21/07/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Cuidados do corpo |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Correlações entre meio ambiente e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Sensações |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Ciclos da natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Não há necessidade de conhecimentos prévios, trata-se de uma aula que irá ampliar os conhecimentos dos alunos acerca do uso do termômetro enquanto instrumento utilizado para medição da temperatura.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, existe diferença entre calor e temperatura.
Calor é um modo de transferir energia de um corpo a outro, de um objeto a outro. O calor é definido como energia em trânsito, ou seja, é transferido sempre de objetos e corpos mais quentes para objetos e corpos mais frios.
Temperatura: é chamada de energia cinética e está associada ao estado de movimento ou à agitação das partículas que compõem um corpo ou um material. Para obter a medida da temperatura, é preciso que o corpo, assim como um líquido ou o próprio ar esteja em contato com um termômetro. A temperatura é a medida precisa de quanto um corpo está aquecido.
Desta forma, “é recomendável para nós, professores, deixarmos claro para o aluno que a transferência de calor sempre ocorre do corpo de maior temperatura para o corpo de menor temperatura. Em ciência, ao contrário do que fazemos na vida cotidiana, não admitimos a existência de dois processos de transferência de energia – calor e frio. No rigor da termodinâmica não existe transferência de frio, somente de calor”. (CRUZ, Érica. Calor e temperatura no ensino da Termodinâmica: o senso comum e o conceito científico, 2012. Disponível em: < http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/quimica/0012.html >. Acesso em: 07 de jul. 2014.).
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Fonte da imagem: Sítio: “Painel Criativo”. Disponível em: <http://www.painelcriativo.com.br/wp-content/uploads/2010/04/desenhos-carinha-menino-menina-pintura-8.jpg >. Acesso em: 07 de jul. 2014.
Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e estabeleça um diálogo sobre o que eles sabem sobre um calor e temperatura. Você poderá iniciar a conversa por meio de imagens. Apresente, por exemplo, as indicadas a seguir e logo após estabeleça um diálogo para interpretá-las. Para apresentá-las, utilize recurso multimídia, para isso, faça slides e por meio de data show ou DVD apresente à turma. Ou se preferir faça cartazes.
Imagens que retratam calor ou frio. Elas permitem aos alunos observar e identificar as prováveis condições de temperatura do ar ambiente, no momento em que ela foi tirada.
Fonte: Sítio: “Total Clipping”. Pessoas subindo em um ônibus. Disponível em: <http://www.totalclipping.com.br/v1/noticias.php?id=132 >. Acesso em: 07 de jul. 2014.
Fonte: Sítio: “Daco UFF” Pessoas subindo em um ônibus. Disponível em: <http://dacouff.wordpress.com/2012/02/28/dia-1o-de-marco-grande-ato-contra-o-aumento-das-barcas/>. Acesso em: 07 de jul. 2014.
Leitura e discussão das imagens
Estabeleça um diálogo, indagando:
a- O que vocês estão vendo em cada imagem apresentada?
b- O que as pessoas retratadas nestas imagens estão fazendo?
c- Em que local estas pessoas podem morar?
d- Quais elementos destas cenas os ajudaram a chegar a essa conclusão?
e- Qual meio de transporte é utilizado por estas pessoas?
f- Parece estar quente ou frio dentro destes ônibus? Como vocês chegaram a esta conclusão?
g- Em uma situação como essa, é possível que algumas pessoas sintam mais calor do que outras? Justifique sua resposta.
Observação: É importante observar se os alunos estão percebendo que as roupas utilizadas pelas pessoas e as janelas do ônibus, abertas, indicam que está quente dentro dos ônibus. As sensações de quente e frio podem variar de pessoa para pessoa. Por meio destas sensações percebemos o que está mais aquecido e o que está menos aquecido. Por meio de nossa pele que percebemos o calor do ambiente e assim temos sensações de quente e frio.
Agora, apresente as outras imagens a seguir. Elas possibilitam aos alunos observar e identificar situações em que o termômetro é utilizado para medir a temperatura.
Fonte: Sítio: “Colégio Web”. Disponível em: <http://www.colegioweb.com.br/curiosidades/ciencias/como-funciona-medicao-da-temperatura-humana.html >. Acesso em: 07 de jul. 2014.
Fonte: Sítio: “O Globo”. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/blogs/roberto-cooper/posts/2013/07/20/febre-mitos-fatos-532343.asp>. Acesso em: 07 de jul. 2014.
Leitura e discussão das imagens
Estabeleça um diálogo, indagando:
a- O que vocês estão vendo em cada imagem apresentada?
b- O que as pessoas retratadas nestas imagens estão fazendo?
c- As pessoas estão demonstrando saúde ou algum tipo de enfermidade? Como chegaram a esta conclusão?
d- Que instrumento está sendo utilizado para verificar se eles estão com febre?
e- Alguém já mediu a sua temperatura. Quem? Em que situação?
Observação: É importante observar se os alunos perceberam que em situações que precisamos saber medidas de temperatura, utilizamos o termômetro. Professor, para esta aula providencie um termômetro digital ou de mercúrio e leve para a sala de aula. Apresente-o para a turma e a partir das hipóteses dos alunos sobre a função deste instrumento, explique a forma como o utilizamos. Esclareça que com a utilização adequada podemos verificar a temperatura do nosso corpo.
Em todos os momentos vivenciados nesta atividade, ouça as respostas dos alunos e, se necessário, faça novos questionamentos. Se você preferir poderá estabelecer uma relação interdisciplinar com a Língua Portuguesa registrando a interpretação acima por escrito. Para isto, escreva as questões na lousa, solicite que os alunos copiem e as respondam. |
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Apresente outra situação que usamos o termômetro: medida da temperatura do ar. Estes termômetros são instalados em painéis de ruas, eles medem a temperatura em suas proximidades. Você poderá usar as imagens a seguir.
Fonte: Sítio: “G1”. Disponível em: <http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2012/12/termometro-registra-temperatura-de-40c-em-santos.html >. Acesso em: 07 de jul. 2014.
Fonte: Sítio: “Clic RBS”. Disponível em: <http://wp.clicrbs.com.br/blogdopuchalski/2014/05/29/termometros-de-rua-sao-confiaveis/?topo=67,2,18,,,67>. Acesso em: 07 de jul. 2014.
Leitura e discussão das imagens
Estabeleça um diálogo, indagando:
a- Vocês sabem como se lê o que está escrito em cada um dos painéis? Vamos tentar?
b- Vocês têm ideia a que temperaturas chegam os dias mais quentes em nossa cidade?
c- Vocês já viram algum painel como estes em nossa cidade? Alguém se lembra do local que ele está?
Para finalizar o diálogo proponha que os alunos certifiquem com seus familiares se na cidade em que moram há algum painel de rua que indica a temperatura do ar. Em caso afirmativo, peça que os alunos registrem a temperatura em horários diversificados, por exemplo, durante o dia e a noite. Caso em sua localidade não possua este tipo de termômetro, peça que os alunos comparem a temperatura do ar durante o dia e a noite. Em ambas as situações, instrua a turma a registrar suas observações no caderno de Ciências. Dê alguns dias para que eles possam realizar a atividade e depois disponibilize um horário de aula para que exponham o resultado aos demais colegas.
Se em sua cidade tiver um painel de rua que indica a temperatura, planeje um trabalho de campo para que os alunos possam conhecê-lo. Para ter acesso a uma aula que contempla trabalho de campo, acesse o Sítio: “Portal do Professor. Aula: Desenvolvendo competências, a partir de um trabalho de campo”. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27154>. Acesso em: 07 de jul. 2014.
Ressaltamos a importância de:
Nestes registros é relevante que a turma escreva o que foi possível aprender, as dificuldades e as facilidades encontradas, bem como sua opinião sobre atividade realizada.
Se possível filme o trabalho de campo e depois assista com os alunos para que revejam o trajeto e analisem suas posturas e atuações durante atividade. Utilize os laptops dos alunos.
Para filmar acesse: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”. Para visualizar o vídeo, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens). Para fotografar: utilize Wxcam ( Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ).
Outras Sugestões:
1- Professor, se você tiver acesso a um termômetro que meça a temperatura ambiente ou um termômetro de laboratório, mostre-os aos seus alunos. Aproveite e realize medidas da temperatura do ar ao longo de uma ou mais semanas. Combine um horário, por exemplo, diariamente às 9 horas, se você der aula no período da manhã, e observe com a turma. Registre as temperaturas no caderno de Ciências, registre também a sensação térmica (frio ou calor) que cada aluno teve naquele dia e horário. No final do período combinado, analise com a turma a variação de temperatura ao longo dos dias, faça uma comparação das sensações térmicas descritas pelos alunos, sejam semelhanças e diferenças.
2- Os termômetros instalados em painéis de ruas também são encontrados em carros, fogões, geladeiras. Pergunte se os alunos já viram estes tipos, peça que observem e depois disponibilize um tempo em sala de aula para que eles falem sobre suas observações.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, apresente um termômetro clínico analógico e outro digital para a turma.
Explique que nos termômetros analógicos, o líquido presente no bulbo sobe pelo tubo conforme a temperatura aumenta. Quanto maior a temperatura do corpo em contato com o termômetro, maior será a parte do tubo preenchida pelo líquido.
Já o termômetro digital, apresenta um estreitamento entre o bulbo e o tubo, o que impede momentaneamente que o líquido volte para o bulbo. Desta forma, é possível fazer a leitura da temperatura de uma pessoa depois que o termômetro é retirado do corpo da pessoa. Após a medição da temperatura é preciso agitar o termômetro para que o líquido desça até a posição inicial.
Fonte das imagens: Sítio: “Horizonte – Equipamentos hospitalares”. Disponível em: <http://horizontelocacao.com.br/loja/index.php?cPath=81 >. Acesso em: 07 de jul. 2014.
Fonte: Sítio: “Física Pai d'égua”. Modelo de termômetro clínico de vidro. Disponível em: <http://www.fisicapaidegua.com/conteudo/conteudo.php?id_top=020101>. Acesso em: 07 de jul. 2014.
Observação: Higienize o termômetro com álcool e meça a temperatura dos alunos. Peça a ajuda de outro profissional da escola, assim seu trabalho será mais ágil. Lembre-se: repita a higienização entre as medições de um aluno e outro. Registre a temperatura de cada um, no final faça um estudo comparativo entre elas. Elabore situações problema, confeccione gráficos, enfim, reveja seus componentes curriculares e contemple-os, a partir deste estudo.
Informe aos alunos que geralmente, a pessoa está com febre quando a temperatura ultrapassa os 37,5 oC. Os infectologistas estabelecem os seguintes limites para caracterizar a febre: a) de 37,3ºC a 37,8ºC – febrícula b) acima de 37,8º – febre Na verdade, a febre não é uma doença; é uma reação do organismo contra alguma anomalia. Também não é necessariamente um mal. Nas infecções, por exemplo, ajuda o sistema de defesa a livrar-se do agente agressor. Para mais informações acesse o Sítio: “Dr. Drauzio”. Disponível em: <http://drauziovarella.com.br/letras/f/febre/ >. Acesso em: 07 de jul. 2014. |
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Para aprofundar os estudos sobre a temática proposta neste planejamento, registre a atividade de casa a seguir.
Converse com seus familiares sobre nossa proposta de estudo: “O calor e a temperatura: utilizando o termômetro”. Conte a eles nossos diálogos sobre as imagens analisadas em sala de aula e as demais atividades. Logo após, peça que te ajudem a resolver as atividades a seguir. Anote o que descobrir.
1- Responda:
a) Você já teve febre?
( ) Sim ( ) Não
b) Como o adulto chegou á conclusão de que você estava com febre?
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c) Quais providências foram tomadas para que a febre abaixasse?
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d) Um adulto pode verificar se uma criança ou outra pessoa está com febre tocando a testa dela. Se a mão do adulto ficar quente, é sinal de febre. O que você pensa sobre isto?
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(Professor, esta também é uma resposta pessoal. Ressalte que algumas pessoas encostam as mãos na testa e na barriga da criança para conferirem se essas partes do corpo estão quentes; outras encostam o próprio queixo na testa da criança. Destaque que estas técnicas são válidas para indicarem em primeiro momento, se existe a possibilidade de criança estar com febre. Contudo, é importante salientar que somente o termômetro fornece a temperatura corporal, mas que com o tato é possível ter uma ideia de quão quente está o corpo da pessoa.).
Observação: Professor, se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA você poderá pedir que copiem as questões e também suas respostas, por meio do programa KWord acessando: (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto).
5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, em uma roda de conversa, retome com os alunos a atividade realizada em casa. Solicite que eles leiam as respostas das questões apresentadas. Formule questões pertinentes aos dados apresentados pela turma. Depois, instigue-os a relacionarem a temperatura do corpo à condição febril ou saudável.
Disponibilize um tempo para que todos possam compartilhar os sentimentos e descobertas feitas ao realizarem esta atividade. Desafie, por meio de diálogo coletivo, a participação de todos, insira aqueles que não têm o hábito de falar, questione-os sobre o que (re)descobriram sobre uso do termômetro.
Sugestões de links para os alunos:
. Sítio: “Escola Kids”. Termômetros que medem a temperatura e a umidade do ar. Disponível em: <http://www.escolakids.com/termometros-que-medem-a-temperatura-e-a-umidade-do-ar.htm>. Acesso em: 07 de jul. 2014.
Sugestões de links para professores:
. Sítio: “Kick Educação” – Qual a diferença entre calor e temperatura. Disponível em: <http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-997,00.html>. Acesso em: 07 de jul. 2014.
. Sítio: “Portal do Professor” - Diferença entre temperatura e calor 2. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/17641/diferenca_entre_temperatura_e_calor_2.pdf >. Acesso em: 07 de jul. 2014.
. Sítio: “Educador Brasil Escola”- Calor e temperatura, qual a diferença? – Professor. Disponível em: < http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/calor-temperatura-qual-diferenca.htm>. Acesso em: 07 de jul. 2014.
Professor, a avaliação deverá ser feita durante o trabalho pedagógico. É importante que ela aconteça a partir de suas observações e registros, em um processo contínuo de reflexão. Aspectos como as possíveis dificuldades e facilidades dos alunos bem como a participação deles durante a realização das atividades precisam ser levados em consideração. Desta forma, utilize seus registros e suas observações para verificar se os alunos foram capazes de: analisar dados e avaliar atitudes em relação aos cuidados adotados em situações que expõe o corpo ao sol; fazer suposições, comparar e relacionar informações por meio da leitura e da interpretação de imagens; valorizar o termômetro como instrumento que, por meio da medida da temperatura, informa sobre a condição saudável ou febril do corpo humano; identificar sintomas de uma pessoa com febre; relacionar a medição da temperatura ao uso do termômetro; diferenciar calor e temperatura; interpretar a temperatura como uma medida precisa do quanto um corpo está aquecido; coletar informações por meio de conversa com adultos. Se você utilizou tablet ou laptop do Projeto UCA, observe se os alunos trabalham, seguindo as suas sugestões e/ou utilizando autonomia para resolver imprevistos quanto ao uso dos programas.
Para mais informações sobre como a avaliação pode ser realizada no processo de aprendizagem da leitura, acesse o sítio: “Portal do Professor” – Múltiplos instrumentos podem aperfeiçoar o processo de avaliação escolar. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=272>. Acesso em: 07 de jul. 2014.
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