Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


COOPERAR É PRECISO! APRENDENDO A IMPORTÂNCIA DA COOPERAÇÃO NA CONQUISTA DO BEM COMUM

 

22/07/2014

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende; Cristiane dos Guimarães Alvim Nunes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Definir e explicar o significado da palavra cooperação.
  • Identificar o significado e a importância de ser cooperativo, solidário, gentil.
  • Respeitar as necessidades do outro.
  • Aprender que a cooperação é importante no convívio harmonioso com o outro.
  • Identificar os sinônimos e antônimos de palavras voltadas ao tema.
Duração das atividades
6 aulas de uma hora
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula destina-se a alunos do terceiro e quarto ano do ensino fundamental, devido aos recursos utilizados e habilidades envolvidas nas atividades.

 

Professor, esta aula pretende contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Tem a intenção de proporcionar ao aluno um encontro com a leitura e a escrita de forma lúdica, através de um assunto que faz parte do seu cotidiano.

Estratégias e recursos da aula

Professor, para o desenvolvimento das Aulas 1 e 3, será necessária a utilização de computador. Se a sua escola fizer parte do Projeto Um Computador por Aluno, cada aluno deverá utilizar seu netbook. Caso não seja possível, convide-os a utilizarem o Laboratório de Informática de sua escola. Se não houver nenhuma das duas opções, disponibilize pelo menos cinco exemplares de qualquer dicionário da língua portuguesa – atualizado – para que os alunos façam pesquisa em grupo.

 

 

AULA 1

 

1° momento: Para introduzir o tema COOPERAÇÃO, escreva na lousa a palavra em letra maiúscula e pergunte aos alunos o significado da mesma. Para viabilizar a participação dos alunos, solicite que cada um fale uma palavra que o faça lembrar-se de cooperação.

 

Anote na lousa as palavras na medida em que os alunos falarem.

 

2° momento: Apresente aos alunos algumas palavras sinônimas de cooperação, apresentada pelo Dicionário de Sinônimos Online. Disponível em: http://www.sinonimos.com.br/cooperacao/. Acesso em 25 de junho de 2014.

 

AJUDA

APOIO

ASSISTÊNCIA

AUXÍLIO

COLABORAÇÃO

CONTRIBUIÇÃO

PARTICIPAÇÃO

SOLIDARIEDADE

 

 

Anote na lousa as palavras sinônimas do Dicionário de Sinônimos Online e convide os alunos a compararem às palavras lembradas por eles e anotadas anteriormente.

 

 

3° momento: Apresente aos alunos a 1ª definição de cooperação, segundo o Dicionário de Português Online Michaelis. Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=coopera%E7%E3o. Acesso em 25 de junho de 2014.

 

sf(cooperar+ção) 1 Ato de cooperar; colaboração; prestação de auxílio para um fim comum; solidariedade.

 

4° momento: Convide os alunos para assistirem ao vídeo “A importância da Cooperação”. Vídeo Youtube. Duração: 1min22seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=NNoAdZA6S7w. Acesso em 25 de junho de 2014.

 

Figura 1- Imagem obtida pela autora do vídeo “A importância da Cooperação”. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=NNoAdZA6S7w. Acesso em 25 de junho de 2014.

 

 

5° momento: Para verificar se os alunos compreenderam a mensagem do vídeo, pergunte:

 

  • Qual o tema principal apresentado nas três situações? (Os vídeos mostram que juntos somos mais fortes. Que é importante a cooperação de cada um para o bem geral do grupo.)
  • O que aconteceria com cada animal (pinguim, formiga e caranguejo), individualmente, se não tivessem se unido para enfrentar o perigo? (Provavelmente, seriam atacados. O pinguim seria engolido pela baleia, a formiga seria engolida pelo tamanduá e o caranguejo seria engolido pelo albatroz.)

 

 

6° momento: Solicite que os alunos definam em apenas uma palavra a ação realizada em cada situação, pelo grupo de pinguins, formigas e caranguejos. Escreva na lousa as palavras lembradas pelos alunos, para verificar se estão relacionadas ao tema cooperação.

 

 

AULA 2

 

 

1° momento: Convide os alunos para assistirem ao vídeo "Bridge" by Ting Chian Tey - Disney Favorite. Vídeo Youtube. Duração: 2min45seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=_X_AfRk9F9w. Acesso em 25 de junho de 2014.

 

Figura 2- Imagem obtida pela autora do vídeo "Bridge" by Ting Chian Tey - Disney Favorite. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=_X_AfRk9F9w. Acesso em 25 de junho de 2014.

 

 

2° momento: Para verificar a compreensão dos alunos quanto à mensagem do vídeo, pergunte:

 

  • Qual a mensagem principal que o vídeo mostra? (Quando nos vemos em uma situação de impasse, devemos conversar e encontrar juntos a melhor forma de resolvermos a situação. Devemos cooperar mais uns com os outros, respeitar mais uns aos outros, ser mais gentil etc.)
  • Por que o alce e o urso não conseguiram alcançar seus objetivos? Ou seja, por que nem o alce nem o urso conseguiu chegar do outro lado da ponte? (Porque não conversaram e entraram em um acordo para ver quem atravessaria primeiro a ponte. Não foram solidários nem gentis um com o outro.)
  • Qual seria a melhor forma para o alce e o urso resolverem o problema? (Poderiam ter construído juntos outra ponte. Assim, uma ponte poderia ser utilizada para ir e outra ponte poderia ser utilizada para voltar. Ou poderiam ter construído juntos uma ponte mais larga e resistente, onde os dois poderiam atravessar de um lado para o outro, ao mesmo tempo. Ou, ainda, poderiam estipular horários para fazerem um revezamento de travessia etc.)
  • Qual ação tomaram o coelho e o guaxinim para poderem alcançar seus objetivos? (Ao se depararem no meio da ponte, perceberam que se não houvesse uma troca de gentilezas entre os dois, não conseguiriam atravessar a ponte. Então, acabaram cooperando um com o outro. Enquanto o guaxinim se abaixou, o coelho saltou sobre ele e os dois chegaram a cada lado da ponte.)
  • A ação do coelho e do guaxinim foi a mais correta? (Em termos, pois eles não deveriam ter danificado a ponte e provocado a queda do alce e do urso. Deveriam sim ter incentivado os dois a se entenderem e encontrarem um solução juntos.)

 

Anote na lousa, as palavras que forem surgindo durante as respostas dos alunos, por exemplo:

 

GENTILEZA

HUMILDADE

COLABORAÇÃO

RESPEITO

SOLIDARIEDADE

 

 

3° momento: Divida a turma em cinco grupos. Entre as palavras que surgirem como respostas dos alunos, escolha as CINCO palavras mais coerentes. Solicite que cada grupo elabore um cartaz com imagens e as palavras apresentadas.

 

4° momento: Solicite que cada grupo apresente o cartaz elaborado aos demais colegas. Posteriormente, disponibilize um espaço em sala de aula para a exposição dos cartazes durante o período de desenvolvimento das atividades desse tema.

 

 

TAREFA DE CASA

 

Cada aluno, individualmente, deverá elaborar um texto de até dez linhas, com sugestões, estratégias, recursos para que o alce e o urso possam atravessar a ponte e alcançar o outro lado do penhasco sem problemas.

 

 

AULA 3

 

1° momento: Abra um espaço no início da aula para os alunos apresentarem sua produção escrita. Promova uma reflexão sobre cada sugestão dada pelos alunos, apontando a coerência das mesmas, as semelhanças, as diferenças, bem como outros aspectos que julgar importantes. Exponha as produções na sala para que os alunos retomem sempre que quiserem.

 

 2º momento: Convide os alunos para assistirem ao vídeo “Saltimbancos Todos Juntos”, composição de Luiz Enriquez, Sérgio Bardotti e Chico Buarque para a peça “Os Saltimbancos”. Vídeo Youtube. Duração: 3min8seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=BA550dgnb5U. Acesso em 24 de junho de 2014.

 

Figura 3- Imagem obtida pela autora do vídeo “Saltimbancos Todos Juntos”. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=BA550dgnb5U. Acesso em 24 de junho de 2014.

 

 

Para que os alunos possam acompanhar o vídeo, distribua a letra da música "Todos Juntos", disponível no site: http://letras.mus.br/os-saltimbancos/275214/. Acesso em 24 de junho de 2014.

 

 

3° momento: Para verificar a compreensão dos alunos quanto à música “Todos Juntos”, apresentada no vídeo, pergunte:

 

  • Qual o tema principal da música? (companheirismo, respeito mútuo, cooperação, união)
  • Quais as características de cada animal ressaltadas na música? (a gata tem as unhas, a galinha tem o bico, o jumento tem as patas, o cachorro tem os dentes)
  • Quais os adjetivos (qualidades) de cada animal ressaltados na música? Na sua percepção, em que essas qualidades favorecem a cada um dos personagens individualmente e quando estão em grupo? (a gata é esperta, o jumento é paciente, o cachorro é leal, a galinha é teimosa)
  • Qual a frase da música que resume a mensagem que ela quer passar? (“Todos juntos somos fortes, não há nada pra temer”)

 

4° momento: Escreva na lousa a seguinte frase: “TODOS JUNTOS SOMOS FORTES, NÃO HÁ NADA PRA TEMER”. Solicite aos alunos que se posicionem sobre essa afirmação:

 

  • Vocês concordam com a frase? Por quê?
  • Ou vocês discordam dela? Por quê?

 

5º Momento: Divida a turma em quatro grupos e solicite que cada grupo pesquise a definição de um dos adjetivos (qualidades) apresentados na música (esperteza, paciência, lealdade e teimosia) e, ainda, uma palavra com o sentido oposto (antônimo) ao adjetivo pesquisado.

 

POR EXEMPLO:

 

A esperteza da gata

 

Definição 3, segundo o Dicionário de Português Online Michaelis: astúcia, sagacidade. Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=esperteza. Acesso em 24 de junho de 2014.

Antônimos, segundo o Dicionário de Antônimos Online: ingenuidade, tolice. Disponível em: http://www.antonimos.com.br/esperteza/. Acesso em 24 de junho de 2014.

 

A paciência do jumento

 

Definição 3, segundo Dicionário de Português Online Michaelis: Qualidade de quem espera com calma o que tarda. Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=paci%EAncia. Acesso em 24 de junho de 2014.

Antônimos, segundo o Dicionário de Antônimos Online: ansiedade, impaciência, pressa, inquietação. Disponível em: http://www.antonimos.com.br/paciencia/. Acesso em 24 de junho de 2014.

 

A lealdade do cachorro

 

Definição 1, segundo o Dicionário de Português Online Michaelis: Qualidade de leal; fidelidade. Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=lealdade. Acesso em 24 de junho de 2014.

Antônimos, segundo o Dicionário de Antônimos Online: infidelidade, inconfidência, desonestidade, hipocrisia. Disponível em: http://www.antonimos.com.br/lealdade/. Acesso em 24 de junho de 2014.

 

A teimosia da galinha

 

Definição 2, segundo o Dicionário de Português Online Michaelis: Teima excessiva; repetida obstinação. Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=teimosia. Acesso em 24 de junho de 2014.

Antônimos, segundo o Dicionário de Antônimos Online: acatamento, maleabilidade, complacência, obediência, docilidade. Disponível em: http://www.antonimos.com.br/teimosia/. Acesso em 24 de junho de 2014.

 

 

Professor, indique aos alunos os links abaixo para a consulta:

 

Dicionário de Português Online Michaelis. Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php. Acesso em 24 de junho de 2014.

 

Dicionário Online de Português. Disponível em: http://www.dicio.com.br/. Acesso em 24 de junho de 2014.

 

Dicionário de Antônimos Online. Disponível em: http://www.antonimos.com.br/. Acesso em 24 de junho de 2014.

 

Significados. Disponível em: http://www.significados.com.br/. Acesso em 24 de junho de 2014.

 

 

6° momento: Para verificar se os alunos compreenderam o significado da palavra pesquisada, solicite que cada grupo elabore uma frase contendo o tema cooperação utilizando o adjetivo e o sinônimo pesquisados.

 

POR EXEMPLO:

 

Se quisermos cooperar com o outro devemos agir com lealdade.

 

 

Sugestão ao professor

 

Para ampliar seus conhecimentos sobre a história da música “Todos Juntos”, da peça “Os Saltimbancos”, acesse:

 

SOUSA, Rainer Gonçalves. Os Saltimbancos. Disponível em: http://www.escolakids.com/os-saltimbancos.htm. Acesso em 24 de junho de 2014.

 

 

Professor, caso necessário, para aprofundar os conceitos de sinônimo e antônimo com a turma, acesse:

 

FRAGA, Nadia Carvalho Arcenio. Quente ou Frio? Bonito ou Belo? Antônimos e Sinônimos. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=51302. Acesso em 24 de junho de 2014.

 

 

AULA 4

 

1° momento: Divida a turma em cinco grupos e oriente os alunos a conversarem sobre as qualidades de cada membro. Retomar as características trabalhadas na aula anterior. Cada grupo deverá montar um quadro com as qualidades de cada um.

 

2º momento: Selecionar um membro do grupo para apresentar o perfil do seu grupo com base nas qualidades listadas. Os alunos deverão convencer o restante da sala de que “Todos juntos somos fortes, não há nada temer!”

 

3º momento: Convidar os alunos para assistirem ao vídeo “A força da união”. Vídeo Youtube. Duração: 2min06seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=PcRZ-WeL_3w. Acesso em 26 de junho de 2014.

 

Figura 4– Imagem obtida pela autora do vídeo “A força da união”. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=PcRZ-WeL_3w. Acesso em 26 de junho de 2014.

 

 

4º momento: Explorar o vídeo “A força da união”, por meio das seguintes perguntas:

 

  • O que vocês acharam do vídeo?
  • O que vocês acharam da atitude da criança no vídeo?
  • E da atitude das demais crianças?
  • Vocês já viveram algo semelhante? Se sim, relatem.

 

 

5º momento: Convide os alunos a se sentarem em círculo e participarem de uma brincadeira semelhante à da “Batata Quente”. Para esta brincadeira, colocar a música “Todos Juntos” e passar uma caixa com desafios, escritos em tiras de papel, a serem respondidos, à medida que a música parar. Assim que a música “Todos Juntos” começar a tocar, o aluno que estiver com a caixa deverá passá-la para quem estiver do seu lado direito e, assim, sucessivamente. O professor deverá comandar o início e as paradas da música. O aluno que estiver com a caixa no momento em que a música parar, deverá retirar um desafio da caixa e tentar respondê-lo.

 

 

SUGESTÃO DE DESAFIOS

 

1) Uma turma de crianças estava fazendo um piquenique no parque da cidade. Suas mães haviam preparado uma grande cesta de piquenique com sanduiches, frutas e sucos. Na hora em que foram comer o lanche, perceberam que o número de sanduiches, frutas e sucos não era igual ao número de crianças. Qual a melhor maneira para resolver a situação e permitir que todos os alunos desfrutassem do lanche?

 

2) Três jovens estavam explorando o terreno da fazenda de um tio e acabaram se perdendo no meio de uma mata. Eles ficaram confusos e cada um queria ir para um lado, até que encontraram uma ponte para atravessar um rio estreito, onde havia uma placa indicando a estrada de acesso à fazenda. No entanto, quando pensaram em atravessar a ponte, um dos jovens confessou que estava com medo de atravessar aquela ponte feita de madeira e cordas. Qual seria a melhor forma para que os três jovens pudessem voltar para casa sãos e salvos?

 

3) Um amigo chegou na casa de outro para conhecer sua bicicleta nova. Eles haviam combinado de andarem de bicicleta a tarde toda em uma ampla e arborizada praça em frente à casa de um deles. No entanto, o amigo dono da bicicleta nova só poderia sair de casa depois que arrumasse seu quarto, que estava muito bagunçado. Porém, levaria a tarde inteira para arrumar sozinho tamanha bagunça. No final, seria tarde demais e a noite escura não permitiria que aproveitassem o passeio de bicicleta. Qual seria a melhor forma dos dois amigos resolverem o problema e aproveitarem a tarde como haviam planejado?

 

4) Uma turma de amigos estava participando de uma gincana no bairro. Eles só ganhariam os pontos de uma etapa se todos terminassem a atividade proposta dentro do prazo estipulado: cada um deveria encher um grande balde com jabuticabas. Porém, o mais novo da turma ainda não alcançava as jabuticabas com facilidade e enchia o seu balde lentamente. Todos da sua equipe haviam completado a tarefa. E as outras equipes estavam quase no final. Qual seria a melhor forma da turma concluir a atividade proposta dentro do prazo?

 

 

TAREFA DE CASA

 

Distribua uma história de cooperação para cada grupo inicialmente constituído para que leiam a mesma e preparem uma dramatização para ser feita aos demais colegas da sala. É importante destinar um prazo de pelo menos uma semana para que os alunos se preparem para tal apresentação. Convide um professor de teatro da escola ou da cidade para fazer um workshop com as crianças sobre encenação e dramatização antes da apresentação dos mesmos.

 

Sugestões de fábulas e contos que trabalham o tema cooperação:

 

  1. A galinha ruiva. Disponível em: http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=22. Acesso em 26 de junho de 2014.
  2. ESOPO. O feixe de varas. Fonte: Fábulas de todos os tempos. Disponível em: http://www.astrologosastrologia.com.pt/0=fabulas=esopo/fabulas_esopo_3.htm. Acesso em 26 de junho de 2014.
  3. ESOPO. O Leão e o Rato. Disponível em: http://sitededicas.ne10.uol.com.br/fabula3a.htm. Acesso em 26 de junho de 2014.
  4. Inferno e céu coletivo. Disponível em: http://sabedoriauniversal.wordpress.com/lendas-e-contos/. Acesso em 26 de junho de 2014.

 

 

Sugestão ao professor

 

 

Professor, você pode trabalhar também com livros infantis que trabalham o tema cooperação como, por exemplo:

 

BELINKY, Tatiana. O grande rabanete. Disponível em: http://alfabetizacaocefaproponteselacerda.blogspot.com.br/2013/09/historia-o-grande-rabanete.html. Acesso em 26 de junho de 2014.

 

MEADEN, Graham; PAULA, Alessandra de. O Conto das Duas Torres. Disponível em: http://www.bemparana.com.br/noticia/257233/novo-livro-infantil-o-conto-das-duas-torres-fala-sobre-competicao-e-cooperacao. Acesso em 26 de junho de 2014.

 

MEIRELLES, Telma da Câmara. A Abelha Rainha Malvada. Disponível em: http://guiadobebe.uol.com.br/a-abelha-rainha-malvada/. Acesso em 26 de junho de 2014.

 

 

 

AULAS 5 e 6

 

Destine essa aula para a apresentação dos grupos. Para isso é necessário limitar o tempo de 20 minutos para cada apresentação e fazer uso de duas aulas seguidas. Se for possível, reserve o anfiteatro da escola ou outro espaço similar para valorizar e destacar a produção dos alunos. E, posteriormente, agende um dia para que os alunos reapresentem suas dramatizações para toda a escola com o intuito de sensibilizar demais alunos para a importância da cooperação.

 

Solicite que a cada apresentação, a turma toda elabore uma frase com a “moral da história”. No final de todas as apresentações, solicite que a turma elabore um cartaz para cada frase “moral da história”, para ser afixado em sala de aula por um tempo.

 

POR EXEMPLO:

 

Moral da história “O Leão e o Rato”: Nenhum ato de gentileza é coisa vã. Não podemos julgar a importância de um favor, pela aparência do benfeitor. Fonte: Fábulas de Esopo Ilustradas. Disponível em: http://sitededicas.ne10.uol.com.br/fabula3a.htm. Acesso em 26 de junho de 2014.

Recursos Complementares

ARAUJO, Liliane dos G. A. Nunes.  Como trabalhar com os alunos atitudes de solidariedade e cooperação? Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=606. Acesso em 24 de junho de 2014.

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e contínua. Procure identificar, no decorrer das aulas, se os alunos compreenderam o significado e a importância da cooperação de cada um para assegurar o bem de todos. E, ainda, se os alunos modificaram algumas atitudes individuais com relação ao grupo. Verifique se assimilaram a diferença de sinônimos e antônimos e se elaboraram frases utilizando a frase no sentido correto. Procure identificar a participação individual e coletiva dos alunos e, ainda, o envolvimento com o assunto nas rodas de conversa realizadas nas atividades.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Edilene Pereira, Emeb Silvino Leite de Arruda , Mato Grosso - disse:
    edilenepsantosjc@hotmail.com

    25/07/2014

    Quatro estrelas

    Parabéns pela iniciativa!! Aula Maravilhosa! A sociedade atual anseia por atitudes de Coopareção,ajuda mutua. Muito obrigada por compartilhá-la!! Sucesso!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.