionadas, ou seja, umas dependem das outras. Cada sistema, cada órgão é responsável por uma ou mais atividades. Focada na promoção do bem-estar, valorização da saúde e prevenção. A alimentação correta, com dieta variada, saudável e balanceada, é um dos fatores que tem maior influência na saúde e no bem-estar. Beber muitos líquidos, especialmente quando o tempo estiver quente (a sede não é um sinal que traduza as necessidades orgânicas e, por isso, é importante beber mesmo quando não se tem sede. Além disso, ficar fisicamente ativo pode ajudar a prevenir ou postergar muitas doenças e problemas de saúde. Até mesmo atividades físicas bem moderadas podem melhorar a saúde de pessoas que são frágeis ou que têm doenças que acompanham o envelhecimento