24/11/2011
Tendo em vista a importância de construir e de cultivar na escola valores como solidariedade e atitudes de cooperação, elaboramos esta coleção reunindo aulas interativas e reflexivas, para serem desenvolvidas com alunos do ensino fundamental inicial. Nesse sentido, as aulas 1 e 2 levam o aluno a refletir sobre a solidariedade enquanto um valor que se constrói e pode ser aprendido na escola por meio de ações cooperativas. Para auxiliar na compreensão sobre o significado de solidariedade, bem como identificar a importância da mesma nas relações interpessoais na escola, selecionamos a aula 3. Dando continuidade, as aulas de 4 a 6 propõem ações solidárias a serem realizadas na escola, na família, na comunidade. A aula 7, por sua vez, foi elencada para auxiliar os alunos a reconhecerem a importância de posturas éticas e solidárias na convivência em grupo. Para abordar atitudes de cooperação com os alunos, com o objetivo de promover ambientes mais solidários na escola e na vida, selecionamos as aulas de 8 a 11. Já a aula 12, busca contribuir com a identificação e discussão das situações na escola em que, ora prevalece a competição e ora a cooperação. Para concluir, as aulas 13 e 14 propõem a discussão sobre jogos competitivos e cooperativos, sugerindo vários jogos cooperativos numa perspectiva de colaborar, inclusive, com a construção da cidadania.
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG
solidariedade, cooperação, crianças, educação
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Valorização dos vínculos afetivos |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Vida sociofamiliar e comunitária |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e educação |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
SOLIDARIEDADE: UM VALOR QUE SE CONSTRÓI
Ensino Fundamental Inicial | Ética a) Compreender que a solidariedade não é um valor herdado, mas construído diariamente. b) Distinguir solidariedade de caridade. c) Aprender que cultivar a solidariedade na relação com colegas favorece a harmonia na sala de aula e na escola. d) Identificar colegas e pessoas que... 17/05/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 118429 acesso(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
2 |
SOLIDARIEDADE: ISTO TAMBÉM SE APRENDE NA ESCOLA!
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1- Pensar sobre suas próprias ações e as de outras pessoas numa perspectiva ética e solidária. 2- Considerar jeitos de ser e de pensar de outras pessoas, buscando colocar-se no lugar do outro. 15/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 12061 acesso(s) |
Fátima Rezende Naves Dias ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
3 |
Discutindo o conceito de solidariedade - UCA
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Identificar a importância de ser solidário. Possibilitar um melhor relacionamento entre os alunos na escola. Propiciar espaços de diálogos a respeito do termo solidariedade. 30/03/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 28292 acesso(s) |
RONES AURELIANO DE SOUSA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Filosofia |
4 |
SOLIDARIEDADE: DA REFLEXÃO À AÇÃO!
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1- Reconhecer o sentido ético da solidariedade, expresso nas ações cotidianas entre as pessoas. 2- Participar de atividades que favoreçam o exercício da solidariedade em nossa sociedade. 16/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 6117 acesso(s) |
Fátima Rezende Naves Dias ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
5 |
A SOLIDARIEDADE NA FAMÍLIA E NA COMUNIDADE
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1) Identificar ações solidárias das famílias para com as crianças. 2) Perceber ações solidárias realizadas pelas pessoas da comunidade com a população de uma maneira geral. 3) Planejar ações solidárias para serem realizadas na família e na comunidade. 17/05/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 13600 acesso(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
6 |
SER SOLIDÁRIO: EIS A QUESTÃO
Ensino Fundamental Inicial | Ética a) Entender o significado da palavra solidariedade b) Exercitar situações em que o aluno se coloque no lugar do outro para agir de uma forma solidária. c) Perceber a importância da solidariedade nas relações sociais para uma formação humana pautada na ética e no respeito ao pr... 17/05/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 17975 acesso(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
7 |
CONVIVÊNCIA ÉTICA E SOLIDÁRIA: CONHECENDO O GRUPO.
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1.Compreender os significados de ética e de solidariedade. 2. Reconhecer que conviver com o outro implica em respeito, partilha, diálogo e ajuda mútua, valores fundamentais de uma postura ética e solidária. 3. Listar e compartilhar aspectos que julga conhecer a respeito dos co... 28/05/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 14284 acesso(s) |
Gláucia Costa Abdala Diniz ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
8 |
Cooperação grupal: um bem necessário
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1. Refletir sobre a importância da cooperação para o fortalecimento das relações interpessoais. 2. Reconhecer a necessidade de cada um desenvolver uma atitude de cuidado e atenção para com os outros no dia a dia. 3. Identificar situações em que há cooperação entre o grupo e ou... 23/11/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 12479 acesso(s) |
Gláucia Costa Abdala Diniz ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
9 |
COOPERAÇÃO: DA SALA DE AULA PARA O MUNDO LÁ FORA.
Ensino Fundamental Inicial | Ética Identificar as próprias ações e as dos colegas relativas a atitudes cooperativas. Perceber a importância da cooperação para resolver uma mesma situação-problema. Conhecer e analisar relatos de situações de cooperação vividas entre as pessoas em casa, na escola, na rua e e... 05/10/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 34644 acesso(s) |
Fátima Rezende Naves Dias ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
10 |
COOPERAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA.
Ensino Fundamental Inicial | Ética Conhecer e analisar situações de cooperação família-escola. Avaliar depoimentos de pais e professores sobre a qualidade das relações entre família e escola. Elaborar propostas de ações cooperativas entre estas instituições sociais. 05/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7836 acesso(s) |
Fátima Rezende Naves Dias ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
11 |
NA DANÇA DA VIDA, O LUGAR DA COOPERAÇÃO.
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1. Ampliar a percepção de si e do outro, em relação a comportamentos cooperativos e competitivos. 2. Exercitar a criatividade e o respeito mútuo. 3. Aprender que, no exercício de conviver, a cooperação é fundamental. 16/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 16992 acesso(s) |
Fátima Rezende Naves Dias ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
12 |
COOPERAÇÃO X COMPETIÇÃO: MODOS DE CONVIVÊNCIA
Ensino Fundamental Inicial | Ética Dizer o que se entende por cooperação e competição, tendo como referência as experiências vividas. Relacionar conceitos teóricos relativos à cooperação e competição. Identificar situações vividas em sala de aula em que prevalecem atitudes ora cooperativas, ora competitivas e m... 28/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 19280 acesso(s) |
Gláucia Costa Abdala Diniz ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
13 |
Competir ou Cooperar: Eis a Questão!
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Compreender que para cooperar é preciso aproximar-se, principalmente uns dos outros e da gente mesmo. Analisar a importância da cooperação para o desenvolvimento da cidadania. 20/10/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 22511 acesso(s) |
Equipe Maura Barros |
14 |
A COOPERAÇÃO E OS JOGOS ESCOLARES.
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1. Listar e analisar os diferentes jogos praticados no espaço escolar, classificando-os em dois tipos básicos: jogos cooperativos e jogos competitivos. 2. Conhecer o tipo básico de jogo predominante na escola. 3. Diferenciar as características que pertencem aos jogos cooperati... 05/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7902 acesso(s) |
Fátima Rezende Naves Dias ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
Sem estrelas 0 classificações - 28877 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!