Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Israel x Palestina: quais são as origens e os motivos deste conflito?

 

16/07/2014

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Estado, povos e nações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta proposta didática está orientada pela Matriz Curricular para o ENEM, dentro do eixo "Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias", competência de área 2 - Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.

Para o desenvolvimento desta competência será necessário propiciar aos estudantes atividades que lhes possibilitem:

 

- Localizar espacialmente a ocorrência desse conflito;

- Conhecer as origens e os motivos do conflito entre os povos israelenses e palestinos;

- Entender as diversas fases e guerras que envolvem essas relações e a atual situação dos pois países na atualidade.

Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Entender as principais diferenças entre as duas religiões proféticas: Islamismo e Judaísmo.

Estratégias e recursos da aula

Nesta proposta de aula, a intenção é propiciar situações, por meio da observação, descrição, explicação, interação, comparação e análise, nas quais os alunos sejam instigados a conhecer os principais motivos e as origens do confronto Israel x Palestina, com destaque para a origem dos povos judeus e islâmicos e as razões que fundamentam a discórdia entre esses povos.

 

imagem 1.1

 

Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em um laboratório de informática. No entanto, em escolas onde há projetos como, por exemplo, "Um Computador por Aluno" (UCA), as atividades podem ser desenvolvidas em sala de aula. Dependendo da realidade da escola, a aula também pode ser aplicada utilizando-se um computador conectado a uma TV.

Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:

 

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade.

 

hh

 

Atividade 01

 

Israel x Palestinos...  localização geográfica

PASSO A PASSO

 

 

Professor(a),

 

- Inicie a aula resgatando os conhecimentos prévios dos estudantes sobre o conflito entre os estados de Israel e Palestina. Apresente uma reportagem atual relacionada ao conflito entre os povos israelenses e palestinos como, por exemplo, esta intitulada "Três suspeitos teriam confessado assassinato de jovem palestino", publicada pelo Jornal "Folha de São Paulo", disponível no endereço web <http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2014/07/1482195-tres-suspeitos-teriam-confessado-assassinato-de-jovem-palestino.shtml>, (acesso em 07/07/2014), e faça a leitura com os estudantes. Problematize:

  • Quais são os países citados nesta reportagem e onde eles se localizam?
  • Qual é o motivo da discórdia entre esses países neste momento?

 

- Permita que os estudantes expressem suas opiniões e anote no quadro as principais ideias trazidas pelos mesmos. Utilize um mapa para ressaltar que os dois países localizam-se ao leste do mar Mediterrâneo até o Golfo Pérsico, uma sub-região na junção da Eurásia, da África, do mar Mediterrâneo e o oceano Índico. Nesta região surgiram as três religiões proféticas conhecidas como: Judaísmo, Cristianismo e Islamismo e, atualmente, é um grande centro de negócios mundial, pois é uma área estratégica em termos econômico, político, religioso e cultural.

 

- Sobre esta região, entregue uma cópia do artigo "Oriente Médio", disponível na plataforma multimídia BRINTANNICA ESCOLA ONLINE,  cujo endereço Web é <http://escola.britannica.com.br/article/481903/Oriente-Medio>, (acesso em 08/07/2014), que é uma plataforma multimídia reconhecida pelo MEC/CAPES, que dispõe de informações confiáveis, de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares.

 

- Em seguida, informe que o tema "Conflito entre Israel e Palestina" será estudado nas próximas aulas, com vistas a promover uma melhor compreensão sobre a origem histórica e os principais motivos desse conflito abordado frequentemente pela mídia.

 

 

 

 

Atividade 02

 

Israel x Palestina... como tudo começou?

 

PASSO A PASSO

hhh  

 

 

- Agora, divida a classe em grupos de 4 ou 5 alunos e solicite uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, com o objetivo de compreenderem algumas questões que influenciam a disputa, gerando a discórdia e a violência entre os povos israelenses e palestinos (figura 01), afetando a convivência naquela região do Oriente Médio. Apresente algumas questões-problema para orientar a pesquisa, que poderá ser realizada em casa ou na biblioteca da escola.

 

Figura 01: Bandeira dos estados de Israel e da Palestina

 

 

 

Fonte: Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/plano-de-aula-conflito-israel-palestina-750474.shtml>. Acesso em 08/07/2014.

 

- Questões:

 

  • Qual é a origem dos dois povos envolvidos no conflito Israel x Palestina?
  • Quais as razões que fundamentam a discórdia entre estes dois povos?
  • Quais os principais acontecimentos históricos que marcaram a disputa entre os palestinos e os israelenses?

 

- Para responder a estas e/ou outras questões, indique fontes de pesquisa consideradas confiáveis, como atlas e livros didáticos de História e Geografia, revistas científicas, site como a BRITANNICA ESCOLA ONLINE, dentre outras que você conheça. A pesquisa poderá ser realizada em casa ou na biblioteca da escola.

 

- Informe aos estudantes que cada grupo deverá organizar um relatório com um quadro-síntese com o registro dos resultados da pesquisa em seus cadernos. O quadro dever ser apresentado oralmente, na forma de seminário e, se necessário, com o auxílio de painéis ou recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem). Na apresentação, devem expor suas reflexões sobre as questões anteriores. Esta atividade é importante, pois promove a interação e a troca de conhecimento entre todos os alunos.

 

 

hh

Fonte: Clip-Art.

 

Cartografando...

 

- Evidencie a importância do uso mapas e outras formas cartográficas, além de imagens e documentários, como fontes de representação visual, para propiciar a compreensão e a apresentação das informações.

 

 

Atividade 03

 

Socialização dos resultados

 

PASSO A PASSO

 

 

- Após sistematizarem as informações levantadas, converse previamente com as equipes para saber quais recursos serão usados e qual é o tempo do planejamento da aula que deverá ser destinado à apresentação.

 

- Fique atendo às apresentações dos grupos, observando se contemplam as questões apresentadas anteriormente e, simultaneamente, transcreva no quadro os aspectos mais relevantes destacando-os. Além disso, faça as complementações que se fizerem necessárias, incentive a troca de informações e medie as discussões de modo a favorecer a construção de conhecimentos de maneira colaborativa.

 

- Comente os resultados das pesquisas de acordo com as fontes consultadas, esclareça eventuais equívocos e/ou lacunas e, ao final, auxilie-os a organizarem um quadro-síntese com as informações mais relevantes, veiculadas por todos os grupos.

 

 

 

Atividade 04

 

Considerações finais

 

PASSO A PASSO

 

Figura 02: Júri simulado.

 

 

 

Fonte: Disponível em: <http://www.uvv.br/news/4804/curso-de-direito-realiza-juri-simulado.aspx>. Acesso em 08/07/2014.

 

- Após as apresentações dos grupos, divida a sala em dois grupos, cada um com uma metade da turma, e proponha a elaboração de um júri simulado, em que um grupo será responsável por defender os interesses dos povos israelenses e o outro, dos povos palestinos. Considere, para a argumentação, o desenvolvimento da pesquisa realizada anteriormente.

 

- Solicite que cada grupo se organize e prepare para o debate ressaltando os seguintes pontos:

 

  • Quais são as principais reivindicações de cada povo?
  • Por que ele deve ter suas demandas atendidas?

 

- Ressalte, novamente, a importância de pesquisarem (em casa ou na biblioteca da escola) em fontes confiáveis, como as sugeridas anteriormente, com vistas a compreender e explicar a problemática apresentada e/ou outras questões que possam surgir, e os resultados deverão ser apresentados em sala de aula, por meio da dinâmica do "júri simulado".

 

- Na aula seguinte, auxilie os estudantes a prepararem o júri simulado. Para a realização desta dinâmica deverão estabelecer quem serão: o juiz, os jurados, os advogados de defesa, os promotores, as testemunhas e o réu. Medie o debate entre os dois grupos, ressaltando as informações mais relevantes trazidas pelos debatedores.

 

- Professor, ao final do debate, convide a turma a refletir sobre os principais fatores que dificultam os avanços em direção a um acordo entre os povos judeus e palestinos e os possíveis caminhos para a resolução deste impasse. Algumas informações devem ser ressaltadas, e caso não surjam, devem ser apontadas, dentre outras destacam-se:

 

  • O principal confronto entre os povos palestinos e israelenses gira em torno da busca pela soberania e pelo poder sobre as terras que envolvem antigas e complexas questões históricas, religiosas e culturais. Tanto os árabes (muçulmanos) quanto os judeus reivindicam a posse de territórios nos quais se encontram seus monumentos mais sagrados;
  • A porção do Oriente Médio, atualmente conhecida como Palestina era a antiga terra onde habitava o povo Judeu;
  • No século I depois de Cristo (d.C.), os romanos expulsaram grande parte dos judeus da região, espalhando-os por outras partes do império. Os muçulmanos tomaram posse da Palestina no século VII.
  • De 1923 a 1948, a região da Palestina foi dominada pelos ingleses, e nesse período muitos judeus emigraram de volta da Europa e de outras partes do mundo para esta região. Tanto os árabes quanto os judeus que viviam na Palestina passaram a disputar o controle do território;
  • Quando os britânicos deixaram a região, as Nações Unidas (ONU) dividiram a região. Cada um dos dois povos recebeu uma parte da terra, mas os muçulmanos (árabes) não concordaram com a partilha, afirmando que os judeus receberam terras que não pertenciam a eles;
  •  Guerra de 1948 - 1949: Com a criação do estado de Israel, em 14 de maio de 1948, os palestinos e os países árabes (vizinhos) declararam guerra a Israel. Forças árabes ocuparam parte de Palestina, e quando findou o conflito, Israel ficou com mais terra do que tinha antes. Em 1949 (janeiro), o estado de Israel e os países árabes assinaram acordos sobre as suas fronteiras, mas não houve um tratado de paz. Inúmeros palestinos tinham perdido suas casas e foram morar em campos de refugiados nos países árabes;
  • Guerra dos Seis Dias: Um conflito entre a Síria e Israel culminou na "Guerra dos Seis Dias", em meados de 1967. O estado de Israel percebeu que o Egito também se preparava para ajudar a Síria na guerra e, em 5 de junho os israelenses atacaram rapidamente a força aérea egípcia destruindo-na quase por completo. Em apenas seis dias Israel ocupou Jerusalém (Cidade Velha), a península do Sinai, a Faixa de Gaza, o território de Jordânia a oeste do rio Jordão (chamado Cisjordânia) e as colinas de Golã, junto à fronteira de Israel;
  • A Guerra do Yom Kippur (ou Ramadã - Dia do Perdão), aconteceu em 6 de outubro de 1973 (dia sagrado para os judeus, na época do ramadã, mês sagrado para os palestinos), quando o Egito e a Síria atacaram Israel. Nessa guerra, apesar de sofrer grandes perdas, Israel forçou os exércitos inimigos recuarem a seus territórios (Figura 03). A terminar o conflito, no início de 1974, a ONU estabeleceu zonas neutras entre Israel e esses países;

 

 

Figura 03: Um ataque israelense e soldados feridos durante a Guerra do Yom Kippur ou Ramadã (outubro/1973).

 

 

Fonte: Disponível em: <http://media.escola.britannica.com.br/eb-media/09/82509-050-59810397.jpg>. Acesso em 07/07/2014.


  • Somente em 1979, Israel e Egito assinaram um tratado de paz. Todavia, a tensão entre Israel e as comunidades árabes não terminou, e em 1982 a Organização para a Libertação da Palestina (OLP) atacou Israel. Em junho do mesmo ano, Israel revidou e invadiu a Palestina e, após meses de bombardeios israelenses, a retirada da OLP da capital libanesa foi negociada, mas as tropas israelenses permaneceram ali até 2000;
  • No final da década de 1970, o Estado de Israel começou a construir assentamentos nas áreas ocupadas por eles na Faixa de Gaza e na Cisjordânia. Em 1987 os palestinos começaram a protestar devido ao aumento desses assentamentos, e ataques conhecidos como "intifadas" continuaram até início dos anos 1990;
  • Em 1993, Israel concordou em ceder parte do controle dos territórios ocupados aos palestinos, mas em 2000 inciou novamente uma nova intifada, que paralisou as conversações de paz entre os estados de Israel e da Palestina;
  • Atualmente, a maioria dos palestinos e dos israelenses está em acordo de que a Cisjordânia e a faixa de Gaza devem constituir o estado da Palestina, mas isso ainda não é suficiente para instalar a paz entre esses povos, uma vez que interesses políticos e econômicos sobressaem nas mesas de negociações, dificultando um acordo entre essas nações.

 

 

Após as apresentações dos grupos e comentários do professor, retome as perguntas anteriores e proponha que, em grupo, elaborem um texto com as descobertas da pesquisa. 

 

- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet. Para saber mais sobre o assunto, acesse o artigo "Uso pedagógico dos fóruns" no endereço web <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>, acesso em 07/07/2014. O uso desse recurso é importante, pois possibilita trocar experiências, refletir sobre as questões levantadas, apresentar sugestões e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.

 

 

Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas de conhecimento!

 

- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira ao grupo de professores de sua escola que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; com História Sociologia podem fazer um estudo sobre as diferentes manifestações culturais e religiosas presentes na região; em Ciências podem fazer estudos sobre os principais impactos ambientes decorrentes da apropriação do espaço em diferentes épocas no território palestino; em Artes, podem confeccionar painéis temáticos e, em Matemática, tabularem dados quantitativos e construírem gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.

Recursos Complementares

BRITANNICA ESCOLA ONLINE. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 07/07/2014.

 

Conflito Israel x Palestina. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37110>. Acesso em 07/07/2014.

 

Conflito árabe-Israelense. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=3338>. Acesso em 07/07/2014.

 

Conflitos entre judeus e palestinos. Disponível em: <http://www.bussolaescolar.com.br/historia_geral/conflito_entre_judeus_e_palestinos.htm>. Acesso em 07/07/2014.

 

O conflito árabe-Israelense. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=42246>. Acesso em 07/07/2014.

 

O conflito entre Israel e Palestina. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/plano-de-aula-conflito-israel-palestina-750474.shtml>. Acesso em 07/07/2014.

 

Por que judeus e palestinos vivem em conflito?  Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/historia/fundamentos/judeus-palestinos-conflito-489062.shtml>. Acesso em 07/07/2014.

 

Israelenses e Palestinos.  Disponível em: <http://guerras.brasilescola.com/seculo-xxi/israelenses-palestinos.htm>. Acesso em 07/07/2014.

Avaliação

A avaliação deve acontecer durante todo o processo e considerar, entre outros, o envolvimento e a participação propositiva do aluno em todas as atividades, o seu desempenho e a sua colaboração junto aos outros alunos em todas as etapas. Essa compreensão pode ser avaliada durante os debates, na elaboração do relatório e na produção do encarte de jornal.

É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir daí, o professor poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos o desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.