20/06/2014
Guilherme dos Santos Martins Dias, Angela Cristina dos Santos, Antomar Araújo Ferreira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Aritmética |
Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais, conforme competência da área 1 da matriz de referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM; Reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos números e operações - naturais, inteiros, racionais ou reais, conforme habilidade H1 da matriz de referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM. Para atender esses objetivos essa aula terá por metas:
Observação: Para o bom desenvolvimento dessa aula é necessário, primeiramente, que o professor trabalhe preliminarmente a aula “O Uso do Material Dourado e o Quadro de Ordens e Classes na Leitura e Escrita de Números decimais e na Transformação de Fração Decimal em Número Decimal", disponível no Portal do Professor.
Para o desenvolvimento das atividades descritas nessa aula, é necessário que o(a) professor(a), retome com o aluno o conhecimento estudado na aula mencionada anteriormente, em particular, a última atividade desenvolvida (figura 1).
Figura 1: Atividade desenvolvida com os alunos na aula anterior.
Fonte: arquivo do autor.
PRIMEIRO MOMENTO
Professor(a), nesse momento, o aluno deve ser levado a generalizar a relação entre o número de casas decimais do número decimal com a quantidade de zeros no denominador da fração decimal.
Assim, inicialmente, volte a atividade anterior (figura 1) e pergunte aos alunos se perceberam, ao preencherem o quadro, alguma relação entre a fração decimal e o número decimal, equivalente, representado. Deixe-os discutirem entre si e, a seguir, questione para cada item da atividade:
- Esse número tem quantas casas decimais?
- Quantos “zeros” aparecem no denominador da fração decimal?
À medida que eles respondem às questões, preencha na lousa o seguinte quadro (figura 2):
Figura 2: Quadro para preenchimento: relação entre o número de zeros e de casas decimais.
Fonte: arquivo do autor.
Segue um modelo com parte do quadro preenchido (figura 3):
Figura 3: Modelo do quadro preenchido: relação entre o número de zeros e de casas decimais.
Fonte: arquivo do autor.
Uma cópia desse quadro deve ser entregue aos alunos, com antecedência, para ser preenchida. O preenchimento pode ser feito antecipadamente aos questionamentos do professor ou concomitante.
Essa atividade é importante pois permite ao aluno visualizar a relação entre o número de casas decimais e a quantidade de zeros, por isso, deve-se ter o cuidado de variar esse número, não trabalhando apenas com números decimais com parte inteira igual a zero. Sugere-se também acrescentar outros números com parte inteira com algarismos na ordem das dezenas e também centenas, como mostrado na última linha do quadro.
Após essa atividade questionar com os alunos:
- Qual é, então, a relação entre o número de casas decimais do número decimal e o número de zeros da fração decimal equivalente?
Deixe os componentes dos grupos discutirem e apresentarem sua resposta. Em seguida construa com eles uma resposta que deve ser registrada no caderno após a ficha preenchida.
Resposta Esperada: Que o número de casas decimais é igual a quantidade de zeros da fração decimal equivalente.
Após a formalização da resposta apresente a atividade a seguir:
Atividade:
Transforme as frações decimais abaixo em números decimais, sem usar o QVL (figura 4):
Fonte: arquivo do autor
Em seguida questione:
- O que fazer então para transformar uma fração decimal em número decimal?
Resposta Esperada:Tirar o denominador e colocar uma vírgula de tal modo que o número de casas decimais seja igual a quantidade de zeros do denominador.
Após a formalização da resposta apresente a atividade a seguir:
Atividade:
Transforme os números decimais, a seguir, em frações decimais abaixo, sem usar o QVL:
a) 2,14 = b) 0,007 = c) 41,3 =
d) 98,005 = e) 0,112 = f) 1,0006 =
Após a correção questione:
- O que fazer então para transformar um número decimal (exato) em fração decimal?
Resposta Esperada: Tirar a vírgula e colocar um denominador (10, 100, 1000, ...), observando a relação da quantidade de zeros com a quantidade de casas decimais.
Comentário: Chamar a atenção do aluno para a quantidade enumerável de casas decimais do número decimal.
SEGUNDO MOMENTO
Esse momento constitui-se de um jogo. Essa é uma atividade lúdica que foi pensada para que os alunos possam fixar o conteúdo e, também, para esclarecer possíveis dúvidas que os mesmos, ainda possam ter.
Para o jogo serão necessários:
Figura 5: modelo de ficha contendo um número decimal.
Fonte: arquivo do autor
Figura 6: modelo de ficha contendo uma fração decimal.
Fonte: arquivo do autor.
Figura 7: modelo de ficha a escrita de uma fração decimal.
Fonte: arquivo do autor.
Figura 8: modelo de ficha a escrita de um número decimal.
Fonte: arquivo do autor.
Figura 9: Quadro para preenchimento com as questões do jogo
Fonte: arquivo do autor.
O JOGO
Preparação:
Mantenha os grupos formados no início das atividades.
1- Mostre as fichas aos alunos e, em seguida, embaralhe-as.
2- Coloque as fichas em uma mesa, voltadas para baixo.
3- Peça aos grupos que escolham um nome, para ser colocado no quadro.
4- Numere os participantes do grupo, de acordo com a quantidade, de 1 a 4, por exemplo.
Como jogar:
(A) Sorteie um número (3, por exemplo).
(B) O aluno de cada grupo que tem o número sorteado é que irá participar.
(C) Na ordem do quadro, o aluno do grupo irá até a mesa e escolherá, aleatoriamente, uma ficha.
(D) A ficha será mostrada a todos.
(E) O(a) aluno(a) deverá então, colá-la na coluna adequada do quadro e, em seguida, completar a linha. Segue um exemplo (figura 10):
Figura 10: modelo de uma linha do quadro preenchido – ficha sorteada: número decimal.
Fonte: arquivo do autor.
Professor(a), para cada acerto o grupo ganha um ponto e caso o grupo não acerte algum item da questão, depois que todos os representantes do grupo tiverem preenchido o quadro, sorteie um dos representantes, que participaram da vez – para corrigir o item. Caso o próximo não consiga, faça um novo sorteio.
Comentário: O Prossiga com os sorteios até todo o quadro estar completo e corrigido.
Ganha o grupo que fizer a maior pontuação.
Observação: O material dourado deverá ser usado para esclarecer dúvidas ou, se o(a) professor(a) achar conveniente, poderá fazer parte do jogo. Para isso, basta acrescentar uma coluna no quadro (figura 10) e elaborar fichas com representação de números usando esse material (figura 11).
Figura 11: modelo de ficha com um número representado com o material dourado.
Fonte: arquivo do autor.
A) Para saber mais sobre o material dourado e o seu uso:
B) Para ver exemplos de atividades com números decimais ou que podem ser adaptadas para os números decimais.
C) Para acessar e jogar com o material dourado.
D) Operações com números decimais.
A avaliação deve se dar em todo o processo, para isso é importante observar a participação e o envolvimento do aluno em todas as atividades, inclusive no jogo. O jogo é um importante instrumento para a fixação do conteúdo aprendido, mas também servirá de subsídio para determinar se houve aprendizagem e consequentemente, para direcionar o professor na elaboração de outras atividades. Assim como o jogo, as atividades de registro também são importantes e servem de parâmetros para o professor desenvolver outras atividades que contribuam para a aprendizagem dos alunos relativos ao conteúdo estudado.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
23/06/2014
Cinco estrelasMaravilhosa