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Bahia... onde começou o Brasil!

 

19/06/2014

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Construção do espaço: os territórios e os lugares
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta proposta didática está orientada pela Matriz Curricular para o ENEM, dentro do eixo "Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias", competência de área 2 - Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.

 

Para o desenvolvimento desta competência será necessário propiciar aos estudantes atividades que lhes possibilitem:

 

- Conhecer a história do estado da Bahia;

- Entender a origem do nome deste estado;

- Reconhecer os principais aspectos geográficos que caracterizam o estado da Bahia.

Duração das atividades
05 aulas de cinquenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os estudantes devem conhecer a organização política do Brasil, inclusive a regionalização do território.

Estratégias e recursos da aula

Nesta proposta de aula, a intenção é propiciar situações, por meio da observação, descrição, explicação, interação, comparação e análise, nas quais os alunos sejam instigados a conhecer as principais características do estado da Bahia, com destaque para suas riquezas naturais e culturais que constituem este estado.

 

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Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em um laboratório de informática. No entanto, em escolas onde há projetos como, por exemplo, "Um Computador por Aluno" (UCA), as atividades podem ser desenvolvidas em sala de aula. Dependendo da realidade da escola, a aula também pode ser aplicada utilizando-se um computador conectado a uma TV.

Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:

 

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade.

 

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Atividade 01

 

Minas Gerais...  localização geográfica

PASSO A PASSO

 

 

Professor(a),

 

- Inicie a aula resgatando os conhecimentos prévios dos estudantes sobre o estado da Bahia, um dos estados que compõem a região Nordeste do Brasil. Apresente a imagem a seguir (Figura 01), disponível no endereço web <http://escola.britannica.com.br/assembly/145929/null>, (acesso em 07/06/2014), e problematize:

  • Qual é o estado brasileiro representado neste mapa?
  • Onde este estado se localiza?
  • O que você conhece sobre este estado?

      Figura 01: Estado de Minas Gerais

 

 

Fonte: Disponível em <http://escola.britannica.com.br/assembly/145929/null. Acesso em 07/06/2014.

 

- Permita que os estudantes expressem suas opiniões e anote no quadro as principais ideias trazidas pelos mesmos e, a partir da "sementeira de ideias", informe que o tema "Bahia" será estudado nas próximas aulas, com vistas a promover uma melhor compreensão sobre a história e as principais características deste estado.

 

 

 

Atividade 02

 

Bahia... onde tudo começou!

 

PASSO A PASSO

 

 

- Agora, entregue aos estudantes uma cópia da música "Eu vim da Bahia", escrita e interpretada pelo cantor Gilberto Gil, disponível no endereço web <http://letras.mus.br/gilberto-gil/46208/>, acesso em 06/06/2014.

 

 

Eu Vim da Bahia

 

 

 

 

Gilberto Gil

 

 

Eu vim 
Eu vim da Bahia cantar 
Eu vim da Bahia contar 
Tanta coisa bonita que tem 
Na Bahia, que é meu lugar 
Tem meu chão, tem meu céu, tem meu mar 
A Bahia que vive pra dizer 
Como é que se faz pra viver 
Onde a gente não tem pra comer 
Mas de fome não morre 
Porque na Bahia tem mãe Iemanjá 
De outro lado o Senhor do Bonfim 
Que ajuda o baiano a viver 
Pra cantar, pra sambar pra valer 
Pra morrer de alegria 
Na festa de rua, no samba de roda 
Na noite de lua, no canto do mar 
Eu vim da Bahia 
Mas eu volto pra lá 
Eu vim da Bahia

- Ouçam e cantem juntos a música e, posteriormente, peça aos estudantes para se organizarem em grupos de 4 a 5 pessoas, para discutirem as seguintes questões-problema:

  • Qual é o tema central desta música?
  • Explique o seguinte trecho: "Na Bahia, que é o meu lugar, tem meu chão, tem meu céu, tem meu mar".
  • O que cantor quis dizer com a frase: "... onde a gente não tem pra comer, mas de fome não morre"?
  • Quais aspectos culturais do estado da Bahia são retratados na música? Transcreva palavras da música que enfatizam essas características.

 

- Permita que os grupos apresentem suas compreensões sobre as questões anteriores. Resumidamente, ressalte que a Bahia foi a primeira região brasileira a ser conhecida pelos navegantes portugueses, no inicio do período de colonização de nosso país. O estado é banhado pelo oceano Atlântico, que lhe proporciona diversas praias, e uma paisagem marcada por um relevo diversificado, características climáticas e vegetação bastante heterogênea dentro do próprio estado, que encanta o mundo todo. Apesar da enorme desigualdade social histórica, o povo baiano preserva uma cultura muito rica, marcada pela forte influência dos escravos negros que serviram de mão de obra durante o ciclo da cana de açúcar, dos portugueses (colonizadores) e dos indígenas, primeiros habitantes da região.

 

 

Atividade 03

 

Bahia... o que é que esta terra tem?

 

PASSO A PASSO

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- Solicite aos alunos que continuem organizados em grupos para realizarem uma pesquisa sobre o estado da "Bahia". Apresente algumas questões-problema para orientar a pesquisa, que poderá ser realizada em casa ou na biblioteca da escola. Ressalte que podem consultar livros, revistas e computadores conectados à internet.

 

- Questões:

 

  • Em que região do Brasil se localiza o estado da Bahia?
  • Por que este estado tem este nome?
  • Quais são os fatos mais relevantes que se destacam na história de constituição do estado da Bahia?
  • Qual é a atual capital do estado da Bahia? Qual é a importância desta cidade para o Brasil?
  • Qual é a posição da Bahia em relação aos outros estados brasileiros (considere tamanho da área)?
  • Quais estados fazem divisa com a Bahia?
  • Quantos habitantes vivem atualmente na Bahia?
  • Quais são as principais características do relevo e do clima predominantes neste estado?
  • Quais são as principais características vegetação presente no estado da Bahia?
  • Como se caracteriza o povo baiano (origem, aspectos culturais, modo de vida, dentre outros)?
  • Quais são os principais poetas, cronistas e escritores brasileiros que nasceram na Bahia?
  • Quais são as principais características geográficas do estado da Bahia?
  • Qual o significado da bandeira da Bahia (Figura 02)?

Figura 02: Bandeira da Bahia

 

 

Fonte: Disponível em: <http://www.bv2dejulho.ba.gov.br/portal/index.php/simbolos.html>. Acesso em 07/06/2014.

 

- Para facilitar a compreensão por parte dos estudantes, de algumas das questões propostas, entregue uma cópia do artigo "Bahia", disponível na Britannica Escola Online, cujo endereço Web é <http://escola.britannica.com.br/article/483094/Bahia>,(acesso em 08/06/2014), que é uma plataforma multimídia reconhecida pelo MEC/CAPES, que dispõe de informações confiáveis, de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares. Indique, também, como fonte de pesquisa, o Portal do Governo da Bahia, disponível no endereço web <http://www.ba.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=5>, acesso em 08/06/2014. 

 

- Informe aos estudantes que cada grupo deverá organizar um relatório com um quadro-síntese com o registro dos resultados da pesquisa. O quadro dever ser apresentado oralmente, na forma de seminário e, se necessário, com o auxílio de painéis ou recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem). Na apresentação, devem expor suas reflexões sobre as questões anteriores. Esta atividade é importante, pois promove a interação e a troca de conhecimento entre todos os alunos.

 

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Fonte: Clip-Art.

 

Cartografando...

 

- Evidencie a importância do uso mapas e outras formas cartográficas, além de imagens e documentários, como fontes de representação visual, para propiciar a compreensão e a apresentação das informações.

 

 

Atividade 04

 

Socialização dos resultados e considerações finais

 

PASSO A PASSO

 

 

- Após sistematizarem as informações levantadas, converse previamente com as equipes para saber quais recursos serão usados e qual é o tempo do planejamento da aula que deverá ser destinado à apresentação.

 

- Fique atendo às apresentações dos grupos, observando se contemplam as questões apresentadas anteriormente e, simultaneamente, transcreva no quadro os aspectos mais relevantes destacando-os. Além disso, faça as complementações que se fizerem necessárias, incentive a troca de informações e medie as discussões de modo a favorecer a construção de conhecimentos de maneira colaborativa.

 

- Comente os resultados das pesquisas de acordo com as fontes consultadas, esclareça eventuais equívocos e/ou lacunas e, ao final, auxilie-os a organizarem um quadro-síntese com as informações mais relevantes, veiculadas por todos os grupos.

 

- Professor(a), algumas informações devem ser destacadas, e caso não surjam, devem ser apontadas, dentre outras destaca-se:

  • O estado da Bahia (BA) - nome dado pelos descobridores em função de sua grande enseada, localiza-se na região Nordeste do Brasil, é o quinto maior estado brasileiro, o quarto mais populoso (censo IBGE de 2010), e limita-se com oito estados: Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Piauí, Tocantins, Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo. A leste, o território baiano é banhado pelo oceano Atlântico.
  • O estado baiano tem mais da metade de suas terras localizadas na região semiárida, com o relevo composto por planaltos, planícies e depressões, um clima predominantemente tropical (na porção central o clima é semiárido), com distinções de índices pluviométricos em cada uma das sub-regiões: Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio Norte. O território baiano possui três tipos de vegetação: a Caatinga no sertão semiárido, Mata dos cocais na porção ocidental e Mata Atlântica no litoral.

 

Figura 03: O Parque Nacional da Chapada Diamantina no estado da Bahia.

Fonte: Disponível em: <http://media.escola.britannica.com.br/eb-media/53/140353-004-4863DE49.jpg>. Acesso em 07/06/2014.

 

  • A Bahia possui o maior número de negros e mulatos do país, quando comparada à proporção da população do estado, formada pela miscigenação de negros, europeus (em maior número, os portugueses) e índios. A população total foi estimada em 2010 (censo IBGE) em 14.021.432 habitantes, distribuídos numa superfície de 564.692 quilômetros quadrados. A Bahia é, portanto uma mistura: indígena, negra, branca, mulata, cafusa e mameluca. É católica, evangélica e também dos cultos afro-descendente, do candomblé, é de toda fé. A Bahia é pop, é reggae, é rock e axé. É barroca, neoclássica e moderna. É sol e mar e também do sertão.

 

Figura 04: Praticantes de capoeira em ação, na cidade de Salvador, capital da Bahia. 

Fonte: Disponível em: <http://media.escola.britannica.com.br/eb-media/58/140458-004-47FA0B5C.jpg>. Acesso em 07/06/2014.

 

  • A Bahia sempre teve sua economia baseada na agricultura. é o maior produtor de sisa, cacau, mamona, coco, feijão, mandioca, frutas tropicais (vale do São Francisco) destinadas ao mercado europeu, asiático e e americano . Nas últimas décadas vem se destacando pelo desenvolvimento da indústria petroquímica (polo de Camaçari), na produção de alimentos, na metalurgia, e na produção de automóveis. Outra atividade que vem se desenvolvendo acentuadamente é o turismo, em especial pelas festas populares e belezas naturais do litoral;
  • Conforme relatos históricos, em 1500 o navegador Pedro Álvares Cabral e sua frota ancoraram em Porto Seguro, mas somente em 1934 os portugueses começaram a povoar o território e, 1949 a cidade de Salvador foi fundada pelo então governador-geral Tomé de Sousa, tornando-se a primeira capital brasileira; No século XVII, o estado da Bahia destacou-se pela produção de pau-brasil e da cana de açúcar, inserindo-se no comércio internacional e atraindo a atenção de potências como a Holanda e da Inglaterra, que atacaram a região de Salvador, que chegou a ficar sob o domínio holandês entre 1924 e 1925. Após a independência do Brasil, a Bahia continuou sob domínio português e, somente em 2 de julho de 1823 tornou-se independente, data comemorada até hoje pelos baianos;
  • O estado da Bahia guarda uma grande diversidade cultural, com diferentes manifestações religiosas, ritos e mitos, festas e crença populares, rica gastronomia, muitos talentos nas artes (música, dança, poesia, dentre outras).

 

Figura 05: Mulher com traje típico de uma baiana do candomblé, em Salvador, na Bahia.

Fonte: Disponível em: <http://media.escola.britannica.com.br/eb-media/63/160463-004-09669669.jpg>. Acesso em 07/06/2014.

 

  • O hino da Bahia, como também é chamado o Hino ao Dois de Julho, faz alusão à libertação de Portugal em 2 de julho de 1823.

 

- Após as apresentações dos grupos e comentários do professor, retome as perguntas anteriores e proponha que, em grupo, elaborem um texto com as descobertas da pesquisa. 

 

- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet. Para saber mais sobre o assunto, acesse o artigo "Uso pedagógico dos fóruns" no endereço web <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>, acesso em 15/05/2014. O uso desse recurso é importante, pois possibilita trocar experiências, refletir sobre as questões levantadas, apresentar sugestões e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.

 

Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas!

- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; com História Sociologia podem fazer um estudo sobre os diferentes acontecimentos históricos ocorridos desde o início da colonização de nosso país; em Ciências, estudar os problemas socioambientais decorrentes das atividades econômicas desenvolvidas no estado da Bahia; em Artes, podem confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabularem dados quantitativos e construírem gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.

 

Recursos Complementares

Britannica Escola Online. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 07/04/2014.

A Sabinada na BahiaDisponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=54856>. Acesso em 07/04/2014.

BahiaDisponível em: <http://bahia.com.br/>. Acesso em 07/04/2014.

BahiaDisponível em: <http://www.brasilescola.com/brasil/bahia.htm>. Acesso em 07/04/2014.

Carnaval baiano: Axé e Trio elétricoDisponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23476>. Acesso em 07/04/2014.

Conheça a BahiaDisponível em: <http://www.ba.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=5>. Acesso em 07/04/2014.

Avaliação

A avaliação deve acontecer durante todo o processo, e considerar, entre outros, o envolvimento e a participação propositiva em todas as atividades, além do desempenho e a colaboração dos alunos em todas as etapas propostas. A compreensão sobre o tema também deve ser considerada no processo avaliativo. Essa compreensão pode ser avaliada durante os debates, na elaboração do relatório e na apresentação dos resultados.

 

É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir daí, o professor poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos o desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

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