16/07/2014
Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Estado, povos e nações |
Esta proposta didática está orientada pela Matriz Curricular para o ENEM, dentro do eixo "Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias", competência de área 2 - Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.
Para o desenvolvimento desta competência será necessário propiciar aos estudantes atividades que lhes possibilitem:
- Localizar espacialmente a ocorrência desse conflito;
- Conhecer as origens e os motivos do conflito entre os povos israelenses e palestinos;
- Entender as diversas fases e guerras que envolvem essas relações e a atual situação dos pois países na atualidade.
Entender as principais diferenças entre as duas religiões proféticas: Islamismo e Judaísmo.
Nesta proposta de aula, a intenção é propiciar situações, por meio da observação, descrição, explicação, interação, comparação e análise, nas quais os alunos sejam instigados a conhecer os principais motivos e as origens do confronto Israel x Palestina, com destaque para a origem dos povos judeus e islâmicos e as razões que fundamentam a discórdia entre esses povos.
Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em um laboratório de informática. No entanto, em escolas onde há projetos como, por exemplo, "Um Computador por Aluno" (UCA), as atividades podem ser desenvolvidas em sala de aula. Dependendo da realidade da escola, a aula também pode ser aplicada utilizando-se um computador conectado a uma TV.
Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade. |
Atividade 01
PASSO A PASSO
Professor(a),
- Inicie a aula resgatando os conhecimentos prévios dos estudantes sobre o conflito entre os estados de Israel e Palestina. Apresente uma reportagem atual relacionada ao conflito entre os povos israelenses e palestinos como, por exemplo, esta intitulada "Três suspeitos teriam confessado assassinato de jovem palestino", publicada pelo Jornal "Folha de São Paulo", disponível no endereço web <http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2014/07/1482195-tres-suspeitos-teriam-confessado-assassinato-de-jovem-palestino.shtml>, (acesso em 07/07/2014), e faça a leitura com os estudantes. Problematize:
- Permita que os estudantes expressem suas opiniões e anote no quadro as principais ideias trazidas pelos mesmos. Utilize um mapa para ressaltar que os dois países localizam-se ao leste do mar Mediterrâneo até o Golfo Pérsico, uma sub-região na junção da Eurásia, da África, do mar Mediterrâneo e o oceano Índico. Nesta região surgiram as três religiões proféticas conhecidas como: Judaísmo, Cristianismo e Islamismo e, atualmente, é um grande centro de negócios mundial, pois é uma área estratégica em termos econômico, político, religioso e cultural.
- Sobre esta região, entregue uma cópia do artigo "Oriente Médio", disponível na plataforma multimídia BRINTANNICA ESCOLA ONLINE, cujo endereço Web é <http://escola.britannica.com.br/article/481903/Oriente-Medio>, (acesso em 08/07/2014), que é uma plataforma multimídia reconhecida pelo MEC/CAPES, que dispõe de informações confiáveis, de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares.
- Em seguida, informe que o tema "Conflito entre Israel e Palestina" será estudado nas próximas aulas, com vistas a promover uma melhor compreensão sobre a origem histórica e os principais motivos desse conflito abordado frequentemente pela mídia.
Atividade 02
Israel x Palestina... como tudo começou?
PASSO A PASSO
- Agora, divida a classe em grupos de 4 ou 5 alunos e solicite uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, com o objetivo de compreenderem algumas questões que influenciam a disputa, gerando a discórdia e a violência entre os povos israelenses e palestinos (figura 01), afetando a convivência naquela região do Oriente Médio. Apresente algumas questões-problema para orientar a pesquisa, que poderá ser realizada em casa ou na biblioteca da escola.
Figura 01: Bandeira dos estados de Israel e da Palestina
Fonte: Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/plano-de-aula-conflito-israel-palestina-750474.shtml>. Acesso em 08/07/2014.
- Questões:
- Para responder a estas e/ou outras questões, indique fontes de pesquisa consideradas confiáveis, como atlas e livros didáticos de História e Geografia, revistas científicas, site como a BRITANNICA ESCOLA ONLINE, dentre outras que você conheça. A pesquisa poderá ser realizada em casa ou na biblioteca da escola.
- Informe aos estudantes que cada grupo deverá organizar um relatório com um quadro-síntese com o registro dos resultados da pesquisa em seus cadernos. O quadro dever ser apresentado oralmente, na forma de seminário e, se necessário, com o auxílio de painéis ou recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem). Na apresentação, devem expor suas reflexões sobre as questões anteriores. Esta atividade é importante, pois promove a interação e a troca de conhecimento entre todos os alunos.
Fonte: Clip-Art.
Cartografando...
- Evidencie a importância do uso mapas e outras formas cartográficas, além de imagens e documentários, como fontes de representação visual, para propiciar a compreensão e a apresentação das informações.
Atividade 03
Socialização dos resultados
PASSO A PASSO
- Após sistematizarem as informações levantadas, converse previamente com as equipes para saber quais recursos serão usados e qual é o tempo do planejamento da aula que deverá ser destinado à apresentação.
- Fique atendo às apresentações dos grupos, observando se contemplam as questões apresentadas anteriormente e, simultaneamente, transcreva no quadro os aspectos mais relevantes destacando-os. Além disso, faça as complementações que se fizerem necessárias, incentive a troca de informações e medie as discussões de modo a favorecer a construção de conhecimentos de maneira colaborativa.
- Comente os resultados das pesquisas de acordo com as fontes consultadas, esclareça eventuais equívocos e/ou lacunas e, ao final, auxilie-os a organizarem um quadro-síntese com as informações mais relevantes, veiculadas por todos os grupos.
Atividade 04
Considerações finais
PASSO A PASSO
Figura 02: Júri simulado.
Fonte: Disponível em: <http://www.uvv.br/news/4804/curso-de-direito-realiza-juri-simulado.aspx>. Acesso em 08/07/2014.
- Após as apresentações dos grupos, divida a sala em dois grupos, cada um com uma metade da turma, e proponha a elaboração de um júri simulado, em que um grupo será responsável por defender os interesses dos povos israelenses e o outro, dos povos palestinos. Considere, para a argumentação, o desenvolvimento da pesquisa realizada anteriormente.
- Solicite que cada grupo se organize e prepare para o debate ressaltando os seguintes pontos:
- Ressalte, novamente, a importância de pesquisarem (em casa ou na biblioteca da escola) em fontes confiáveis, como as sugeridas anteriormente, com vistas a compreender e explicar a problemática apresentada e/ou outras questões que possam surgir, e os resultados deverão ser apresentados em sala de aula, por meio da dinâmica do "júri simulado".
- Na aula seguinte, auxilie os estudantes a prepararem o júri simulado. Para a realização desta dinâmica deverão estabelecer quem serão: o juiz, os jurados, os advogados de defesa, os promotores, as testemunhas e o réu. Medie o debate entre os dois grupos, ressaltando as informações mais relevantes trazidas pelos debatedores.
- Professor, ao final do debate, convide a turma a refletir sobre os principais fatores que dificultam os avanços em direção a um acordo entre os povos judeus e palestinos e os possíveis caminhos para a resolução deste impasse. Algumas informações devem ser ressaltadas, e caso não surjam, devem ser apontadas, dentre outras destacam-se:
Figura 03: Um ataque israelense e soldados feridos durante a Guerra do Yom Kippur ou Ramadã (outubro/1973).
Fonte: Disponível em: <http://media.escola.britannica.com.br/eb-media/09/82509-050-59810397.jpg>. Acesso em 07/07/2014.
- Após as apresentações dos grupos e comentários do professor, retome as perguntas anteriores e proponha que, em grupo, elaborem um texto com as descobertas da pesquisa.
- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet. Para saber mais sobre o assunto, acesse o artigo "Uso pedagógico dos fóruns" no endereço web <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>, acesso em 07/07/2014. O uso desse recurso é importante, pois possibilita trocar experiências, refletir sobre as questões levantadas, apresentar sugestões e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.
Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas de conhecimento!
- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira ao grupo de professores de sua escola que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; com História e Sociologia podem fazer um estudo sobre as diferentes manifestações culturais e religiosas presentes na região; em Ciências podem fazer estudos sobre os principais impactos ambientes decorrentes da apropriação do espaço em diferentes épocas no território palestino; em Artes, podem confeccionar painéis temáticos e, em Matemática, tabularem dados quantitativos e construírem gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.
BRITANNICA ESCOLA ONLINE. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 07/07/2014.
Conflito Israel x Palestina. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37110>. Acesso em 07/07/2014.
Conflito árabe-Israelense. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=3338>. Acesso em 07/07/2014.
Conflitos entre judeus e palestinos. Disponível em: <http://www.bussolaescolar.com.br/historia_geral/conflito_entre_judeus_e_palestinos.htm>. Acesso em 07/07/2014.
O conflito árabe-Israelense. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=42246>. Acesso em 07/07/2014.
O conflito entre Israel e Palestina. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/plano-de-aula-conflito-israel-palestina-750474.shtml>. Acesso em 07/07/2014.
Por que judeus e palestinos vivem em conflito? Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/historia/fundamentos/judeus-palestinos-conflito-489062.shtml>. Acesso em 07/07/2014.
Israelenses e Palestinos. Disponível em: <http://guerras.brasilescola.com/seculo-xxi/israelenses-palestinos.htm>. Acesso em 07/07/2014.
A avaliação deve acontecer durante todo o processo e considerar, entre outros, o envolvimento e a participação propositiva do aluno em todas as atividades, o seu desempenho e a sua colaboração junto aos outros alunos em todas as etapas. Essa compreensão pode ser avaliada durante os debates, na elaboração do relatório e na produção do encarte de jornal.
É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir daí, o professor poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos o desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.
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